PDA

Ver Versão Completa : Aparelhos de origem Europeia e a tensaão elétrica no Brasil.

Magno
31-03-14, 18:38
Olá amigos!

Lí um artigo do Sr Jorge Knirsch onde ele alerta sobre aparelhos de origem Europeia e a tensão elétrica no Brasil, no meu caso que moro em BHZ e a tensão nominal é de 127V, e o meu amplificador Advance Acustic é 115 - 230V, no artigo ele informa que essa diferença poderá ocorrer uma redução da da vida últil do aparelho e aconselha usar um autotransformador p/ adaptar a tensão.
Fiquei preocupado c/ essa informação, gostaria de saber se alguem + exclarecido em elétrica/eletrônica pode dar alguma informação sobre o artigo.

Gde abraço a todos,

Magno

JulioCesar
31-03-14, 18:59
Já perdi o transformador do meu integrado por conta da variação de tensão ....
Outra coisa é que na Europa a frequencia da rede é de 50hz , o teu aparelho foi projetado para trabalhar em 50/60 Hz ?

obaby
31-03-14, 23:31
o meu em 115v é 60hz ...menos pior ...

Magno
02-04-14, 10:14
Alguem aki usa autotransformador?
Se positivo pode dar alguma dica, marca/preço.
Acredito que os produtos do Sr Knirsch sejam excelentes mas não são baratos, estou pesquisando p/ comprar algum.

Obrigado pelo retorno,

Magno

obaby
02-04-14, 10:21
Eu não uso , teria curiosidade de testar , meu receio é piorar a qualidade da energia , sendo mais um obstaculo no caminho .

Magno
03-04-14, 16:02
Obrigado pelo retorno Obaby, vamos ver se alguem usa.

Sds,

Magno

mmbdp
03-04-14, 20:43
Magno,

seria incômodo postar o link do artigo lido?

Confesso que depois de algumas coisas que li deste famoso engenheiro parei de ler seus artigos, por isso minha curiosidade.

Magno
04-04-14, 13:06
Olá Marcello!

Recebí o artigo no meu email, chequei o site do Sr Knirsch, mas lá não consta o artigo, posso copiar o artigo e colar aki, será que tem algum problema de fazer isso?

Magno

Eduardo
04-04-14, 13:58
Eu uso um autotransformador ByKnirsch em meu sistema há pelo menos 4 anos.
Pedi que fosse projetado para reduzir de 127V para 110V, justamente por conta dos equipamentos importados.
Aqui a tensão já chegou a 136 volts na tomada, e resolvi cuidar com mais "carinho" do meu sistema.

A primeira coisa que me chamou a atenção é que, na época, o meu Creek teve uma significativa redução de aquecimento. Antes a tampa do amplificador ficava muito quente, incomodando ao toque.
Depois do trafo ela passou a ficar levemente morna.
Houve também uma diferença da reprodução dos agudos, que ficaram mais naturais e sem uma leve estridência que existia.

Eduardo
04-04-14, 14:05
Um detalhe... a maioria dos equipamentos possuem reguladores de tensão internos.
Assim, mesmo que a fonte supere a tensão para a qual o circuito foi projetado, a diferença não passa da fonte, mas é convertida em calor pelo circuito de regulação.
Esse calor, se excessivo, não é bom para o equipamento.
A maioria dos amplificadores de potência e muitos integrados não possuem reguladores de tensão na fonte, e assim sofrem mais com esse acréscimo de tensão.

iceratti
04-04-14, 18:44
E como se comporta os de voltagem 230V e 50HZ numa rede 60HZ?

Eduardo
07-04-14, 11:02
Iceratti,

50 Hz é um problema para muitos equipamentos.