PDA

Ver Versão Completa : Indicação de full range para books

CristianoLO
20-08-14, 19:36
Boa noite a todos.

Tenho um amigo que ao ver meus mais novos bebês, os Fostex FE166En, resolveu entrar na empreitada de fazer uso de full ranges tb, mas a situação dele é complicada... Ele quer construir uma book, coisa pouco usual de se ver com fulls. E quer uma resposta a partir de uns 60~70Hz, como uma book normal. E pra melhorar, no máximo 35cm de altura.

A Fostex até tem um projeto para os próximos FE166En, mas deixa claro que não é o adequado para os falantes, e com 43cm. Acredito que não haja muito problema em alterar as dimensões, desde que mantenha o volu interno, mas poderia ficar uma caixa com proporções meio bizarras.

Alguém conhece algum full que se enquadre um pouco mais na proposta?

thereizein
20-08-14, 20:15
A Akron tem um modelo full range bookshelf...Akron Spalla se não me engano.

CristianoLO
20-08-14, 20:27
Sim, mas no caso ele quer algo DIY, por isso está correndo atrás dos falantes

maraujo
21-08-14, 14:50
Akron:-bd

3636

CristianoLO
21-08-14, 16:10
esse full range toca de quanto até quanto?
onde vejo especificações dele?

não sei se fui claro, ele está procurando um autofalante full range, não uma caixa full range
só pra elucidar
:OK:

moyses
21-08-14, 19:10
Que tal a Gradient 5.0 (www.gradient.fi)?
Um altofalante coaxial na frente e um radiador passivo atras.
So que nao serve pra DYI.
Moyses

Guto Pereira
22-08-14, 08:16
Vai ser difícil chegar onde quer. 60Hz em Book com fullrange é desafio Pepsi.

Considere o TangBand 1808 ou o Dayton Áudio PS180.

CristianoLO
22-08-14, 16:35
o TB e o Dayton eu conhecia (não de ouvir, de pesquisar), mas não lembrei
o outro achei uma proposta bem interessante
vou passar pra ele

Guto Pereira
22-08-14, 18:47
O tal gradient não é fullrange tb. É um coaxial com corte em 2800Hz. 86dB de sensibilidade é algo que EU particularmente não enxergo como bom. E acho que fullrange é uma escolha complexa e difícil. Outra opção são as caixas da Ômega. Eu ouvi um modelo deles, era uma book grande. Som soberbo, mas não era barato nem DIY.

eaoyama
24-08-14, 12:59
De uma pesquisada sobre onken, Fonken.

[]s

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Guto Pereira
24-08-14, 19:29
Até hoje de tudo o que ouvi de fullrange com falantes acessíveis, só a minha caixa, que é a mesma do Marcello rende grave com peso e extensão. Mas ela está muito longe de ser uma book. Na verdade ela é uma torre grande.

Pablo
25-08-14, 07:45
Lowthers

ZeLuiz
25-08-14, 16:37
O tal gradient não é fullrange tb. É um coaxial com corte em 2800Hz. 86dB de sensibilidade é algo que EU particularmente não enxergo como bom. E acho que fullrange é uma escolha complexa e difícil. Outra opção são as caixas da Ômega. Eu ouvi um modelo deles, era uma book grande. Som soberbo, mas não era barato nem DIY.

Recomendo muito as caixas da Omega, o fabricante é super atencioso e envia para Terra Brasilis. São caixas surpreendentes e as considero o melhor custo x benefício disparado. Para chegar perto só com um bom projeto usando Lowthers, como já recomendou acima o Pablo.

CristianoLO
28-08-14, 09:20
quem dera a di$$$ponibilidade finan$$$eira possibilita$$$e Lowters, Omegas, e outros desse naipe, mas ele quer algo baratinho, que seja portátil, pra carregar sem muito medo pra cima e pra baixo
apareceu esse aqui
http://www.aliexpress.com/store/product/beautiful-HiEND-4inch-full-range-fullrange-defy-lowther-fostex/705243_379354247.html
achei que pode ser interessante, pode não tocar como um falante top, mais pelo custo e pela diversão de montar a própria caixa

JorgeCh
28-08-14, 09:47
Cristiano, já li maravilhas sobre esses altofalantes, (ou outros chineses idênticos, vai saber) mas nesse link eles falam que não enviam para o Brasil.

abs

Guto Pereira
28-08-14, 10:40
Cristiano, conheço tb alguns relatos e pessoas que possuem esses chineses. Realmente falam bem, mas não consigo enxergar um bom projeto com eles. Só mesmo para uso combinado com algum woofer maior.

Existem tb os Audio Nirvana, mas esses, apesar de muito bons, são falantes muito focados em um tipo de reprodução musical. Fora isso, o fabricante não fornece projetos de caixas dedicadas. Ele é muito atencioso, mas usa gabinetes padronizados para todos os falantes. Assim, acho que não conseguimos aproveitar tudo o que o falante tem a proporcionar. Acho ainda que os Audio Nirvana precisam de um bom notch filter para desabrochar... do contrário, em muitos casos, os médios sobram.

quem dera a di$$$ponibilidade finan$$$eira possibilita$$$e Lowters, Omegas, e outros desse naipe, mas ele quer algo baratinho, que seja portátil, pra carregar sem muito medo pra cima e pra baixo
apareceu esse aqui
http://www.aliexpress.com/store/product/beautiful-HiEND-4inch-full-range-fullrange-defy-lowther-fostex/705243_379354247.html
achei que pode ser interessante, pode não tocar como um falante top, mais pelo custo e pela diversão de montar a própria caixa

CristianoLO
28-08-14, 13:10
a intensão não é ter graves profundos, mas descendo até uns 70Hz, mesmo "magro", está de bom tamanho
o que o interessado me propôs como "desafio" é ter uma book portátil de baixo custo, usar um falante apenas, para não precisar fazer nenhum tipo de crossover, e que desça até beirar os 60Hz
eu ainda ACHO (não testei) que o projeto com os FE166En seria o mais adequado, mas a caixa padrão Fostex tem 43cm de altura, e ele limita em 30
ele está começando a complicar demais, vou dizer que desisto rsrsrs

Guto Pereira
28-08-14, 13:45
Cristiano, graves de 70Hz em F3 é papo muito bom. Mas um fullrange pequeno, montado numa book pequena que faça isso é "Desafio Pepsi".

Guto Pereira
28-08-14, 13:48
Quer uma sugestão maneira??? Falante barato e resultado muito bom. Monte numa book de 7 a 8 litros um falante JBL Selenium coaxial modelo 4TR6. Faça um notch pra dar uma amansada e seja feliz. Não é fullrange, mas é um falante só.

http://www.amgautomotivo.com.br/imagens/amgautomotivo.com.br/produtos/Selenium/Alto_Falante_JBL_Selenium_4TR6A_amg.jpg

CristianoLO
28-08-14, 14:19
fazer um notch baseado em que? quais seriam os componentes para o "corte" adequado do notch?

CristianoLO
28-08-14, 14:45
lembrei que até eu estou precisando de falantes também, mas ainda mais baratos, etão o nível de exigência é menor, não precisam subir até a estratosfera, mas se mantendo também lá pelos 70Hz eu tb gostaria que conseguissem
no caso eu não posso gastar tato, queria algo ainda mais barato, se colocar imposto, cada par sai R$280,00 e eu preciso de pelo menos 8 falantes e que seja 8 ohms
estou devendo o projeto de sonorização para o salão do meu cunhado

Guto Pereira
28-08-14, 15:03
Cristiano, esse JBL Selenium custa por volta de 38 reais cada aqui no Rio. Ele, numa caixa de 7 litros tem sintonia em 70Hz tranquilamente. O notch, depois conversamos, pois preciso pegar a receita pra te dizer.

CristianoLO
28-08-14, 16:51
outro chinesão um pouco maior dessa vez http://www.aliexpress.com/item/2pcs-pair-DAVIDLOUIS-AUDIO-HiEND-5-inch-full-range-fullrange-speaker-PK-lowther-fostex/1780766762.html

anddre
28-08-14, 20:19
Cristiano e Guto,

No intuito de ajudar, segue a ficha técnica do falante que o Guto menciona:

http://www.biginformatica.tecnologia.ws/manuais/Selenium-multisystem-4TR6A.pdf

Um Abraço,
André

Renato
28-08-14, 22:54
Cristiano, tudo bem?

O amigo é o Juliano?

Abração,

Renato

JorgeCh
29-08-14, 07:33
fazer um notch baseado em que? ...

Cristiano, fiz por curiosidade a caixa que o Guto falou, (e escutou) achei o altofalante bonitinho e não resisti ... :verde&:, no momento ela esta substituindo um par de Fostex que são os "oficiais" do PC com um resultado surpreendente.

Tenho uma caixa "generica" que fiz para essas brincadeiras (sete litros, o volume ideal para o 4TR6A é outro) e que construi de forma a trocar o pórtico (duto, ou o nome que vc queira dar) com facilidade.
Para o 4TR6A a sintonia dela está em 72hz e qualquer simulador disponível na internet (WinISD por ex (http://www.linearteam.dk/?pageid=winisd)) vai te mostrar aproximadamente o que acontece, o resultado confirmei aqui com alguns equipamentos (simples) e bate certinho.

Fiz o filtro baseado no gráfico que a própria Selenium fornece e o André postou o link, (a ideia é usar sempre uma metodologia simples, nada de medições e equipamentos complicados nessa fase, essas coisas são apenas um "exercício" ou uma brincadeira para mim) que mostra a partir de um certo ponto a resposta, na media, em torno de 5db acima.

Então bastou um indutor com um resistor em paralelo, fiz com o que tinha em mãos e valores aproximados, mas qualquer calculador de internet (http://www.mh-audio.nl/spk_calc.asp) faz isso para vc com facilidade.

abs

Guto Pereira
29-08-14, 07:39
Tá aí a receita. Valeu Jorge!

Sei que a caixa toca bem mesmo. Tudo com um custo irrisório se comparado a outros projetos. A litragem correta desse cara é maior, mas isso pra render uma quinta abaixo da FS, se não me engano. O Jorge estudou e propôs esse falante faz um tempo. Eu curti muito, pelo preço e pela simplicidade de projeto com resultado muito bom.

CristianoLO
29-08-14, 09:28
Cristiano, tudo bem?

O amigo é o Juliano?

Abração,

Renato
ele mesmo!

Renato
29-08-14, 10:32
heheh

Descobri pelo link do china, que foi exatamente o que eu passei a ele.... mas passei outros 3 também. :)

Abração,

Renato

CristianoLO
29-08-14, 12:23
putz...
tava revendo os links
de fato o de 4" não manda pro BR e o de 5" tem frete de 72USD por DHL, ficou caro demais a brincadeira