PDA

Ver Versão Completa : Instalação elétrica dedicada, sugestão de material.

Magno
07-07-15, 12:31
Pessoal, vou fazer minha elétrica dedicada, já consegui 03 fases da operadora elétrica, queria que vcs me ajudassem nas escolhas dos fios e dijustor, andei lendo sobre o assunto, e ví que muitos usam o fio Pirelli 4mm, e dijustor Siemms, toda opinião será muito bem vinda!

Gde abraço a todos,

Magno

KANAHA
07-07-15, 13:18
Magno, se sua instalação for pequena e seu quadro também, pode usar os fios Prysmian (Pirelli) e disjuntores Siemens, mas se for grande como as minhas instalações, use fios Sil e Condumig, e Disjuntores WEG que irá economizar bastante, não esqueça do DR e dos DPS, aqui abaixo os quadros de minha casa e da clínica de minha esposa, toda a instalação foi feita por um eletrotécnico, a divisão dos circuitos e as bitolas dos fios deverão sempre seguir o projeto feito pelo eletrotécnico, que saberá dimensionar as bitolas dos fios para cada circuito.

https://farm4.staticflickr.com/3838/14545926094_3be7a75307_b.jpg

Magno
07-07-15, 18:04
Claudio, obrigado pelo retorno!

Vou puxar do relógio até a sala de audio, se fosse medir diretamente daria uns 04 metros, agora vou ter que ver a metragem passando pela tubulação, depois posto aki.

Gde abraço,

Magno

KANAHA
07-07-15, 19:30
Magno, como é pequena a instalação, use os fios Prysmian e disjuntores Siemens, eu usei outras marcas alternativas pois refiz toda a elétrica de meu apto que tem 2 andares, gastei muitos rolos de fios e muitos metros de conduites, fora os conduletes, eletrodutos, e aterramento com hastes cobreadas de alta camada no porão do prédio, além dos dois quadros da foto, que ainda receberão os disjuntores dos splits, ao todo terei 6 setups, sendo 4 para muiticanal (Living, sala dedicada, meu quarto, quarto de minha filha) e 2 estéreo (sala dedicada e quarto de meu filho na configuração 2:1 para games, onde pretendo usar monitores parrudos ou LAs e sub de 12"), todos os setups terão tomadas 127V e 220V, que estarei usando as da marca MS HD Power que tenho estocadas aqui.

Verifique a tubulação para que não esteja com muitos fios, o ideal é deixar bem livre e usando caixas de passagem, estas caixas de passagem eu tenho todas dentro do forro em gesso, e as visitas que uso para ter acesso são as aberturas feitas para a instalação de aparelhos quadrados embutidos para iluminação de 40X40 e 30X30.

Se o seu quadro tiver componentes antigos, tente reformar, usando novos disjuntores, um DR e DPSs de cartucho, não esqueça também de colocar novos barramentos de terra, de neutro, e de fase, eu gosto muito dos de pente, mas só funcionam bem em quadros novos como os da tigre que por sinal está na foto que postei.

Se precisar eu te envio algumas fotos em maior tamanho ou posto aqui mesmo, de dois quadros que podem servir de referência para o profissional que irá fazer a instalação.

Ryckyfla
07-07-15, 22:10
Não tenho elétrica dedicada, o que será necessário ? poderei fazer elétrica dedicada somente para as 2 tomadas que utilizo para o home e o stereo ?

KANAHA
08-07-15, 11:23
Não tenho elétrica dedicada, o que será necessário ? poderei fazer elétrica dedicada somente para as 2 tomadas que utilizo para o home e o stereo ?

Pode sim Ricky, é só contratar um eletrotécnico credenciado para o serviço e explicar a ele o que você deseja, quanto aos componentes e fiação, nós aqui poderemos dar as dicas.

O básico para fazer um circuito dedicado, é fiação com bitola suficiente para o consumo dos aparelhos em cada tomada, creio eu que fios de 2,5mm seja o suficiente, não esqueça que terá 3 pernas de fios chegando em sua tomada, fase (fios pretos ou vermelhos) neutro (fio azul) e terra (fio verde), estes fios deverão entrar no quadro com disjuntor próprio para cada tomada, é imprescindível fazer um aterramento, mesmo simples, com hastes de cobre de alta camada, 3 hastes já são o suficiente e o eletrotécnico irá verificar o melhor local, também é muito importante que tenha um dispositivo residual (DR) e Disjuntores de proteção contra surtos (DPS) de preferência com cartuchos, os da PW são muito bons e mais baratos que os da Siemens, a vantagem de usar os com cartuchos é que você só precisará retirar o cartucho danificado pelo surto e colocar um novo, os outros modelos você tem que substituir o disjuntor inteiro, outro ponto importante é ter um barramento de terra e de neutro para estas suas duas tomadas, este barramento deve ser em cobre e de boa qualidade.

Abaixo literatura sobre o assunto:

https://w3.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/saiba-mais/Documents/Cat%C3%83%C2%A1logo%20Dispositivos%20DR%20.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=DB7xLDJS7OQ

http://www.pweletronica.com.br/

http://www.pweletronica.com.br/Produtos/DPS-Protetores-Profissionais/Item/dps-para-raios-eletronico-din.html

Este abaixo é um quadro que meu eletrotécnico fez em uma clínica e que utilizei estes DPSs:

4564

Nixon
08-07-15, 11:32
Aproveitando, gostaria de perguntar: além do aterramento, seria melhor utilizar um cabo blindado do medidor até o disjuntor no painel para evitar algum tipo de interferência?

O ATERRAMENTO poderia ser o que já tem na base do padrão na entrada e que é utilizado pelo medidor? Ou deve ser um aterramento em separado ( com hastes dedicadas ? )

Estou fazendo algo parecido aqui em casa.

Grato.

Ryckyfla
08-07-15, 12:03
Kanaha, Aqui em minha casa é monofásico como funcionaria ?

Obrigado!

KANAHA
08-07-15, 12:08
Aproveitando, gostaria de perguntar: além do aterramento, seria melhor utilizar um cabo blindado do medidor até o disjuntor no painel para evitar algum tipo de interferência?

O ATERRAMENTO poderia ser o que já tem na base do padrão na entrada e que é utilizado pelo medidor? Ou deve ser um aterramento em separado ( com hastes dedicadas ? )

Estou fazendo algo parecido aqui em casa.

Grato.

Nixon, os eletrotécnicos que fazem as minhas instalações acham que não existe necessidade de cabo blindado, um cabo deve ter uma boa qualidade de cobre no condutor e uma isolação dentros das normas técnicas, somente isso, é importante sempre que for comprar fios verificar as certificações na embalagem, a SIL tem um canal direto com o consumidor onde você pode esclarecer todas as dúvidas direto com o responsável técnico da empresa que o Nelson Volyk.

https://www.youtube.com/watch?v=Xwsja69M1kQ

Peça para o eletrotécnico fazer a medição do aterramento com um Terrômetro para verificar a impedância, se estiver muito alta, terá que refazer o aterramento ou fazer um novo que não é difícil, o material necessário: 3 hastes cobreadas de alta camada (o comprimento o eletrotécnico irá te passar), 3 caixas de inspeção em PVC preto, conectores em latão, fio na cor verde com bitola especificada pelo eletrotécnico, gel para aterramento, brita e silicone de uso profissioanal para isolar as conexões da haste com os fios e os conectores, eu uso um copo descartável de 100 ou 200ml, furo o fundo e introduzo na haste, faço todas as conexões depois puxo o copo para cima e encho de silicone até não deixar nada exposto, depois é só esperar secar por 24 horas e as conexões estarão isoladas contra oxidação.

KANAHA
08-07-15, 13:41
Kanaha, Aqui em minha casa é monofásico como funcionaria ?

Obrigado!

Sem nenhum problema, coloque um disjuntor geral e depois é só ligar esta fase ao DR e colocar 1 DPS para a fase e 1 para o neutro, os DRs mais comuns aceitam 3 fases e 1 neutro.

Peça ao Lealdo que te passe os links onde postei muita coisa a respeito de elétrica no Clube Polk Audio do outro fórum, eu só não trago tudo para cá pois não tenho mais acesso ao outro fórum e são muitos posts e respostas a muitas perguntas.

Ryckyfla
08-07-15, 23:07
Então, não preciso entrar em contato com a concessionária de energia ? Valeu kANARA !

KANAHA
08-07-15, 23:34
Se você vai usar somente equipamentos 110V não precisa fazer alteração alguma, mas se quiser usar equipamentos 220V ou ter uma fase dedicada para seu setup, é só pedir para a empresa que fornece energia a modificação para 220V que eles irão instalar mais 1 fase, mas antes consulte um eletrotécnico ou um eletricista com bastante experiência e confiável.

Ryckyfla
09-07-15, 00:42
Se você vai usar somente equipamentos 110V não precisa fazer alteração alguma, mas se quiser usar equipamentos 220V ou ter uma fase dedicada para seu setup, é só pedir para a empresa que fornece energia a modificação para 220V que eles irão instalar mais 1 fase, mas antes consulte um eletrotécnico ou um eletricista com bastante experiência e confiável.

Estou querendo deixar a elétrica dos sistemas separada do restante da casa. Minha sala é simples, apenas utilizo 2 tomadas e se quiser vá ao tópico das salas e olhe as fotos. Fique a vontade para comentar.

Obrigado!

Leonardo Dornelas
09-07-15, 01:27

Kanaha, com todo respeito pela sabedoria e profundidade do assunto que eu sei que você tem: aqui em casa não é nada "dedicado". Dedicado eu explico: minha sala é onde escuto meu som, as músicas que amo e as que estou descobrindo, do melhor jeito que posso. Mas de repente não temos equipamento tão sensível ao elemento eletricidade ou nosso ouvido ainda não percebe essa diferença.

O que fiz foi me certificar que não tinha muita variação de corrente a ponto de agredir os equipamentos. Se fosse mexer com a estrutura elétrica "perfeita" gastaria uma **** grana, mas, infelizmente, os novatos (como eu) não têm ainda uma noção do quanto isso pode melhorar a audição, o que pode implicar num gasto desnecessário num momento que a gente pode não perceber a real diferença. Eu sei por vocês que ela existe, mas dá pra tirar um **** som de um equipamento que vai te satisfazer até resolver buscar outros níveis de detalhamento.

Só pra trazer ao tópico a visão de um iniciante. Muitas vezes buscar o excelente (que você não sabe o que é) significa não dar os primeiros passos (e sim pular sem viver os iniciais e essenciais).

Do ainda padawan, Leo.
(com todo o respeito do mundo pelo conhecimento de vocês e que sempre me ajudam).

Eduardo
09-07-15, 08:39
Leo,

Você pode ainda optar por ter uma distribuição elétrica "honesta", que seria pelo menos bem dimensionada e construída com o mínimo de qualidade (com componentes de boa qualidade e montagem livre de maus contatos, etc), e optar por um filtro de linha também de boa qualidade. Ainda, o filtro pode até ser uma opção, caso tenha a sorte de obter um bom desempenho de sua rede elétrica.
Não existe uma regra geral para instalação elétrica, e tudo vai depender da forma como a corrente elétrica chega em suas tomadas do sistema de som, da proximidade com fontes de "poluição elétrica" interferências, aterramento, etc.
As variações são muito grandes, e os resultados também.

Já vi sistemas muito bem alimentados com rede elétrica com poucos cuidados, e sistemas com baixo desempenho alimentados com rede dedicada, cabos especiais, disjuntores top de linha, tomadas audiófilas, etc. Nestes últimos, somente um bom filtro é capaz de colocar as coisas em seus devidos lugares.
Se quer uma opção mais simples, não tem problema. Mais para frente você pode identificar os desvios mais importantes e fazer as devidas correções.

As sugestões apresentadas aqui estão corretas, e são as mais adequadas, mas sabemos que muitas vezes não são possíveis de serem aplicadas imediatamente, e podem nem apresentar um desempenho realmente significativo em alguns sistemas.

sandrovt
09-07-15, 09:08
Muito bom dia Eduardo, tudo bem??? Então....aqui tenho elétrica trocada e terra em quase todas as tomadas usadas, para TVs, geladeira, freezer, o set, PC, etc.....toda instalação nova e bem distribuída, a pergunta seria mais a respeito do set mesmo....tenho um Savage 1300Tex, ele já é suficiente para proteger o Sansui AU 717??? A oscilação é braba ali em casa.....as vezes vai de 110 até 118 em questão de segundos....o que eu poderia fazer de bacana e evitar algum dano não só ao set mas em todos os equipamentos da casa???

KANAHA
09-07-15, 09:18
Kanaha, com todo respeito pela sabedoria e profundidade do assunto que eu sei que você tem: aqui em casa não é nada "dedicado". Dedicado eu explico: minha sala é onde escuto meu som, as músicas que amo e as que estou descobrindo, do melhor jeito que posso. Mas de repente não temos equipamento tão sensível ao elemento eletricidade ou nosso ouvido ainda não percebe essa diferença.

O que fiz foi me certificar que não tinha muita variação de corrente a ponto de agredir os equipamentos. Se fosse mexer com a estrutura elétrica "perfeita" gastaria uma **** grana, mas, infelizmente, os novatos (como eu) não têm ainda uma noção do quanto isso pode melhorar a audição, o que pode implicar num gasto desnecessário num momento que a gente pode não perceber a real diferença. Eu sei por vocês que ela existe, mas dá pra tirar um **** som de um equipamento que vai te satisfazer até resolver buscar outros níveis de detalhamento.

Só pra trazer ao tópico a visão de um iniciante. Muitas vezes buscar o excelente (que você não sabe o que é) significa não dar os primeiros passos (e sim pular sem viver os iniciais e essenciais).

Do ainda padawan, Leo.
(com todo o respeito do mundo pelo conhecimento de vocês e que sempre me ajudam).

Leo, eu entendo sua posição e respeito, mas o que passei ao Ricky é exatamente a modificação para um iniciante, pois acredito que a troca por componentes mais novos e sensíveis, fios novos e um aterramento simples, irá trazer maior segurança além da entrega nas tomadas dedicadas de energia sem alterações.

Se fóssemos calcular os gastos básicos de um circuito dedicado seria o seguinte para um sistema 110V para alimentar duas tomadas:

90m de fios 2,5mm (30m de cada cor), esta é uma estimativa para um apto de 2 quartos onde o quadro normalmente fica na cozinha - R$ 1,30 X 90 = R$ 117,00

1 DR (amperagem de acordo com o disjuntor geral) - R$ 120,00

2 DPSs - R$ 50,00 X 2 = R$ 100,00

2 disjuntores de 16A - R$ 6,00 X 2 = R$ 12,00

2 barramentos em cobre (Neutro e terra) R$ 15,00 X 2 = 30,00

2 tomadas Hospital Grade Hubbel - R$ 70,00 X 2 = R$ 140,00

Aterramento simples - 1 haste cobreada de alta camada com 2m - R$ 40,00, 30m de fio 6mm verde (estimativa) R$ 2,50 X 30 = R$ 75,00, 1 conector de latão - R$ 3,00, 1 caixa de inspeção em PVC R$ 8,00, Gel de aterramento R$ 20,00, 1 saco de brita R$ 2,50, levando em consideração um predio de 3 andares.

Mão-de-obra estimada R$ 400,00, tempo de instalação 2 a 3 dias de serviço

Não acho caro levando em consideração que gastamos no mínimo R$ 8.000,00 (TV, Receiver, player, tomadeiro/filtro, caixas, sub e cabos) em um setup multicanal, mas como disse antes, respeito sua posição quanto a não ter um circuito dedicado, mas acredito que um bom circuito elétrico e bem dimensionado, irá proteger e entregar uma energia sem os problemas que instalações antigas possam ter.

Uma instalação nova não acredito que traga alguma melhora na reprodução sonora do setup, mas uma instalação antiga e sem componentes de proteção pode trazer problemas bastante sérios, podendo comprometer a integridade dos aparelhos.

Quanto a sensibilidade dos equipamentos, acredito que todo equipamento eletrônico é sensível a variações de tensão e a descargas atmosféricas, e se temos uma boa instalação dentro das normas técnicas e com bons componentes de proteção, com certeza teremos proteção aos nossos equipamentos.

Leo, ainda sou um Padawan mesmo com 55 anos (56 em breve), já cometi diversos erros em minha vida e ainda cometo muitos, um dia chegarei a Jedi e depois quem sabe a Yoda (com 120 anos ... kkkkkkk) ...... Ainda bem que tenho meus mestres Jedis, principalmente meu primo que é 10 anos mais novo que eu e que tem uma sabedoria fora do comum, tudo que tenho dúvidas sobre os passos que devo tomar, peço orientações para meu primo Pr. Marcio, um dos líderes da matriz de minha igreja, entendendo sempre que sabedoria não é ter conhecimento, e sobre este assunto temos diversos trechos da bíblia, como nosso irmão Sandro pode descrever aqui e se quiserem eu também.

Eduardo
09-07-15, 15:12
Leo, ainda sou um Padawan mesmo com 55 anos (56 em breve)

Só tem "véio" aqui? Definitivamente agora entendo porque não consigo me integrar ao grupo... :verde&:

juniorbudel
09-07-15, 16:33
As diferenças são percebidas de acordo com a condição da instalação antiga também.

Meu prédio é relativamente antigo, a instalação usava fios rígidos de bitola fina e os temíveis disjuntores pretos, nem marca tinha, com mais de 20 anos de uso vim a descobrir depois que alguns estavam travados e não desarmavam quando necessário.

Quando tinha o sistema na sala de estar fiz o basição, troquei a fiação e instalei um disjuntor novo de boa qualidade. O sistema era modesto e percebi claramente a melhora, pro custo que envolveu valeu muito a pena.

Sandro, tua rede esta oscilando pouco, esses dias falando com um colega do Rio, pedi pra ele medir a voltagem tarde da noite (sabendo de casos de recorrentes de aumento de voltagem na madeugada) a voltagem chegou a 150! No outro dia estava 123, caso crítico.

Ryckyfla
11-07-15, 14:46
Boa Tarde !

Vou começar a comprar os materiais para elétrica dedicada. Posso utilizar fios sil de 4mm ? Se não for incomodar podem me informar passo a passo porque não entendo nada de eletricidade e tenho que passar para o eletricista.
Vou comprar essa tomada http://bestcable.com.br/produto/tomada-hospital-grade-hubbell-branca-importada-com-espelho-importa/.

Ryckyfla
12-07-15, 11:39
Bom dia ! procurei fazer leitura de como iniciar um a elétrica dedicada e confesso que fiquei atordoado, li em outros fóruns também e o que consegui foi não entender nada. Até tomada oyaide r1 foi citada no que se trata em desempenho melhor que outras, como não entendo fiquei mais confuso.

Ryckyfla
14-07-15, 10:01
Bom dia ! procurei fazer leitura de como iniciar um a elétrica dedicada e confesso que fiquei atordoado, li em outros fóruns também e o que consegui foi não entender nada. Até tomada oyaide r1 foi citada no que se trata em desempenho melhor que outras, como não entendo fiquei mais confuso.

juniorbudel
14-07-15, 10:05
Bom dia amigo!

Vou te passar um material muito interessante escrito pelo renomado engenheiro Jorge Knirsch, é um excelente ponto de partida e por ele você moderá se guiar para a instalação da sua elétrica.

http://www.byknirsch.com.br/artigos.shtml#eletrica

Não se atrele muito a tomadas hiend, uma boa tomada hospital grade vai te trazer um bom resultado (Hubbel por exemplo).

Lorival
14-07-15, 10:22
bom dia ! Procurei fazer leitura de como iniciar um a elétrica dedicada e confesso que fiquei atordoado, li em outros fóruns também e o que consegui foi não entender nada. Até tomada oyaide r1 foi citada no que se trata em desempenho melhor que outras, como não entendo fiquei mais confuso.

amigo usei fio nacional de 4mm de boa qualidade, tomadas hospitalar de 10 dólares e disjuntores siemens puxei direto do contador mas o eduardo achou tomadas nacionais de boa qualidade o resto para min é perfumaria.

Abs,
lorival

Ryckyfla
14-07-15, 10:43
Bom dia amigo!

Vou te passar um material muito interessante escrito pelo renomado engenheiro Jorge Knirsch, é um excelente ponto de partida e por ele você moderá se guiar para a instalação da sua elétrica.

http://www.byknirsch.com.br/artigos.shtml#eletrica

Não se atrele muito a tomadas hiend, uma boa tomada hospital grade vai te trazer um bom resultado (Hubbel por exemplo).

Obrigado !

Ryckyfla
14-07-15, 10:45
amigo usei fio nacional de 4mm de boa qualidade, tomadas hospitalar de 10 dólares e disjuntores siemens puxei direto do contador mas o eduardo achou tomadas nacionais de boa qualidade o resto para min é perfumaria.

Abs,
lorival

vc não utilizou dr e dps ?

KANAHA
14-07-15, 10:49
Ricky, faça como te orientei, contrate um eletrotécnico credenciado, não faça você mesmo e nem contrate um "Eletricista", pois pode acabar danificando sua elétrica ou até colocando a vida de todos na sua casa em risco, com elétrica não se brinca, já vi instalações mal feitas e mal dimensionadas pegarem fogo.

Leia tudo que te passei e passe para o eletrotécnico o que deseja em sua elétrica dedicada.

Quanto as tomadas, você pode usar qualquer uma, eu uso as de linha intermediária pela qualidade do material dos contatos (liga de cobre com berílio) e do corpo (PBT - Polibutileno Tereftalato, que é fornecido por exemplo pela DuPont com o nome de Crastin) , já tive alguns modelos da Hubbel e da Leviton, mas deixaram a desejar em algumas situações depois de 1 ano de uso, como oxidação dos contatos e perda de pressão nos contatos, eu uso hoje tomadas fabricadas pelas empresas Rich Bay e Winbo, que são as fabricantes das marcas Furutech, Oyaide e Wattgate entre outras tantas.

Ryckyfla
14-07-15, 11:25
Kanaha , obrigado mais uma vez, não é duvidando do material que me passou é poque eu não estou sabendo como explicar ao eletricista. E esse eletricista é capacitado com curso e trabalha com quadros de alta e baixa voltagem. Conheço um eletrotécnico que é recém formado pelo senai. Então queria um esboço do passo a passo pare que facilite a minha explicação para o eletricista, outra coisa é em relação ao número de tomadas que serão 2, 1 com powerline e o set stereo e a outra no home. As duas na mesma sala.

KANAHA
14-07-15, 11:33
Kanaha , obrigado mais uma vez, não é duvidando do material que me passou é poque eu não estou sabendo como explicar ao eletricista. E esse eletricista é capacitado com curso e trabalha com quadros de alta e baixa voltagem. Conheço um eletrotécnico que é recém formado pelo senai. Então queria um esboço do passo a passo pare que facilite a minha explicação para o eletricista, outra coisa é em relação ao número de tomadas que serão 2, 1 com powerline e o set stereo e a outra no home. As duas na mesma sala.

Você não precisa explicar ao eletrotécnico como ele deve fazer, ele se formou para saber como fazer, o que deve passar a ele é como você quer o circuito dedicado (pontos da tomadas e componentes de proteção), ele que estude com deverá dimensionar e executar.

O que você deve passar a ele são as marcas dos fios e componentes que você quer usar, quanto a tomada, é só escolher a que mais lhe convier.

Eu uso muito este modelo abaixo, que usa o mesmo material e a mesma montagem das top de linha de marcas renomadas, tenho várias deste modelo a algumas de outros:

https://farm8.staticflickr.com/7529/15783039798_22695eb566_b.jpg

É simples assim ......:OK:

Ryckyfla
14-07-15, 11:42
Obrigado. vou fazer isso !

Kanaha, se vc quiser dê uma olhada nas fotos da minha sala no tópico salas e se possível sugestão do que você quiser. Minha sala é simples.

Ryckyfla
14-07-15, 11:52
Kanaha, quanto aos plugs vc utiliza dos quais ? utilizo uns da oyaide que comprei na aliexpress.com e me custaram $10. Onde você comprou essa tomada e quanto custou ? utilizo essa hubbel leviton custou R$ 95.

KANAHA
14-07-15, 15:10
Obrigado. vou fazer isso !

Kanaha, se vc quiser dê uma olhada nas fotos da minha sala no tópico salas e se possível sugestão do que você quiser. Minha sala é simples.

O primeiro passo é chamar um eletrotécnico para avaliar a instalação e sugerir o que pode ser feito, as marcas dos componentes fica a sua escolha depois do que ele pedir de material.

Eduardo
14-07-15, 15:17
Não desmereça o eletricista... já vi muitos técnicos dando show em cima de certos engenheiros, eletricistas mais capacitados que alguns eletrotécnicos, e até enfermeira ensinando médico...
A prática conta muito também, e se o eletricista tiver um curso e for capacitado não precisa ser visto como um mero "emendador" de fios.
Veja o que você precisa e passamos as orientações para ele.

As duas instalações elétricas de minha casa fui eu mesmo quem fiz, pois se fosse depender do "profissional" que queria pegar o serviço, até renomado aqui na região, estava até hoje refazendo o trabalho...

KANAHA
14-07-15, 15:19
Kanaha, quanto aos plugs vc utiliza dos quais ? utilizo uns da oyaide que comprei na aliexpress.com e me custaram $10. Onde você comprou essa tomada e quanto custou ? utilizo essa hubbel leviton custou R$ 95.

Plugues de energia Oyaide por USD 10,00 com certeza são falsificados, os originais da linha de entrada com o selo holográfico e na embalagem de metal custam cerca de USD 100,00 cada um nas revendas autorizadas, sem contar o frete, isto quer dizer USD 200,00 o par.

Esta tomada comprei no atacado em um fornecedor na França, são fabricadas pela Winbo, que tem a marca própria MS HD Power, tenho até 2 unidades que irão sobrar que coloquei a venda aqui nos classificados, nem olhei ainda o anúncio, que já tem algum tempo.

Eu prefiro tomadas Audio Grade, pela qualidade do material tanto dos contatos quanto do corpo e também pela pressão dos contatos.

KANAHA
14-07-15, 15:26
Não desmereça o eletricista... já vi muitos técnicos dando show em cima de certos engenheiros, eletricistas mais capacitados que alguns eletrotécnicos, e até enfermeira ensinando médico...
A prática conta muito também, e se o eletricista tiver um curso e for capacitado não precisa ser visto como um mero "emendador" de fios.
Veja o que você precisa e passamos as orientações para ele.

As duas instalações elétricas de minha casa fui eu mesmo quem fiz, pois se fosse depender do "profissional" que queria pegar o serviço, até renomado aqui na região, estava até hoje refazendo o trabalho...

Eduardo, eu aconselho sempre um profissional capacitado para o serviço, e para elétrica o correto é um eletrotécnico, não estou desmerecendo os eletricistas, somente não aconselho, pois não tem formação técnica para o trabalho, mas vai de cada um contratar o profissional que desejar, eu não contrato eletricistas para as obras que realizo, somente eletrotécnicos.

Eu entendo alguma coisa de elétrica, mas não faço nenhuma instalação ou modificação sem a presença e orientações do eletrotécnico da minha equipe, amanhã mesmo vou trocar o barramento de fase de um quadro na minha casa e instalar luvas de crimpar em alguns cabos de terra e neutro para aparafusar nos barramentos próprios, mas com a presença dele me orientando.

Eduardo
14-07-15, 16:09
O eletrotécnico é um profissional que atua na área elétrica de um modo geral, desde motores, geração de energia, comandos elétricos industriais, etc...
Para instalação elétrica de residências, sendo um eletricista competente, ele pode até ter noções práticas que faltam ao eletrotécnico, pois coloca a "mão na massa".
Instalação residencial não tem segredo, e um bom eletricista dá conta com tranquilidade.

É o mesmo que chamar um técnico mecânico formado em boa escola, com 4 anos de grade e cursos de aperfeiçoamento, e pedir para ele fazer a retífica do motor de um carro. Se ele achar o motor, já será lucro. Um bom mecânico dá conta de "fazer o motor".

Não estou querendo desmerecer a profissão de forma alguma, afinal sou formado em eletrotécnica, em eletrônica e engenharia elétrica (entres outras coisas), e certamente estes cursos são de grande valor. Mas, eu juntei a prática com a teoria, pois muitos "teóricos" se perdem com detalhes corriqueiros.
Já vim um eletrotécnico, experiente, com mais de 30 anos em empresa de tecnologia pública, de campo (não era de escritório), não posso citar o nome porque vou expor meu cunhado :verde&:, se meter a fazer a instalação elétrica da casa dele e colocar um disjuntor no neutro. Num belo dia foram mais de 5 equipamentos da casa dele para conserto e ele não conseguia imaginar o porquê...

Um deles, um amplificador Gradiente que não ligou mais, ele pediu a minha opinião. Eu cheirei a entrada de ar do aparelho e lhe disse que o trafo tinha queimado, e ele riu na minha cara, achando impossível eu dizer isso pelo "cheiro". Resultado... pagou por um novo trafo muito sem graça... :verde&: Pergunte p Ricardo se isso procede ou não. Não se ensina "cheiro" nas cadeiras do curso...

O importante é achar "O eletricista". Pois hoje funciona assim, o sujeito trabalha 5 meses com um eletricista e já sai por aí distribuindo cartão de eletricista, trabalha como ajudante de pedreiro 6 meses e já sai por aí como construtor de casas... trabalha como torneiro alguns anos e já logo aparece como presidente do país... ops... me enganei agora... claro que isso não existe... :verde&:

KANAHA
14-07-15, 17:06
O eletrotécnico é um profissional que atua na área elétrica de um modo geral, desde motores, geração de energia, comandos elétricos industriais, etc...
Para instalação elétrica de residências, sendo um eletricista competente, ele pode até ter noções práticas que faltam ao eletrotécnico, pois coloca a "mão na massa".
Instalação residencial não tem segredo, e um bom eletricista dá conta com tranquilidade.

É o mesmo que chamar um técnico mecânico formado em boa escola, com 4 anos de grade e cursos de aperfeiçoamento, e pedir para ele fazer a retífica do motor de um carro. Se ele achar o motor, já será lucro. Um bom mecânico dá conta de "fazer o motor".

Não estou querendo desmerecer a profissão de forma alguma, afinal sou formado em eletrotécnica, em eletrônica e engenharia elétrica (entres outras coisas), e certamente estes cursos são de grande valor. Mas, eu juntei a prática com a teoria, pois muitos "teóricos" se perdem com detalhes corriqueiros.
Já vim um eletrotécnico, experiente, com mais de 30 anos em empresa de tecnologia pública, de campo (não era de escritório), não posso citar o nome porque vou expor meu cunhado :verde&:, se meter a fazer a instalação elétrica da casa dele e colocar um disjuntor no neutro. Num belo dia foram mais de 5 equipamentos da casa dele para conserto e ele não conseguia imaginar o porquê...

Um deles, um amplificador Gradiente que não ligou mais, ele pediu a minha opinião. Eu cheirei a entrada de ar do aparelho e lhe disse que o trafo tinha queimado, e ele riu na minha cara, achando impossível eu dizer isso pelo "cheiro". Resultado... pagou por um novo trafo muito sem graça... :verde&: Pergunte p Ricardo se isso procede ou não. Não se ensina "cheiro" nas cadeiras do curso...

O importante é achar "O eletricista". Pois hoje funciona assim, o sujeito trabalha 5 meses com um eletricista e já sai por aí distribuindo cartão de eletricista, trabalha como ajudante de pedreiro 6 meses e já sai por aí como construtor de casas... trabalha como torneiro alguns anos e já logo aparece como presidente do país... ops... me enganei agora... claro que isso não existe... :verde&:

Os dois eletrotécnicos que trabalham na minha equipe tem muita experiência prática, talvez sua experiência com eletrotécnicos não tenha sido muito boa, a minha com eletricistas foi péssima, tudo ao contrário :laughing7:.

Você não é advogado Eduardo? Não sabia que tinha essa formação em eletrônica e eletricidade.

A questão do cheiro também me foi passada pelos eletrotécnicos de minha equipe, e já "cheirei" muito ..... :confused2: Muitos equipamentos ..... :laughing7:

Não sabia que torneiro mecânico poderia se tornar presidente !!!!!! Muito estranho isso .... =))

Ryckyfla
22-07-15, 09:59
Bom dia ! fui às compras dos materiais e encontrei prysmian classe 2 e fiquei na dúvida, dps encontrei exatron - segue link, e os disjuntores siemens 16 a c 5sx1 mono ou bipolar ? uma vez que irei fazer a fase dedicada em 2 tomadas apenas e ar condicionado split em outro quarto. Ainda não contactei o profissional pq queria saber preço dos materiais.

Obrigado.

KANAHA
22-07-15, 10:32
Bom dia ! fui às compras dos materiais e encontrei prysmian classe 2 e fiquei na dúvida, dps encontrei exatron - segue link, e os disjuntores siemens 16 a c 5sx1 mono ou bipolar ? uma vez que irei fazer a fase dedicada em 2 tomadas apenas e ar condicionado split em outro quarto. Ainda não contactei o profissional pq queria saber preço dos materiais.

Obrigado.

Ricky, os fios da Prysmian são os melhores, mas custam cerca de 30 a 40% mais, eu uso sempre os das marcas Condumig e Sil, mas para instalações pequenas o Prysmiam não fará tanta diferença.

Antes de comprar o material, peça ao profissional que dimensione os circuitos e defina as bitolas dos fios adequados a cada circuito, passe a ele os aparelhos que serão ligados nas tomadas para que ele determine o que poderá ser ligado em cada tomada, em cada um de meus setups eu tenho 1 tomada dupla para 127V e uma tomada dupla para 220V, para mim é mais do que suficiente.

Para o split, verifique no manual de instalação qual é a bitola de fio e o disjuntor recomendados, e faça sempre o que estiver determinado no manual, para que não tenha problemas depois com a garantia. Para cada aparelho de ar split um circuto dedicado deverá ser instalado.

O material é relativamente barato, mas aconselho a colocar um DR que custa em torno de R$ 120,00 e 1 DPS para fase e 1 para o neutro que custam cada em torno de R$ 60,00, peça ao profissional que faça um aterramento com hastes cobreadas simples, que custam em média R$ 15,00 cada (ele é quem vai determinar a quantidade), mas não equeça de pedir que ele meça o terra, se ele não tiver um Terrômetro, é só pedir que ele ligue uma lâmpada ou uma furadeira, colocando um fio na fase e outro no terra, se a lâmpada ligar e a furadeira funcionar, mesmo um pouco mais fracas já está razoável o aterramento.

Ryckyfla
22-07-15, 11:06
Bom dia Kanaha !

O dr é siemens , os disjuntores são mono o bi ? o dps é exatron - link http://www.casagrandemateriais.com.br/default.asp?link=produto_detalhe.asp&id=157&descricao=Dispositivo-Contra-Surtos-DPS-40-KA-Exatron-&familia_descricao=DPS&linha_descricao=Exatron

KANAHA
23-07-15, 10:32
Bom dia Kanaha !

O dr é siemens , os disjuntores são mono o bi ? o dps é exatron - link http://www.casagrandemateriais.com.br/default.asp?link=produto_detalhe.asp&id=157&descricao=Dispositivo-Contra-Surtos-DPS-40-KA-Exatron-&familia_descricao=DPS&linha_descricao=Exatron

Ótima escolha os disjuntores e DR Siemens, mas se me permite uma sugestão use estes DPSs abaixo, são os que uso atualmente, foram testados por um eletrotécnico de minha equipe e aprovados em seu funcionamento, a fábrica inclusive é em Petrópolis, região serrana do RJ e próxima da cidade onde moro.

http://www.pweletronica.com.br/img/produtos/item/dps-din-171.jpg

http://www.pweletronica.com.br/Produtos/DPS-Protetores-Profissionais/Item/dps-para-raios-eletronico-din.html

Ryckyfla
23-07-15, 10:47
Aqui em Aracaju a incidência de raios é pouca, mesmo assim tem que usar o dps ? e somente 2 ? Os disjuntores são mono ?

KANAHA
24-07-15, 15:56
Aqui em Aracaju a incidência de raios é pouca, mesmo assim tem que usar o dps ? e somente 2 ? Os disjuntores são mono ?

Ricky, os DPs são para fase e neutro, se tiver uma fase somente, é só comprar dois, uma para a fase e outro para o neutro.