PDA

Ver Versão Completa : Marmore sobre caixas.

Magno
27-10-15, 18:52
Olá amigos,

Estou pensando em por um pedaço de marmore sobre minhas caixas, entre a caixa e o marmore o que devo usar?

Grato,

Magno

Eduardo
27-10-15, 19:11
Imagino que a idéia é dar mais rigidez à caixa... eu usaria uma folha fina de borracha natural, ou uma pano, mas este pode escorregar com mais facilidade.
Qual o acabamento da sua caixa? A borracha natural tem um risco menor de danificar o verniz (por não ser a base de petróleo), mas dependendo do acabamento ainda assim pode manchá-lo.
Você tem criança muito pequena em casa?

Radames
27-10-15, 19:21
Existe uma espuma de silicone que dá pra usar tranquilamente nessa função. Não reagirá com o verniz e tem uma textura bastante suave, não há risco de danificar o acabamento da caixa. Se não me engano as folhas têm até 3mm de espessura.
A loja onde encontrei essa espuma alguns anos atrás ficava logo abaixo da Serenata da Olegário Maciel. Se essa loja não existir mais, fique tranquilo, naquela região tem várias lojas que trabalham com borracha. :OK:

KANAHA
27-10-15, 20:09
Magno, muito simples colocar uma peça de granito sobre caixa ou sub, compre em lojas de ferragens peças pequenas de silicone transparente, coloque estas peças em cada extremidade e assente uma peça de granito preto, minha sugestão é o preto São Gabriel, ou o preto Absoluto, peça para fazer o acabamento nas bordas em meia cana e totalmente polido, abaixo uma amostra deste tipo de acabamento. Eu uso o preto absoluto em alguns de meus subs, mas em caixas prefiro usar vidro serigrafado preto entre 10mm e 15mm que dá um peso bem razoável e fica mais bonito. aqui abaixo uma de minhas caixas com este vidro sobre o tampo, este no caso é de 8mm, pois a caixa não precisava de peso após o mod de gabinete, e este tampo somente foi feito como acabamento e proteção.

http://www.rsrmarmoresegranitos.com.br/marmoraria/images/acabamentos/acabamentos-rsr%20marmores01.jpg

O bisotado é mais barato do que o boleado, e fica ao seu gosto fazer qualquer um dos dois acabamentos, eu acho mais bonito o acabamento em meia cana.

5027

5028

Thassio Ricardo
28-10-15, 00:50
Cláudio,

Mesmo como MOD nas minhas caixas fui no preto São Gabriel e gostei muito do resultado. Fiz um sanduíche com duas pedras e usei a massinha da pritt para manter a pedra imóvel em cima da caixa.

http://i508.photobucket.com/albums/s329/ThassioRicardo/1969-12-31%2021.00.00-266_zpsluf5eq3k.jpg

Um abraço
Thassio

Magno
28-10-15, 09:25
Bom dia a Todos!

Obrigado pelo retorno, minhas caixas são MA RX8 na cor preto fosco.

Vou estudar as sugestões, valeu!!

Sds,

Magno

Magno
28-10-15, 09:27
Em tempo, minha criança pequena já está 26 anos, rsrs....!

Sds,

Magno

Eduardo
28-10-15, 11:12
Menos mal, evita alguns riscos de acidentes.
Depois nos conte sobre os resultados que você obteve.

CristianoLO
28-10-15, 11:22
Meio off topic, mas ando pensando em fazer a caixa dos subs em granito
Será que rola? Teria que vir totalmente pré furada as posições dos parafusos, passagem de cabos, tudo certinho

Meio medo é por que estou tendendo a fazer uma caixa tipo isobárica (um cone em frente ao outro, um sub selado e outro aberto para o ambiente) e nesse tipo de construção invariavelmente eu precisaria de uma peça que service de união e afastador entre a face da caixa onde se fixa o sub selado e o outro sub
Como pedra é cortada geralmente com 20mm de espessura e no total isso acabaria deixando essa região com 60mm, ficaria pesada pra caramba, não sei se o próprio granito seguraria a carga

Eduardo
28-10-15, 11:33
Realmente o peso é preocupante. Mas já vi caixas torres feitas em granito.
Sabe o que eu acho? Faça !
É assim que eu costumo fazer. Aí depois você tira as suas próprias conclusões, porque cada caso é um caso.

CristianoLO
28-10-15, 12:38
A parte do FAZER realmente não é tanto problema, problema é que invariavelmente eu teria que fazer a fixação das duas frentes (a da caixa selada com a que segura o sub externo) com parafusos
8 parafusos pra segurar o sub na segunda frente, mais alguns pra seguraressa frente na frente da caixa
Meu medo é o enfraquecimento do granito por conta disso, se quebrar não é que nem uma caixa de testes feita em MDF, o serviço todo perdido a um custo elevado realmente me preocupa

Eduardo
28-10-15, 12:42
Cole tudo com massa plástica e use sarrafos internos nos cantos para aumentar a área de fixação.
Os sarrafos podem ser de fibra, madeira ou mesmo de granito.
Travessas de reforço ajudam bastante também.

Eduardo
28-10-15, 12:45
A fixação dos falantes faz com furo passante e trave em madeira colada atrás.

Radames
28-10-15, 14:33
Será que não haveria a possibilidade de mandar o projeto direto para a marmoraria para que eles já fizessem os cortes e colassem as partes?
Talvez já levando em conta uma porta de acesso para o interior da caixa, o que facilitaria o acesso e a instalação dos componentes internos.
Essa porta poderia ser fixada com parafusos e a vedação feita com algum tipo de espuma ou borracha para que não ocorram vazamentos.

Acho que o problema de mandar cortar e depois montar em casa é que a pedra não é um material tão fácil de trabalhar quanto madeira ou MDF. Quase via de regra as peças saem com algum problema de esquadro (tanto no corte quanto na própria espessura da peça) e você só descobrirá o problema quando estiver montando o Lego (claro que isso depende da qualidade da marmoraria).
Se o pessoal da marmoraria fizer a montagem eles mesmos se encarregarão de acertar esquadros e qualquer outro problema que aparecer. Além do mais, o acabamento das quinas já seria feito no local.

Seu trabalho seria só conferir o produto pronto, levar pra casa e montar a parte eletrônica.

Sua idéia é bem interessante, gostei :OK:

CristianoLO
28-10-15, 15:16
Sim Radames, a idéia é mais ou menos por ai
A parte da caixa selada e do suporte de fixação do sub externo deixaria tudo feito e pré testado os encaixes e furações, chego em casa e instalado os subs e conecto as suas partes

Teria que conversar com uma marmoraria pra saber o nivel de precisão de cortes circulares que conseguem fazer
Os subs tem 288mm de diâmetro de encaixe

CristianoLO
28-10-15, 15:22
Caramba, acabei de responder o tópico e o post sumiu kkkkkk

Então, é mais ou menos isso que quero Radames
Deixar a parte da caixa selada e a parte do suporte de ligação entre o sub externo e a caixa já pré prontos, alinhados e testados, chego em casa e só junto tudo
Mas deixar os subs na marmoraria, sem chance rsrsrs

Moderação
Se quiserem mover essa parte do off topic pra não "gastar" o tópico original, manda bala

Eduardo
28-10-15, 19:34
Em tempo, minha criança pequena já está 26 anos, rsrs....!

Sds,

Magno

Só reforçando aqui... não esqueça que ao acrescentar massa no topo da caixa você altera o seu centro de gravidade. A probabilidade de tombá-la com um vetor força perpendicular às suas laterais superiores pode provocar seu tombamento com mais facilidade. Portanto, tenha segurança que a base dela é suficientemente firme para mantê-la estável numa situação destas, e sempre movimente-a com mais cuidado ou só depois de retirar o peso de cima.
Apesar de ter caprichado na explicação técnica (ok... exagerei um pouco...), eu não sou professor de física... :verde&:

Eduardo
28-10-15, 19:36
Caramba, acabei de responder o tópico e o post sumiu kkkkkk

Seu post estava como "apagado" por você mesmo... :verde&:
Restaurei a mensagem pra você, apesar de você ter replicado a idéia em seguida.
Já te sugeri para não beber antes de teclar, e de não teclar depois de beber.... :laughing6:

Magno
29-10-15, 11:27
Eduardo, bem lembrado esse centro de gravidade, como eu acho as RX8 baixas, coloquei nos spikes dianteiros 02 pequenos pedaços de Alumínio que elevam a frente uns 03 cm.
É, vou ter que pensar bem neste problema.

Obrigado,

Magno

blaska
05-09-17, 19:23
Hummm...seria algo realmente exótico e bonito mas por que não um MDF de 30mm? Terás muita menas dor de barriga!-ops, cabeça!- e uma rigidez parecida.Acabei de restaurar uma caixa do meu humilde Aiwa XH-N6 usando os mesmos principios do Eduardo em seu super projeto.Usei inclusive o mesmo MDF de 30mm e ficou incrível!
A sonoridade ganhou corpo.Fiz apenas uma das duas caixas até agora porque me custeou muito mas não sinto falta da outra caixa...estou muito sastifeito.Obrigado Eduardo pelas dicas em seu site!

Eduardo
05-09-17, 19:36
Finalmente achei alguém que acompanha o meu site.... :laughing6:

Seja bem-vindo Blaska, e obrigado pelas considerações.

Abraços

blaska
06-09-17, 18:11
Rs não acredito! Seu site é de grande valor principalmente pra quem é novato no ramo como eus...
Leio, vejo e revejo muitos dos seus artigos de lá principalmente o projeto "A Caixa". Me inspirou a refazer a minha com afinco.Site de grande qualidade.Continue assim :)