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Ver Versão Completa : Estabilizadores de tensão, Filtros de Linha, Condicionadores de Energia Etc.



Rodrigo.RJ
07-08-12, 21:38
Salve, Pessoal! :OK:

Conforme sugestão do Eduardo, segue mais um tópico pra vocês assinarem. :D

Queria saber com o pessoal mais experiente o que acham da aplicação de dispositivos de proteção, bem como 'filtros' que teóricamente melhorariam a qualidade da energia, mas, pelo que ouvimos por aí, limitariam a dinâmica se utilizados em amplificadores e integrados. :OK:

Vale à pena utilizar estes equipamentos somente nas fontes?

Tenho amigos que baniram o PANAMAX DA CASA, mesmo estando em fase diferente :confused: dizendo que afetavam a qualidade do som. :D :OK:

Por alguns anos usei um Panamax no meu sistema, mas vendi há pouco tempo e não cheguei a fazer comparativos com e sem ele instalado. :D

Aqui não tenho um ambiente ideal, portanto, não costumo fazer testes complexos. :OK:

Abraços! :D

Holbein
07-08-12, 21:45
Uma sugestão....
Que tal abrirmos uma discussão nova sobre filtros de linha?

Taí outra coisa com a qual já me diverti bastante aqui em casa.

Rodrigo, a idéia foi sua, que tal abrir o tópico?

Eduardo,

ninguém experimentou os tais "filtros de linha" mais do que eu: desde um (acho que a marca é esta) Power Pack que adquiri na Som Maior em 1990 até os transformadores-isoladores toroidais, fabricados com esmero pela Toroid do Brasil (em breve lá no meu espaço postarei entrevista com os técnicos da Toroid do Brasil; muito boa e esclarecedora); passando por seis "powerline", do Jorge Knirsch, dois no-breaks hospital grade (cada unidade pesava 150 quilos!!!) da SMS, e mais, e mais, e mais... (vou remeter para o Robinson as fotos que tenho dos no-break, para ele divulgar aqui; porque não sei fazê-lo).

Hoje?

Ligo direto na tomada da parede, sem filtro e sem nada! É verdade que nem melhorou nem piorou; de mais a mais, as fontes dos meus aparelhos já são muito bem elaboradas!

VTR
07-08-12, 21:46
Amém!

Mas e a história de que os condicionadores/filtros de linha limitam a dinâmica, procede? :confused:

Alguém já testou? :confused:

Abraços! :OK:


Rodrigo:

Nos filtros de linha: se o projeto adotar engenharia elétrica séria, condutores de bitola adequada à corrente solicitada pela carga não há como explicar essas deficiencias que vc citou.
As bobinas em série com a fase e o neutro, se executadas com igual consideração, tb em nada prejudicarão o desempenho do sistema e os capacitores de filtro estarão todos em paralelo...

Condicionadores: aplicam-se os mesmos conceitos.
Se dentro do projeto desses houverem trafos isoladores terão que deixar passar a corrente e tensão sem provocar perdas... quedas de tensão.
Aqui a coisa é braba: se BEM projetado este trafo não fica pequeno e é caro prá chuchu...
Há uma tendencia em se subdimensionar esse componente, por razões óbvias, e é aí que a porca torce o rabo...
Então acredito nos defeitos que vc citou no caso dos condicionadores.

Se for enorme o produto final há uma ótima chance de ter sido bem concebido e fabricado.
E não vai custar barato não.

[ ]
R.

Eduardo
07-08-12, 21:53
em breve lá no meu espaço postarei entrevista com os técnicos da Toroid do Brasil; muito boa e esclarecedora

Essa eu gostaria de ver mesmo... :OK:

VTR
07-08-12, 21:57


Cabei de responder lá no outro tópico... assim não dá. :laughing7:

[ ]
R.

Eduardo
07-08-12, 22:00
Já está aqui... ô pressa !!! :laughing6:

Sou meio lento com isso ainda... :verde&:

VTR
07-08-12, 22:05
Dessa vez passa tá...

fibra
07-08-12, 22:12
Bem, eu resido em edifício de apartamentos. Então eu uso um filtro apenas nos equipos de baixa corrente: PC, DAC e PRE. Fica, realmente, um audio com mais inteligibilidade. Os monoblocos vão direto na tomada, mantendo a dinâmica do sistema.

Eu uso assim porque testei muito e assim obtive o melhor resultado aqui no prédio.

Abraços.

HANNA
07-08-12, 22:14
Talvez esse subtópico ficasse melhor posicionado lá no tópico de alimentação elétrica.

Robinson
07-08-12, 22:17
Hanna e amigos,

Acho que o tópico tem mais a ver com alimentação elétrica mesmo. Tópico movido! :OK:

Robinson

mmbdp
07-08-12, 22:34
Bem, eu resido em edifício de apartamentos. Então eu uso um filtro apenas nos equipos de baixa corrente: PC, DAC e PRE. Fica, realmente, um audio com mais inteligibilidade. Os monoblocos vão direto na tomada, mantendo a dinâmica do sistema.

Eu uso assim porque testei muito e assim obtive o melhor resultado aqui no prédio.

Abraços.

Fibra,

se possível poste aqui o "frilto" que você usa. O jegue aqui precisa de referência para começar a pesquisar um treco desses. Tenho mais medo das quedas de tensão (principalmente porque recentemente perdi 2 hd's por conta delas) e pretendo "proteger" o netbook, o HD externo e futuramente um DAC e/ou Pré que a patroa deixar eu comprar com meu dinheiro...

fibra
07-08-12, 22:39
Marcellão, eu uso um daqueles filtros [régua] da Monster Cables, o HT800. Tem mais infos na "sala do fibra" (http://www.clubehiend.com.br/forum/showthread.php?70-Sala-do-fibra). Apesar que ali tem somente a sala do HT, agora estou com outra sala dedicada ao estereo. Qq dia atualizo o tópico.


Abração.

HANNA
07-08-12, 22:42
http://img696.imageshack.us/img696/4547/wm60balavr.gif
By mmhanna (http://profile.imageshack.us/user/mmhanna) at 2012-08-07


100 Amp – Wall Mount



These models are suitable for custom installations such as studios, new construction, consumer home theatre and audio systems installation where dedicated wiring and lines will be provided.

All units are designed for 240 Volt Balanced input (2 X 120V), or 208V input. Output is 120Volt/60 Hz at rated output current
as per model listing below.



Technical Specification

Wiring conduit holes are added at installation as required to the bottom and lower side surfaces of the chassis.
Wall Mount Models (WM) come with a 95 CFM Fan with controlled (normally open) 70°C Thermal Switch.



WM 100 BAL 100 Amp



Input Voltage and Frequency: Selectable 240V AC (2 x 120VA C, Balanced) or 208V AC. Factory wired for 240V AC. Selectable: 208V AC Range ± 10%, (57-63)Hz.

Input Current Limiting: 50A 2 X Fuses Internal

Input (inlet) connector Rear panel: N/A

Line Cord (included): N/A

Input current rating: 40A

Output Voltage: 120V AC

Output Current Limiting: 20A 5 X Circuit Breaker Internal

Output Current Limiting: N/A

Output connector: N/A

Surge Suppression: Meets IEEE C62.41-1991: Series mode type; built to withstand 6000 volts, 3000 amps for 1000 repeats; with clamping voltage of 2 volts above peak nominal voltage.



Noise Reduction: Performs as low pass filter, attenuating noise from 2kHz to 1mHz, with attenuation of 12 db/decade to 500 kHz.



Weight: 228 lbs (103.6Kg)



RM 15 AVR – 19" Rack Mount Faceplate

Size (w x d x h) (inch): 27 x 20.5 x 10.5

Size (w x d x h) (mm): 686 x 521 x 267

HANNA
07-08-12, 22:49
Se não me engano, $25K lá fora.

Talvez esse não comprima a dinâmica.:cool:

http://img195.imageshack.us/img195/8420/picture20d.jpg
By mmhanna (http://profile.imageshack.us/user/mmhanna) at 2012-08-07

http://img207.imageshack.us/img207/6978/aiomechanical.png
By mmhanna (http://profile.imageshack.us/user/mmhanna) at 2012-08-07

100 Amp – All in One Panel (AIO)

Setting a New Standard in Power

Complete Isolation
High Instantaneous Current
Noise Filtration
Surge Suppression
Clean Grounding

Download Latest Brochure



The All In One Panel: The All In One (AIO) Panel offers the ultimate comprehensive power management solution for high end audio video application in home theater, 2-channel home audio, professional studios and commercial theaters.



Housed with a 12.0 kVA Plitron Toroidal Isolation Transformer, the AIO provides complete isolation from the external power grid. Its balanced high-power primary input (2 x 120V) provides the most unconstrained, yet protected, energy source available for high end audio video systems.



Low Source Impedance: The AIO delivers low source impedance. The AIO can offer up to 500A of instantaneous current, drawing from the service line or sub panel (240V, or 208V, at 50A). Low Source Impedance enhances total system performance while extending the life of the equipment.



Noise Filtration: The AIO uses Torus Power Narrow Band Technology (NBT) for its noise filtration. NBT uses controlled leakage inductance and capacitances within the transformer to significantly reduce common mode and differential mode noise. NBT operates from 2kHz to 1MHz at 12dB/decade up to 500kHz. With the transformer a mere 2 feet from the distribution panel, using 2AWG wiring for connection, the AIO is able to fully take advantage of the noise cancellation and isolation benefits.



Surge Suppression: The AIO has PowerSure Panel TVSS by Liebert, Emerson build into its signal path. The UL certified Panel TVSS has a <0.5 nanosecond response time and manages surges up to 160kA. The TVSS also offers additional noise filtration of EMI and RFI (40dB typical).



Grounding: Approximately 90% of electrical artifacts are due to poor grounding. These artifacts frequently manifest themselves as hum or buzz for audio equipment and pixilation or “snow” for video equipment. The AIO panel uses an equipment ground and an isolation ground, keeping every circuit free from ground loops and other sources of artifacts.



Breakers: The AIO panel’s distribution system is designed with current in mind. It comes standard with 24 industrial strength 120V 20A bolt-in breakers, which are fed by the robust 1¼” x ¼” all-copper buss bars. The main breaker is 240V 100A, activated by a heat-contactor in the transformer.



Efficiency: The toroidal transformer operates at or above 96% efficiency making the AIO panel environmentally friendly by minimizing wasted power consumption.
Technical Specs

Input Voltage: +120V, -120V, (also available in 208V)
Output Voltage: 120V/240V
Input Current: 50A
Output Current: 50 A at 240 Vout , 100A at 120 Vout

Output Circuits: 24 x 20A industrial breakers


Low Source Impedance: Irregardless of load signature , the AIO can supply instantaneous current of 500A for a minimum of one electrical cycle with negligible voltage sag, while limiting the generation of harmonic distortion.

Green Power



Efficiency: 96% or higher


Noise Reduction

Low Pass Filtration: 2kHz – 1MHz, 12dB/decade to 500kHz
*Filters both differential and common mode noise.



Surge Suppression

Operating Range: +/- 15%
Current Capability: 100kA or 160kA
EMI/RFI Attenuation: 40dB typical
Response Time: <0.5 nanoseconds



Certifications: UL 1449, CUL


Dimensions

Size: (w x d x h): 20 x 8 x 74 (inch), 508 x 203 x 1,880 (mm)


Weight: 282lbs (128Kg)

João Vieira
07-08-12, 22:50
O Mike Lavigne, cujo sistema espetacular está no Audiogon, usa esse bicho aí, Marcelo. Baratinho, US$12500,00.:crybaby2:

Rodrigo.RJ
08-08-12, 11:00
...Se for enorme o produto final há uma ótima chance de ter sido bem concebido e fabricado.
E não vai custar barato não....

Então tem que ser um desses que o Hanna postou aí? :confused:

O AC Organizer seria grande o suficiente? :p

Abraço! :OK:

Ivaldo Baratieri
08-08-12, 11:18
Atualmente uso o condicionador só para o cd player(fase dedicada a ele)
sou partidário de quanto menos melhor.
Este filtro está ligado direto a rede sem cabo força, a fase e o neutro da rede estão
ligados direto na placa sem solda e sem disjuntor.
o fusível interno foi retirado,
Ficou melhor assim.
O amplificador está ligado direto a tomada na parede, pois nunca notei diferença usando ou não filtro.
Acho que depende muito da fonte de cada power.
Ivaldo

luisgustavo
08-08-12, 11:35
...
Este filtro está ligado direto a rede sem cabo força, a fase e o neutro da rede estão
ligados direto na placa sem solda e sem disjuntor.
...
Ivaldo
Amigo Ivaldo, por favor, me tire uma dúvida.

Em eletroeletrônica, aprendi que a solda acaba por melhorar o contato eléteico entre os condutores e, por consequência disso, o sinal/corrente que passa por um contato soldado teria teoricamente perdas ( por efeito joule ou qualquer outra) menores em comparação a um contato fixado apenas mecanicamente.

Todavia, vejo que usas contatos diretos. Tê-los assim traz mesmo alguma diferença ao sistema como um todo ou é apenas uma questão de gosto pessoal?

Já agradeço de antemão pela resposta!

Abraços!

Ivaldo Baratieri
08-08-12, 13:34
caro Luis Gustavo

Preferi usar o contato mecânico, pois a fiação original, estava fixada desta forma.

existe uma corrente que defende que o melhor contato elétrico seria o mecânico
tanto que os conectores de cabos de força não são fixados por solda.
Ao contrario do que se pensa a execução de uma solda não é um processo tão simples
demanda de técnica e conhecimento, caso contrário pode-se comprometer o contato.
por isso optei pela 1ª alternativa.

grande abraço

Ivaldo

VTR
08-08-12, 13:52
O ponto de vista mais satisfatório de uma solda a base de estanho/chumbo:

- realmente o primeiro contato (o mecanico) entre os conectores/metais é o principal e devemos assegurar que isso ocorra;

- a solda da liga acima só serve para tornar imune/estanque este contato a ação do meio ambiente;

- a liga citada é muito ruim para transmitir corrente elétrica e não contamos com ela para melhorar a condução: a capacidade de corrente dos conectores, se atingida,
pode facilmente fundir essa solda e causar todo tipo de problemas.

[ ]s
R.

luisgustavo
08-08-12, 21:56
Muito obrigado, VTR e Ivaldo

Como já dizia um professor, "Ás vezs, a teoria, na prática, é outra"...hahaha

Abraços!!

Rodrigo.RJ
09-08-12, 12:55
Ô HANNA,

Você tem idéia de quanto custa este primeiro 'TORUS POWER' que você postou aí? :confused:

:D

[]s! :OK:

João Vieira
09-08-12, 13:03
Rodrigo, 12,5k o primeiro, lá fora.

danielbeim
09-08-12, 14:30
Eu uso um Belkin PF30 e gosto bastante. O meu é o modelo abaixo deste da foto, mas a construção é a mesma.
316
Estava tendo problemas com meu sistema de pré + 2 monoblocos valvulados - o som de uma das caixas sumia, depois voltava, depois ficava mais baixo....algo bem esquisito mesmo.
Troquei válvulas, estava quase enviando o pré de volta ao vendedor para ver se estava com problema. Comprei um desse Belkin e o problema se resolveu.
Eu não sou um conhecedor de elétrica e sinceramente não sei se o problema era somente esse ou se havia mais alguma coisa, mas sei que nunca mais deu o problema e eu também achei que o som melhorou. Eu moro em um apartamento com mais de 30 anos e, embora, eu tenha refeito toda a elétrica do meu apartamento, ainda assim, o que vem antes do meu quadro não está nas minhas mãos, então penso que possa estar com fiação velha. Acredito que se você tem problemas desse tipo na rede elétrica, um bom condicionador possa ajudar. Além de dar um pouco de segurança contra surtos....

Abraços,

csan
09-08-12, 20:15
Estou atrás de um condicionador decente que use pouco espaço. Espero não ser apedrejado aqui, pois o nível é alto... mas o que acham do GR Savage? Ou mesmo o Upsai? Seria muito inferior ao Belkin ou ao AC Organizer? O raio é que aqui tenho 220V, e os aparelhos não são bi-volts. Quando muito, consigo um europeu com 230V... Pensei no condicionador e transformador.

Como não tenho espaço para um bom auto transformador, estou tendo de improvisar. Vi o relato de gente que liga direto na tomada, mas tenho arrepio só de pensar em fazer isso, especialmente aqui em Santa Catarina.

Abraços a todos

Carlos

Eduardo
09-08-12, 20:33
Vi o relato de gente que liga direto na tomada, mas tenho arrepio só de pensar em fazer isso, especialmente aqui em Santa Catarina

Carlos,

Sua preocupação é em relação à filtragem de ruídos e espúrios, ou proteção dos equipamentos contra surtos, etc?

Se for só proteção, existem dispositivos que ajudam.

Abraços

csan
10-08-12, 11:33
Obrigado pelo toque Eduardo.

Tenho muitos ruídos na minha rede elétrica, principalmente de chuveiros eletrônicos de vizinhos (e o meu próprio). A instabilidade da rede é existente, mas nunca queimou nenhum aparelho (exceto a fonte de meu computador e alguns HDs, mas é porque eu usava (des)estabilizador da SVS, creio. De qualquer maneira, não sei se teria coragem de plugar um amplificador caro direto na tomada.

Abraços

Carlos

mmbdp
10-08-12, 12:18
Eu venho temendo (muito) a famigerada queda de tensão. De toda sorte aqui no prédio e em alguns apartamentos foram instalados condicionadores UPSAI.

Não sei se existe algum dessa marca (upsai) especificamente indicado para audio (os que vi estavam instalados em home theater).

Outro produto do qual nunca ouvi ninguém comentar sobre:

http://www.samsontech.com/samson/products/processors/powerbrite/ps15/


Alguém conhece?

everton6666
19-11-12, 00:16
Olá pessoal !

os filtros de linha panamax são bons? pois comprei um M5400-PM e vou conectar todo o meu sistema (tv led 55" + pre AV7701 / power MM7055 / Player UD5007 Marantz + skyHDTV + computador)! Deixando o Sub Velodyne Optimun10 com seus 1200w continuos para um filtro de linha, pois creio eu que se ligar ele no condicionador, o mesmo pode não suportar todos os equipamentos descritos acima e mais o sub !

Por essa razão pretendo comprar um filtro de linha!! O QUE ACHAM?
Qual seria um bom filtro de linha, a ponto de proteger e melhorar a qualidade da energia?

Obrigado aos amigos que puderem me ajudar!

João Vieira
12-12-12, 21:43
Condicionador Running Springs Duke para vender no outro espaço. Quem for membro deste tem 10% de desconto.
Abraço
João

danielbeim
16-12-12, 11:38
...ontem estava com meus equipamentos ligados, esquentando as válvulas, quando ocorreu 2 quedas de eletricidade (parece que houve um apagão em alguns locais do Brasil) e aquele susto, correndo para desligar os equipamentos, mas pela primeira vez pude ver o Belkin PF30 segurando as pontas...nas 2 quedas (foram bem rápidas e seguidas), ele manteve os equipamentos ligados e, espero, sem danos aos mesmos.

No final das contas, nessas horas, realmente sente-se mais seguro com um estabilizador.

Abraços,

Luke
16-12-12, 13:24
Daniel, é normal amplificadores funcionarem por alguns segundos, mesmo após desligá-los, enquanto a fonte se descarrega.

Quanto mais folgado o cálculo dafonte, mas tempo funcionando.

teste aí para saber se foi seu estabilizador, que não deve ter nobreak ou a fonte de seu valvulado.

;)

Airton Mathias
20-10-13, 09:15
Protetor contra surtos para equipamentos eletrônicos.

Protetor contra Surtos DPS e-Clamper - 2 Tomadas (E-PT-2Bt-L-T)

Quem já utiliza filtro de linha ou condicionadores com proteção contra surto no “setup”, não há necessidade deste protetor.
Descrição Rápida
Protetor contra Surtos DPS e-Clamper - 2 Tomadas (E-PT-2Bt-L-T)

O CLAMPER ENERGIA é um produto destinado a pessoas inteligentes, modernas e conscientes, que valorizam seus bens eletrônicos e eletrodomésticos e querem garantir sua longevidade e integridade frente à ameaça constante de raios e surtos elétricos.

Equipamentos a serem protegidos: aqueles ligados apenas à rede elétrica tais como geladeiras, frezzers, computadores (sem conexão cabeada ou com conexão sem fio à internet), DVDs, blu-rays, receivers, aparelhos de som, vídeo-games, home theaters (sem conexão à antena externa ou TV por assinatura), impressoras, multifuncionais, TVs de plasma/LCD/LED (sem conexão à antena externa ou TV por assinatura), dentre outros.
Veja o link preço e descrição;
https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/protetor-contra-surtos-dps-e-clamper-2-tomadas-e-pt-2bt-l-t.html

https://www.guerradigital.net/media/catalog/product/f/i/file_192_66.jpg

Descrição do Produto
ESPECIFICAÇÕES

- Marca: Clamper
- Modelo: E-PT-2Bt-L-T
- Modelo monopolar.
- Para uso interno / seco.
- Entrada bivolt (127V / 220V).
- Design em plástico antichamas.
- DPS Classe III (NBR IEC 61.643 - 1).
- Led azul (indica o funcionamento do produto).
- 2 tomadas para equipamentos (norma ABNT NBR 14.136).
- Com tecnologia de varistor de óxido de zinco (MOV) para proteção.
- Pode ser utilizado com: computador, DVD e blu-ray, home theater, impressora, TV LCD (e LED) e video game.
- Sistema SLFP (patenteado): garante a eficiência da proteção utilizando o neutro na inexistência de condutor específico de terra.

Proteções:
- Suportabilidade a curto-circuito: 5Ka.
- Corrente de descarga total: 9kA @ 8/20µs.
- Máxima absorção de energia total: 213J @ 10/1000µs.
- Corrente de dimensionamento máxima: 13,5kA @ 8/20µs.
- Corrente de descarga máxima (modo comum): 4,5kA @ 8/20µs (F-PE e N-PE).
- Corrente de descarga máxima (modo diferencial): 4,5kA @ 8/20µs (F-N ou F-F).

Cabo de energia

- Conector de três pinos (norma NBR 14.136).

Garantia

- 3 anos com a Clamper
- S.A.C.C : 0800 70 30 555
- E-mail: atendimento@clamper.com.br

Airton

Tom
04-01-14, 20:09
Tenho visto aqui e em outros forums muitos comentários sobre condicionadores e filtros de energia, mas veja poucos comentários sobre REGENERADORES de energia. minha experiência foi que depois de ter passado por panamax, ACO e Powerline, adquiri um Power Plant da Ps Audio e houve uma melhora surpreendente no arejamento, transparência e silencio de fundo. Melhora daquelas que voce percebe em 5 segundos. Depois disto somente uso produtos na linha dos regeneradores.

Holbein
04-01-14, 21:46
Tema recorrente; em 7 de agosto de 2012 escrevi aqui neste tópico:

Ninguém experimentou os tais "filtros de linha" mais do que eu: desde um (acho que a marca é esta) Power Pack que adquiri na Som Maior em 1990 até os transformadores-isoladores toroidais, fabricados com esmero pela Toroid do Brasil (em breve lá no meu espaço postarei entrevista com os técnicos da Toroid do Brasil; muito boa e esclarecedora); passando por seis "powerline", do Jorge Knirsch, dois no-breaks hospital grade (cada unidade pesava 150 quilos!!!) da SMS, e mais, e mais, e mais... (vou remeter para o Robinson as fotos que tenho dos no-break, para ele divulgar aqui; porque não sei fazê-lo).

Hoje?

Ligo direto na tomada da parede, sem filtro e sem nada! É verdade que nem melhorou nem piorou; de mais a mais, as fontes dos meus aparelhos já são muito bem elaboradas!

Adendo d'agora (4/12/2014):

TODOS os meus cinco amplificadores estão ligados diretos nas tomadas das paredes; também o ledor OPPO. O único macete que estou AGORA a usar é ligar os amplificadores monofônicos, canal direito numa fase, esquerdo noutra; com isso logro obter maior separação dos canais com a consequente ilusão de palco mais amplo.

Quem abrir um aparelho eletrônico e analisar por dentro verá que suas fontes de poder já são prá lá de bem cuidadas, algumas até com fonte estabilizada e um monte de capacitores de filtragem.

Para que pois pôr no sistema "regeneradores", "reguladores", "estabilizadores", "transformadores-isoladores", o esbambau?

No-breaks tipo "hospital grade" ainda pode-se experimentar... experimentar na circunstância de poder desligar os no-break da rede elétrica pública e ter energia alternada a partir de inversão de corrente contínua de baterias de automotores; ainda assim, após um rosário de tira-e-bota, aposentei meus no-breaks da SMS; "come" um pouquinho da prazeropsa sensação da dinâmica orquestral.

NADA é melhor do que TUDO; menos mais efetivo do que mais.

Quem tiver a sorte de ver por dentro um aparelho montado pelo Ricardo Pereira de BH saberá que nenhum "regenerador" regenerá coisa nenhuma!

FelipeRolim
05-01-14, 02:08
Vou transportar um post do outro fórum (autor - Faller):

"Estabilizador é um elemento ativo, cuja função é a de selecionar uma tensão para colocar na saída, a mais próxima possível da tensão nominal variando essa tensão em passos de 5 a 10 Volts, dependendo do elemento e de quantos passos de ajuste o mesmo dispõe. Essa comutação, selecionando uma tensão "mais adequada" tem uma série de consequências, a saber:
1) Não é tão rápida como se gostaria que fosse, sendo às vezes executada na maioria das vezes entre 20 e 60 mili segundos após o início da variação de tensão..
2) Essa comutação que na imensa maioria das vezes é feita por chaveamento mecânico (relé), toma algum tempo e forçosamente desalimenta seu equipamento para somente após religá-lo em uma tensão 5 volts maior ou menor que a anterior. Essa desalimentação, essa quebra de circuito em um circuito indutivo, causa o aparecimento de surtos de tensão, a cada tlec dos relés, podendo danificar por rompimento de isolação de algum semicondutor que porventura exista no primário da fonte de alimentação de seus equipamentos;
3) A própria reenergização de seu equipamento faz aparecer um surto de corrente no banco de capacitores da fonte (inrush current ou corrente de partida) principalmente por que a maior proteção para tal é constituída de elemento termistor, que se frio tem alta resistência e se quente baixa resistência, para não atrapalhar a fonte, e, nessa hora de desenergização e subsequente energização ele estará quente (leva da ordem de minuto para esfriar)..
Ou seja, sob o ponto de vista o estabilizador em nome de uma "benesse" altamente discutível acaba por meter o pés pelas mãos em uma série de outros potenciais problemas que pode trazer para as fontes. As principais fontes afetadas pelos mesmos são aquelas chaveadas, como de computadores, de televisores etc, trazendo um mal pouco menor às fontes comuns com transformadores, as lineares geralmente usadas em áudio..

Condicionadores de energia são elementos geralmente passivos cujas funções vão desde a filtragem passiva da energia passante, proteção contra surtos de tensão, proteção contra religamento instantaneo no retorno da energia, geralmente apresentando a possibilidade de temporização individualizada entre a ligação de suas diferentes saídas, evitando correntes de partida elevadas..
Os filtros por eles apresentados são muito melhores que aqueles possíveis de ser encontrados dentro dos estabilizadores.. As proteções elétricas também são exemplarmente melhores..

Finalmente os condicionadores de energia, por não serem ativos, não interferem na energia primária, não a ficam chaveando, desligando e religando a mesma de cima de nossos equipamentos... É sabido e consenso de que não se deve desligar os equipamentos e de pronto religá-los.. Pois o estabilizador faz isso dai...

Quanto a profundidade de cada uma dessas características há que se ter em conta o nível do equipamento. Existem aqueles mais simples, de entrada de linha e aqueles mais profissionais, e também com custo mais elevado..

Aquilo que o pessoal costuma chamar de no-break, pois o mais correto seria short-break, pela incapacidade de geração de forma de onda decente, por longo período, acabou por agregar com o tempo o termo "interativo" que se refere a uma espécie de estabilizador que o mesmo tem dentro de si... A questão é a mesma, os malefícios são os mesmos... Atrapalham as fontes dos equipamentos com seus eternos desligar e ligar de novo, mesmo que rapidamente, atirando para cima das fontes os resultados de seus Tlecs, que são uma saraivada de surtos de tensão..
Tai para quem quiser ver: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores - (http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317)

Se quiseres um no-break realmente decente adote um na verdadeira acepção da palavra... Chama-se no-break On Line de Dupla Conversão

On line pois o mesmo está sempre gerando energia para seus equipamentos, modulando um conversor em alta frequência, em PWM, gerando uma saída de potência no formato senoidal como o é na rede elétrica. Desse modo se consegue, na saída, estabilidade de tensão da ordem de 3%, pois se tem a largura de pulso para modular essa variável, compensando as possíveis e naturais variações no nível da tensão contínua sobre as baterias que alimentam o conversor.. Se consegue também distorções harmônicas da ordem de 3 a 5% sendo muitas vezes, essa variável, melhor até que a da própria rede elétrica..

Ao contrário dos short-breaks, que só trabalham na falta da energia primária AC, esses verdadeiros no-breaks ou UPS (do inglês Uninterruptible Power Supply), On Line, trabalham na geração de energia o tempo todo e desse modo necessitam, para suprimento de alimentação, que a rede elétrica seja convertida em CC, de baixa tensão (12 ou 24 Volts CC).
Por isso são chamados de Dupla Conversão. Uma das conversões se dá quando a energia que vai alimentar seus equipamentos é reduzida e convertida dos 110 ou 220 Volts AC comerciais para CC, em 12 ou 24 Volts, para uso e para armazenamento em baterias. A segunda conversão se dá quando essa energia suprida desde a rede AC primária, agora convertida em CC e com alta capacidade de suprimento de corrente, passa a alimentar o conversor PWM cuja função é a de reconverter essa energia CC na energia de 110 ou 220 Volts AC que vai alimentar seus equipamentos..

O conversor CC => CA recupera a energia, na maioria das vezes, com uma qualidade tão boa ou melhor até que aquela da rede primária e, importante, sem os problemas de ruído elétrico, de surtos de tensão, ou seja dos distúrbios inerentes a essa rede primária, da qual sua saída está isolada por dois processos de conversão...
Ao faltar a rede primária seu equipamento nem sequer sentirá, pois o no-break ao invés de tomar da energia retificada e rebaixada para 12 ou 24 VCC vai tomar da mesma energia, porém da bateria agora, sem nenhuma interrupção, com a mesmíssima qualidade de antes e sem nenhuma interrupção de suprimento.. Se o problema for autonomia, a maioria desses equipamentos aceita energia externa e se colocares baterias com tamanha energia para que sua geração dure por 1 ano, sem energia, não terá problema algum (claro que estou exagerando de propósito só para enfatizar que sua geração, senoidal pura, é igual ou melhor até que a energia da rede elétrica comercial...)

Esse é o no-break decente, que realmente opera e fornece a energia de primeira para seus equipamentos. Os no-breaks baratos, os short breaks, geram formas de onda que os marketeiros dos fabricantes chamaram de quasi-senoidais ou pseudo senoidais ou senoidais por aproximação... Você acredita???
É mais ou menos equivalente a dizer para sua namorada que ela não é bonita, atraente ou sensual mas sim quasi-bonita ou pseudo atraente, quem sabe aproximadamente sensual... Se resolver dizer, diga e abaixe-se rápido, pois vem bomba...
Essas formas de onda retangulares, dos short-breaks, são tão ricas em harmônicas que essa característica nem é explorada em seus manuais por facilmente atingir patamares da ordem de 80% de distorção harmônica..

Eu não colocaria um desses nem no meu PC e muito menos em equipamentos de áudio ou vídeo...

O grande problema dos no-breaks On-Line de Dupla Conversão é seu custo, que não raramente ultrapassa aos 1.000 a 2.000 Reais...
Veja ai um exemplo dos pequenos, para 800VA somente: http://www.5ti.com.br/p29670-no-brea...800bi-ext.html (http://www.5ti.com.br/p29670-no-break-engetron-ss800bi-ext.html)
Ou um para 1.500VA ou 1.000 Watts: http://www.5ti.com.br/p29735-no-brea...-sen1500c.html (http://www.5ti.com.br/p29735-no-break-engetron-sen1500c.html)
Veja um contra exemplo: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SMSNS12KBI

Desse modo se necessitares de energia pura, limpa, duradoura e estável adote um no-break do tipo On-Line de Dupla Conversão. O resto é o resto...

Ou então faça como eu, com pouca grana... Somente um bom filtro de linha e proteções contra surtos de tensão, nada mais..."

von moltke
05-01-14, 02:43
Felipe eu acredito que os Nobreak Onlines Dupla conversão sejam uma ótima proteção para o sistema, e se não for pra colocar em power, nem fica tão caro assim, 800 reais já se consegue um pequeno.

fibra
05-01-14, 03:41
Felipe, excelente contribuição ! :aplauso:

Eu acompanhava sempre o faller em dois outros foruns, o cara é realmente um expert [gênio] no assunto.

Eu li quase todos os reviews (análises) de equipamentos que ele fez, sempre muito bem ilustrados com fotos e esquemas.

Verdadeiras aulas.

Um fera !

Grande Abraço.

von moltke
05-01-14, 03:52
e convenhamos, 1-2 mil reais é um investimento baixíssimo, e muito mais proveitoso que pagar 2k num cabo de força.

Tom
05-01-14, 06:36
[/I][/QUOTE]Ao contrário dos short-breaks, que só trabalham na falta da energia primária AC, esses verdadeiros no-breaks ou UPS (do inglês Uninterruptible Power Supply), On Line, trabalham na geração de energia o tempo todo e desse modo necessitam, para suprimento de alimentação, que a rede elétrica seja convertida em CC, de baixa tensão (12 ou 24 Volts CC).
Por isso são chamados de Dupla Conversão. Uma das conversões se dá quando a energia que vai alimentar seus equipamentos é reduzida e convertida dos 110 ou 220 Volts AC comerciais para CC, em 12 ou 24 Volts, para uso e para armazenamento em baterias. A segunda conversão se dá quando essa energia suprida desde a rede AC primária, agora convertida em CC e com alta capacidade de suprimento de corrente, passa a alimentar o conversor PWM cuja função é a de reconverter essa energia CC na energia de 110 ou 220 Volts AC que vai alimentar seus equipamentos..

O conversor CC => CA recupera a energia, na maioria das vezes, com uma qualidade tão boa ou melhor até que aquela da rede primária e, importante, sem os problemas de ruído elétrico, de surtos de tensão, ou seja dos distúrbios inerentes a essa rede primária, da qual sua saída está isolada por dois processos de conversão...
Ao faltar a rede primária seu equipamento nem sequer sentirá, pois o no-break ao invés de tomar da energia retificada e rebaixada para 12 ou 24 VCC vai tomar da mesma energia, porém da bateria agora, sem nenhuma interrupção, com a mesmíssima qualidade de antes e sem nenhuma interrupção de suprimento.. Se o problema for autonomia, a maioria desses equipamentos aceita energia externa e se colocares baterias com tamanha energia para que sua geração dure por 1 ano, sem energia, não terá problema algum (claro que estou exagerando de propósito só para enfatizar que sua geração, senoidal pura, é igual ou melhor até que a energia da rede elétrica comercial.[/I][/QUOTE]

Poderia se concluir que os regeneradores de energia, tipo PS Audio Power Plant, se assemelham em "conceito" com a UPS ou nobreak on line, com a diferenciação que um usa baterias e o outro não?

von moltke
05-01-14, 07:04
Aqui explica bem: http://www.psaudio.com/products/power/pw-power-plants/power-on-demand/

Único problema é o preço, a V3 para 750VA está nos USA $2,500.

Ryckyfla
04-04-15, 10:14
alguem já utilizou o transformador 130/115 by knirsch ? Se possível comentar benefícios.

Eduardo
04-04-15, 10:45
Eu utilizo um em meu sistema.
Na verdade, muitos equipamentos são projetados para trabalharem em tensões de 110 ou 100 Volts, otimizados para esta alimentação.
Quando colocamos estes equipamentos em nossas redes de 127V, que chega a atingir até 135 Volts (ou bem mais), como já tive oportunidade de medir, parte desta "sobra" é transformada em calor ou desloca o equipamento de seu ponto ideal de trabalho, reduzindo a sua vida útil e podendo até danificá-lo.

Notei a diferença com o Creek que eu usava (ainda preservado em outro sistema). O Creek aquecia demais, e o som às vezes me parecia um pouco "estranho", mais para o estridente.
Depois que reduzi a tensão de alimentação ele passou a funcionar apenas levemente morno, e com uma qualidade de som significativamente melhor.

Esqueça problemas de "compressão" e outras bobagens que falam a respeito do uso de um trafo redutor, apenas dimensione-o muito bem.

Recomendo.

sandrovt
04-04-15, 18:29
Boa noite Eduardo, peço a opinião do nobre Amigo à respeito de um Condicionador autotrafo 220/110V Savage, modelo DMA 1300Tex, minha dúvida é: tenho um amplificador Sansui AU 717, é bivolt pelo que sei e pretendo adquirir um tuner Sansui TU 717 para fazer par com ele....uso o Savage exclusivamente para proteção do AU 717.... vale a pena vender o Savage e pegar dois trafos para o tuner e amp, ou é melhor ligá-los direto na tomada??? Porque se for descartável, posso vender o Savage para pegar o tuner....abração.

Eduardo
04-04-15, 18:53
Olá Sandro,

Eu não conheço o Savage na prática, apesar de tratar-se de uma marca aparentemente séria.

Você já usa este condicionador para o AU 717? Está satisfeito com ele?
Se ele suportar bem os dois aparelhos, não vejo porque se desfazer dele.
Eu faria um teste, com e sem ele, para ver como o AU se comportaria e então me decidiria se vale a pena mantê-lo ou não.
Se qualquer forma, acredito que ele lhe proporcione alguma segurança contra às variações e surtos de rede também. Você tem problemas com isso?

Não existe uma regra para uso de condicionadores e filtros.
Imagine uma rede bem estável, corretamente dimensionada e "limpa", e agora imagine outra com variações, mal dimensionada, com muitas fontes de interferência próximas (indústrias, etc). Perceba que em cada caso a utilidade do condicionador será distinta, com as suas qualidades aproveitadas ou não, dependendo de cada caso.

Como dizia Caetano... "pode ser útil, pode não ser útil.. ou não..."

sandrovt
04-04-15, 19:25
Perfeitamente entendido Eduardo, aqui ele dá sinal de muita oscilação começa por exemplo em 112V e vai até 118V em questão de minutos....claro que me preocupo....ou é exagero na rede ou é sensibilidade demais desse Savage....pretendo se precisar puxar uma dedicada e fazer um tomadeiro, coisas simples, quanto a "sujeira" ou se é ou não audível, não tenho como detectar isso, porque escuto pouco....minha questão é com a segurança dos equipamentos mesmo....

Eduardo
04-04-15, 19:43
Sandro, 118 Volts ainda não é tão sério para os nossos equipamentos, a não ser que seja um no padrão japonês de 100V, quando estaria um pouco deslocada
A tensão nominal na sua região é 117V ou 110V?

sandrovt
04-04-15, 20:07
Eduardo, aqui onde moro é 220V, fora alguns locais específicos que a prefeitura solicitou 110V....

Eduardo
05-04-15, 08:04
220... OK !!!!

Eu manteria o Savage se você não precisar vendê-lo para comprar o Tuner.

sandrovt
05-04-15, 18:00
Não terei escolhas, se eu quiser o tuner, terei que me desfazer do Savage, pena não ter o botão de agradecimento por aqui também, obrigado Eduardo. :OK:

Eduardo
05-04-15, 18:14
Não se preocupe. Faça o que tem que fazer, depois você vai ajustando sem pressa.
Existem inúmeras opções de filtros e protetores no mercado, e você pode colocar um mais tarde sem precisar gastar demais também.

Eduardo
05-04-15, 18:16
Não precisa de agradecimentos. Estamos aqui para isso. :OK:
É um prazer poder ajudar.

Ryckyfla
10-04-15, 20:32
Boa noite !

Hoje chegou o meu auto transformador 130/115 by knirsch que foi comprado com o Sr. Carlos da hificlub em bh. Ainda estou sentindo ele aquecer bastante, não sei se como aquecia anteriormente. meu power é cambridge 851w 2400w de consumo máximo. Gostaria de saber se ele esquenta muito mesmo com o transformador.

paulotim
10-04-15, 22:07
Olá Rychyfla!
Pela tensão de sua região você continua com o Savage, certo? Uma sugestão: para retirar essa dúvida retire o autotrafo e use apenas o Savage e observe a temperatura do 851w. Veja o que acontece e depois volte a utilizar o autotrafo junto com o Savage e compare essas duas situações.
Grande abraço,
Paulo

paulotim
10-04-15, 22:19
Dei uma olhada no modelo de seu Savage e uma coisa chamou atenção: a potência nominal do mesmo é 1300w e seu power é de 2500w. Não entendo muito isso, mas acho que esse condicionador/autotrafo não está dimensionado para essa potência. Desconsidere a minha dica anterior! Aguarde o pessoal mais tarimbado para retirar sua dúvida! Desculpe!
Grande abraço,
Paulo

Ryckyfla
10-04-15, 22:48
Oi Paulo, O meu condicionador é o powerline lf 115 de 2.4 kv.

paulotim
10-04-15, 23:04
Ryclyfla, que gafe!! Confundi com as mensagens do sandrovt. Coisas de um intrometido! Daqui a pouco o pessoal da área dará seus pitacos. Foi mau! Grande abraço,
Paulo

Ryckyfla
10-04-15, 23:08
Sem problemas Paulo.
Grande Abraço.

Ryckyfla
10-04-15, 23:57
Fiz a medição com voltimetro no transformador 130/115 by knirsch 2kva e está oscilando ente 109 e 110. Toda minha aparelhagem do stereo é cambridge, sendo que o power é 851w de 2400w de consumo de energia em seu total. Creio que não senti baixar a temperatura, baixa muito ? 2kva está bom ? 651C - 851E e 851W.

paulotim
11-04-15, 10:36
Rychyfla, bom dia!
Por que você não entra em contato com o fabricante do Autotrafo? O Sr. Jorge Knirsch é membro deste fórum e tenho certeza que o mesmo irá tirar suas dúvidas. Acho que desta vez não pisarei na bola :redface-new:
Grande abraço

Eduardo
11-04-15, 13:27
O 851W esquenta mesmo. É um Classe A e isso é normal. Não se preocupe, também tenho um e coloquei até um ventilador na saleta para dissipar melhor o calor.
Isso não é "sobra de fonte", mas, característica da amplificação. O Trafo vai normalizar a tensão de entrada, atuando em outro aspecto e melhorando o desempenho do power e a sua durabilidade.

Ryckyfla
11-04-15, 15:13
Valeu Paulo !

Ryckyfla
11-04-15, 15:18
Obrigado Eduardo !

O trafo é de 2kva , sendo que o 851 é de 2400w de consumo e não sei o quanto equivale em kva e ainda tem o player e o pré . O ideal não seria o de 3 kva ?

VTR
11-04-15, 17:27
conta em cima do joelho:
2 kVA / 0,70 ~= 2,86 kW = 2860W > 2400W (OK)

Ainda sobram 460W, creio que um player e um preamp ainda caibam com folga aí.

Eduardo
11-04-15, 17:52
O 851W esquenta mesmo. ... também tenho um ....

Tem gente que entra aqui só para escrever bobagens mesmo. Da próxima vez esse idiota será suspenso.
Na verdade este cidadão tem o 840W, e não o 851W. Ele não presta atenção do que escreve...
:verde&:

Mas, não muda nada. A situação é exatamente a mesma.
Ele vai esquentar mesmo. Eu, particularmente, não gosto, e por isso tenho um ventilador para aumentar a eficiência da troca térmica, mas isso não é necessário. Trata-se de um pouco de exagero mesmo, pois até no receiver tenho um ventilador.
Tem o "resfrim" que funciona bem também.

Quanto ao consumo, esqueça. Te garanto que em uso normal (ou até mais exagerado) o consumo não será nem a metade (até bem menos) do que esse indicado. Esse valor dado pelo fabricante é para uma condição que não acredito que você vá utilizar (modo bridge, volume máximo, etc...).

Ryckyfla
11-04-15, 17:59
Valeu !

Ryckyfla
14-04-15, 20:26
Boa noite !

Utilizo dos upsai de 1.3kva para meu sistema de home theater, são condicionadores ideais para esse sistema ?

home theater composto de :

receiver - onkyo 5010
subwoofer - velodyne eqmax 12
tv - panasonic 3d 55"
bd - oppo 93 3d - denon 1611 3d
xtreamer - sidewinder;
game - ps4

Ryckyfla
10-05-15, 16:34
Para usar em meu home theather, powerline lf 125 ou organizer ht3500 ?

Eduardo
10-05-15, 17:38
Minha opinião: vá de powerline.

Ryckyfla
10-05-15, 20:32
Muito Obrigado!

Ryckyfla
12-07-15, 11:53
Bom dia !
Gostaria de saber se 2 condicionadores de upsai de 1.3kva dão conta de um home composto POr:

Onkyo 5010
velodyne eq max 12
tv 55 polegadas plasma panasonic 3d
B&W 683
B&W htm61
B&W 684
oppo 93
Se possível aguardo sugestões.
Obrigado!

KANAHA
12-07-15, 12:55
Não gosto muito da marca Upsai, eu dispensaria o uso de condicionador e partiria para um tomadeiro Hi-End com 2 bancos de tomadas, com alguma filtragem e voltímetro digital, eu tenho um e estou bastante satisfeito, por enquanto aboli o uso de condicionadores.

Isto aqui abaixo pra mim é um filtro de linha e tem muito menos recheio que o meu tomadeiro.

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/UpsaiACF1000.jpg

KANAHA
12-07-15, 13:05
Este Upsai é melhor, mas se não me engano já não é mais fabricado.

http://i.imgur.com/wzMttov.jpg

http://i.imgur.com/oIgTISD.jpg

KANAHA
12-07-15, 13:15
Se quer bons condicionadores procure os Belkin, os Panamax, os Furman e os APC, modelos mais antigos, para mim são os melhores, mas prepare o bolso, um bom condicionador usado dos bons modelos, chega a R$ 2.000,00, o último que tive foi um APC que vendi a cerca de 1 ano e meio para um amigo do HTF, por R$ 1.300,00, e era um modelo intermediário.

Aqui está ele:

https://farm8.staticflickr.com/7316/16484225456_6579c68f7e_b.jpg

Ryckyfla
12-07-15, 14:54
Boa tarde !

Kanaha , você não utiliza condicionador no seu home theater ? Por que ? o que vc acha do powerline 125 ?

Ryckyfla
01-08-15, 14:33
Boa tarde !

Alguém tem problema relacionado a ruido por utilizar trafo ?

Eduardo
01-08-15, 17:18
Ruído elétrico (no áudio) ou do próprio trafo (vibração mecânica)?

Ryckyfla
01-08-15, 19:47
Ruído elétrico (no áudio) ou do próprio trafo (vibração mecânica)?

Boa noite !

Ruído da caixa de som tipo (zumm) bem baixo, mas ouço na sala inteira. Kanaha me deu uma dica para eliminar o ruído , mas , não consegui eliminar.

Eduardo
02-08-15, 03:59
Rycky

Primeira coisa a fazer é identificar a origem deste zumbido,ou seja, por onde ele está entrando.
A princípio o seu sistema era para ser muito silencioso com a configuração utilizada.

Comece ligando somente o power, depois o pré e por último a fonte, desligada e depois ligada.
Você esta usando conexão balanceada ou RCA?

Isso ocorrre sempre ou de vez em quando?
Faça um teste desligando tudo que você tem em casa, geladeira, motores, lâmpadas do tipo econômica,etc.
Está usando algum tipo de aterramento?
Já experimentou trocar os cabos de interconexão?
Tem cabos de força passando próximo de cabos de sinal?
Condicionador muito próximo dos aparelhos.?

Isso normalmente não é difícil de eliminar, mas é preciso encontrar a causa.

fibra
02-08-15, 04:04
Grande chance de ser o interconnect que vai do pre ao power.

Se vc usa integrado, desconsidere.

Abraço.

Radames
02-08-15, 14:15
Também acho que o ideal é desligar todas as lâmpadas e motores na casa e ver no que dá. De preferência depois da meia noite, quando a energia está um significativamente mais limpa.
Se o ruído continuar presente, aí seguir com as recomendações do Edu. Ligue o power, depois o pré e vá afinando a busca.

Aqui em casa tem um ruído também, mas ele se faz mais presente somente em alguns momentos. Me parece que é o motor do elevador do prédio ou algo do gênero.

Abraço!

Ryckyfla
02-08-15, 21:41
Rycky

Primeira coisa a fazer é identificar a origem deste zumbido,ou seja, por onde ele está entrando.
A princípio o seu sistema era para ser muito silencioso com a configuração utilizada.

Comece ligando somente o power, depois o pré e por último a fonte, desligada e depois ligada.
Você esta usando conexão balanceada ou RCA?

Isso ocorrre sempre ou de vez em quando?
Faça um teste desligando tudo que você tem em casa, geladeira, motores, lâmpadas do tipo econômica,etc.
Está usando algum tipo de aterramento?
Já experimentou trocar os cabos de interconexão?
Tem cabos de força passando próximo de cabos de sinal?
Condicionador muito próximo dos aparelhos.?

Isso normalmente não é difícil de eliminar, mas é preciso encontrar a causa.


Boa noite !

Uso RCA Supra cables eefi;
Aterramento com 1 haste;
Troquei entre os os pares que fazem ligação com player, pré e power. Depois por rca simples que vem em aparelhos de dvd;
sim;
sim.

Liguei apenas o power e ficou com o zumbido.

seguem fotos 46644665466646674668

Radames
02-08-15, 22:03
Tirou os interconnects da entrada do power?

Ryckyfla
03-08-15, 19:59
Tirou os interconnects da entrada do power?

Boa noite !

Liguei o power com rca desconectado do pré e fica com zumbido (zummmm) bem baixo, porém, escuto em quaquer local da sala.
Liguei o power sem rca e fica um barulhinho no tweeter (xiiiii) esse só escuta se colar o ouvido no tweeter.

Radames
03-08-15, 22:08
LBem, então parte do problema você já sabe de onde vem... Fibrão acertou mais essa :cool:

O chiado precisa ver, como está a elétrica por aí?
A tensão da rede está correta? Chegou a medir a eficiência do aterramento?
Terra funcionando mais ou menos tende a dar mais problemas que soluções...
Pode ser loop de terra também, experimente ligar somente o power direto na tomada.

Abraço!

Eduardo
04-08-15, 07:53
Então tente trocar o cabo RCA.
O chiadinho no tweeter com o ouvido "colado" é normal.

Ryckyfla
04-08-15, 09:48
Então tente trocar o cabo RCA.
O chiadinho no tweeter com o ouvido "colado" é normal.

Bom dia !
Qual cabo vc recomenda ?
Troquei por rca daqueles que vem em dvd player e ficou com mesmo barulho. Você viu as fotos do sistema ? A proximidade dos cabos, coloquei conduítes nos cabos das caixas para não ficsr no chão.

Eduardo
04-08-15, 10:43
Rycky

Teste afastar o cabo RCA dos demais, pode ser durante a reprodução mesmo, só para teste.
Tente também desligar todos os cabos de força dos demais aparelhos (na tomada), deixando somente o do power e veja se o zumbido some, depois troque o do power também, pode até ser o original se já não o for.
Somente o power está aterrado?
Você usa lâmpadas do tipo econômica na sala? Se sim, desligue-as para teste.
Tente também ligar o power direto na tomada, sem o trafo.
Afaste também o condicionador do power para um teste. Eles estão muito próximos.

O seu power não está aquecendo muito? O espaço superior me parece pequeno na foto.

Ryckyfla
04-08-15, 11:10
Rycky

Teste afastar o cabo RCA dos demais, pode ser durante a reprodução mesmo, só para teste.
Tente também desligar todos os cabos de força dos demais aparelhos (na tomada), deixando somente o do power e veja se o zumbido some, depois troque o do power também, pode até ser o original se já não o for.
Somente o power está aterrado?
Você usa lâmpadas do tipo econômica na sala? Se sim, desligue-as para teste.
Tente também ligar o power direto na tomada, sem o trafo.
Afaste também o condicionador do power para um teste. Eles estão muito próximos.

O seu power não está aquecendo muito? O espaço superior me parece pequeno na foto.

Já fiz os testes desligando cabos de força lâmpadas, tem 7 cm de espaço e utilizo um ventilador quando vou ouvir música

Não são os cabos de força originais e o os 3 estão aterrados, já coloquei adaptador com 2 pinos .

Eduardo
04-08-15, 12:00
Ricky,

Aterre somente o amplificador. Os outros aparelhos não.
Desligue todos os outros cabos de força do condicionador, deixe somente o do power, coloque o cabo RCA e veja se o ruído continua.
O ventilador está ligado no estabilizador? Desligue ele para um teste.

Você tem algum outro sistema de som em casa?
Você poderia levar este amplificador para outro cômodo, ligar duas caixinhas nele e fazer um teste?
Sei que tudo isso dá trabalho, mas é assim mesmo.

thereizein
04-08-15, 12:27
Afasta os cabos das fontes de eletricidade e do piso...inclusive dos cabos de força...tomadas...

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk

Radames
04-08-15, 13:55
Agora que fui reparar, esses IC's são longos pra burro... Eu particularmente prefiro os cabos mais curtos possível. O som melhorou um pouco aqui em casa depois que adequei seu comprimento ao espaço.
Os seus são DIY ou foram comprados prontos?
Se são DIY você pode tranquilamente cortar um dos pares na medida necessária e tirar só os terminais do outro par de IC's. Pelo que deu pra ver na foto (e por isso posso estar enganado) um deles seria suficiente para ligar tudo.
Os cabos são de qualidade, isso é nítido, mas solda mal feita também gera ruídos.

Fiquei pensando foi nesse chiado... Aqui em casa também percebo um chiadinho no tweeter colando o ouvido lá (isso quando a energia está boa e o volume bem alto), mas meu power e pré já passaram dos 15 anos de idade. Os seus estão novos!
Edu, o seu power faz isso também?

E Ricky, o Eduardo sugeriu que você aterre somente um dos equipamentos. Siga esse conselho :OK: Eu só optaria por aterrar o pré no lugar do power por ele estar numa posição central do sistema. :verde&:

Abração!

Eduardo
04-08-15, 15:21
Radames,

Eu também achei aqueles cabos muito longos. Prefiro sempre cabos de 0,5 ou 0,6 metros, e tento fazer um arranjo nos equipamentos para que eu não precise usar outros mais longos do que isso.
Cortar os cabos pode resolver o problema dele.

Um chiadinho baixo, a ponto de ouvir só com os ouvidos colados no tweeter é normal. Mas isso é muito baixo. Já tive amigos em minha sala que nada ouviram. Se eu afasto um pouquinho já não ouço nada.
Alguns equipamento tem uma função "mute" interna que zera totalmente a saída, mas já li muito que esse tipo de implementação não é recomendada na maioria dos casos. Apenas serva para mascarar um projeto ruim.
Eu lembro uma vez que a Stereophile testou um equipamento que ganhou classe A. Era um amplificador de dezenas de milhares de dólares e que foi elogiado por aqui também. Eles comentaram que havia uma ressalva quando ao ruído do aparelho quando sem sinal de entrada, perceptível a 2 metros de distância !!! Isso é um absurdo. Com certeza me incomodaria muito.

Lembro de outro amplificador testado por aqui que ganhou o mais alto degrau da escala de avaliação, e quando vi ele tocando na casa de um amigo eu não acreditei no nível de chiado e zumbido (60Hz) que ele tinha. Depois li vários relatos de compradores reclamando disso. Eu, sinceramente, não sei como testam essas coisas. Se é que testam mesmo.

Radames
04-08-15, 15:56
Claro que testam! O grau de exigência que oscila de acordo com o "gosto" do avaliador :laughing7:

Então fico feliz, meus velhinhos estão perfeitamente normais :-bd

anddre
04-08-15, 16:43
Eduardo,

Só a título de curiosidade, quando você diz que ouve um leve chiado, ou chiadinho baixo, no tweeter se colar o ouvido nele, qual é o volume que está definido no seu pré ou integrado?

Hoje eu pratiquei a virtude da paciência para ver o que estava causando um ruído apenas na seção de phono do meu integrado. Acabei por descobrir que o módulo isolador regenerador da SMS estava introduzinho o ruído. Como minha memória não é lá essas coisas e mudei muita coisa ao longo dos anos, não sei dizer se sempre existiu essa "incompatibilidade" ou se o SMS ficou avariado por conta de alguma pancada de energia com a qual a Ampla me brindou ao longo desses 10 anos que tenho o aparelho.

O curioso é que para nenhuma outra entrada de linha esse ruído aparecia. Outro ponto que despertou a minha curiosidade foi que o ruído era maior quando eu ligava o cabo de força do mini disk e do toca discos. Alguém já passou por isso?

No momento estou com o integrado conectado diretamente na tomada mais próxima e as fontes conectadas em outra tomada através de um tomadeiro. Vou depois ver se acho um adaptador do padrão americano para o padrão brasileiro (que é a do tomadeiro) para ver se coloco tudo na mesma tomada.

Achei um adaptador e conectei tudo no tomadeiro e o ruído desapareceu.

Um Forte Abraço,
André

Ryckyfla
04-08-15, 20:11
Ricky,

Aterre somente o amplificador. Os outros aparelhos não.
Desligue todos os outros cabos de força do condicionador, deixe somente o do power, coloque o cabo RCA e veja se o ruído continua.
O ventilador está ligado no estabilizador? Desligue ele para um teste.

Você tem algum outro sistema de som em casa?
Você poderia levar este amplificador para outro cômodo, ligar duas caixinhas nele e fazer um teste?
Sei que tudo isso dá trabalho, mas é assim mesmo.

Boa noite !
Quando faço os testes o ventilador fica desligado, O outro sistema é o home que fica na mesma sala.

Ryckyfla
04-08-15, 20:21
Agora que fui reparar, esses IC's são longos pra burro... Eu particularmente prefiro os cabos mais curtos possível. O som melhorou um pouco aqui em casa depois que adequei seu comprimento ao espaço.
Os seus são DIY ou foram comprados prontos?
Se são DIY você pode tranquilamente cortar um dos pares na medida necessária e tirar só os terminais do outro par de IC's. Pelo que deu pra ver na foto (e por isso posso estar enganado) um deles seria suficiente para ligar tudo.
Os cabos são de qualidade, isso é nítido, mas solda mal feita também gera ruídos.

Fiquei pensando foi nesse chiado... Aqui em casa também percebo um chiadinho no tweeter colando o ouvido lá (isso quando a energia está boa e o volume bem alto), mas meu power e pré já passaram dos 15 anos de idade. Os seus estão novos!
Edu, o seu power faz isso também?

E Ricky, o Eduardo sugeriu que você aterre somente um dos equipamentos. Siga esse conselho :OK: Eu só optaria por aterrar o pré no lugar do power por ele estar numa posição central do sistema. :verde&:

Abração!

Boa noite !

Radamés, o chiado só escuta se colar o ouvido no tweeter. Esses IC´s foram comprados na hifi-clube em BH e com certeza é Diy pq foram comprados os metros e os plugs da originais da supra.

Esses cabos tem essa metragem pq eu utilizava no mesmo rack do home, tirei pq ficava muito quente os aparelhos e aí o marceneiro fez esse rack atual como eu pedi.

paulotim
04-08-15, 22:37
Oi Ryckfla, tudo bem?
Esse chiado (junto ao tweeter) é com o volume no máximo?

Ryckyfla
05-08-15, 07:44
Oi Ryckfla, tudo bem?
Esse chiado ao tweeter) é com o volume no máximo?
Bom dia !
Tudo bem. Paulo, estava no volume que ouço música que é em torno de -40 a -35.

juniorbudel
05-08-15, 16:19
Não sei se ja foi comentado, acho interessante verificar a polaridade das tomadas, eu tinha um ruído chato no subwoofer que só foi solucionado quando percebi a polaridade invertida na tomada do trafo onde o sub estava ligado.

Eduardo
05-08-15, 16:26
Bem lembrado !!! Realmente a polaridade da tomada pode causar isso.

paulotim
05-08-15, 17:11
Bem lembrado !!! Realmente a polaridade da tomada pode causar isso.

Ryckyfla, vc utiliza trafo e powerline byknirsch, nâo é? O mesmo recomenda atenção a polaridade invertida do padrão americano para o brasileiro - fase esquerda (brasileiro) contra fase direita (americano).
Segue o texto:
http://www.byknirsch.com.br/produtos-transformadores-auto-instr.shtml

Grande abraço!

Ryckyfla
05-08-15, 20:27
Ryckyfla, vc utiliza trafo e powerline byknirsch, nâo é? O mesmo recomenda atenção a polaridade invertida do padrão americano para o brasileiro - fase esquerda (brasileiro) contra fase direita (americano).
Segue o texto:
http://www.byknirsch.com.br/produtos-transformadores-auto-instr.shtml

Grande abraço!

Boa noite !

Paulo, a polaridade foi verificada.

Radames
20-08-15, 10:40
Finalmente, depois de muitos anos pensando se comprava ou não um bom condicionador de energia, resolvi encarar a fera (o escorpião do meu bolso).
Inicialmente pensei em comprar um equipamento novo, mas como a grana anda curta parti para um usado mesmo. Até havia uma boa referência pois, de acordo com o vendedor, o condicionador acabara de ser revisado por um técnico tido como bom em BH. Eis que chega o Powerline LF115 em minha casa.

Pesado e bem construído, achei que ao conectar o condicionador na tomada meus equipamentos estariam protegidos e tocando melhor que antes. Infelizmente não bem o que aconteceu.
De primeira fiquei com a impressão de que o som estava mais nítido, mas algo não estava certo. O equipamento, tido por muitos como hi-end, não fez aquele efeito todo que eu esperava. Independente disso fiquei tranquilo pois sabia que o equipamento forneceria uma boa proteção elétrica ao meu setup.

Neste fim de semana resolvi fazer aquela "revisão" para limpar os contatos do plug e das tomadas do condicionador que estavam em péssimo estado.
Quando abri o plug do condicionador quase caí para trás!
O termo-retrátil havia sido aberto e colocaram fita isolante para disfarçar a mexida. O fio da fase parece que sofreu um baita mau contato, internamente estava preto. O fio do neutro, para maior susto ainda, sequer estava apertado; você mexia no cabo e o fio mexia no conector. Um horror.
E a cereja do bolo: O condutor do terra estava completamente solto dentro conector. E era solto mesmo, estava todo emaranhado do lado de fora dos contatos do plug, era só o azar bater que fecharia um belíssimo curto em meus equipamentos. O acessório que deveria proteger estava colocando em risco todo o sistema que custei a montar.

Fiquei tão apavorado que no primeiro momento nem lembrei de fotografar, fui logo desmontando aquela gambiarra para fazer a coisa direito. Quando finalmente me acalmei lembrei de tirar umas fotos :laughing7:

4781
4782
4783

Nas fotos não dá pra ter a noção do real estado da coisa. O flash tem essa habilidade interessante de disfarçar e, ao mesmo tempo, ressaltar defeitos. Os fios estavam praticamente pretos.

Depois de mais de uma hora desmontando o conector e polindo as pecinhas ele ficou mais bonito. Também cortei a parte inicial do cabo pois o pedaço exposto só servia para reciclagem.

478547864787

Claro, limpei também as tomadas na parte de trás do condicionador. Essas não corriam tanto risco pois os fios foram cuidadosamente soldados aos contatos (e solda só dá mau contato quando trinca).

Quando liguei novamente o condicionador fiquei finalmente feliz pela compra. Agora sim ele estava me entregando o que prometia. O som estava mais claro e nítido, os graves ligeiramente mais extensos (o que está me dando uma certa dor de cabeça, mas isso é assunto para outro tópico :verde&:), agudos e médios limpos e mais detalhados que antes.

Não foi aquele salto todo de qualidade pois acho que a filtragem no estágio de retificação dos meus equipamentos é razoavelmente boa, mas foi uma melhora notória. Sem contar que agora ele efetivamente consegue proteger o setup, função primária do condicionador.

Queria deixar claro que tenho certeza que esse remendo mau feito encontrado no plug não foi de autoria do Sr. Knirsh. Provavelmente o ex-dono do condicionador não cuidou dos contatos como deveria e o inevitável mau contato ocorreu.

O que me assusta em certa medida é que o equipamento foi revisado por um técnico tido como bom em BH. Mas sendo honesto, acho que um bom técnico, especialmente esses que se dispõem a trabalhar com equipamentos de alto nível, jamais deveria entregar um conector naquela condição. Serviço assim qualquer Chico-pinga faz e cobra baratinho.

Claro que fiz minha parte enquanto comprador e pessoa de boa índole: relatei a falha ao vendedor e recomendei que ele procure outro técnico para fazer revisões no futuro. Pois seu "técnico", com aquele serviço pavoroso, colocou em risco os equipamentos dele e, entre quinta-feira e sábado, os meus.


Adendo:
1- Cuidado na compras de usados. Nem sempre a frase "revisado por" é sinônimo de equipamento em bom estado.
2- Cuidem sempre das conexões elétricas de seus equipamentos. Além dos equipamentos trabalharem melhor reduz-se enormemente o risco de um curto-circuito fritá-los acidentalmente.
3- Provavelmente o mau contato motivou a troca do equipamento. Pior para o ex-dono que gastou mais, melhor para mim que economizei um pouco e tenho um equipamento de excelente nível.
4- Desculpem pelo relato extenso, não consegui resumir :verde&:


Abração!

VTR
20-08-15, 10:52
Tambem né...

Neube Braia
20-08-15, 10:54
É lamentável que a falta de honestidade esteja em todos os setores da nossa economia, como está difícil às relações comerciais em nosso sistema, não é só nosso governo que tem que mudar, mas todos nós Brasileiros temos de rever nossos conceitos, nossos parâmetros.

Radames
21-08-15, 09:41
O pior é que se um desavisado comprasse o que eu comprei e não fizesse esse reparo básico ia reclamar que a performance do equipamento era ruim, que a marca Y é mais barata e bem melhor e por aí vai.
Poderia maldizer um equipamento que, efetivamente, sequer chegou a usar...

Ryckyfla
24-10-15, 11:19
Bom dia !
acabei de comprar com Sr° Carlos da hificlub em BH, o condicionador ht3500 da organizer para meu home theater. O que pensam sobre esse condicionador ?

Ryckyfla
25-10-15, 11:40
Bom dia !
acabei de comprar com Sr° Carlos da hificlub em BH, o condicionador ht3500 da organizer para meu home theater. O que pensam sobre esse condicionador ?

Ryckyfla
25-10-15, 11:44
Bom dia !

Radamés, esse lf 115 foi comprado na hificlub ? Comprei um lf115 há uns 18 meses na hificlub.

Gilberto
31-10-15, 15:00
Alguém pode ajudar quanto a indicar marca e modelo de Adaptadores de Qualidade para tomadas NACIONAL X AMERICANO?
Meu Filtro Condicionador Powerline By Knirsch tem as tomadas que alimentam os equipamentos em padrão NACIONAL ATUAL, e os plugues de meus cabos dos equipamentos têm padrão AMERICANO.
Os adaptadores que uso não têm boa qualidade quanto à firmeza da conexão nem no material metálico de sua fabricação.
Alguém que use esse filtro pode me ajudar?

Agradeço as contribuições,

Gilberto

Eduardo
31-10-15, 18:03
A Prime e a Steck são marcas confiáveis, mas hoje está complicado achar alguma coisa deles.
Tente numa boa casa de material elétrico, adaptadores com pinos torneados e com bastante pressão nos contatos.Quanto mais firme o contato, melhor.
Tente olhar internamente. Evites rebites ou montagens mal feitas. Tem que procurar mesmo.
Esses da SMS são honestos: http://www.americanas.com.br/produto/7072757/adaptador-p-1-tomada-padrao-novo-sms

Gilberto
31-10-15, 22:25
A Prime e a Steck são marcas confiáveis, mas hoje está complicado achar alguma coisa deles.
Tente numa boa casa de material elétrico, adaptadores com pinos torneados e com bastante pressão nos contatos.Quanto mais firme o contato, melhor.
Tente olhar internamente. Evites rebites ou montagens mal feitas. Tem que procurar mesmo.
Esses da SMS são honestos: http://www.americanas.com.br/produto/7072757/adaptador-p-1-tomada-padrao-novo-sms

Eduardo,

Mais uma vez obrigado!
Confio nas suas indicações.

Grande abraço

Gilberto

Ryckyfla
09-01-16, 12:04
Bom dia !

O que pensam sobre o uso de condicionadores de energia em sistema stereo e home theater ?
A mesma pergunta para abaixador de tensão 130/115.
Obs: a rede varia muito entre 125 e 127v com equipamentos onde são 115v

Eduardo
11-01-16, 12:37
Rycky,

Eu uso um filtro sintonizado e um trafo abaixador de tensão, de 127 para 110V.
Com o trafo abaixador percebi no amplificador que acabou com uma "aspereza" que havia e diminuiu muito o aquecimento do mesmo, que antes trabalhava quente demais e depois passou a funcionar levemente morno.
Eu acho que vale muito a pena, até para aumentar a vida útil do equipamento.

Ryckyfla
12-01-16, 21:18
Rycky,

Eu uso um filtro sintonizado e um trafo abaixador de tensão, de 127 para 110V.
Com o trafo abaixador percebi no amplificador que acabou com uma "aspereza" que havia e diminuiu muito o aquecimento do mesmo, que antes trabalhava quente demais e depois passou a funcionar levemente morno.
Eu acho que vale muito a pena, até para aumentar a vida útil do equipamento.

Uso powerline lf 115 , esse filtro sintonizador se sairia melhor ? Se puder mande foto do filtro.

Ryckyfla
12-03-16, 13:42
Boa tarde !

Alguém já ouviu falar ou usa um aparelho balanceador de energia ? Fiquei sabendo que em Bh há um rapaz chamado Francisco que fabrica esse aparelho.

Eduardo
12-03-16, 22:13
Gostaria de saber mais sobre isso também.

JIG
13-03-16, 12:09
O que faria um "aparelho balanceador de energia", isto é, como ele trabalharia?

Ryckyfla
13-03-16, 16:09
O que faria um "aparelho balanceador de energia", isto é, como ele trabalharia?

Boa tarde !

Um amigo aqui da cidade comprou esse aparelho, porém, ainda não chegou. Como ele me falou que muitas pessoas do sul e sudeste já compraram esse aparelho, resolvi perguntar se alguém do fórum já tinha conhecimento.
O rapaz que confecciona o aparelho também confecciona caixas acústicas e vive em Bh. Não tenho a mínima ideia de como funciona esse aparelho.

luizhumberto5
14-03-16, 02:09
Olá amigos do Fórum!


Estou enfrentando um grande problema com oscilação de energia que varia de 108 a 135v e será de difícil solução.

Moro em uma cidade que não tem subestação de energia, e é de péssima qualidade, uso um condicionador de energia o qual ele faz o papel de proteção, mas, no momento que a energia chega muito acima, o condicionador fica desligando direto (porque está fazendo o papel dele de proteger) e tenho receio dessa onda de liga desliga de alguma forma prejudicar algum aparelho já que isso vem acontecendo todos os dias!!
Pensei numa solução como um Estabilizador Monster Power AVS 2000 mas não consigo encontrar no Brasil, e lá fora os vendedores tem aversão em enviar para o Brasil.

Pensei em um Redutor de tensão tipo Autotrafo da "by knirsch" de 2kva que reduz 15v do que entra nele, mas em tese, enquanto a energia aqui chegar a 130 ele reduzira para 115 o que é tranquilo e resolveria o problema, mas quando a energia chegar a 110 -108 ele reduzira para 95 - 93 o que poderá causar outro problema.

Aqui não tem aterramento, moro de aluguel e não estou disposto a investir na casa, exceto se fosse algo simples de fazer.

Alguém já passou por algo parecido? Podem me ajudar? Opinar?
Já me disseram para "aterrar o neutro" na expectativa de reduzir a oscilação mas acho que o problema aqui é que a oscilação já vem de longe e chega em casa dessa forma.

Estou muito preocupado com o jeito que está, hoje a noite quando eu for usar a sala eu sei que vai dar problema algumas vezes.... Não aguento mais isso...
Aqui é Bifásica, usando 220 somente para Ar Condicionado e Chuveiro, não sei dizer como as fases estão distribuidas.

Ontem foi realizado um serviço na elétrica em casa onde adicionei um dijuntor no quadro e fiação de 6mm (antes era 2,5mm) específico para a tomada que uso mas o problema persiste.

Recebi a visita da Empresa de Energia Elétrica, expliquei que se reduzisse pelo menos uns 5v já resolveria meu problema e eles alegam que essa variação de tensão é normal porém, foi instalado um medidor de tensão no poste o qual ficará por 7 dias e a empresa diz que se for constatado "fora do padrão" ai sim poderá ser feito alguma coisa...

Estou usando um Condicionador de Energia Monster Power 3600 MKII que mostra ser um excelentíssimo aparelho, mas quando a energia passa de 127 ele desliga tudo ligado nele (está fazendo o papel de proteção) , acredito que ele corte partir dessa tensão por ser originalmente designado para os EUA onde a tensão normal é um pouco mais baixa que a nossa, estou pesquisando se existe alguma forma de ajustá-lo para que corte com a tensão um pouco mais alta (uns 135 por exemplo) na expectativa que pare de cair um pouco...

Todas as opiniões serão muito bem vinda!

Desde já agradeço a todos!

Eduardo
14-03-16, 07:00
Olá Luiz,

Bem-vindo ao Clube!

Que tipo de equipamento você tem ligado nesta sala? Um home-theater, um sistema de som hi-fi, hi-end? Conhece a potência total dos aparelhos?

Abraço

Nixon
14-03-16, 21:18
"Pessoal, recebi esta mensagem de um amigo e achei bastante interessante também.
Aproveito para agradecê-lo por esta colaboração:

A variação de tensão no Brasil é de 5% ( 123,825 volts - 130,175 volts ) ou seja 2,5% a menos ou a mais ( resolução da ANEEL ).

Toda companhia fornecedora é OBRIGADA a manter esse parâmetro 24hs por dia, na frequência de 60hz ( 0.2% de variação ( (0,1 - 0,1 ) ).

Se a tensão que chega na sua casa não atende a esses parâmetros, faça o seguinte: abra um chamado na cia elétrica e anote o número do PROTOCOLO de atendimento. Faça isso algumas vezes no intervalo de um mês por ex. O ideal é contar com a ajuda de vizinhos da mesma rua ou bairro e usar os vários números de protocolo.

Após esse registro dos protocolos ( ao menos três no intervalo de um mês ), abra um chamado na ANEEL com os números dos PROTOCOLOS... e faça a mesma reclamação. A Companhia fornecedora tem um prazo para normalizar essa variação de tensão ou sofrerá PESADAS MULTAS ( e outros tipos de punição como perda de concessão). Isso pega mal pra caramba pra qualquer distribuidora de energia do País!

Pouquíssimas pessoas no Brasil sabem disso."

luizhumberto5
15-03-16, 03:49
"Pessoal, recebi esta mensagem de um amigo e achei bastante interessante também.
Aproveito para agradecê-lo por esta colaboração:

A variação de tensão no Brasil é de 5% ( 123,825 volts - 130,175 volts ) ou seja 2,5% a menos ou a mais ( resolução da ANEEL ).

Toda companhia fornecedora é OBRIGADA a manter esse parâmetro 24hs por dia, na frequência de 60hz ( 0.2% de variação ( (0,1 - 0,1 ) ).

Se a tensão que chega na sua casa não atende a esses parâmetros, faça o seguinte: abra um chamado na cia elétrica e anote o número do PROTOCOLO de atendimento. Faça isso algumas vezes no intervalo de um mês por ex. O ideal é contar com a ajuda de vizinhos da mesma rua ou bairro e usar os vários números de protocolo.

Após esse registro dos protocolos ( ao menos três no intervalo de um mês ), abra um chamado na ANEEL com os números dos PROTOCOLOS... e faça a mesma reclamação. A Companhia fornecedora tem um prazo para normalizar essa variação de tensão ou sofrerá PESADAS MULTAS ( e outros tipos de punição como perda de concessão). Isso pega mal pra caramba pra qualquer distribuidora de energia do País!

Pouquíssimas pessoas no Brasil sabem disso."

Obrigado Nixon por compartilhar! já tenho alguns protocolos aqui, provavelmente terei que fazer isso.

luizhumberto5
15-03-16, 05:09
Olá Luiz,

Bem-vindo ao Clube!

Que tipo de equipamento você tem ligado nesta sala? Um home-theater, um sistema de som hi-fi, hi-end? Conhece a potência total dos aparelhos?

Abraço

Boa Noite Eduardo!

Primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelentíssimo e valioso conteúdo de seu site o qual eu participo e inclusive, já usei as suas dicas na prática! Cito o exemplo do Limpador de cachimbo para contatos e o Cooler exautor para o Receiver!

Aqui é uma Modesta Sala de Home Theater 7.1 que venho tentando melhorar conforme as possibilidades, infelizmente não conheço a potência de todos os aparelhos, Sei o modelo de todos (enviei MP) que estão ligados ao Condicionador Monster Power HTS3600 MKII, tudo em suas respectivas tomadas específicas, possuo outro condicionador Audiovision CHT 2100 que agora é secundário ligando os aparelhos mais simples tais como modem, roteador, HDs Externos Carregadores...

Aqui não possui aterramento (Terra) Mas para minha surpresa o Neutro é aterrado, a oscilação é muito frequente e nesta semana piorou, hoje nem liguei o condicionador na tomada para não me aborrecer. Pois a noite a energia está chegando muito acima, ontem registrei até 136v com mutimetro, e como o condicionador corta quando passa de 127, pensa na loucura que fica por aqui...

Diante a situação de não conseguir encontrar o Monster Power AVS 2000, estou pensando num Autotrafo redutor de tensão 130 - 115 mas por causa da grande oscilação aqui,tenho receio de não resolver o problema como pro exemplo quando a tensão estiver chegando mais baixa o trafo reduzir demais...

O que devo fazer?

Ryckyfla
15-03-16, 05:49
Boa Noite Eduardo!

Primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelentíssimo e valioso conteúdo de seu site o qual eu participo e inclusive, já usei as suas dicas na prática! Cito o exemplo do Limpador de cachimbo para contatos e o Cooler exautor para o Receiver!

Aqui é uma Modesta Sala de Home Theater 7.1 que venho tentando melhorar conforme as possibilidades, infelizmente não conheço a potência de todos os aparelhos, Sei o modelo de todos (enviei MP) que estão ligados ao Condicionador Monster Power HTS3600 MKII, tudo em suas respectivas tomadas específicas, possuo outro condicionador Audiovision CHT 2100 que agora é secundário ligando os aparelhos mais simples tais como modem, roteador, HDs Externos Carregadores...

Aqui não possui aterramento (Terra) Mas para minha surpresa o Neutro é aterrado, a oscilação é muito frequente e nesta semana piorou, hoje nem liguei o condicionador na tomada para não me aborrecer. Pois a noite a energia está chegando muito acima, ontem registrei até 136v com mutimetro, e como o condicionador corta quando passa de 127, pensa na loucura que fica por aqui...

Diante a situação de não conseguir encontrar o Monster Power AVS 2000, estou pensando num Autotrafo redutor de tensão 130 - 115 mas por causa da grande oscilação aqui,tenho receio de não resolver o problema como pro exemplo quando a tensão estiver chegando mais baixa o trafo reduzir demais...

O que devo fazer?

Aqui em casa o trafo deixa deixa a tensão entre 104 e 111, resolveu meu problema pq a tensão é entre 125 e 128 e os equipamentos são 110 e 1115. Esse trafo foi a saída.

Eduardo
15-03-16, 11:43
Olá Luiz,

Agradeço as palavras e fico feliz em tê-lo ajudado em algum momento.

Eu uso um trafo redutor de tensão, pois a minha rede elétrica apresenta elevações de tensão bastante significativas para aquilo que seria ideal em nossos equipamentos.
Agora, quando a variação é excessiva para cima e para baixo, com o trafo redutor pode ocorrer este problema que você citou, e a rede ficar com uma tensão muito baixa.
Minha sugestão seria você entrar em contato com o Jorge Knirsch e explicar o problema. Ele é muito atencioso, e provavelmente vai lhe dar a sugestão mais correta.
No meu entender, ou você usa um bom estabilizador (particularmente eu não gosto) ou tenta usar um trafo com uma redução intermediária, para tentar manter as variações numa faixa média.
Qualquer que seja a alternativa, eu denunciaria a fornecedora junto à Aneel e à ouvidoria da companhia de força. Eles precisam dar uma solução para o problema.

Eduardo
15-03-16, 12:10
http://www.aneel.gov.br/como-registrar-a-sua-reclamacao

se não resolverem: ouvidoria (http://www.aneel.gov.br/para-o-cidadao/-/asset_publisher/Mhu2ogMAoHtn/content/atendimento-de-ouvidoria-setorial?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fwww.aneel.gov.br%2Fpara-o-cidadao%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_Mhu2ogMAoHtn%26p_p _lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dv iew%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D2)

Marcivs
15-03-16, 12:15
Caro Nixon!
Acho que a sua concessionária de energia é melhor que a minha..,.ou há uma interpretação errônea nos 5%.
Na minha conta de luz aparece o que segue:

5489

Ou seja, -7% e +5%.
E agora?

Ryckyfla
15-03-16, 12:44
Olá Luiz,

Agradeço as palavras e fico feliz em tê-lo ajudado em algum momento.

Eu uso um trafo redutor de tensão, pois a minha rede elétrica apresenta elevações de tensão bastante significativas para aquilo que seria ideal em nossos equipamentos.
Agora, quando a variação é excessiva para cima e para baixo, com o trafo redutor pode ocorrer este problema que você citou, e a rede ficar com uma tensão muito baixa.
Minha sugestão seria você entrar em contato com o Jorge Knirsch e explicar o problema. Ele é muito atencioso, e provavelmente vai lhe dar a sugestão mais correta.
No meu entender, ou você usa um bom estabilizador (particularmente eu não gosto) ou tenta usar um trafo com uma redução intermediária, para tentar manter as variações numa faixa média.
Qualquer que seja a alternativa, eu denunciaria a fornecedora junto à Aneel e à ouvidoria da companhia de força. Eles precisam dar uma solução para o problema.

Boa tarde!
Quais as razões para não usar estabilozador tanto para home como stereo ?

Eduardo
15-03-16, 14:53
Rycky,

Eu, pessoalmente, não gosto.
Todos os estabilizadores que eu testei até hoje comprimiam a dinâmica ou deterioravam a qualidade sonora, introduzindo harmônicos ou interferências indesejadas.
Pode ser que exista algum que não tenha estes problemas, mas desconheço. A própria concepção destes equipamentos não ajuda muito.

Marcivs
15-03-16, 15:38
Acho que os equipamentos de hoje todos contam com fontes chaveadas e estas tem uma folga de tensão de entrada maior do que a efetiva da rede elétrica e portanto, as próprias fontes dos equipamentos se encarregarão de corrigir eventuais flutuações de tensão, e o mais importante, a uma velocidade, normalmente, muito maior que estes estabilizadores a venda no mercado, e enquanto o estabilizador estiver tentando começar a fazer uma correção, a fonte chaveada já fez a muito tempo......a não ser que se use um estabilizador PWM senoidal puro, etcetcetc, mas que custam uma fortuna. Estes estabilizadores comuns, muito utilizados em associação com computadores, na verdade , são bem ruinzinhos, e a sua popularização e utilização começou no começo da era da informática quando tudo era ruim, as fontes dos computadores, a rede elétrica, os aparelhos que vinham com tensões de entrada corretas para outros países e tinham dificuldades de se adaptar a tensão(diferente de lugar para lugar ) do Brasil. Com exsessão de alguns desktops, hoje as fontes dos computadores são bivolt e suportam bem as variações de tensão de rede. Assim é com os outros eletrodomésticos como, Smart TV, tocadores de CD/DVD/Blueray, audio doméstico, integrado para Home Theather, então usar estes estabilizadores pode, no fim das contas, criar mais problemas do que resolver. Talvez usar estabilizadores em um equipamento mais sensível a variações de energia e resolver o problema localizado seja uma estratégia, MAS, quanto menos coisas pelo caminho, melhor......IMHO.

Eduardo
15-03-16, 16:53
Márcio

Realmente as fontes chaveadas neste ponto toleram bem mais as variações de rede, mas no caso do Luiz ele tem um receiver pesado que não possui fonte chaveada.
Além disso, as variações que ele está experimentando na rede elétrica são muito elevadas, principalmente para cima.
Fontes de alimentação transformam a energia excedente em calor, e isso não é bom para nenhum equipamento.

Você está certo, estabilizadores podem criar mais problemas do que resolvê-los, por isso eu não gosto deles. Por outro lado, eles resolvem problemas graves que afetam o funcionamento dos equipamentos, e geram problemas que não são danosos à vida destes. Se não houver jeito, essa pode ser a única saída.
Ou, por conta da "maravilha" que são nossas redes elétricas, partir para soluções mais adequadas ao nosso desenvolvimento tecnológico, como esta:


http://img.class.posot.com.br/pt_br/2015/11/05/Regulador-De-Voltagem-Conduvolt-Antigo-Decorao-20151105223904.jpg

Este é do seu tempo... não é não? :verde&:

Marcivs
15-03-16, 17:04
Mais uma vez me tirando hein Eduardo?
Pois é muito usei estes reguladores para ajustar o tamanho da tela da TV preto e branco......o receiver em questão é muito potente?
Precisaria ver a folga que ele tem nos capacitores de fonte e ver se ele não aguenta o tranco.....quanto a esquentar por sobre tensão, se nenhum capacitor ou semicondutor estiver trabalhando enforcado, deixa a tensão subir, se sobe 10% o calor aumenta mais ou menos 10%, e nunca vai chegar a ser danoso...penso eu....mas cada caso e´um caso.

Eduardo
15-03-16, 17:26
:laughing6: é só brincadeira...

luizhumberto5
15-03-16, 17:38
Pois é pessoal, o Receiver em questão é um Harman Kardon AVR 3600, o fabricante informa o consumo de 450w, eu me lembro que brinquei com transformadores desse tipo quando era criança!!!
Pena que não se acha mais desses por aí...
O problema agora é que o Condicionador para proteger os equipamentos ligado nele( ao meu ver protege até demais) ele corta tudo quando a energia passa de 127V em seguida liga, e se a tensão continuar acima, desliga de novo...e fica nesse liga-desliga até a tensão reduzir...
Acima de 132V ele já nem liga, até reduzir.... Tenho muito receio desse processo acabar danificando algum equipamento meu aos poucos, já faz 2disque não uso nada com receio disso acontecer.

Eu estava a procura do Estabilizador Monster Power AVS 2000 por ser extremamente parrudo e específico para áudio e vídeo mas como não consegui achar aqui no Brasil e devido a urgência de resolver, vou partir para outra alternativa, trafo é uma delas...

Nixon
15-03-16, 21:52
Caro Nixon!
Acho que a sua concessionária de energia é melhor que a minha..,.ou há uma interpretação errônea nos 5%.
Na minha conta de luz aparece o que segue:

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Ou seja, -7% e +5%.
E agora?

Marcivs,

Essa variação que você colocou ai é na ALTA TENSÃO ( 13800 V ), a medição deve ser monitorada na tensão da rede da sua casa ( BAIXA TENSÃO ).

A tensão da rede da sua casa vai depender entre outras coisas: da carga total da rede, da relação de transformação do TRAFO, da variação da sua carga... deve ser uma medição específica pedida para a distribuidora ok?

abs.

Marcivs
15-03-16, 23:12
Mas a variação tolerada na alta e na baixa, por este padrão é 5% pra cima e 7% pra baixo independente da voltagem......

Eduardo
16-03-16, 06:46
Não entendi...
Esta variação indicada, como mencionou o Nixon, é na linha de alta tensão.

Nixon
16-03-16, 07:33
a variação é 5% a ser entregue ao consumidor :

2,5% para mais

2,5% para menos

tem consumidor de alta tensão ( industrias por ex )

Tem consumidor de baixa tensão ( nós por ex ).

Peça para medirem O SEU NÍVEL DE TENSÃO DE CONSUMO OK.

ABS.

Marcivs
16-03-16, 10:42
Acho que o buraco é mais embaixo....tirei os dados a seguir do Prodist_Módulo8-Revisão_4.pdf, fim da página 31 da Aneel,(pagina 30 e 31 na integra ilegíveis) e não localizo ali os +2,5% e -2,5% e sim tolerâncias maiores....a conferir.

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