PDA

Ver Versão Completa : Torres de Entrada

Mike Portnoy
26-08-12, 13:05
Olá, amigos!!!

Gostaria de comprar um par de torres de entrada, mas que sejam boas para um bom Rock/Metal.

Essas torres vão compor um segundo sistema, que ficará na minha sala de estar, a qual é um retângulo de cerca de 24m2.

Eu achei justo o preço das Monitor Audio RX6 (cerca de R$3k o modelo black piano e uns R$2700 o modelo comum). Elas me atraem do ponto de vista estético, dada a simplicidade do desenho. Em black piano ficam excelentes.

Enfim, será que essas RX6 são boas para um bom Rock????

A amplificação seria a altura. Nada muito caro. Mas, se valer realmente a pena, posso pensar num integrado da Musical Fidelity.

O que acham???

Abraço!

Cantunes
26-08-12, 14:03
Olá Mike,
Já pensou em usar um sub separado?
Se bem ajustado ao sistema, fica muito bom e não precisaria gastar muito nas frontais, pois essas não precisariam reproduzir frequências muito baixas além de dar aquele peso que precisa nem bom rock.:OK:

Mike Portnoy
26-08-12, 14:12
Olá!

Infelizmente, o problema maior nem é os graves. Tanto que o meu medo com torres mais baratas é justamente o excesso de graves.

Dei um palpite a respeito das RX6 pois andei lendo que elas tem graves definidos e não exagerados.

Eu quero mesmo é uma torre que toque bem Rock. E esse tocar bem, para meu gosto, isso não tem a ver com a existência de enormes graves...

Abraço!

Robinson
26-08-12, 15:34
Mike,

Gosto das DYNs para Rock, mas não sei se estaria no orçamento. Lembro de comentários também para a Acoustic Energy para Rock. Sobre a RX6, a Monitor Audio está sendo muito elogiada neste momento e me parece uma boa pedida. :OK:

Robinson

Mike Portnoy
26-08-12, 15:59
Somos dois. Também gosto das Dyn para isso.

Mas aqui tem que tomar cuidado. Eu já tenho um sistema muito caro. Se eu começar a subir muito no preço desse segundo sistema, a coisa tende a virar descontrole, hehehe.

Bem que eu gostaria de montar um sistema igual ao meu, porém com torres, para a sala maior. Mas isso não será possível pois a questão financeira tem de ser levada em conta.

Entre as Acostic Energy e as Monitor Audio RX, me parece que as MA têm um apelo estético superior além de ser mais baratas... Lembremos que se trata de uma sala de estar...

Eu li os reviews das MA RX6 e os caras se mostra empolgados com ela, supostamente por causa do seu equilíbrio. Acho que vou tentar nelas.

Parece que tem as Energy, as quais também estão sendo bem faladas com Rock. Mas ocorre que esteticamente também perdem para as MA.

Eu queria mesmo era um par de Kef Reference 203, heheheh. Tenho as 201 e as adoro pela sonoridade detalhada e encorpada com o Electrocompaniet. Essa linha da Kef Ref realmente alia qualidade de som e beleza. Perfeitas para uma sala de estar e para os exigentes gostos audiófilos. Porém, o preço das Kef Reference 203 é ridiculamente alto até mesmo se usadas.... Triste...

Vamos ver o que vai acontecer...

Abraço!

fibra
26-08-12, 16:59
Mike, assim que li a primeira frase do seu post já me veio à cabeça: Monitor Audio RX6.

Eu penso que melhor custo/performance vc não vai encontrar.

Essa caixa é MUITO barata pelo que entrega de som. Ela tem graves ótimos e vc poderá comprovar o quão bem refinadas são as regiões de médios e agudos. Após amaciadas e com set de cabos acertados é tiro certo !

Abraços.

Mike Portnoy
26-08-12, 17:34
Ah, então eu vou tentar. Vou testar elas com meu Electrocompaniet ECI5 mkII.

Depois que elas chegarem vou começar a procurar uma amplificação para elas. Tem que ser de preço compatível. Os cabos serão todos BJC e DIY. O valor total desse setup não poderá passar de 7 ~ 8 mil.

Se o som delas for tão bonito como elas são de aparência, estou feito. Cá entre nós achei que ela tem uma aparência mais resolvida e bela do que as da linha GX que é mais cara. Só não são mais bonitas do que as PL, pois estas, com aquela frente em couro são lindas (mas mesmo neste caso, acho que as GX não ficam muito atrás em beleza).

Abraço!

Robinson
26-08-12, 19:48
Mike,

A pedida é ótima mesmo! Vi a PL100 na minha frente estes dias e achei muito bonita, o que dá para deduzir a qualidade de acabamento dos caras. As DYNs, ao meu ver, nunca foram bonitas. São caixas esteticamente até simples demais ao meu gosto.

A linha RX me lembrou um pouco das ELAC. Aliás, gostei das 509 que ouvi recentemente, mas não conheço as demais, nem o preço também, mas acho que deve também estourar o orçamento. Além disso, não me lembro de comentários delas no caso de rock.

Robinson

Mike Portnoy
27-08-12, 02:25
Ah, meus amigos, se a caixa tocar um bom Rock bem, para mim já está bom. Mas estética realmente importa muito, especialmente nesse caso, em que a caixa vai compor o próprio visual da sala de estar.

Robinson, vou te dizer uma coisa, eu gosto bastante do design das Dynaudio. E isso é justamente por causa da simplicidade das linhas. Eu sou muito minimalista. Eu gostaria que todos os meus equipamentos tivessem apenas um botão e que as caixas tivessem apenas linhas retas e muitíssimo simples, compromissadas, apenas, com a sua utilidade funcional para a caixa. Por mim, esses equipamentos deveriam ser caixotes bem acabados com pouco ou nada de traquitanas luminosas ou parafusos chamativos, aros, etc.... Para você ter uma idéia, pelas fotos da internet, meu cérebro teima em gostar mais do estilo da RX6 do que de todas as demais caixas da MA, hehehe. Se bem que faço ressalva expressa quanto aquelas PL200 que, na cor black piano e com aquela frente em couro ficaram bem estilosas.

Mudando de assunto, agora mesmo acabei de vir do show do Dream Theater que rolo no Credicard Hall. Excelente. Foram 3 horas de música. Realmente os caras vieram com muita vontade de tocar, pois tocaram muitas músicas e o fizeram de forma perfeita.

Amanhã tem Fear Factory no Carioca Club. Vai ser outro petardo. Acompanho essa banda desde 1995. Já é o segundo show que vou desses caras... Vida de musicófilo é dura...:cool: O engraçado é que quando estou em casa, ouço música bem baixinho, hehehehe.

Abraço!

fibra
27-08-12, 02:39
Mike, você pode analisar para tocar essas caixas:

A) pre USP-1 Emotiva;
B) dois Power's XPA-2 Emotiva em modo bridge.

Vc disse que irá usar cabos DIY:

C) use os Sthacca de bitola 16AWG para interconexões analógicas;
D) use o plastichumbo de 4mm² para cabos de força ,detalhes na "sala do fibra" neste forum.

Abraços

Mike Portnoy
27-08-12, 09:00
Mike, você pode analisar para tocar essas caixas:

A) pre USP-1 Emotiva;
B) dois Power's XPA-2 Emotiva em modo bridge.

Vc disse que irá usar cabos DIY:

C) use os Sthacca de bitola 16AWG para interconexões analógicas;
D) use o plastichumbo de 4mm² para cabos de força ,detalhes na "sala do fibra" neste forum.

Abraços

Fibra, já li sua sala inteira. Sugestões adotadas!

Mas não sei onde achar esses cabos a que você se refere...

Quanto à amplificação vou enrolar até outubro/novembro. Vai dar tempo de considerar muitas coisas diferentes. Esses Emo parece que serviriam. Mas seria apenas 1 XPA2. Não quero botar muita coisa.

Abraço!

eduardo galvão
27-08-12, 13:38
"Apenas" 1 XPA2?

Esse power é um cavalo, 300 W em 8 Ω...mais do que suficiente para empurrar qualquer caixa.
Desculpa fibra, mas tu és um exagerado!

abs,
galvs

Mike Portnoy
27-08-12, 16:05
"Apenas" 1 XPA2?

Esse power é um cavalo, 300 W em 8 Ω...mais do que suficiente para empurrar qualquer caixa.

abs,
galvs

Eu acho que um XPA2, sozinho, com aqueles 30KG só de componentes, deve fazer caixas fáceis como essas darem até coices, heheheeh! Vejam que essas caixinhas aí tem 90db. São caixas fáceis. Sensibilidade alta. Até integradinho deve conseguir fazê-las tocar bem.

Acabei de fechar nessas RX6 mesmo. Teve gente que tentou me convencer a ficar com as RX8, mas fiquei com um pouco de medo delas terem muito grave (e até os caras da What hifi notaram isso e preferiram as RX6). Além disso, as dimensões e o falante a menos da RX6 a deixaram uma caixa mais bonita, mais light, bem mais condizente com meus gostos pessoais.

Por outro lado, quanto à amplificação, estou pensando seriamente em usar o meu pré da Audio-GD com aquele power M6prx da Musical Fidelity. Com uma eletrônica assim, eu quero ver se essas caixas não vão fazer bonito. Mas o power é caro. Tem que pensar bem antes de pegar um desses. Pelo valor dele, a coisa vai fugir da proposta de um estéreo "mais básico".

Abraço!

Abraço!

Robinson
27-08-12, 16:39
Show de bola! Parabéns! :OK: Ficamos no aguardo das fotos...

Robinson

fibra
27-08-12, 16:49
"Apenas" 1 XPA2?

abs,
galvs

Galvs, não que eu seja exagerado.

Explico: o XPA-2 é muito barato ! Qdo vc o coloca em modo bridge [de uso apenas p caixas de 6 ohms p cima] ocorre uma mágica devido à altíssima corrente. O resultado é que a cx fica parecendo uma outra, melhora demais a relação custo/performance. Eu tinha um XPA-2 [ele pesa 40 kilos !] e qdo comprei o segundo e liguei nas caixas a diferença foi ENORME ! Melhora tudo: os graves ficam como uma tijolada "cirurgica" no peito [tijolada com uma qualidade impressionante, não é somente o impacto,ficam extremanente VINCADOS e lindos] e os médios e agudos ficam praticamente perfeitos, muda muito, para melhor.

A única coisa é que há que se ter alguns cuidados:
1) burnin de umas 600 horas [antes disto os Emotiva tocam meio ásperos];
2) com os cabos que citei o refinamento do áudio beira o ESPETACULAR !

Abraços.

Mike Portnoy
27-08-12, 17:21
Fibra,

E se meter aquele power M6 da Musical Fidelity? Veja que ele custa o preço dos dois XPA2... Será que é uma alternativa mais interessante? Não conheço os XPA, mas todo mundo que tem parece que gosta muito.

Abraço!

fibra
27-08-12, 17:36
Mike, tem certas coisas que somente testando. Eu falo no par de XPA-2 em bridge porque ele transforma as caixas em OUTRAS caixas.

Exemplo:

vc tem um par de caixas A de nivel/valor = R$ 15.000,00
vc tem um par de caixas B de nivel/valor = R$ 3.000,00

Qdo vc usa as caixas A no esquema de amplificação que citei, com altíssima corrente/potência, elas tocam como se fossem de nivel/potência = R$ 18.000,00.
mas,
Qdo vc usa as caixas B no esquema de amplificação citado elas tocam como se fossem de nivel/potência = R$ 14.000,00.

Sim, é um exemplo apenas para ilustrar os inúmeros testes que fiz, mas é um exemplo verdadeiro.

O que quero dizer é que uma caixa mais simples/barata cresce MUITO com a alta corrente, é como se os powers dominassem completamente as caixas. Ela fica mais refinada, principalmente na região dos graves.

Ora, se o custo do esquema de amplificação que citei for baixo, juntando-se com o custo baixo das caixas B, então ... Compensa MUITO !

Lembrando que o pre USP-1 tem uma sinergia inacreditável com os powers da Emotiva, principalmente o XPA-2.

Abraços.

JIG
27-08-12, 18:05
Uma outra possibilidade além dessa que o Fibra descreveu é a multiamplificação ou seja, usar os amplificadores com crossovers ativos.

Este método é tremendamente vantajoso em matéria de qualidade do áudio (sem distorção por intermodulação, faixa de frequência restrita por amplificador, etc...)

Mike Portnoy
27-08-12, 18:43
Mike, tem certas coisas que somente testando. Eu falo no par de XPA-2 em bridge porque ele transforma as caixas em OUTRAS caixas.

Exemplo:

vc tem um par de caixas A de nivel/valor = R$ 15.000,00
vc tem um par de caixas B de nivel/valor = R$ 3.000,00

Qdo vc usa as caixas A no esquema de amplificação que citei, com altíssima corrente/potência, elas tocam como se fossem de nivel/potência = R$ 18.000,00.
mas,
Qdo vc usa as caixas B no esquema de amplificação citado elas tocam como se fossem de nivel/potência = R$ 14.000,00.

Sim, é um exemplo apenas para ilustrar os inúmeros testes que fiz, mas é um exemplo verdadeiro.

O que quero dizer é que uma caixa mais simples/barata cresce MUITO com a alta corrente, é como se os powers dominassem completamente as caixas. Ela fica mais refinada, principalmente na região dos graves.

Ora, se o custo do esquema de amplificação que citei for baixo, juntando-se com o custo baixo das caixas B, então ... Compensa MUITO !

Lembrando que o pre USP-1 tem uma sinergia inacreditável com os powers da Emotiva, principalmente o XPA-2.

Abraços.

Entendi o ponto. É bem razoável.

Vanos ver. Já tô dando uma olhada no site. Mas tem que ser um amp. só. Gostaria de algo mais simples.

Abraço!

Mike Portnoy
27-08-12, 18:45
Uma outra possibilidade além dessa que o Fibra descreveu é a multiamplificação ou seja, usar os amplificadores com crossovers ativos.

Este método é tremendamente vantajoso em matéria de qualidade do áudio (sem distorção por intermodulação, faixa de frequência restrita por amplificador, etc...)

Interessante isso. Mas eu gostaria de uma coisa mais simples. Tipo ligou, tocou. Um amp. apenas. 4 caixotes: duas caixas acústicas, um amp. e uma fonte.

Abraço!

fibra
27-08-12, 20:20

... então, pelo fato de o USP-1 ter duas saídas analógicas, sendo que uma delas vc pode regular pq tem um crossover, há a oportunidade de vc biamplificar as caixas. Eu testei os dois mods:
1) biamplificando [1 xpa-2 p medios/agudos e outro xpa-2 p graves, ambos alimentando ambas as caixas];
2) monoamplificando [ cada xpa-2 amplifica uma caixa, mas com altíssimo power/corrente].

No meu sistema optei pela energia, deslocamento de ar, refinamento da opção 2.

Tem que testar os dois modos pois o resultado poderá ter preferência diferente.

Abraços.

JIG
28-08-12, 10:00
Grande Fibrão!

Muito agradecido pelo review.

Luke
28-08-12, 11:32
Fibrão, a opção 1, cortando-se os graves no pré, antes do power, ou dos canais destinados para os médios graves/agudos deveria dar o melhor resultado.

Seus medios, ou melhor, os médios de suas caixas respondem a partir de qual frequência?

Exemplo, os meus repondem acima de 800hz -3db e corto-os em ~500-3db, de modo a tirar qq intermodulação desde a amplificação.

Como vc esta ajustando os cortes?

A opção dois, se for em bridge, mono-cablando, não resolve assim.

:OK:

Mike Portnoy
02-09-12, 18:39
CHEGARAM! Recebi hoje aqui em casa. Quem me vendeu foi tal de PVirtual. O cara é um baita profissional e atende muito bem. Me enviou as caixas em cerca de 5 dias. Esse vendedor é realmente excelente e vende por preço compatível. A referência a este vendedor está lá no fórum Hi-Fi Planet. Não deixem de consultar aquele espaço.

Enfim, olha só:

397398

Elas são simplesmente lindas. E essas fotos definitivamente não lhes fazem jus à sua beleza máxima. Até a patroa deu seu "aprovo com louvor".

Só lamento pelo fato delas não serem na cor laca branca. Essas caixas seriam lindas em laca branca. Mas parece que seria difícil consegui-las, segundo um colega do HTF (que também queria nessa cor). Assim, vieram em black piano mesmo. Mas elas não deixam de ser lindas em black piano. Muito pelo contrário.

Botei elas para fazer burnin na sala do meu sistema oficial. Vejam:

399400

Elas são mais amigáveis com o ambiente do que as Kef Reference 201. As Kef, a pesar de books, ocupam mais espaço útil, por serem mais largas e mais profundas que as torres RX6.

E quanto ao som????

Bem... Eu acho que essas torres precisam de burnin. Isso porque o som delas está um caos total. Há um certo desequilíbrio entre os graves e as outras frequências. E os agudos, ásperos, digitalizados e sem textura alguma, tristemente, parecem estar saindo de um HT in a box.

Felizmente, temos experiências passadas com esse tipo de coisa e sabemos que um burnin mínimo deve ser aplicado. Por isso não há decepção com o som. O que há é ansiedade com o amaciamento. Sabemos que as melhores caixas precisam de, pelo menos, 400 horas de burnin.

Enfim, conforme o processo de amaciamento dessas caixas for se desenvolvendo, vou passando alguma informação para aqueles que tem interesse nessa caixa.

Abraço!

Robinson
02-09-12, 19:04
Mike,

Parabéns! Show de bola! As caixas são realmente lindas! :love10: Com certeza, sem um burn-in não terá condições de avaliar as caixas adequadamente. Liga num rádio ou CD com o repeat ativado e manda bala. Vamos aguardar!

Robinson

fibra
02-09-12, 23:19
Mike, que maravilha ! :aplauso:

As caixas são mais bonitas do que vistas nas fotos comerciais.

Parece-me que têm um acabamento de alto padrão !

Naturalmente, as caixas sendo ZERO devem tocar nada agradáveis. Eu recomendo, no mínimo, para estas caixas, cerca de 600 horas de burn-in a volumes moderados [confortáveis à audição].

Parabéns, meu amigo ! :-bd

Uma pergunta: vejo pelas fotos que sua sala está "pelada" ou seja, deve estar muito "viva". Isso não deixa o seu som muito estridente ?

Abração.

Leonardo
03-09-12, 00:29
E quanto ao som????

Bem... Eu acho que essas torres precisam de burnin. Isso porque o som delas está um caos total. Há um certo desequilíbrio entre os graves e as outras frequências. E os agudos, ásperos, digitalizados e sem textura alguma, tristemente, parecem estar saindo de um HT in a box.

Como é a acústica do seu ambiente?
Esse tipo de caixa torre, dutadas, costumam sem bem complicadas de tocar em ambientes não propícios.

Leonardo

Mike Portnoy
03-09-12, 12:57
Mike, que maravilha ! :aplauso:

As caixas são mais bonitas do que vistas nas fotos comerciais.

Parece-me que têm um acabamento de alto padrão !

Naturalmente, as caixas sendo ZERO devem tocar nada agradáveis. Eu recomendo, no mínimo, para estas caixas, cerca de 600 horas de burn-in a volumes moderados [confortáveis à audição].

Parabéns, meu amigo ! :-bd

Uma pergunta: vejo pelas fotos que sua sala está "pelada" ou seja, deve estar muito "viva". Isso não deixa o seu som muito estridente ?

Abração.

Como é a acústica do seu ambiente?
Esse tipo de caixa torre, dutadas, costumam sem bem complicadas de tocar em ambientes não propícios.

Leonardo

Não tenho experiência com acústica, amigos. Neste caso, estou tendo bastante dificuldades aqui. De fato com as Kef201 toca tudo muito bem, mesmo sem nada de tratamento. Já as pequenas torres tem me trazido algum problema.

Mas essas torres não ficarão neste espaço. Elas vão ficar numa sala de estar de, aprox., 24m2. Lá elas terão bastante espaço para respirar. E lá não será possível tratar a sala do ponto de vista acústico. Apenas a sala pequena onde ficam as Kef 201 é que merece e permite algumas experiências com tratamento...

Abraço!

Leonardo
03-09-12, 13:15
Mike, eu não me referi a tratamento acustico especificamente, mas sim ao tamanho da sala e suas caracteristicas.
Eu ja tive torres Aegis EVO III, eram belas caixas, porém na epoca com 10 m2 sem chance... tive que acabar usando equalização nos graves.
Agora... 24m2 o cenário já muda né, acho que esse espaço já comporta bem essa caixas.

abs
Leonardo

AntonioJR
02-07-13, 23:33
... então, pelo fato de o USP-1 ter duas saídas analógicas, sendo que uma delas vc pode regular pq tem um crossover, há a oportunidade de vc biamplificar as caixas. Eu testei os dois mods:
1) biamplificando [1 xpa-2 p medios/agudos e outro xpa-2 p graves, ambos alimentando ambas as caixas];
2) monoamplificando [ cada xpa-2 amplifica uma caixa, mas com altíssimo power/corrente].

No meu sistema optei pela energia, deslocamento de ar, refinamento da opção 2.

Tem que testar os dois modos pois o resultado poderá ter preferência diferente.

Abraços.

Fibra,
vc é o mesmo do HTFORUM?
então... comprei as caixas de entrada da B&W 683 / 685 / HTM61 e SUB ASW 610 e o Receiver Yamaha RSX-A3020, gostaria de saber se eu ligar as duas (02) torres 683 no XPA-2 eu teria uma melhora significativa? Eu gosto de escutar musica no volume médio e gosto de profundidade, palco. Seria um investimento viável?
Abraço.
Obs.: 1º post nesse forum, não sou e nem me considero um conhecedor de Hi -end mas aprecio a qualidade.

fibra
03-07-13, 01:43
Olá, Antonio, seja bem vindo ao forum. Se vc usar um XPA-2 para amplificar suas frontais ficará bem legal para os filmes, ainda mais as trilhas sonoras dos filmes. Você terá tb um bom ganho de qualidade qdo escutar música em estereo. Agora, se é um investimento viável somente você pode dizer conforme suas possibilidades financeiras, né ? :verde&:
Grande Abraço.

cecelo01
11-08-13, 06:41
Parabéns pelo setup e pelas caixas, ainda que atrasado. Abração e prazer em rever o amigo.:OK: