PDA

Ver Versão Completa : Imposto de importação sobre discos de vinil

Radames
25-02-13, 03:42
Pessoal,
Eu estava procurando informações sobre a carga tributária incidente sobre minhas (nossas) queridas bolachas e encontrei uma petição que, sem dúvida alguma, é de grande interesse para todos nós.
Um pedido a ser entregue ao Sr. Guido Mantega (:mad:) requerendo isenção de impostos de importação sobre os discos.
Originalmente essa petição é direcionada aos DJs que utilizam discos de vinil como plataforma de trabalho, mas, por fim, também trará reflexos aos audiófilos e apreciadores de música de plantão.
Caso seja possível peço-lhes que assinem e, na medida do possível, divulguem! :OK:

O link está abaixo:

http://www.avaaz.org/po/petition/Isencao_de_tributacao_incidente_sobre_discos_de_vi nil/

Abraço!

PS: Caso a moderação veja algum problema na mensagem sintam-se livres para alterar ou mesmo apagá-la. :redface-new:

JulioCesar
25-02-13, 07:43
Bem , nas compras feitas via Elusive , nunca fui taxado .

Radames
25-02-13, 11:51
E tomara que nunca seja, Julio! :OK: Ainda não cheguei a comprar na Elusive, mas já aconteceu de encomendas minhas feitas via e-bay serem taxadas. O valor estava acima de 100 dolares e acabei pagando dobrado pelos discos.
Mas acho a iniciativa válida. Não é certo que trará efeitos, mas sem a tentativa não se arrisca o sucesso...

Abraço!

JulioCesar
25-02-13, 12:25
Rada , por algum motivo que me é estranho , o valor declarado nas comprar via Elusive são sempre bem abaixo do valor real da compra , o que talvez seja o motivo de não ser taxado ( nunca compro mais de três discos ao mesmo tempo ) .
Prefiro continuar contando com a " sorte " ...
Sei que livros são isentos de taxação , seria lógico que LP´s e filmes também o fossem , afinal não somente livros são cultura ...

Leonardo
25-02-13, 12:28
Eu sempre peço para eles desvalorizarem. As vezes nem peço e eles o fazem. O pessoal já ta esperto quando a venda é internacional.

Radames
25-02-13, 14:04
Esse é o problema! Não acho que o recolhimento deveria ser questão de "sorte" ou mesmo o "jeitinho" que a gente dá (também faço) para escapar da guilhotina. Digo até que não ligaria de pagar alguns tributos, contanto que condizentes. Algo em torno de 10%, ao meu ver, seria um percentual justo; mas isso é desejo romântico e utópico meu... Praticamente imposto nenhum desse país faz sentido pra mim em termos percentuais.
À Cesar o que é de Cesar, mas, 60% sobre o valor combinado do bem e do frete, mais os 18% de ICMS que incide em cascata sobre os primeiros e mais taxas; NMO isso não é tributação.

Abraço!

JulioCesar
25-02-13, 16:31
Coincidência , chegou hoje um pedido da Elusive , dois LP´s duplos ( Jammie Cullun ) mais um Blu Ray Audio ( Patricia Barber - Modern Coll ) , valor declarado - U$ 12,00 . Como disse , " tax free " . :OK:

amadeoGT
25-02-13, 18:03
Coincidência , chegou hoje um pedido da Elusive , dois LP´s duplos ( Jammie Cullun ) mais um Blu Ray Audio ( Patricia Barber - Modern Coll ) , valor declarado - U$ 12,00 . Como disse , " tax free " . :OK:

Recentemente comprei alguns produtos (miniaturas de F-1) que totalizaram R$ 230. A receita achou o valor baixo, e solicitou comprovação dele - coisa que prontamente fiz, enviando inclusive o comprovante de pagamento do cartão de crédito. Mesmo assim, o fiscal entendeu que houve discrepância e aplicou uma multa que, somada aos impostos devidos, deu a incrível soma de R$ 510. Mais de duas vezes o valor dos produtos em si.

Tentei argumentar com a Fedex, mas me disseram que não havia como. Eu deveria pagar os R$ 510, e depois procurar a Receita por conta própria. Recusei, claro (se não querem me ouvir agora, imagine quando tiver pago o dinheiro), e fiquei sem as mercadorias.

A autoridade tributária pode impor a cobrança que julgar adequada. Mas deveria, no mínimo, oferecer um foro para a resolução de conflitos como esse - no qual fosse possível questionar o imposto enquanto o produto ainda está retido. Parte do problema é que os serviços de courier pagam os impostos a priori, ou seja, é do interesse deles transferir integralmente a cobrança a você (sem qualquer possibilidade de questionamento ou revisão).

Radames
25-02-13, 20:10
Ainda tem esse problema... se a esposa do fiscal estiver dormindo de calça jeans ele pode acabar descontando sua frustração no pobre do pacote... :evil6:

Abraço!

Radames
26-02-13, 15:30
Só lembrando para os que estiverem de passagem que o tópico é sobre a petição, ok? :OK: Tem gente que não tem o hábito de ler o tópico inteiro e acaba passando batido :verde&:

O link novamente para facilitar: http://www.avaaz.org/po/petition/Isencao_de_tributacao_incidente_sobre_discos_de_vi nil/

Abraço!

Radames
07-03-13, 21:53
Só reavivando o tópico para pedir à todos que tiverem interesse que votem!
Não é uma questão de interesse somente audiófilo, é interesse público. Música sendo sobretaxada é dureza... :OK:

Abraço!

Magno
08-03-13, 09:48
Voto confirmado Radames!

Gde abraço,
Magno

jose ricardo
05-10-13, 11:48
Voto confirmado.:OK:

paulo_e
31-08-14, 21:11
assinei, hoje esta em quase 10.000 assinaturas...

no final da petição, esta escrito:
"O vinil já foi considerado um bem cultural como são os livros, sem taxação de impostos. (...)"

era assim mesmo?
nao me lembro.

na petição falam bastante da profissão DJ e sua ligação com o Vinil.

acho que poderiam bater mais forte na tecla "Disco é Cultura", tornando-os algo similar a livros p/ fins de imposto.

CristianoLO
01-09-14, 15:55
mas e por que DISCOS????
por que não QUALQUER TIPO DE MÍDIA????
MÚSICA é cultura, não VINIL é cultura.

lembram quando o Lobão lançou um álbum dele nas bancas, era parte integrante de uma revista, aquilo sim foi um grande baque pra época, custava algo perto de R$10 na "seção de revistas", enquanto na "seção dos CDs" os CDs eram vendidos por R$25 a R$30, contribuindo pra mostrar como grande parte do valor do que era pago ficava na mão do governo na forma de impostos
e viva o HUEzil!

Leonardo Dornelas
03-09-14, 00:49
Assinado, Radames! Obrigado por compartilhar.

Já comprei vários álbuns pelo Discogs e nunca fui taxado. Ontem comprei 2 álbuns pela Mobile Fidelity, hoje me mandaram um mail falando que só me enviariam se eu respondesse que estou ciente que posso ser taxado e, caso não aceite a mercadoria, os custos de devolução serão por minha conta. Eu aceitei, se taxarem vou pagar, por todos os motivos expostos acima (principalmente por não ter um foro pra poder resolver isso) e também porque teria mais trabalho. Mas lei é lei, e se existe o imposto temos que estar cientes que teremos que pagar.

Mas fica a esperança de que essa petição ajude a todos nós.

Abraço!

paulo_e
04-09-14, 00:20
mas e por que DISCOS????
por que não QUALQUER TIPO DE MÍDIA????
MÚSICA é cultura, não VINIL é cultura.

lembram quando o Lobão lançou um álbum dele nas bancas, era parte integrante de uma revista, aquilo sim foi um grande baque pra época, custava algo perto de R$10 na "seção de revistas", enquanto na "seção dos CDs" os CDs eram vendidos por R$25 a R$30, contribuindo pra mostrar como grande parte do valor do que era pago ficava na mão do governo na forma de impostos
e viva o HUEzil!

eu me lembro desse CD do Lobão!!!
realmente era muito barato para a época de comparado com outros.

pensando assim, concordo!!!
Musica é cultura, não só o Vinil.
Livro é cultura, e a importação deles não são taxadas.
Midias musicais(seja ela de qualquer formato), poderiam ter a mesma isenção do material cultural livro. Talvez esse um apelo "melhor" para a isenção dos impostos de importação.

Leonardo Dornelas
09-09-14, 00:55
Pessoal, chegaram hoje os Mobile Fidelity. Paguei imposto, e caro... lá foram USD 49.93 de discos + USD 49.50 de Fedex. Chegaram em menos de uma semana, mas paguei R$ 142,00 de impostos... Tá certo, não acha isso por aqui, mas ficou caro.
Os discos foram Stevie Wonder - Talking Book e Tears For Fears - The Seeds Of Love. Esse último li um post de alguém que comprou falando que não tinha grave. O sistema dele é que não devia ter grave, porque aqui falou bonito e pesado!

Eduardo
09-09-14, 12:51
Recebi hoje dois BD do Elton John que comprei no ebay. Mesmo o valor total sendo de US$ 36,88 eles foram taxados.
O atendente dos Correios me disse que não tem mais essa de "abaixo de US$ 50". Tudo agora está sendo taxado. Ele disse que não passa mais nada sem taxação.
Será que esgotou a fonte da Petrobras?

Thiago Santos
09-09-14, 13:53
eu continuo recebendo discos sem taxa, depende muito da forma de envio utilizada

A do Leonardo foi via Fedex, ai não tem escapatória

Leonardo Dornelas
09-09-14, 20:56
Sempre que recebi os que comprei de vendedores na Discogs não paguei taxa, mas foram enviados via correios normais. O seu pacote veio como, Eduardo?

amadeoGT
09-09-14, 23:42
Recebi hoje dois BD do Elton John que comprei no ebay. Mesmo o valor total sendo de US$ 36,88 eles foram taxados.
O atendente dos Correios me disse que não tem mais essa de "abaixo de US$ 50". Tudo agora está sendo taxado. Ele disse que não passa mais nada sem taxação.
Será que esgotou a fonte da Petrobras?

Eduardo,

Tenho o mais absoluto respeito e apreço por você, pelo fórum que criou, e por todos os que participam dele.

Por isso gostaria de fazer, com sincera e absoluta humildade, uma sugestão. Que os comentários de teor político fossem mantidos em tópicos dedicados a eles - os quais, inclusive, já existem no fórum. Dessa forma, aqueles que buscam ler apenas sobre áudio, como eu, teriam a possibilidade de fazê-lo.

Enfim, apenas uma ideia. Seja qual for a decisão sua e dos moderadores, entenderei e acatarei. Um abraço.

Eduardo
10-09-14, 09:15
Sempre que recebi os que comprei de vendedores na Discogs não paguei taxa, mas foram enviados via correios normais. O seu pacote veio como, Eduardo?

USPS First Class mail Intl

Eduardo
10-09-14, 09:19
Amadeu,

Estamos discutindo a taxação dos produtos, e não política.
Meu relato foi nesta direção e bem claro.

paulo_e
10-09-14, 10:38
FEDEX ou DHL é sempre taxado... sem contar as taxas administrativas que ambos cobram o que bem entender.

recentemente comprei 3 lp's na elusive:

Black Sabbath Vol 4 *WB Rhino 180g LP* -Remastered by Chris Bellman at Bernie Grundman Studios -Cut from Original Analog Album Masters

VANGELIS BLADE RUNNER SOUNDTRACK *AUDIO FIDELITY 180g LP*(Translucent Red Vinyl) -Mastered by Kevin Gray at Cohearent Audio -Pressed at Quality Record Pressings

INXS X - NUMBERED LIMITED EDITION *Mobile Fidelity MFSL MoFi LP* -Limited Edition / Numbered -MoFi Silver Label Vinyl Series -Mastered and Cut on the famous MoFi Sound Lab state-of-the-art Tim de Paravacini-designed mastering system -Pressed at RTI on Audiophile-Grade Standard Vinyl

embora a diferença de envio por FIRST-CLASS MAIL INTERNATIONAL ou DHL(ou Fedex nao lembro) nesse caso eram minimas. e nao tenho pressa. optei pelo 1o, que pode acontecer de nao ser taxado.

fredfs
10-09-14, 11:15
Recentemente recebi 6 LP's, tudo numa caixa só. Taxado em 150, e mais uma nova taxa do correio R$12 para toda e qualquer encomenda que é taxada, independente do tamanho ou valor.
Alguém já ouviu falar dessa taxa de R$12? Será que é só no Paraná?

Eu gostaria de entender mais a história de receita federal aduaneira aqui do brasil. Quem foi o governo responsável por criar esta política tão agressiva da taxação? Foi ainda na ditadura militar? Porque pouco se fala sobre uma reforma na receita?

Tudo o que a receita diz é que está "protegendo" a indústria brasileira. O que é uma aberração de se dizer, porque quem são os economistas e administradores que realizaram estudos científicos sobre todos os setores da indústria brasileira para afirmar que uma taxação de mais de 60% sobre todo e qualquer bem adiquirido pelos correios deveria ser taxado? Porque é preciso muito pesquisa para se fazer uma afirmação dessa, e essa taxação ignorante, que não leva em conta a natureza do produto, certamente acaba afetando muitos setores nacionais...
Vamos lá, eu tenho vários amigos da área de cinema, publicidade, etc. Todos, no final da faculdade, sofrem muito para conseguir comprar e manter seus equipamentos de trabalho, como máquinas, computadores, placas, e todo hardware especializado. Resultado, eles começam a carreira profissional com uma grande desvantagem em relação as produtoras grandes já estabelecidas.

É muita, muita hipocrisia dizer que o resultado a longo prazo é similares serem fabricados por aqui, porque não, o resultado é um só: Cópias de baixíssima qualidade serão fabricadas na china, para que sejam vendidas aqui por um preço abaixo do que qualquer coisa que um dia possa ser fabricada aqui. E é isto que temos assistido: O brasil está sendo sucateado por tecnologia atrasada, e cópias de mal gosto.

Até é de se perguntar se a Receita Aduaneira não é parceira da China, porque quanto mais sobe a taxação, mais o low-tech/low-quality chineses ganham espaço.

E eu nunca vi nenhum candidato falar sobre isso. Tampouco a mídia, procurei no google e tudo que achei foi algumas matérias sobre essa típica história ufanista sobre "o crescimento das compras na internet", e como e receita está "fazendo a sua parte" para proteger nossa indústria...

Cá aqui entre nós, com a o montante de dinheiro que a receita literalmente suga com essas taxações, não sobra nada para contratar analistas de mercado e ver o que deveria não ser taxado, para isso também fortalecer a indústria de serviços, e o atualização tecnológica, por aqui? Afinal, como é que os estudantes e empresários brasileiros vão criar tecnologias e produtos novos e interessantes se eles mesmos pouco tem acesso ao que está acontecendo no mundo?

Eduardo
10-09-14, 11:24
Essa taxa de 12 reais vou confirmar ainda, mas parece que é serviço dos Correios de trâmites entre Receita e Correios. Também paguei isso.

fibra
10-09-14, 15:06
Eu tb fui obrigado a pagar essa NOVA taxa de R$ 12,00.
Perguntei ao funcionário dos Correios do que se tratava, visto que o nome da taxa era: "taxa de envio".
-- Ora, perguntei a ele, como terei que pagar essa NOVA taxa de envio já que estou aqui na agência dos Correios para retirar o pacote ?
O atendente disse: "o senhor tem razão, mas eu não posso fazer nada porque estou cumprindo ordem, meu superior (gerente) também não sabe do que EXATAMENTE se trata essa NOVA taxa.".

Em resumo, vão tentar justificar o injustificável. Acredito até que vão mudar o nome dessa NOVA taxa.

Abraços.

ZeLuiz
10-09-14, 15:16
Essa taxa de R$ 12 passou a ser cobrada a alguns meses, a desculpa é como disse o Eduardo, pelo desembaraço aduaneiro, pelo menos foi o que me disse o funcionário.
Tem muita gente reclamando, especialmente quem importa alguma coisa muito barata, na faixa de 2-5 dól., a taxa acaba saindo o mesmo que o imposto.
Provavelmente foi criada com a intenção de desestimular as compras da China mas o tiro vai sair pela culatra, quem antes iria pedir uma unidade de algo barato agora vai pensar em trazer mais 4 ou 5 para depois vender aos amigos e diluir o custo da taxa. É o governo incentivando as pessoas a muambarem! :confused2:

fredfs
10-09-14, 20:56
está taxa única de 12 reais para qualquer produto deve ter sido elaborada, depois de muito esforço, pela mesma equipe que estipulou o imposto de 60% para qualquer produto, seja uma peça de carro ou um disco de vinil. Gênios da economia contribuindo para o avanço do país.

amadeoGT
10-09-14, 22:06
Amadeu,

Estamos discutindo a taxação dos produtos, e não política.
Meu relato foi nesta direção e bem claro.

Muito obrigado pela resposta, Eduardo. Refiro-me à última frase do seu post: "Será que esgotou a fonte da Petrobrás?"

Ao ler esta frase, enxerguei uma associação implícita entre taxação e corrupção. Pelo que entendi, você quis dizer que: o crescimento da taxação aduaneira, cada vez mais abusiva, se destinaria a compensar o esgotamento da "fonte da Petrobrás" - fonte esta que se destinaria a propósitos escusos, ou seja, corrupção. Interpretei certo? Ou errei - e a "fonte da Petrobrás" a que você se referia é destinada a propósitos como custeio de gastos públicos ou formação de superávit primário? Qual é o destino, a seu ver, da "fonte da Petrobrás" que você mencionou? Você se referia a custeio da máquina pública? Ou, como interpretei, de corrupção mesmo? Perceba que sua resposta, seja qual for, conterá alto teor político.

Daí eu ter, humildemente, sugerido que esse tipo de comentário (se o governo é ou não é corrupto, se gasta bem o dinheiro ou não, etc) seja direcionado a tópicos específicos do fórum. Se este tópico é sobre alfândega e taxação, dever-se-ia apenas comentar alfândega e taxação. Comentemos quanto pagamos, se foi justo ou não, como decorreu. Não se este ou aquele governo -ou esta ou aquela empresa estatal- é promotora ou vítima de corrupção. Para isso, repito, há tópicos específicos.

Peço desculpas se fui inconveniente. Acho que todo mundo tem que se sentir livre para falar e opinar sobre tudo, onde e quando quiser. Meu comentário visou, e visa, apenas o melhoramento do fórum. Deixemos a política para os tópicos de política, gente! Abração.

thereizein
11-09-14, 03:55
Quem acredita que avtaxa de 12 ou o imposto aplicado esteja incorreto, basta entrar com uma petiçao no juizado especial FEDERAL.
Os calculos que as vezes vejo sao absurdos. Processo administrativo dentro da receita nao adianta muito....e a raposa tomando conta do galinheiro.

Eduardo
11-09-14, 07:39
Caro Amadeo,

Interprete como quiser... :verde&:
Não entrarei no mérito porque não é o objetivo aqui.

Meu relato foi sobre algo que recebi e os impostos que paguei, bem centrado no tema aqui proposto. Ao final, soltei uma frase descontraída, não uma discussão política.
Se fosse para me aprofundar no tema, certamente eu o faria, como você fez aqui.
Acho, com todo o respeito, que você exagerou um pouco.
Mas, vamos em frente... :OK:

Neube Braia
11-09-14, 13:58
Eduardo,

Aconteceu o mesmo com uma compra de um CD que fiz no site http://www.cdjapan.co.jp/music/index.html sempre comprei CD fora do Brasil e nunca havia sido taxado, a última compra de US$ 32,43 neste site fui taxado em 100%, recorri da taxa num formulário fornecido pelo próprio correios e depois de três meses recebi novamente o CD com a argumentação da Receita que o imposto era devido, que o valor limite de recebimento de mercadoria de US$ 50,00 era só de envio de mercadorias de pessoa física para pessoa física, e ainda tive que pagar mais R$ 12,80 de taxa de envio para a receita do CD junto com meu recurso.

É parece que a fonte da Petrobras secou mesmo.

Abs.

Neube.

JulioCesar
12-09-14, 22:37
Já fiz requerimento para revisão de taxação e fui atendido .
Hoje chegou uma caixa da Elusive com 5 lp's , novamente sem taxação apesar de ter sido enviado por empresa , não pessoa física . Não sei o motivo , talvez já conheçam nossas leis , mas o valor declarado foi de U$16,00 e o frete ( caríssimo ) não foi informado ...
Acabei de escutar um dos Lps - Queen , Day at the Races 200g . Muito bom ! Pena que nas duas últimas décadas acabaram as boas bandas .

fibra
12-09-14, 22:46
Julio, discordo, tem a banda Calipso. =))

thereizein
12-09-14, 23:33
Unica banda nova que considero boa: Florence + the machine. Preciso pegar os dois lps ainda.

JulioCesar
13-09-14, 00:44
Unica banda nova que considero boa: Florence + the machine. Preciso pegar os dois lps ainda.

The dog days are over é muito legal .

fredfs
13-09-14, 18:46
Desconfio que com essa política de "não passa nada" dos correios, fedex e dhl possam ser interessantes para vinil. Já que é leve e não tem eletrônicos dentro da caixa, pode passar....

Leonardo Dornelas
16-09-14, 21:52
Já fiz requerimento para revisão de taxação e fui atendido .
Hoje chegou uma caixa da Elusive com 5 lp's , novamente sem taxação apesar de ter sido enviado por empresa , não pessoa física . Não sei o motivo , talvez já conheçam nossas leis , mas o valor declarado foi de U$16,00 e o frete ( caríssimo ) não foi informado ...
Acabei de escutar um dos Lps - Queen , Day at the Races 200g . Muito bom ! Pena que nas duas últimas décadas acabaram as boas bandas .

Julio, na Elusive vc pediu para que declarassem valor mais baixo?

JulioCesar
16-09-14, 22:40
Não pedi valor a menor não , todas as vezes que comprei discos lá foi assim mesmo e nunca fui taxado , mesmo recebendo caixas pesadas .

aviasom
22-09-15, 17:43
Petição assinada!

Nixon
24-01-16, 07:43
Ressuscitando o tópico!

Como tem sido as importações de vocês no quesito TAXAÇÃO?

Abs.

Eduardo
24-01-16, 08:09
Faz algum tempo que só trago alguns discos, mais nada.
Porém, até o final do ano passado estavam taxando até a vontade em comprar...

Leonardo
24-01-16, 09:59
onde vocês tem comprado? das duas últimas vezes que comprei no CD Universe os pacotes não chegaram.

abs

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Eduardo
24-01-16, 10:05
www.elusivedisc.com

Só compro aqui CDs, SACDs, BD-Audio, etc..., há mais de 10 anos. Nunca tive problemas.

DVD, BD de shows e alguns discos de música mais raros eu geralmente compro no ebay. Também tranquilo.

Dartzeel
24-01-16, 10:30
Tudo que comprei até hoje fora foi no DISCOGS,todos chegaram.........

Nixon
24-01-16, 13:10
A petição tem muito poucas assinaturas... assim nunca vai dar certo.

thereizein
25-01-16, 21:14
Brasil não é país de petição...relaxa.

Nixon
25-01-16, 21:45
Tem a tal de IOF na fatura do cartão de crédito também! ( descobri hoje! )=))