PDA

Ver Versão Completa : Limpeza de disco de Vinil

Airton Mathias
31-03-13, 17:11
Cleaning a Record with Wood Glue

http://www.youtube.com/watch?v=HpwjLvL_L0M

Cola plástica para madeira (Acetato de Polivinila) ou a marca “Tenaz”

Tem um amigo que têm uma grande coleção de álbuns de vinis e para limpar por “atacado”, seis vinis de uma vez.

Ele construiu uma base com uma haste com o mesmo diâmetro do furo do disco.
E para separa um disco do outro na pila, utiliza cilindro de papelão de 5 cm de altura e do diâmetro igual ao do selo do disco.

Como a cola seca em aproximadamente em 12 horas, ele passa a colas em seis vinis no de cima da pila e após 12horas ele vira o vinil e aplica novamente a cola no lado sem a cola.
Após 12 horas teremos seis vinis limpos. :OK:

!
[__]
!
[__]
!
[__]
!
[__]
!
[__]
!
[__]
-------------------

VTR
31-03-13, 22:51
Olá Airton

Vc teria coragem de usar este "método" em seus discos de vinil, qq um deles?

Conheço gente que usou este "achado" depois de sugestão análoga dada no finado site Audiodicas e perdeu vários LPs...

[ ]
R.

Radames
01-04-13, 02:15
Cheguei a ver uns vídeos onde o pessoal usa esta cola, Airton. Achei bem interessante a eficiência da limpeza mostrada nos vídeos, mas sério mesmo? Eu não sou maluco a tal ponto rsrsrsrs
Tudo bem que o vinil é bem mais resistente do que alguns podem supor, afinal, 1,5 gramas de peso num espaço umas 100x menor que um milímetro quadrado é pressão pra burro. Mas não sei, determinadas coisas me parecem "estranhas" demais. :verde&: Vai que acabe sobrando algum resíduo da cola misturado a alguma sujeira que possa porventura comprometer a integridade da agulha? Melhor não arriscar...
Prefiro lavar na phk ou mesmo à mão, com detergente neutro, água corrente e algodão. Sempre tive bons resultados assim...

Mas o ritual de lavar o disco é tão particular quanto seu dono, e cada um faz do jeito que acha melhor.
Te falo que em alguns discos que depois de algumas lavadas continuava com aquela chiadeira eu apelava pro sabão em barra. Umedecia a face do disco e um chumaço de algodão, esfregava o algodão no sabão e mandava no disco. Deixava uns 5 minutos de molho e passava o algodão de novo pra ajudar a descolar alguma sujeira teimosa, enxaguava e depois fazia outra limpeza; dessa vez com o detergente neutro para retirar os resíduos que o sabão deixa. Não ficava perfeito (mesmo porque só faço isso com discos bem judiados), mas em alguns melhorava 90%.
Cada um com sua maluquice rsrsrsrs

Abração!

ccaks
01-04-13, 06:27
Achei esquisito, mas que o cara leva jeito para confeiteiro, ah isso leva ;)

Os meus vão para a PHK também ou, às vezes, na mão mesmo com o bom e velho sabão de coco.

Pablo
01-04-13, 09:24
Isso é pra discos que você oficialmente declarou pt. Antes de ir pro lixo o cara faz isso como ultima cartada.

Airton Mathias
01-04-13, 10:40
Ricardo, Radames, Cláudia e Pablo.

Quanto ao método - ele funciona..., pois utilizei nos meus antigos discos, que digitalizei.
O método não é confortável e necessita experiência para aplicar.

Teste antes em alguns discos que não façam parte de sua coleção, para obter experiência.

Realmente somente utilize nos discos em que outros métodos falharam.

Abraço,
Airton

VTR
01-04-13, 11:18
Airton, colegas

Por principio não costumo desconsiderar (ou considerar) qualquer método, técnica etc etc ligada ao hobby do áudio.
Eu mesmo experimento várias alternativas ligadas ao nosso hobby.
Com responsabilide.

O que eu receio mesmo é a quantidade de pessoas, neófitos no ramo que ao encontrarem a descrição/sugestão deste método acima possam colocar em risco preciosos discos fonográficos, muitos insubstituíveis, por acharem que alí está a receita ideal para consertar aquele som cheio de ruídos que na grande maioria das vezes não é causado pelos próprios discos!

Para "salvar" um disco daqueles bem antigos, surrados que se quer p.ex. digitalizar não vejo maiores problemas mas ficar sabendo que alguem arruinou um raríssimo LP duma Miller & Kreisel por total ignorancia nesse assunto dói muito...
O que já aconteceu.

Outro dia noticiou-se que uma senhora idosa "restaurou" belíssima pintura do século 19 na sua cidade na Espanha.
Mostraram a pintura original e depois o "serviço" que aquela senhora tinha perpetrado...
Deu vontade de chorar.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1140947-idosa-tenta-restaurar-pintura-do-seculo-19-por-conta-propria-e-danifica-imagem.shtml

Ninguem tem o direito de colocar em risco obras de arte e centenas de LPs são assim considerados, alguns cotados a preços inimagináveis.

Será que todos os neófitos e outros audiófilos já bem maduros no áudio analógico sabem disso?
Que possam ter em suas coleções discos que valem ouro?
Eu sei a resposta.

[ ]s
R.

Airton Mathias
01-04-13, 15:16
Airton, colegas

Por principio não costumo desconsiderar (ou considerar) qualquer método, técnica etc etc ligada ao hobby do áudio.
Eu mesmo experimento várias alternativas ligadas ao nosso hobby.
Com responsabilide.

O que eu receio mesmo é a quantidade de pessoas, neófitos no ramo que ao encontrarem a descrição/sugestão deste método acima possam colocar em risco preciosos discos fonográficos, muitos insubstituíveis, por acharem que alí está a receita ideal para consertar aquele som cheio de ruídos que na grande maioria das vezes não é causado pelos próprios discos!

Para "salvar" um disco daqueles bem antigos, surrados que se quer p.ex. digitalizar não vejo maiores problemas mas ficar sabendo que alguem arruinou um raríssimo LP duma Miller & Kreisel por total ignorancia nesse assunto dói muito...
O que já aconteceu.

Outro dia noticiou-se que uma senhora idosa "restaurou" belíssima pintura do século 19 na sua cidade na Espanha.
Mostraram a pintura original e depois o "serviço" que aquela senhora tinha perpetrado...
Deu vontade de chorar.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1140947-idosa-tenta-restaurar-pintura-do-seculo-19-por-conta-propria-e-danifica-imagem.shtml

Ninguem tem o direito de colocar em risco obras de arte e centenas de LPs são assim considerados, alguns cotados a preços inimagináveis.

Será que todos os neófitos e outros audiófilos já bem maduros no áudio analógico sabem disso?
Que possam ter em suas coleções discos que valem ouro?
Eu sei a resposta.

[ ]s
R.

Ricardo,

Sinto se você perdeu o seu LP “corte direto” Miller & Kreisel, por isso ressalto o fator experiência, há que ter a expertise e os materiais corretos.

O acetato de polivinila ou PVA tem de ser de uma marca confiável e este produto não colará no vinil, apenas em materiais porosos e esta característica que formará um “peeling” sobre o vinil absorvendo a poeira.

Mas se ficou algum residuo de PVA no disco você poderá remover facilmente aspergindo uma pequena quantidade de WD40.

Por isto ressalto experimente primeiro.

Mas aos colegas que podem adquirir uma lavadora com sucção, sugiro ser esta a melhor opção.
Considerando o preço / beneficio de uma VPI, Keith Monks ou Loricraft Machine.

http://www.youtube.com/watch?v=Y-fxhb8ROEw

http://www.musicdirect.com/p-7658-vpi-165-record-cleaning-machine.aspx

http://www.musicdirect.com/images/product/medium/AVPIRCM16.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=yCjI0FIGatM

http://mintlp.com/wild/loricraft.htm

http://mintlp.com/picture/lori001.JPG

http://www.youtube.com/watch?v=rod79YwW4PA

Abraço,
Airton

VTR
01-04-13, 15:36
Airton

Nunca sequer cogitei de usar este perigoso método nos meus LPs...
A única cola que meus LPs veem é para lhes reparar alguma capa cuja cola se ressecou com o tempo.

Limpeza nos meus discos: ou numa máquina dessas acima ou em limpeza manual profunda, em água corrente e detergentes adequados.

[ ]
R.

Pablo
01-04-13, 17:40
Airton, que tal uma alternativa nacional bem mais em conta e bastante eficiente?

http://www.youtube.com/watch?v=KKuG5dUg3AQ

VTR
01-04-13, 17:58
Alternativa nota 10 e que conheço ao vivo e a cores.

Na minha opinião nada a fica a dever a qq outra máquina similar no quesito foco: limpar o LP de verdade. E com total segurança.

O PHK merece os nossos aplausos!

[ ]s
R.

Luke
01-04-13, 19:35
Meus 2cts, ;)

http://www.youtube.com/watch?v=XEzqY57ZckM

Olha só a cor da solução após 12 discos lavados

http://imageshack.us/scaled/landing/862/nano013.jpg
:OK:

Pablo
01-04-13, 19:45
A minha chegou hoje e de cara já ressuscitou alguns lps que já tinha dado como sem solução. Realmente sensacional!

MiltonSC
01-04-13, 20:37
Morei na Alemanha na década de 70 e limpava meus discos com um produto vendido lá para este fim que formava uma película sobre o disco e quando você retirava o disco estava novo. Devia ser a base de PVA.
A diferença é que naquela época disco não era raridade. Você trocava com os amigos, pegava emprestado, usava até furar e os muito desejados tinha quem comprasse duplicata para não correr risco de ficar sem a preciosidade. Você ouvia teus discos sem maiores preocupações.

Pablo
01-04-13, 21:16
Só me respondam uma coisa. Vocês acham a água destilada imprescindível? Pergunto pelo seguinte, o disco normalmente estará mais sujo que a água filtrada, logo não vejo sentido utilizar agua destilada pois no momento que esta for jogada no disco ela já vai ficar mais suja que a filtrada. Por favor me expliquem isso.

VTR
01-04-13, 22:49
Colegas

Eu ia até comprar esta máquina sensacional do PHK mas botando a cabeça para funcionar acabei criando um método todo inusitado para secar a água final das lavagens dos LPs...

Porque secar/remover a água final de enxague dos LPs é que é a tarefa mais difícil principalmente para aqueles que vão para a torneira do tanquinho e lavam sob água corrente.

Passei a usar isto abaixo que NÃO deixa qualquer tipo de resíduos de paninhos, algodões e outros artifícios.
O disco sai dali brilhando como novo!

Apresento a voces a coisa mais sensacional que já usei para a limpeza/secagem manual de LPs:

a Toalha Mágica...

http://www.fixxar.com.br/img/produto/m/16-184-toalha-magica-em-pe.png http://imagens.extra.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=2825714

Repito: nada se compara a ação de sucção das máquinas de limpeza de LPs mas esta toalha atinge uns 98% de perfeição na limpeza (desde que esta seja feita com bons produtos e o disco devidamente enxaguado para remoção destes produtos)

Secando seu LP com a toalha mágica percebe-se uma superfície completamente isenta de fiapos etc etc e a coisa é quase instantanea: nada de deixar os discos expostos ao ar para se secarem (e sairem dali cheios de poeirinhas e outros micro detritos presentes no ar...)

Eu uso uma de tamanho 66 x 43 cm: vc coloca o disco sobre uma das metades e dobra a outra por cima envolvendo os 2 lados de uma só vez.
Comprima a toalha sobre o disco e ele sai de lá ainda levemente umido e vc vê aquilo se evaporar rapidinho.
Em 30 segundos o disco está pronto para ser tocado.
E tão silencioso quanto os tratados nas máquinas, esse é o ponto.

Podem experimentar: vão viciar na eficiencia deste método...
Garanto.

[ ]s
R.

amadeoGT
01-04-13, 23:28
Pablo, acho que o problema da água de torneira são os sais minerais, que fatalmente acabarão depositados no sulco - principalmente se vc deixar o disco secar naturalmente (sem aspiração).

Máquina PHK com água destilada e detergente adequado é imbatível - um investimento não muito caro, e que vale demais a pena. Abração.

amadeoGT
01-04-13, 23:30
ps: e parabéns pela máquina! tenho uma e gosto muito.

Pablo
02-04-13, 08:51
Essa toalha mágica poderia até ser um up pra máquina de lavar, duas tiras dela presas à entrada do tubo aspirador...rs. Que tal?

Pablo
02-04-13, 08:57
Pablo, acho que o problema da água de torneira são os sais minerais, que fatalmente acabarão depositados no sulco - principalmente se vc deixar o disco secar naturalmente (sem aspiração).

Máquina PHK com água destilada e detergente adequado é imbatível - um investimento não muito caro, e que vale demais a pena. Abração.

Ok... OK... convencido. Segundo meu raciocínio eu poderia lavar coisas com água suja desde que esta água tivesse menos sujeira que a coisa lavada, obtendo-se com isso o mesmo resultado da água limpa, mas isso não é verdade....rs

VTR
02-04-13, 09:05
Essa toalha mágica poderia até ser um up pra máquina de lavar, duas tiras dela presas à entrada do tubo aspirador...rs. Que tal?

Rola não...

O material da toalha é denso e não tem pelos, capaz do disco até parar de rodar na máquina.

Guto Pereira
02-04-13, 12:36
Pessoal, sou usuário da PHK desde 2009, se não me engano, ou seria 2008??? Sei lá! Mas digo que ela é uma ótima ferramenta e de baixo custo. O lance com a água é complicado, porém uso água deionizada, Triton-X e um leve aroma de álcool isopropílico. Coloco numa almotolia plástica para facilitar a aplicação e pimba!

Quando a coisa tá muito braba, coloco uma solução sugerida com concentração maior dos ingredientes na Spin Clean, e com isso faço a lavagem do "grosso" da sujeira nela, dando o arremate final na PHK.

Mas devo confessar que num faço isso faz um tempinho, sabem... Preciso desenferrujar o hábito de lavar, e principalmente de ouvir as bolachas!!! Cheguei ao ponto de ouvir no mínimo 3 horas por dia de vinil. Depois da chegada do Césinha, isso despencou a zero. Mas hora dessas volta às boas!!!

Guto Pereira
02-04-13, 12:45
Ah, quem não tem uma Spin Clean pode fazer-se valer de uma escova de micro cerdas de fibra de carbono para ir mais fundo nos sulcos, isso em conjunto com o veludinho da PHK.

Guto Pereira
02-04-13, 12:51
Algo assim: http://www.needledoctor.com/Nitty-Gritty-Nylon-Bristle-Brush

Essa tb é muito boa: http://www.needledoctor.com/Clearaudio-Pure-Groove-Brush

VTR
02-04-13, 13:18
Uma coisa que nem todo mundo se lembra (ou sabe...): o tapete do prato deve estar limpo de poeiras, gordura etc quando vc ali colocar o LP para ouvir...
Um pincel bem macio e largo (~3 cm) é ideal para "varrer" o tapete a cada lado de disco.

Uma boa sugestão: retirem esse tapete e, se for de borracha ou similar, dar uma boa lavada nele de vez em quando, esfregando com uma escova firme, usando bom detergente.

Tudo pela longevidade e ótimo som dos LPs!

Radames
02-04-13, 20:33
Uma coisa que contribui com a limpeza na máquina é algodão hidrófilo ou mesmo veludo trabalhando em conjunto com as cerdas da máquina. Mas isso só no estágio da solução phk. Dependendo do estado do disco esse auxílio rende uns clics e clacs a menos.

Tenho uma dessas escovas de carbono também, mas te falo que desde que comecei a ter como hábito lavar qualquer disco antes de tocar (mesmo antes da phk) só a tenho utilizado pra tirar a poeira da tampa do toca discos de vez em quando rsrsrsrs
Engraçado é que com os discos tocando limpos não tenho mais observado acúmulo de estática em disco nenhum. Antes tinham alguns que quando terminavam de tocar e eu ia virar ou guardar chegavam até a estalar rsrsrsr

Abraço!

Guto Pereira
02-04-13, 21:49
Radamés, comigo a coisa é meio diferente. No uso regular da PHK após a sucção o discos sai cheio de estática. Como diz meu amigo Antonio Carlos vulgo Zairon, se a gente chega o braço perto, o disco fica quase "torando" os cabelinhos do braço. Eu faço alguns voodoos para remover a estática dos discos. Primeiro é pousá-lo numa folha de papel alumínio aterrado no pré de phono. Depois dou uma salvas com a raquete mata mosquitos, fechando curto em sua grade próximo do disco. Depois desse voodo doido o disco fica belezinha!

Radames
02-04-13, 22:00
Só curiosidade, Guto, você deixa ele dar as duas voltas na sucção?
Agora, tá doido nesse seu método de retirar estática! Se acender uma vela roxa do seu lado quando estiver nesse procedimento o povo vai pensar coisa errada :laughing6:

Abração!

Guto Pereira
02-04-13, 22:06
positivo, duas voltinhas marcadas à partir da letra que indica o lado do disco. Radamés, o pessoal aprova a raquete de mosquito... O resto é por minha conta mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho um amigo que não liga seu sistema sem duas garrafas de água mineral, de uma marca específica, e detalhe, gaseificada... do contrário o palco fica prejudicado! E eu acredito nele, de coração! Tem um outro que tem um jarro de água gigante na sala de audição...

Só tem "normal" nessa brincadeira!

Radames
02-04-13, 22:24
Uai, rapaz... e se deixar uma volta só?
Sei que fica aquela sombrinha de água no disco, mas ela evapora em questão de segundos. Só de tirar o disco da máquina e levar até o TD já secou... Talvez seja por isso que não pego estática aqui, mas vai saber...
E sobre seu método, não questiono de jeito nenhum a eficácia, mas que deve ser uma piada olhar e ver alguém passando uma raquete de matar mosquito sobre um disco de vinil que descansa numa folha de papel alumínio aterrado... Sei lá porque, mas na minha cabeça apareceu a imagem do José Mojica Marins, devidamente trajado, realizando o procedimento :laughing6: :laughing6:
Já as garrafas de água do seu amigo possuem uma propriedade especial de absorção de vibrações espúrias do gabinete da caixa que resultam numa frequência de resposta mais linear e aumento na dinâmica :happy3: :laughing7:
Se funciona pra ele, eu acredito também! rsrsrs

Abração!

Radames
02-04-13, 22:35
Ah, só tem um porém. Comprei a maquina não faz nem 1 mês, então só a utilizei agora no verão, e a umidade do ar ainda está alta. Lá pra junho ou julho a coisa pode mudar de figura...
Se isso acontecer compro uma capa preta e vou fazer esse seu voodoo aqui rsrsrsrsrsrs

VTR
02-04-13, 22:36
Quem sugeriu essa da raquete só pode ser maluco.... rsrsrs
Quem será o autor da pérola? :laughing6:

Guto Pereira
02-04-13, 22:38
faça mesmo!!! verás que funciona milagrosamente!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Guto Pereira
03-04-13, 11:35
Quem sugeriu essa da raquete só pode ser maluco.... rsrsrs
Quem será o autor da pérola? :laughing6:

Ih...

http://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-ash4/398218_266532520134776_2109795623_n.jpg

Seria o tal louco de Minas?

JulioCesar
03-04-13, 12:39
Primeiro é pousá-lo numa folha de papel alumínio aterrado no pré de phono. Depois dou uma salvas com a raquete mata mosquitos, fechando curto em sua grade próximo do disco. Depois desse voodo doido o disco fica belezinha!

Mais uma coisa pra testar , vou ter de esperar não ter ninguém em casa pra isso ... =))

Guto Pereira
03-04-13, 13:11
Julião, tem uns amigos que ficam satisfeitos apenas com passar a raquete acionada sobre o disco mantendo uma distância de uns 3 a 5cm sem as salvas de descarga elétrica... eu já adoro o plac! plac! Me sinto proprietário de uma Zerostat de 10 "reaus"!!!

Radames
03-04-13, 19:11
Raquete joia essa!
Tomara que os vendedores não descubram esse uso. Se descobrem o preço dela vai de 10 reaus pra 100 porque é raquete hi-end rsrsrsrs
Não sei vocês, mas quando eu pegar algum disco cheio de estática vou vestir a capa do Mandrake e pegar a raquete...
Na pior da hipóteses a estática só vai continuar onde está. Se bem que pode acontecer da patroa ver isso por acidente, aí vai ser dureza explicar 8-} rsrsrs

Guto Pereira
03-04-13, 19:40
Radamés, agora fora da parte jocosa da questão, em certa altura eu quase comprei uma Zerostat, mas no final eu achei cara por demais. Tinha um braço anti-estatico que era bem legal, porém vendi e me arrependo até hoje. Uma boa escova com cerdas de carbono devidamente aterrada tb funciona legal. Um tapetinho de cortiça, ou ainda um daqueles cheios de firulas tb ajudam bastante.

Dizem as boas e más línguas que a raquete quando acionada cria em sua grade um campo e, supostamente com as descargas elétricas promovidas com o fechamento do circuito na grade geraria uma situação de ionização que neutralizaria a energia estática contida no disco. Outra forma de eliminar a energia estática, que é a mais comum e mais conhecida é o aterramento, e nem entrarei no mérito do processo para não tornar o tópico chato, mas nada mais simples que uma superfície condutora devidamente aterrada para completar o processo, não é mesmo?

Radames
03-04-13, 22:12
Que nada Guto, brinquei com o método só porque realmente parece coisa de maluco, mas não estava brincando quando disse que vou usar a raquete quando pegar um disco carregado por aqui, só vou dispensar a capa do Mandrake rsrsrsrs.
Quando você falou a primeira vez fiquei pensando justamente no que ocorreria quando houvesse interação entre esses dois campos elétricos, um ativo e outro de carga estática. Como não consigo prever o resultado o jeito é colocar a mão na massa e ver o que acontece. E não custa nada tentar, a raquete já tenho rsrsrs
Agora, a Zerostat acho um absurdo de cara. Pode funcionar bem o que for, mas pelo preço aquilo deveria durar para sempre. As escovas, depois que comecei a ficar mais chato (e já fazem uns 3 anos), não uso mais. Parte da poeira permanece na escova e ela pode ir parar em algum disco mais limpo. Hoje só me serve pra tirar a poeira de cima da tampa do TD rsrsrsrs

Mas desde que consegui colocar meus equipamentos pra funcionar aqui em Uberaba não tenho tido mais problemas com estática, em BH que era dureza...

VTR
03-04-13, 22:15
A raquete provoca a ionização do ar na sua proximidade (por sua alta tensão) e com isso neutraliza a carga estática do objeto, no caso aqui o LP.
N é preciso dar curto nela.

Descobri isso ao neutralizar um plástico (régua) que tinha esfregado e que atraia os cabelin do braço...
Ao passar a raquete perto da régua plástica ela não atraia mais (ou atraia muito menos).

Mesmíssimo principio da pistola Zerostat que emite uma nuvem de ions e assim neutraliza a estática.

A coisa mais interessante: se vc dispara a Zerostat na palma da mão, de uns 3 cm de distancia, pode sentir um "ventinho" batendo nela.
Vc atira na chama de um isqueiro e ela balança.
Não satisfeito atirei numa formiga: a bichinha fica completamente doida... kkk (mais do que eu...) :verde&:

Vou fazer um filminho disso.

VTR
03-04-13, 22:39
Vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=J4DCNtevorw

Leonardo
04-04-13, 00:13
Cara deu vontade de comprar uma pistolinha dessa só pra ficar fazendo experiências malucas com formigas, isqueiros, baratas, etc.
Ja usou em CD?

Abs

Guto Pereira
04-04-13, 10:33
Ih, num falei que o doido da raquete era de Minas, sô!...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas adoro dar as salvas, isso torna a situação mais emocionante e mais "mandrakeska".

VTR
04-04-13, 11:52
Cara deu vontade de comprar uma pistolinha dessa só pra ficar fazendo experiências malucas com formigas, isqueiros, baratas, etc.
Ja usou em CD?

Abs

Lá nos anos 90 quando o CD era ruim de verdade usei tudo qt é tweak para melhorar o áudio deles...

Caneta verde na beirada, lustra móveis, botei no congelador, tiro de Zerostat etc etc
Algumas vzs achei que polindo o CD com lustramóveis realmente fazia algo de bom no som.

Curioso é que alguns CDs de som ruim e atualmente passados para o computador soam melhores e os bons CDs soam excelentemente bem.
Com os atuais DACs e novos softs é compreensível.

[ ]
R.

Thiago Santos
04-04-13, 18:31
Radamés, agora fora da parte jocosa da questão, em certa altura eu quase comprei uma Zerostat, mas no final eu achei cara por demais. Tinha um braço anti-estatico que era bem legal, porém vendi e me arrependo até hoje. Uma boa escova com cerdas de carbono devidamente aterrada tb funciona legal. Um tapetinho de cortiça, ou ainda um daqueles cheios de firulas tb ajudam bastante.

Dizem as boas e más línguas que a raquete quando acionada cria em sua grade um campo e, supostamente com as descargas elétricas promovidas com o fechamento do circuito na grade geraria uma situação de ionização que neutralizaria a energia estática contida no disco. Outra forma de eliminar a energia estática, que é a mais comum e mais conhecida é o aterramento, e nem entrarei no mérito do processo para não tornar o tópico chato, mas nada mais simples que uma superfície condutora devidamente aterrada para completar o processo, não é mesmo?

ultimamente não tenho usado as escovas de carbono, já fiz um monte de coisa para tentar um aterramento perfeito, mas ela sempre acaba transmitindo estática pro lp

o que tenho usado hoje em dia antes da reprodução, é esse acessório de limpar lente de camera

http://www.wexphotographic.com/webcontent/product_images/large/87/13374.jpg

com o disco lavado e no plástico anti estático, a pouca poeira que acaba juntando nele, sai nas borrifadas aplicadas

Guto Pereira
04-04-13, 20:28
Thiago, o problema é que a maioria das escovas baratex não tem aterramento das cerdas ao cabo de aluminio. Já desmontei algumas (10) e todas não tinham nada fechando o circuito, enquanto que as mais caras tem essa "conexão".

VTR
04-04-13, 20:54
Bom: a minha é da Audioquest e fiz o teste de continuidade das cerdas para o alumínio e conduz perfeitamente.

Engraçado que a gente vê outras identicas as da Audioquest e custando bem mais barato...
Será essa a diferença Guto??
Como nunca desmontei uma dessas agora fico com a pulex irritans atras do pavilhão auditivo...

Thiago Santos
04-04-13, 21:34
Guto, tenho 3 aqui em casa. Uma audioquest, uma pickering e uma dessas similar, baratinha. Já desmontei todas as 3, as duas primeiras, embaixo da carcaça de metal, tem um pino que vai nas cerdas, já essa similar não tem, é só plastico

mmbdp
19-07-14, 22:20
https://www.youtube.com/watch?v=_gyvipBs6Vs

fibra
20-07-14, 04:05
Marcellão, muito legal.

Vc chegou a fazer ?

Abraço.

Celso
20-07-14, 09:34
Carambaaaaa...disco novo:-bd

VTR
20-07-14, 09:42
Volta e meia esse método da cola para "limpar" LPs volta ao foco...
Bacana demais.
Recomenda-se fortemente que todos que se interessem pelo analógico façam a limpeza conforme sugerido acima...
Funciona de verdade e é excelente em todos os aspectos, remove tudo o que nem se sabia que estava lá nos sulcos perturbando a audição, inclusive a musica.

Eduardo
20-07-14, 16:12
Isso é pirataria... o que ele fez na verdade foi uma cópia do disco... :verde&:

JIG
20-07-14, 19:06
Isso é pirataria... o que ele fez na verdade foi uma cópia do disco... :verde&:

Acho que não configura pirataria, pois a impressão é inversa da original.:laughing7:

Eduardo
20-07-14, 20:14
Mas já serve de molde para as cópias.... :verde&:

paulo_e
25-07-14, 22:04
hoje!
hoje foi meu 1o contato com essa tecnica da Cola PVA!
li, reli, assisti video e fui tentar...

MEUS DEUS! que resultado espetacular!!! ^:)^
foi essa a reação ao ouvir o lado do disco que tinha acabado de retirar a cola seca.
em um disco que já tinha lavado umas 3x no esquema: algodão hidrofilo, agua bem forte e detergente.
um leve sibilado chato persistia na voz, nao gosto nada da presença deles nos vinis.
e depois da cola, tchau! foi embora o sibilado e veio a definição, sem contar o "toc" do pouco que tinha, anulado...

tambem nao tenho usado nada que tenha contato com o vinil, nem escovinha antiestatica.
tenho sempre usado um borrifador de ar antes de tocar o vinil.

vou é comprar um Balde de cola PVA para minhas "crianças".

umas fotos...

da cola retirada
http://i62.tinypic.com/2qirc3s.jpg
http://i61.tinypic.com/2h4kg7n.jpg

de agora pouco
http://i58.tinypic.com/15i6885.jpg

ai já empolguei
http://i58.tinypic.com/25ft6dv.jpg

beber&

fibra
25-07-14, 22:22
É isso aí, Paulo ! Parabéns pelo relato, tem que testar antes prá depois poder falar. :OK:
Fica a ótima dica pro pessoal do vinil.:-bd
Grande Abraço.

mmbdp
25-07-14, 22:33
Marcellão, muito legal.

Vc chegou a fazer ?

Abraço.

Fiz não Fibra, o vídeo me chegou de alguma página que curti no Facebook.

O texto do sujeito que publicou o vídeo, em inglês, dava conta do mesmo resultado que o Paulo-e relata acima, por isso postei.

O toca discos cujo vídeo postei anteriormente foi morar lá na casa dos meus pais, aí só se eu testar no HD...

Mas foi legal ler que alguém usou e funcionou.

Airton Mathias
27-07-14, 13:31
Quando abri o tópico relatando a experiência de um amigo com a limpeza dos seus discos houve uma reação Schopenhauerniana.

"Segundo palavras do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, toda a verdade passa por três fases: primeiro é ridicularizada; depois violentamente atacada; por fim, é aceita como evidente."

Mas agora temos um "peeling" para vinis.

http://recordrevirginizer.com/pics/3revirginizer.jpg

http://www.stereo.net.au/reviews/record-revirginizer/

http://recordrevirginizer.com/

http://www.youtube.com/watch?v=it8G2veq5PE

http://www.youtube.com/watch?v=ZYXjNscdDio

http://recordrevirginizer.com/Tone_Audio.pdf

Continuo com a cola PVA!

Radames
27-07-14, 19:19
Nunca tive coragem de usar a cola PVA por achar que é um método agressivo demais. Tudo bem que o vinil é bem mais resistente do que muita gente imagina, mas ele não foi feito para suportar tração. Então pergunto aos adeptos: Vocês notaram alguma alteração nas frequências mais altas?
Sempre ouvi dizer que há um risco razoável de comprometer os agudos e médios/altos com esta solução.

Abração!

VTR
27-07-14, 20:14
Com certeza Radames: para remover a sujeira dos sulcos está mais do que evidente que esse método funciona...

Mas e a integridade dos sinais nestes sulcos?
É mantida?
É alterada?
Ninguem ainda deu a resposta a estas questões.

Da mesma maneira que existem inúmeras pessoas usando/aprovando/promovendo o método tb existem pessoas que tiveram muitos prejuízos com a prática deste mesmo método de limpeza... é só procurar.
Eu não uso, não recomendo e diria mais: os audiófilos na maioria esmagadora dos casos NÃO tem como avaliar qq diferença no comprometimento dos sinais ali gravados pois NÃO possuem equipamentos a altura para tais revelações.

E assim a audiofilia caminha mais uma vez pelos achismos tão comuns entre os adeptos do hobby...

amadeoGT
27-07-14, 23:06
Encaro o método da cola com certo receio, me parece agressivo demais. Se não existisse outra opção, até entenderia. Mas existe, a máquina PHK. Eficaz, segura e barata. Usada do jeito certo (com água destilada, que se compra na farmácia, o detergente hospitalar fornecido pelo fabricante, e um aspirador de pó comum), resolve de vez o problema. Até comprar uma, perdi muito tempo experimentando diversas receitas caseiras, do tipo lavar na pia.

Sei que, dependendo do grau de envolvimento com vinil, nem todo mundo pode querer pagar pela máquina -que custa uns trezentos reais. Por isso, o ideal seria que as lojas de LPs usados oferecessem o serviço de limpeza dos discos, após a compra. Poderiam cobrar R$ 5, com direito a um plástico novo. E os clientes também poderiam levar seus próprios LPs, de casa, para serem limpados na máquina.

fibra
27-07-14, 23:53
Efetivamente, aqui do forum, quem já testou o método e o desaprova ?
Efetivamente, aqui do forum, quem já testou o método e o aprova ?

Seria legal documentar aqui, como fez o colega Paulo.

Abraços,

Airton Mathias
28-07-14, 00:32
Radames,

Não há risco de dano ao vinil, PVA e Vinil são tipos de plásticos, ou melhor, composições diferentes.
Reconheço que o método não é esteticamente o melhor.

Mas funciona em vinis que outros métodos não foram eficazes.
Não danifica os sulcos ou “retira sinal” como se isto fosse possível.
Porém que deseja pagar $ 10 000,00 em uma Monks é uma questão pessoal.

A Avantgarde Áudio é o representante segundo o site da Keyh Monks.

http://www.keithmonks-rcm.co.uk/retailers.asp

Tem até limpadores de CD E DVD.
http://www.avantgarde-av.com.br/upload/acessorios/00000805.jpg

e outras marcas.

http://www.avantgarde-av.com.br/upload/cleaners/00002732.jpg

http://www.avantgarde-av.com.br/site/produtos/produtos.php?from=marca&marca=940

http://www.avantgarde-av.com.br/upload/cleaners/00001192.jpg

paulo_e
28-07-14, 02:29
até agora devo ter limpado uns 6x no esquema da cola PVA.

esse é um:

http://www.youtube.com/watch?v=R7oxVjoeIiQ

é um disco mono de 1967, que já tinha lavado umas 2x no esquema algodão, detergente e agua.
e que digo que com sucesso consegui melhorar em relação ao que estava tocando antes.

aqui tem uma comparação(de user) cola X cola, x vacuo, x liquido de limpeza
[EN]
http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=99837&page=34

dos que eu tenho usado a cola, pretendo fazer isso apenas 1x para remover a sujeira profunda dos sulcos de décadas sem lavar.
dai em diante, conforme necessidade, uma limpeza mais clean, com agua e sabão.

uma cola cascorez e um disco sem "valor" sai bem em conta p/ fazer um teste, nao é dificil de tentar...

fibra
28-07-14, 08:58
Paulo, off topic, que linda essa gravação que vc usou para demonstrar.^:)^ On topic, está tocando "limpinho", achei muito boa a qualidade por ser um vinil de 1967, nem plics/plocs sobrou. Show de bola ! Valeu ! :aplauso:

Abraço.

Leonardo Dornelas
28-07-14, 14:34
Pessoal, eu vou tentar o método. Comprei a cola agora no almoço, vou pegar um disco detonado e ver no que dá.
Depois posto minha experiência.
L.

Leonardo Dornelas
29-07-14, 21:37
Pessoal, eu tentei. E DEU MUITO CERTO.
Coloquei um disco muito velho que era do meu pai, e DE VERDADE o som voltou à vida! Tanto que animei de ousar um pouco mais e fiz hoje o procedimento no meu Fragile do Yes, porque Roundabout estava "inouvível". Amanhã conto o que deu.

fredfs
29-07-14, 23:24
Muito obrigado pelas dicas!!
Tenho vários discos aqui Muito antigos, sem chance de lavar. O método da cola, perfeito ou não, certamente vai deixar eles audíveis novamente! É isso ou abandono... Quando fizer limpeza com cola
vou registrar o antes e depois aqui, valeu!!

fredfs
30-07-14, 11:15
Sempre tem muita diferença na composição química de colas de marcas diferentes.
Poderíamos criar aqui um tutorial completo.
Quem já fez poderia relatar aqui tipo de cola e marca?

Airton Mathias
30-07-14, 16:48
Sempre tem muita diferença na composição química de colas de marcas diferentes.
Poderíamos criar aqui um tutorial completo.
Quem já fez poderia relatar aqui tipo de cola e marca?

Fredfs já foi difícil convencer que o PVA funciona.
Se quiseres uma marca, use Tenaz branco escolar da Henkel.

http://imagens.gimba.com.br/objetosmidia/ExibirObjetoMidia?Id=20799

paulo_e
30-07-14, 17:13
Paulo, off topic, que linda essa gravação que vc usou para demonstrar.^:)^ On topic, está tocando "limpinho", achei muito boa a qualidade por ser um vinil de 1967, nem plics/plocs sobrou. Show de bola ! Valeu ! :aplauso:

Abraço.

valeu Fibra!!
eu gosto dessas gravações do vinil que tem no youtube, como tambem faço.

paulo_e
30-07-14, 17:27
ia tambem falar sobre as colas...

fiz o processo até agora em uns 12 discos(2 lados).

a Cascorez extra PVA usei para o exemplo citado. sem problemas. o cheiro lembra a tenaz, até pq é o mesmo fabricante.
quando seca, é transparente, lembra capa de celular.

acabou e comprei:
1kg de Pulvitec Poly Fix cola branca... quando abri senti um cheiro de thinner(bem diferente da cascorez), usei em uns 2 discos mas parei com receio de prejudicar.
e seca ela é branca fosca, e fica mais dura que a cascorez.

voltei para a Cascorez extra PVA. que vai indo tranquilo e nao tem cheiro de solvente.

outro macete que tenho feito, é diluir com agua um pouco.
pela logica na minha opinião, é que se a cola é menos viscosa(diluida), tem um poder de penetração maior(considerando a gravidade como força), e entra em lugares mais profundos/estreitos. tem dado certo tbm.

abraço

fredfs
30-07-14, 19:54
Olá Paulo e Airton! Obrigado pelas dicas de marca!
Paulo, muito boa essa técnica da diluida! Faz todo sentido, e provavelmente este deve ser o segredo do produto "vinil revirginizer".:-bd
Amanha mesmo vou comprar essas colas,

Abs!

Leonardo Dornelas
30-07-14, 21:00
Pessoal,

Acabei de tirar a cola do "Fragile" do Yes e do 2o lado do Nat King Cole de 1972 que tinha feito 1 lado. Novamente, que diferença absurda! O disco do Yes finalmente soltou som, está limpo, claro, com palco bacana e sweetspot belezinha! Os dois ficaram excelentes!

Usei a cola Pulvitec Poly Madeira à base de PVA (250g, R$6,50, gastei cerca de 40% do frasco em 3 lados). Ela é amarela, e depois que seca solta uma camada bem amarela também.

Nos dois casos a única coisa é que tem uns estalinhos minúsculos, muito de vez em quando, que ainda não sei se podem ser da velhice, degradação física do uso ou se sobrou alguma coisa que a cola não tirou. Nesse caso, achei a ideia do Paulo muito bacana, fazer com que a cola penetre mais nos sulcos mais profundos.

Paulo, como você dilui a cola? Qual a proporção de água para a cola? Será que funciona também com essa amarela? E na hora de tirar, saiu tranquilo sem quebrar ou é mais frágil? É preciso colocar mais da solução diluída do que de cola pura?

Abraços!

Leo.

Leonardo Dornelas
30-07-14, 21:14
Uma dúvida: existe alguma forma ou coisa bem prática pra acabar com a estática que fica depois que tiro a cola?

Airton Mathias
30-07-14, 22:07
Leonardo depende de o ar ambiente estar húmido ou seco.
Você pode utilizar Luva Antiestática e uma escova própria para vinil, “levemente” humedecida.

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/-escova-especial-limpeza-de-vinil-lp-anti-estatica-11901-MLB20051694483_022014-O.jpg
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576153872--escova-especial-limpeza-de-vinil-lp-anti-estatica-_JM

http://www.usinainfo.com.br/2268-category_product/luva-antiestatica-e-antiderrapante-em-terylene.jpg

http://www.usinainfo.com.br/luva-antiestatica-309

Utilizar envelope de papel e não os de plásticos para os discos.

http://www.locomotivadiscos.com.br/pd-1003c0-lp-envelope-interno-de-papel-para-discos-de-vinil-12-20-unidades.html?ct=4562c&p=1&s=1

http://ventania.com.br/image/data/OUTNOV2013/DSCN0275%5B1%5D.JPG

http://www.prefirovinil.com.br/busca_equipamento/detalhe_equipamento.php?cod_equip=23

Creio que os colegas têm outras soluções....

Leonardo Dornelas
30-07-14, 22:44
Peraí, preciso dar um passo antes: por que o disco fica com eletricidade estática? Se eu manusear o disco com essa luva ou passar a escovinha de carbono a eletricidade estática some?

Airton Mathias
30-07-14, 23:02
Bem! Você esta manipulando( friccionando) dois tipos de plástico - na verdade apenas um...
Mas uma imagem vale mais palavras.. :toothy10:

http://www.youtube.com/watch?v=KRurQfF5XiU

Leonardo Dornelas
30-07-14, 23:07
Ok! Agora vi o que os olhos não vêem! Mas só de usar a luva ou escovinha essa eletricidade dissipa e some?

Airton Mathias
30-07-14, 23:37
Evita um pouco!

Antes de tocar os discos - no Toca-discos - Passe a escova para minimizar a estática e não ouvir os "plocs" na execução.
Para assustar!!!

http://www.youtube.com/watch?v=3zOfW-mDbqQ#t=38

http://www.youtube.com/watch?v=dkx6PR8B-NA

VTR
31-07-14, 09:25
Não se preocupe tanto: a estática é muito grande nesses dias frios e secos.
É o que vc está notando e depois nas CNTP tudo volta ao normal (uns 90% digamos)

Faça tb como o Radames, utilize o metodo VTR anti estática nos LPs:

http://images.quebarato.com.br/T440x/poderosa+raquete+de+matar+insetos+belo+horizonte+m g+brasil__1BCF4C_1.jpg

:OK:

paulo_e
31-07-14, 10:34
Leonardo depende de o ar ambiente estar húmido ou seco.
Você pode utilizar Luva Antiestática e uma escova própria para vinil, “levemente” humedecida.
[...]

Airton Mathias,

Na hora que estou ouvindo, uso humidificador no quarto do som.

Tenho uma escova antiestatica propria p/ vinil, que nunca funcionou realmente p/ tirar estatica.

Uso borrifador de ar, p/ tirar qualquer particula e sem ter contato com o vinil(o que mais evito), porem quando o vinil esta com estatica, ele "gruda" poeira, e com borrifador muitas vezes nao saia.

Essa idéia "levemente umidecida", "matou a pau!" esse problema para eu. Como não pensei no umidificador nessa hora!? vou explicar:
Tenho um pincel de seda, e o que eu fiz, passei ele na frente do umidificador uma 3x, e depois bem de leve em cima do vinil, tirou todo aquele "pózinho" que a estatica deixava, e a estatica junto, sem "molhar" o vinil. Deixei o prato girando, p/ evaporar qualquer vestigio de agua que poderia estar ali, e som na caixa! e deu certo!

VTR
31-07-14, 19:31
paulo_e

Gostei da sua tática da escova passada antes no "bafo" do umidificador.
Parabéns.

Acho que se fosse usada uma escova de carbono tipo a Audioquest (ou de uma dezena de outras similares...) os resultados seriam ainda melhores e mais rápidos pois o comprimento desta escova "varreria" todo o disco de uma só vez.

[ ]
R.

http://2.bp.blogspot.com/_c5zFGEvO1U8/TSpXA8R_RcI/AAAAAAAAAQA/eZDr4wtrUwM/s1600/audioquest+brush.jpg http://www.dagbrasil.com.br/images/pro-ject-brush-it.jpg http://s1.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_imagemsom/132993_2_am-escova-carbono-p-vinil-25104.jpg http://mlb-s2-p.mlstatic.com/11981-MLB20051703739_022014-Y.jpg
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/escova-fibra-de-carbono-vinil-e-agulha-analogis-brush-1-14147-MLB3783073375_022013-F.jpg

iovanijr
14-08-14, 20:57
Amigos,
Hoje foi a minha primeira experiência com limpeza de Lp's utilizado os produtos do PHK ("detergente e enzima") com uma máquina da Clearaudio.
Lavei somente dois discos, sendo um 180g relativamente limpo e outro recentemente adquirido sem sebo... ou seja... mais surrado.
No primeiro caso (180g), Norah Jones, Come away with me, a melhora dos detalhes foi impressionante.
No segundo, realmente a sujeira saiu... quase todos os plic e plocs existentes sumirão, restando eventuais ruídos que penso se tratar de micro danos. O segundo disco foi um First Time do Duke Ellington e Caunt Basie, nacional datado de 1979 (CBS). No primeiro caso só usei o detergente, já no segundo inicialmente utilizei a enzima, deixando descansar como manda o manual e após a aspiração lavei com o detergente.
Resumo... da trabalho mas vale.

jrsantiago
20-08-14, 10:25
Pessoal,

Quanto a limpeza com a cola, qual o maior benefício? redução dos chiados, maior clareza, enfim... alguém poderia postar uma pequena demonstração do áudio com o antes e o pós limpeza?

Um abraço,
Roberto.

iovanijr
20-08-14, 13:09
Jrsantiago na minha opinião (radical) a limpeza com cola não traz nenhum benefício. Pois é um processo agressivo.
Uma limpeza envolvendo "detergentes não agressivos" / "produtos não agressivos" específicos, como p. ex.: do PHK, diluído em água destilada a meu ver pode ser muito mais benéfico ao disco (a longo tempo).
Pode ser que a cola, num primeiro momento limpe muito bem o disco (pode ser...) mas e ao longo do tempo??? Será que algum resquício invisível a olho nu não ira prejudicar o próprio disco ou até mesmo a capsula?
Questões a serem pensadas.

Airton Mathias
20-08-14, 14:51
Roberto,

Veja a página 7.
http://www.clubehiend.com.br/forum/showthread.php?809-Limpeza-de-disco-de-Vinil/page7

paulo_e
22-08-14, 12:04
novidades nesse metodo que vinha usando, Cola!

depois de uns 20 LP’s limpados na Cola(40 lados), fui para a maquina PHK com resultados igualmente bons, e com vantagens(grande) na praticidade.
tenho muitos, mas muitos ainda para limpar...

o tempo e o trabalho de limpezas com a cola já estava me enchendo o #@$*. 1 dia para secar cada lado + espaço para deixar os discos secando em um lugar plano, no maximo uns 6 lados por vez, estatica muito grande, etc... estavam grandes os trabalhos.
os resultados dos trabalhos de limpesa com cola, foram otimos, e vinham sendo assim.
continua valido na minha opinião para qualquer um que queira uma limpeza excelente, a cola. e anda sem meios para uma maquina...

iovanijr
20-02-15, 10:19
Bom dia!!!
Alguém conhece esse vídeo?

kkkk

http://www.youtube.com/watch?v=kfxNWFWV1Qc

thereizein
20-02-15, 22:24
Haha. Mai's engraado eh q parece q ele ta em coma de um rega

Eduardo
21-02-15, 08:36
Sujeito doido! Alguém emprestaria um disco para ele? :verde&:

iovanijr
21-02-15, 11:16
Sem chance... :laughing6:

anddre
30-06-15, 13:35
Pessoal,

Não sei se link (http://thevinylpress.com/cleaning-vinyl-records-my-personal-odyssey/) já foi disponibilizado em algum outro post, mas fica então o relato.

Um Forte Abraço,
André

KANAHA
07-07-15, 11:54
Para me distrair um pouco e não pensar nos problemas, o que acham desta máquina? Alguém tem ou conhece? Achei incrível já que se trata de um equipamento DIY.

https://www.youtube.com/watch?v=KKuG5dUg3AQ

VTR
07-07-15, 12:03
Funciona muito bem, igual as importadas da VPI.

Muita gt tem dela: o Luke p.ex. tem e eu já vi funcionando, uma beleza!

Parabéns mais uma vez ao PHK!

KANAHA
07-07-15, 12:20
Valeu Ricardo, achei super interessante, se puder me passar o contato do fabricante eu agradeço.

JIG
07-07-15, 13:20
Parabéns mais uma vez ao PHK!

...Inclusive acho que vale um convite ao Paulo para participar deste grupo de malu..., digo, audiófilos.:laughing7:

VTR
07-07-15, 13:42
Não tenho o contato do PHK mas o Luke com certeza terá.
Outros colegas por aqui terão tb.

[ ]
R.

anddre
07-07-15, 14:11
Cláudio,

Segue o link (http://maquinaphk.xpg.uol.com.br/acessorios.html)

email: maquinaphk@hotmail.com

Um Abraço,
André

KANAHA
07-07-15, 19:07
Valeu, João, Ricardo e André, vou dar uma olhada no site dele, mas o meu interesse era exatamente para mostrar para o André, pois ele gosta de vinil, eu até dei alguns pra ele.

André, obrigado de coração pela preocupação com a cirurgia de minha filha, você já é um irmão em nossos corações, recebi sua MP, mas seu e-mail e vou ler junto com a Dani e depois responderemos, hoje ela ministra a célula de nossa igreja aqui em casa a partir da 19:30 e vamos pedir em orações para que tudo se resolva como DEUS determinar. Mas de qualquer maneira, não custa dar uma forcinha pedindo ao juiz uma liminar, já foi passado ao meu advogado para que ele tome ciência do que está acontecendo.