Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 89

Tópico: Mini monitores DIY, como não amá-los de todas as formas...

Talking Mini monitores DIY, como não amá-los de todas as formas...

Ontem estive na casa do amigo Marcellão junto com outro amigo, o Jorge Chame. Fomos lá pra que o Marcellão conhecesse as pequeninas minimonitores desenhadas pelo Jorge Chame, que as desenvolveu sob forma de kit de montagem rápida e simples, baseando no sistema de corte laser com montagem programada.

Eu montei essas caixas com drivers diferentes, adaptando crossover, sintonia de duto e preenchimento. Bom, sou suspeito pra falar porque as amo de paixão. Mas o Marcellão fez dois vídeos, sendo um com a caixa baseada no projeto original, que usa um kit de drivers da NAR Audio de baixíssimo custo, e que nesse gabinete mostrou um alto desempenho.

Em seguida foi feito outro vídeo, já com a minha gambiarra. Onde usei falantes Tinly de 4" e tweeters chineses OEM de domo de seda, porém ainda não fiz acabamento nelas.

Não são caixas fullrange obviamente, mas elas são tão boas no uso diário que dispensam o uso de caixas maiores, ou melhor dizendo, books maiores e bem mais caras, mas que tem um desempenho não muito longe delas.

No teste em questão, ambos os pares foram alimentados pelo amplificador integrado Yamaha A-S500, que tb dá um show de qualidade.

O cineasta é o Marcellão e recomendo ouvir com fones de ouvido.

Abraço a todos!

Depois vou postar aqui o esquema de montagem dos kits para que todos vejam como é fácil, rápido e prático montar um par dessas caixinhas. Elas ficam sólidas como uma rocha e, em menos de 5 minutos ambas estão montadas, sem cortar nada ou ainda errar no esquadro e todas aquelas dificuldades por falta de habilidade na marcenaria provocam.

O acabamento tb é simples e rápido, pois como a montagem é bem justa, fica fácil finalizar o acabamento. Eu é que ainda não tive vergonha na cara pra acabar as minhas.

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Muito interessante.
    Tem mais informações sobre o kit?
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Membro
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Agradecimentos: 0
    Faala Guto,

Esse kit poderá ser usado com os falantes NAR de kevlar? O cross será o mesmo?

Vai estar disponível no site do Renatão?

Muito bom o som delas!!!

Abração,
    Márcio

Logicamente que o melhor da tarde foi receber dois queridos amigos, com seus conhecimentos e histórias. As pessoas boas deste mundo vão compartilhando conhecimento de forma que todos crescem e evoluem.

No caso destes dois - Jorge Chame e Guto Pereira - a habilidade para achar e reconstruir preciosidades é algo de se invejar. O Jorge Chame ainda projeta kits de montagem extremamente rápida e eficaz para caixas. Além desse há o kit de madeiras Baubo, com o qual um par dessas ótimas caixas do Renato ficam prontos em menos de uma hora.

Eu tinha ouvido rapidamente essas caixas na casa do Tonhão, mas esse novo corte no crossover as deixaram mais ao "meu gosto". Os amigos que me presentearam com a visita vieram me trazer um kit que montarei para um outro companheiro de longa data, que não pode se fazer presente por problemas relacionados ao álcool (saiu, bebeu com os amigos e a mulher não deixou ele vir aqui no dia seguinte) .

O resto foram histórias do mundo mid end e nosso sonho de chegar a ser Hi-End. Isso tudo ouvindo as músicas que cada um se lembrava que gosta, um litro de Coca-Cola e só.

Eduardo, eu vou tentar filmar a montagem de um kit desses, mas não levei 5 minutos para encaixar tudo. O resto é cola, lixa e acabamento.

O mais interessante é que você aprende a gostar delas em poucos minutos. Aceitam qualquer ajuste de equalização e oferecem boa resposta para um ambiente pequeno e sem pretensões audiófilas. Depois de montadas vou testá-las em um "RomeTíte" in a box, no som do PC e no meu trabalho, acho que vou mesmo é montar um par para mim (e ainda obrigo o Jorge Chame a me vender a central que ele desenhou para ele).

Fazer um kit NAR com mid de 4 polegadas e custo de R$ 130,00 tocar deste jeito e com essa simplicidade é, sem dúvida, o mérito do projeto.
    Um Abraço,
    Marcello.

- Ainda acho a qualidade da música mais importante que a qualidade do audio. Espero evoluir nisso um dia! -

Citação Enviado originalmente por Russo Ver Mensagem
    Faala Guto,

Esse kit poderá ser usado com os falantes NAR de kevlar? O cross será o mesmo?

Vai estar disponível no site do Renatão?

Muito bom o som delas!!!

Abração,

Acho que deveria estar no site do Renatão, mas não sei responder o motivo. Acredito que se não estiverem por lá, estarão no Mercado Livre ou outro site, inclusive com parcelamento e opções diferentes de caixa, pois tb há um kit destinado a uma central.

O kit foi desenvolvido pra ser usado em HT, mas os minimotores ficaram tão bons em estéreo, que pelo custo final e pelo prazer do diy de fácil execução, qualquer um pode ter aquela sensação de prazer pela construção. É o papo do "fui eu que fiz", depois de tudo pronto e tocando.

Quanto ao uso com o kit kevlar, acho que não há problema algum, desde que se avalie o corte do xover e tb o comprador não se importe com a grande diferença de preços entre os kits, pois um custa 130 ou 140 reais e o outro 450, que é mais que o custo total pra botar um par tocar com o kit mais em conta, acho que inclusive com acabamento.
    Última edição por Guto Pereira; 11-01-14 às 10:02.

Membro Avatar de Pablo Albino
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Agradecimentos: 0
    Primeiramente, afirmo que invejo vocês por promoverem encontros como este! "Segundamente", afirmo que este tópico esta devidamente assinado!

Quais as medidas da caixa? Não penso em me aventurar no acabamento final dela, que deixaria a encargo de um profissional, mas gostaria muito de executar um projeto deste, caso elas sejam pequenas o suficiente para serem usadas junto ao computador com um desses amps classe D compactos.
    "I refuse to prove that my cables will make your system sound better, for proof denies faith and without faith, you'll hear nothing."

Valeu pelas palavras, Pablo!

Tem uma solução igualmente surpreendente e barata, que é um kit com chipamp TDA7265. No final, ele não custa nem 100 pilas pra montar e entrega uns 15 ou 18W com distorção aceitável.

Mas essas caixinhas são gulosas, pedem potência em ambientes maiores como a sala do Marcellão, principalmente para os que curtem volume alto. Por acaso esse mesmo kit pode ser montado com o TDA7292 ou TDA7294, se não me engano, e assim com uma fonte maior, entrega quase o dobro da potência. O segredo pra eles renderem bem e com dinâmica é a fonte com trafo bem dimensionado e respeitar a filtragem minima, sempre contando com uma reserva, é claro.

Citação Enviado originalmente por Pablo Albino Ver Mensagem
    Primeiramente, afirmo que invejo vocês por promoverem encontros como este! "Segundamente", afirmo que este tópico esta devidamente assinado!

Quais as medidas da caixa? Não penso em me aventurar no acabamento final dela, que deixaria a encargo de um profissional, mas gostaria muito de executar um projeto deste, caso elas sejam pequenas o suficiente para serem usadas junto ao computador com um desses amps classe D compactos.
    Pablo,

o Jorge Chame colou o acabamento com cola branca, que, além de inodora, não seca imediatamente, deixando a lâmina deslizar para ajuste. Ficaram bonitas e bem acabadas.

Quando eu montar esse par do meu amigo vou ligar no amplificador TDA que o Jorge me deu um kit e digo como tocou. Se bem que eles já testaram e foi um sucesso.
    Um Abraço,
    Marcello.

- Ainda acho a qualidade da música mais importante que a qualidade do audio. Espero evoluir nisso um dia! -

Guto, a caixinha é pouco eficiente, a NAR declara a eficiência do falantinho como algo em torno de 87db/w/m e com o TDA só vai bem se for usar como caixas de computador, na cara do gol.
    - para outros usos ela vai se sentir mais a vontade com potencias consideravelmente maiores.

Marcello, te passei o link com fotos da montagem das minhas, não precisa fazer cerimônia:

https://plus.google.com/u/0/photos/1...Prx4qDN58v_tAE

O único problema de fazer o acabamento com cola branca é que precisa ter paciência, apesar de estar escrito que "seca" em duas horas leva mais de oito para a cura total do produto, só então é que se deve cortar e / ou lixar os excessos da folha, principalmente nos cantinhos.
    - a sugestão é usar folheado pré-composto, mais grosso e fácil de trabalhar se o cabra tem pouca ou nenhuma experiência nisso, como é o meu caso.

http://www.caliman-rj.com.br/laminados/pre-compostas

[]'s
    Última edição por JorgeCh; 11-01-14 às 12:35.

Permissões de Envio de Mensagem