Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 456
Resultados 51 a 57 de 57

Tópico: Vamos falar sobre acústica ?

Teria como ilustrar com fotos da sua sala, colega?

Citação Enviado originalmente por danielbeim Ver Mensagem
    Eduardo,

eu continuo na batalha aqui na minha sala para o melhor tratamento acústico e fiz sem querer uma alteração que deu um resultado muito bom.

Eu tenho atrás das caixas espumas sonex. Entre elas não havia nada (parede) e então resolvei testar colocar mais uma placa de sonex entre elas. No entanto, a espuma que eu tinha sobrando aqui era mais larga do que a distância entre as outras duas placas atrás das caixas. Então para encaixar a placa adicional entre as outras eu "dobrei" a placa, deixando-a em um formato convexo. Bom, essa experiência inusitada melhorou (e muito) o som. O centro da imagem estéreo veio para frente e alinhou bem melhor com as caixas. Vozes saltaram e estão bem mais nítidas. Enfim, ficou muito bom.

O que imagino que ocorreu foi que essa placa funcionou mais como um difusor do que como um absorvedor. Portanto, talvez esse seja uma experiência a ser testada. Ou seja, utilizar uma placa convexa bem entre as caixas. Pelo menos para mim ajudou muito.

As placas que eu tenho são essas:
    http://www.owa.com.br/assets/images/...site_sonex.jpg

Me fez pensar se um difusor de madeira convexo bem entre as caixas não seria interessante também.

Abraços,

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por Eduardo Ver Mensagem
    Mas,, Daniel, a espuma ė absorvedora, e não teria porque provocar reflexão, difusa ou não. Não é isso?
    Eduardo,

acredito que qualquer material irá fazer ambos papéis (absorvedor e difusor) em diferentes percentuais. Eu penso (posso estar enganado) que a espuma não funciona somente como absorvedor - até porque essa espuma específica que eu tenho - Sonex - , possui pequenos desenhos (como pode ser visto na foto que postei) que a fazem funcionar também como difusores - obviamente bem menos intensos do que os difusores de madeira.

Assim como os difusores de madeira terão algum percentual de absorção maior do que a parede lisa, por exemplo. Isso tem a ver com o coeficiente de absorção de cada material e o design do produto.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por Tiago MCSP Ver Mensagem
    Teria como ilustrar com fotos da sua sala, colega?
    Irei tirar algumas fotos e posto aqui. Nesse meu caso específico é um sistema near-field com bookshelf + subwoofer.

A minha "micro-sala" por enquanto está assim, com absorvedores entre as caixas, tapetes e mais nada (e o DSP, claro!): photo28xxx.jpgphoto286759492042991815.jpg

Mas ainda acho algo errado com os graves... Penso em matar os cantos.

O rack já foi recuado em direção a parede... Nessa foto havia acabado de instalar.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Nas minhas experiências, o que mais me ajudou com o controle de graves foi posicionamento de caixas e cadeira onde sento durante audição. É incrível como às vezes somente movendo a cadeira uns tantos centímetros para frente, o grave fica bem melhor.

Creio que com problema de graves - principalmente em salas pequenas - para se resolver com bass trap é necessário um tratamento extremamente radical, como encher a parede com várias camadas de lã de rocha, o que nem sempre é possível de ser feito. Eu fiz testes com aquelas espumas triangulares comuns e, honestamente, não senti mudança alguma.

Membro Avatar de CristianoLO
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Se a sala for de formato regular (paralelepípedo de paredes paralelas) o REW tem uma ferramenta de predição de modos acústico muito boa
    Se informa dimensões da sala, posição das caixas, altura dos falantes, posição do ouvinte e se vê a curva de ganhos e perdas da sala, aí é só ir mudando as coisas de posição que se pode chegar em uma melhora significativa, a depender do que e do quanto as coisas podem ser reposicionadas
    É incrível ver que as dimensões da sala e posicionamento das coisas influi na região dos graves, coisa de dar diferença de 20db entre um pico e um vale, e convenhamos que isso é absurdo, deturpa completamente a qualidade do que ouvimos
    Em casa eu tinha uma diferença de 12dB, entre 30 e 70Hz, consegui baixar pra 4dB, o que é fichinha de resolver usando algum DSP

Permissões de Envio de Mensagem