Página 3 de 33 PrimeiroPrimeiro 1234513 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 328

Tópico: Música Clássica ou Erudita

Sphinx
    Guest
    Robinson, já percebi isso em algumas ocasiões reunido com amigos, mas reparei também que muitos não gostam é do Karajan, que é a estrela da Deutsche, mas não se pode negar que ele deixou um acervo monumental e impulsionou a música clássica no mundo, cada vez que surgia uma técnica nova de gravação ele regia todas as sinfonias de Beethoven com as Filarmônicas de Berlim e Viena, por isso deixou um legado impressionante.

Fibra, confesso que não possuo nenhum cd de Jacques Loussier, mas Bach é sublime e divino, se me permite posso sugerir essa gravação dos Concertos Brandenburgueses:

Outras obras-primas deste compositor que eu gosto: Seis suítes para violoncelo, Magnificat, Paixão segundo São João e Paixão segundo São Mateus.
    Última edição por Sphinx; 24-05-12 às 21:33.

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Sphinx, valeu ! Vou dar uma pesquisada, vou ver se encontro esta obra.
    Abração
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Sphinx
    Guest
    Um fato sui generis da série da Karajan Gold da Deutsche Grammophon é que algumas caixinhas são realmente banhadas a ouro, pelo menos é o que dizem, tenho várias delas, vejam:

P1110827.jpgP1110828.jpgP1110829.jpg
    Última edição por Sphinx; 25-05-12 às 21:45.

Sphinx
    Guest
    Continuando.

Acho que todos gostam da sonoridade de um violino e existem concertos simplesmentes deslumbrantes, com execuções e interpretações impecáveis, mas cada um tem o seu gosto pessoal, eu, particularmente, adoro Ginette Neveu, violinista francesa nascida em 1919, morreu precocemente em 1949, antes de completar 30 anos de idade, junto com seu irmão Jean-Paul Neveu, pianista, vitimados em um acidente de avião sobre os Andes.
    Ginette Neveu, aos 16 anos, conseguiu derrotar no concurso Wieniawski de 1935, em Varsóvia, nada menos que o gigante David Oistrakh!

Ela tocava em um Stradivarius. Há controvésias acerca do fim deste instrumento, uns dizem que foi encontrado entre os destroços, junto ao corpo de Ginette, que morreu abraçada a ele. Conquanto seja um final poético, o certo é que desapareceu e nunca foi achado.
    As gravações são antigas e sempre de qualidade sofríveis, mas o desempenho de Ginette não deixa dúvidas de seu curto, porém, maravilhoso legado.

Abraços

Data de Ingresso
    Apr 2011
    História fascinante !

Obrigado por compartilhar.

Abraço
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Sphinx
    Guest
    Talvez a obra mais lembrada de Alexander Borodin, por ser a mais importante, na qual levou 18 anos para compor e faleceu antes de terminá-la, seja a ópera Príncipe Igor, posteriormente (3 anos depois) foi acabada por Nikolai Rimsky-Korsakov e Aleksander Glazunov, outros grandes compositores russos.

Eu comprei esse cd da "Cala Records" - DDD - mais pelo Requiem, pois os adoro, mas me surpreendi com outras três obras: Danças Polovitsianas (P. Igor), Noturno do quarteto de cordas nº2 versão para orquestra e In the Steppes of Central asia, executadas pela orquestra Philharmonia e BBC de Londres sob a regência de Geoffrey Simon.

O cd é esse aqui:

Uma palinha delas encontrada no Youtube, com interpretações diversas:

Abraços
    Última edição por Sphinx; 05-07-12 às 22:21.

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Caramba, Sphinx, vc é uma enciclopédia audiófila !

Eu estou aprendendo e curtindo.

Abração.

Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2012

Música Clássica ou Erudita

Pois é,

Entendo que um bom Fórum Hiend deve ser um tópico de Música Clássica, para a cckas (a.k.a Lady), o Holbein (a.k.a Mestre Decano) e outros abrilhantarem o espaço, me permitam inaugurá-lo.

Como Mahler morreu em 1911, portanto efetivamente era um artista do século XIX, sobrou para Shostakovich a glória de ser o maior sinfonista do Século XX.

Sou fã de Shosta, suas Sinfonias refletem todas agruras, incertezas e grandezas do homem moderno, inclusive as imensas esperanças e frustrações com a experiência comunista.

Atualmente ando interessado e estudando Glazunov, o mestre de Shosta no Conservatório de São Petersburg, que tem um excelente Concerto para Violino, muito pouco gravado, apesar de ser o preferido do Heifetz (um virtuose memorável).

Me surpreendeu a escassez de sua discografia à venda.

Para um sobrevoo ligeiro comprei.

Z
    Última edição por ZpinoZ; 23-07-12 às 22:11.

Suspenso
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Se me permite citar a Gramophone:

Concerto para Violino em Lá Menor - op.82
    - Aaron Rosand - Orquestra Filarmônica Malásia - VOX Classics VXP7907
    - maxim Vengerov - Orquestra Filarmônica de Berlin - Claudio Abbado - Warner 0927-49567-2

Sinfonia nº 8 - op.83

Ludmila Kusnetzova + Vsevolod Grivnov + Sinfônica Estatal Russa - Valery Polyansky - Chandos CHAN9661

Suite caracteristique -em Ré - Op.9 ; Canto do Destino op. 84 e/ou

Orquestra Sinfônica de Moscou - Igor Golovschin - Naxos - 8 553857

Citação Enviado originalmente por ZpinoZ Ver Mensagem
    Pois é,

Entendo que um bom Fórum Hiend deve ser um tópico de Música Clássica, para a cckas (a.k.a Lady), o Holbein (a.k.a Mestre Decano) e outros abrilhantarem o espaço, me permitam inaugurá-lo.

Como Mahler morreu em 1911, portanto efetivamente era um artista do século XIX, sobrou para Shostakovich a glória de ser o maior sinfonista do Século XX.

Sou fã de Shosta, suas Sinfonias refletem todas agruras, incertezas e grandezas do homem moderno, inclusive as imensas esperanças e frustrações com a experiência comunista.

Atualmente ando interessado e estudando Glazunov, o mestre de Shosta no Conservatório de São Petersburg, que tem um excelente Concerto para Violino, muito pouco gravado, apesar de ser o preferido do Heifetz (um virtuose memorável).

Me surpreendeu a escassez de sua discografia à venda.

Para um sobrevoo ligeiro comprei.

Z
    Z, meu fraternal amigo.

Pode ser preciosismo meu; e é. Mas para o bom trafegar de minha cabeça anciã, adoto a definição de que mússica clássicaé toda música que logrou ultrapassar seu tempo; "Feitiço da Vila", de Noel, é um clássico; "Asa Branca", também. As sinfonias de Mozart e Beethove, idem; já a sinfonia N° 1 de Thomas Arne, um inglês nascido em 1710 e morrido em 1778, essa não é; a ópera de Verdi "Aida", é um clássico mas a ópera "Descobrimento do Brasil" do nosso Eleazar de Carvalho, não é...

Portanto, minha cabeça burocrática gosta muito da definição de que música clássica é toda música que ultrapassou seu tempo; música erudita é toda aquela composta segundo as regras de composição grego-romana; música popular é o canto espontâneo do povo!

Vou aproveitar este espaço criado pelo ZpinoZ e pôr aqui, com o correr do tempo, alguns problemas que permanecem sem solução seja pelas minhas múltiplas e variadas audições, seja pelas leituras que constantemente faço: por exemplo: a Isolda de Wagner, no intrincado e enigmático enredo do libreto do autor, morreu ou não? Seu aparecimento na ilha deserta de Tristão, na hora da morte dele Tristão, é o quê? Símbologismo de que o amor é eterno? Erro de continuidade de Wagner? O quê?
    Última edição por Holbein; 24-07-12 às 06:35.

Permissões de Envio de Mensagem