Página 1 de 10 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 97

Tópico: Correção de Acústica pelo PC

Niver Correção de Acústica pelo PC

Quem conhece muito da utilização deste e outros softwares para medição e correção acústica, é o DeMorgan.

Vou comprar o UMIK-1 para usar com o REW, e irei pedir umas aulas para ele.
    Quem sabe valeria a pena abrir um tópico específico...
    Última edição por Pablo Albino; 25-06-14 às 19:01.
    "I refuse to prove that my cables will make your system sound better, for proof denies faith and without faith, you'll hear nothing."

Citação Enviado originalmente por Pablo Albino Ver Mensagem
    Quem sabe valeria a pena abrir um tópico específico...

Excelente idéia !

Também estava vendo o UMIK-1, numa página que achei aqui. Muito interessante também.
    http://www.minidsp.com/applications/...c-measurements
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Citação Enviado originalmente por DeMorgan Ver Mensagem
    Execute a correção por software no PC.
    Voce se refere a fazer um estudo da sala e aplicar correções no pc, sem o uso do Dspeaker?

Pode ser feito "na mão" com softwares gratuitos, e pode ser feito de forma automatizada com um software pago para PC.

Entre as melhores opções pagas para PC:
    Audiolense, Acourate, Dirac Live e Ik Multimedia.

Opção gratuita:
    OpenDRC, REW, Rephase e plugins variados .

Com as opções gratuitas, eu não consegui chegar no mesmo resultado das opções pagas. Acredito que é possível chegar no mesmo resultado, mas é preciso "entender" muito bem da coisa da mesmo, ainda assim, eu acho que o resultado foi melhor que só no "pure direct".

Citação Enviado originalmente por DeMorgan Ver Mensagem
    Pode ser feito "na mão" com softwares gratuitos, e pode ser feito de forma automatizada com um software pago para PC.

Entre as melhores opções pagas para PC:
    Audiolense, Acourate, Dirac Live e Ik Multimedia.

Opção gratuita:
    OpenDRC, REW, Rephase e plugins variados .

Com as opções gratuitas, eu não consegui chegar no mesmo resultado das opções pagas. Acredito que é possível chegar no mesmo resultado, mas é preciso "entender" muito bem da coisa da mesmo, ainda assim, eu acho que o resultado foi melhor que só no "pure direct".
    DeMorgan,

Qual o microfone você recomenda para uso com esses softwares gratuitos?

- minha curiosidade inicial agora seria medir o que toca aqui.
    Um Abraço,
    Marcello.

- Ainda acho a qualidade da música mais importante que a qualidade do audio. Espero evoluir nisso um dia! -

Dayton Umm-6 ou umik-1

Citação Enviado originalmente por mmbdp Ver Mensagem
    DeMorgan,

Qual o microfone você recomenda para uso com esses softwares gratuitos?

- minha curiosidade inicial agora seria medir o que toca aqui.

Teoricamente, qualquer microfone calibrado serviria.

Em termos de custo benefício, os microfones que o Tamv sugeriu são as melhores opções pois já são usb.

O meu é um dayton emm-6, que precisa de uma interface de áudio.

Alguns programas, quando se trata de medição e ajuste de fase, precisam que o clock de gravação e reprodução sejam iguais. Essa é a desvantagem do microfone usb.
    Na verdade, estou um pouco em dúvidas agora qual era o problema relacionado. Acho que é fase e tempo de reverberação ou um dos dois somente... sei lá.

Por outro lado, o audiolense e dirac live já possuem um mecanismo interno de compensação desse "problema" de medição quando se usa uma placa para reprodução e outra para gravação.
    Última edição por DeMorgan; 27-06-14 às 09:13.

Como não temos um tópico mais apropriado, acabo por discutir aqui. Se a moderação ou o autor deste se sentirem incomodados, podemos criar outro tópico.
    DeMorgan, fiz o pedido do umik! A princípio quero levantar a situação do meu ambiente onde percebo a sobra de graves e algumas ressonâncias. Posteriormente, vou querer corrigir os problemas e para isso visualizo algumas alternativas:

-Antimode: descartado por não contemplar orçamento;

-Audissey do receiver usado como pré do integrado: certamente vou testar com o REW e me deixa muito curioso para ver os resultados;

-OpenDRC-DI e OpenDRC-AN: Sei pouco a respeito, mas parece-me uma solução muito interessante e bem mais barata. Ainda não sei qual das 2 opções seria a mais adequada...

-Corrigir as curvas manualmente usando múltiplos PEQ do player: isso funcionaria? Penso em acertar por tentativa e erro e ao final ter uma resposta mais plana.

Direciono a pergunta ao DeMorgan por saber que ele tem um domínio acima da média nestes assuntos, os quais são negligenciados pelos "odiófilos". Inclusive, foi por perceber isso que o convidei para contribuir em nosso clube. Todavia, todos sintam-se à vontade para me auxiliar!!
    "I refuse to prove that my cables will make your system sound better, for proof denies faith and without faith, you'll hear nothing."

-Antimode: descartado por não contemplar orçamento;
    Se você vai usar um PC como player, acho que não precisa mesmo desse equipamento

-Audissey do receiver usado como pré do integrado: certamente vou testar com o REW e me deixa muito curioso para ver os resultados;
    Senão for o audyssey xt32, a equalização na faixa dos graves da frontais é muito fraca. Além disso, a curva de EQ do audyssey não agrada à todos

-OpenDRC-DI e OpenDRC-AN: Sei pouco a respeito, mas parece-me uma solução muito interessante e bem mais barata. Ainda não sei qual das 2 opções seria a mais adequada...
    Caro e limitado, melhor ficar com um PC mesmo. Só vejo motivos para usar esse produto se fosse algo "mandatário". Sei lá. Se fosse uma ferramenta de trabalho e fosse necessário um backup. Ainda assim, continua caro, já que temos que pagar frete e impostos.

Além disso, você precisa de um software para gerar os filtros FIR. Teria que usar rephase ou drcdesigner(drc-fir)

-Corrigir as curvas manualmente usando múltiplos PEQ do player: isso funcionaria? Penso em acertar por tentativa e erro e ao final ter uma resposta mais plana.
    Melhor opção.
    Usaria o REW para fazer medições e o PEQ do Jriver para fazer os ajustes.

Essa abordagem gera uma dificuldade adicional para fazer o ajuste de fase. Há quem diga que isso é irrelevante.

Direciono a pergunta ao DeMorgan por saber que ele tem um domínio acima da média nestes assuntos, os quais são negligenciados pelos "odiófilos". Inclusive, foi por perceber isso que o convidei para contribuir em nosso clube. Todavia, todos sintam-se à vontade para me auxiliar!!
    Que responsabilidade, heim!!!

Quando receber o microfone, você pode testar o Dirac Live e o Audiolense. Acho que testando esses softwares você pode ter ideia do que a correção digital no PC é capaz e, depois, tentar chegar no mesmo resultado no "braço", usando REW, Holm Impulse, Jriver e Rephase.

O negócio é que para fazer no "braço" o nível de entendimento sobre psicoacústica e processamento digital tem que ser muito mais alto do que esses softwares que já possuem um workflow de trabalho implementado.

Mensagens movidas para este novo tópico para melhor organização
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Permissões de Envio de Mensagem