Página 10 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 8910
Resultados 91 a 97 de 97

Tópico: Correção de Acústica pelo PC

Citação Enviado originalmente por DeMorgan Ver Mensagem
    Eu coloquei errado também.

Estava falando da faixa dinâmica.

Não sei exatamente se o meu pensamento está certo, mas pensando no DAC, a diminuição de bits diminui a faixa dinâmica. Só que o nível de ruído da fonte, normalmente, é baixo e o nível de ruído dos outros equipamentos, mesmo que os não relacionados ao áudio. Então, a perda de faixa dinâmica da fonte que seria compensada pelo aumento da amplificação ainda seria irrelevante.

Faz sentido ?
    Se entendi, o que poderia ocorrer seria o nível de saída no DAC ficar baixo a ponto de fazer com que o ruído de fundo apareça. Quando li textos sobre volume digital e confrontei com a redução de sinal pelo MathAudio, penso que uma eventual perda neste seria muito inferior ao uso do volume digital no player.

Mas na prática aqui não percebi perda alguma. Pelo contrário, com a "planificação" (cruz credo!) do MathAudio, faixas de frequências que ficam "escondidas" se mostram e consigo ouvir a música tal como foi captada - ou bem mais próximo disso do que sem a correção.
    Um Abraço,
    Marcello.

- Ainda acho a qualidade da música mais importante que a qualidade do audio. Espero evoluir nisso um dia! -

Aproveitando o silêncio da manhã nublada de sábado, ouço agora Chaka Khan.

Como a família ainda dorme, resolvi combinar o MathAudio com o Loudness progressivo do Yamaha.

O loudness ficou em 50% e acabo de comparar o resultado com e sem o RoomEq.

- Mesmo com o uso do loudness o MathAudio deixa o som preciso. Talvez se a medição do ambiente for feita em diversos volumes, sendo um deles bem baixo, isso pode ser minorado, mas que o som fica muito melhor com o corretor, mesmo com loudness e em baixo volume, isso fica.

Qualquer dia vou testar no loudness do Marantz, mas hoje vou só ouvir música.
    Um Abraço,
    Marcello.

- Ainda acho a qualidade da música mais importante que a qualidade do audio. Espero evoluir nisso um dia! -

Membro Avatar de anddre
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Pessoal,

O Marcelo achou um tempo livre na sua agenda e veio aqui me ajudar a medir a nova curva de resposta através do plug in Math Audio do Foobar em conjunto com um microfone calibrado. Foi um exercício bem legal e que ficou com um resultado que me deixou muito satisfeito.

Aproveitei e tirei uma foto - não me perguntem porque o MOBO não aceitou capturar o print screen para a memória - da tela com a curva de resposta do sistema + sala e o corte que fizemos para uma resposta o mais plana possível. Para isso cortamos o sinal em -10dB

Math Audio +sub 12 horas - detalhe.jpg

Apenas para complementar o sistema está hoje da seguinte forma:

MOBO + DAC Super Pro + pré Music Angel + xover Dalquish + Moon Audio Celeste W-4070SE
    Caixas DIY LAF e subwoofer (Sumário - esse é bem das antigas ) tudo feito pelo Renato.

Um Forte Abraço,
    André
    "The man that hath no music in himself nor is not moved with concord of sweet sounds is fit for treasons, stratagems and spoils." - William Shakespare

Olá André,
    Parabéns pela dedicação.
    Os resultados obtidos estão bem interessantes.
    O ideal é compatibilizar a curva de resposta aos seus ouvidos, assim você aplica as correções necessárias para as suas condições pessoais de audição.
    Grande abraço
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Membro Avatar de anddre
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Oi Eduardo,

Essa foi uma das sugestões que eu passei para o Serge da Math Audio - sujeito muito atencioso e prestativo - além de uma possibilidade de um módulo stand alone que pudesse comparar duas curvas de medição.

Imagino eu, quanta pretensão , que o ajuste de correção às nossas características auditivas seria feito na curva de calibração do microfone uma vez que essa curva é como o microfone "escuta". Faz sentido ou estou misturando as estações?

Então do ponto de vista do software imagino que dois caminhos de desenvolvimento poderiam ser seguidos:

1. O usuário passar a escolher qual curva de calibração de microfone deseja - hoje isso é automático no software;
    2. O usuário poder criar uma curva de "calibração auditiva" com seus picos, vales e totais depressões (para nós pobres mortais na frequência acima de 14 a 15kHz) e esta seria então sobreposta pelo Math Audio com a curva de resposta do microfone. Assim o usuário não correria o risco de perder a curva de calibração original do microfone.

Fora isso o programa é muito legal pois você pode salvar o arquivo que quiser com a flexibilidade de nomes que o Windows permite (ex. pessoal: centro+sub12horas em 50Hz). Além disso ele tem uma versão paga (100 Trumps)que faz uso de um software super leve e gratuito, cuja instalação é local sem bagunçar assim o registro do Windows, e atuará depois do pré. Com isso você pode montar o seu DSP à partir daquele note velhinho que parecia não ter mais utilidade com a adição de qualquer DAC UCA202.

Um Forte Abraço,
    André
    "The man that hath no music in himself nor is not moved with concord of sweet sounds is fit for treasons, stratagems and spoils." - William Shakespare

Caramba, André !!!
    Estou te devendo o artigo que escrevi em inglês. Ele foi publicado em alguns fóruns internacionais, apenas para registro de autoria. Nunca acompanhei as discussões.
    Acabei de me mudar de casa e ainda não consegui colocar tudo em ordem, mas te enviarei em breve.
    Desculpe.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Membro Avatar de anddre
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Sem problemas, Edu.

Quando der, você me manda que eu repasso para o Serge. É bom que isso me dá o pretexto de perguntar mais algumas coisas para ele.

Um Forte Abraço,
    André

Permissões de Envio de Mensagem