Página 1 de 12 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 112

Tópico: Tratamento Acústico sala do Neube Braia

Membro Avatar de Neube Braia
    Data de Ingresso
    Sep 2014

Tratamento Acústico sala do Neube Braia

Tratamento Acústico sala do Neube Braia

Senhores,

Estou abrindo este tópico e gostaria que os colegas participassem com suas experiências relacionadas a tratamento acústico de uma sala de som estéreo, fiquei na duvida se abriria este tópico aqui em Acústica de ambientes ou no espaço Diy (faça você mesmo), o administrador do Fórum poderia fazer a gentileza de indicar o espaço apropriado para este tópico.

Depois de muita leitura e estudos relacionados em tratamento acústico de uma sala de som, vi que é de suma importância o assunto e está comprovado cientificamente que a sala influi em 70% ou mais no resultado final do que se ouve num ambiente que toca musica.

Comecei há muitos anos a interessar pelo assunto depois que comecei a ler as experiências do Mestre Holbein Menezes na revista Clube do Áudio, tornei-me seu aluno, é sempre prazeroso ler seus relados, são baseados em fatos incontestáveis, tem muita lógica em suas experiências, aprendi muito com meu caro amigo Mestre Holbein.

Hoje minha sala para ouvir musica em estéreo está quase terminada com relação ao tratamento acústico dela, levou quatro anos para se chegar ao estado atual dela, foram muitas medições e experiências, e tenho certeza que as experiências foram mais produtivas que as medições. Minha sala de Home Theater não fiz tratamento algum, nela só tem cortina e quadro, foi minha esposa quem fez o “tratamento acústico” desta sala, imaginem como a música toca nesta sala, horrível, lá só consigo ver filmes.

Vou começar mostrando o inicio das minhas experiências e a construção dos dispositivos de tratamento, a melhor opção foi fazer eu mesmo, ficaram dentro do tamanho adequado da sala, construídos sob medida, e quando um projeto não dava certo, eu jogava fora, assim não se perde dinheiro, os tratamentos acústicos vendidos no nosso mercado audiofilo, parecem que foram construídos banhados a ouro, os camaradas que fabricam as peças de tratamento acústico acham que os preços altos combinam mais com os preços também altos dos equipamentos vendidos no nosso mercado.

Meu primeiro projeto foi o tratamento do teto, comprei algumas placas do Sonique Wave, placas de 625x625mm e coloquei no teto nos cantos laterais bem acima das caixas até o inicio dos assentos, deixando o meio do teto para um tratamento com difusor. Para a construção destes difusores usei placas de MDF com 480x006mm de espessura e isopor de alta densidade cortados na medida de 060x060mm em filetes onde depois cortei nas medidas de acordo com a planilha abaixo em cm, as medidas foram tiradas de um famoso difusor vendido em varias partes do mundo construídos em madeira de MDF como na foto abaixo.

9 1 4 2 2 4 1 9
    1 2 5 3 3 5 2 1
    4 5 1 6 6 1 5 4
    2 3 6 4 4 6 3 2
    2 3 6 4 4 6 3 2
    4 5 1 6 6 1 5 4
    1 2 5 3 3 5 2 1
    9 1 4 2 2 4 1 9

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

Abs.

Neube.
    Última edição por Neube Braia; 16-09-14 às 19:01.

Muito legal!

A construção desses difusores se insere na categoria dos que funcionaram bem ?

Qual foi a densidade utilizada ? Onde você comprou ? Quanto custou ? Como cortou os pedaços ?

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Eu ainda penso que somente se deve fazer o tratamento da acústica da sala depois de o sistema estar inserido nela. Usa-se um software e um bom microfone para tal. Em resumo.

Independente disto, o painel ficou muito bonito, parabéns.

Abraços.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Isso ai nao seria isopor de baixa densidade? Se for, ele nao seria mais absorvedor do que difusor?
    Como fazer uma busca eficiente no fórum sobre um tema que você tem interesse: http://www.clubehiend.com.br/forum/s...ll=1#post67474

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Pois é, ja testei alguns difusores de isopor e cheguei a mesma conclusão sao muito mais absorvedores que difusores.

Minha dica, pinte esses difusores com qualque tinta latex para dar uma selada nos poros do isopor.

[]s

www.magisaudio.com

Data de Ingresso
    Sep 2014
    Caros Foristas,

O isopor foi comprado em uma empresa que vende isopor para construção civil, a Isóferes Ltda, são vendidos em blocos, o que comprei foi um bloco de 2000x1250x1000 com 25 kg/m3, a própria empresa me entregou o bloco cortado em tiras de 0060x0060. Depois cortei com um estilete, tem um aparelho próprio para cortar isopor, mas como não encontrei, cortei mesmo com um estilete grande. Como a densidade do bloco de isopor é alta não vi a necessidade de pintura nele.

Fibra,

O tratamento da minha sala de música neste mês de outubro entra no quinto ano de melhoramentos, o tratamento do teto é só o começo, vou mostrar o restante depois, tive nestes últimos quatro anos aparelhos diferentes e à medida que ia trocando trabalhava no tratamento da sala com medições, comecei no primeiro ano com Cambridge integrado 840A V2 e B&W 704, no segundo ano McIntosh MC252 com Primare Pre30 e B&W 804S, no terceiro ano amplificador Primare A32 com pré Primare Pre30 e B&W 804S, no quarto ano amplificador Primare A32 com pré Mark Levinson 326S e B&W 804S, agora por ultimo Primare A32 com Pré-valvulado Alquimia Áudio nº 45 e quero trocar a B&W 804S por uma Monitor Áudio PL300.

Abs.

Neube

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Legal, Neube. Vc está com um sistema excelente. Parabéns !

Coloque um asfotos dele prá gente ter noção.

GGrande Abraço.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Data de Ingresso
    Sep 2014
    Obrigado Fibra,

Vou tirar umas fotos com uma maquina melhor e vou postar aqui, de celular não ficou bom.

Abs.

Neube.
    Última edição por Neube Braia; 16-09-14 às 16:06.

Data de Ingresso
    Sep 2014
    Prezados Foristas,

Meu segundo projeto de tratamento acústico na minha sala foi à construção do Bass Trap (armadilha de graves) Triangular, fechando os quatro cantos retos dela, onde concentram grande parte de ondas sonoras de baixa frequência.

Os traps foram parafusados diretamente na parede formando um triangulo, foram oito Bass Trap, dois em cada canto, cortei placas de MDF com 1300x0350x0015mm e preenchi com lã de vidro o interior do Bass Trap, a tampa para fechar cada Bass Trap triangular tem 92 furos de 0015mm na parte de cima e 92 furos de 0020mm na parte debaixo, na parte interna desta tampa colei um tecido tipo Brim para não deixar sair à lã de vidro.

Dois Traps empilhados fechando do chão ao teto absorvem excepcionalmente bem entre 80 e 100Hz.

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]
    Última edição por Neube Braia; 16-09-14 às 16:39.

Não consegui visualizar as imagens, colega!

Abs.

Edit: agora deu certo!
    Última edição por Tiago MCSP; 16-09-14 às 16:41.

Permissões de Envio de Mensagem