Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 112

Tópico: Tratamento Acústico sala do Neube Braia

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Sim exatamente esse.

a idéia é exatamente a da foto a seguir.
    sala edd final atras.jpg

A idéia em teoria é diminuir em 50% a energia de trás porém mantendo um boa difusão com as aletas semicilíndricas de 20mm.

esta será minha lateral,
    sala edd final lateral.jpg
    com os conhecidos difusores BADs, que seguem o mesmo principio MLS sequence, a seqüência de 31 algoritmos, porém na diagonal, esses já testei e gosto muito, porém apenas nas primeiras reflexões nas laterais e na frente.

já comprei as madeiras, essa semana compro a lã de rocha e o tecido ortofônico, espero que até semana que vem ter terminado.

Tava lendo um tempo atras um paper da AES usando difusores poli exatamente para essa função, eu estava pensando em fazer um desses, devido ao comprimento da sala ser de 5m e ter um cancelamento natural em aproximadamente 60Hz, porém calculando o poly seria enorme.

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Neube,

Pergunta básica, quais são as dimensões da tua sala?

[]s

Membro Avatar de Neube Braia
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Eaoyama,

As dimensões da minha sala são 2,80x3,60x5,80m não tem janela, toda de alvenaria com piso de porcelanato.

Abs.

Neube.

eaoyama,

você fez os seus painéis BAD na mão, com a furadeira ?

Os outros painéis difusores nas laterais sãos esses aqui ?
    https://www.gearslutz.com/board/stud...-fractals.html

Como eu não tenho as medições acústicas e nem físicas do ambiente, eu vou palpitar às cegas:

*Já pensou em aumentar toda a absorção da parede atrás das caixas (parede da frente) ? Talvez isso resolva o problema em 60hz.
    *Se aumentar a absorção da parede da frente e atrás da caixa, e usar um esquema como esse MLS, você não conseguiria aproximar as caixas um pouco da parede da frente e implantar um difusor policilíndrico atrás do ponto de audição ? Isso não ajudaria um pouco em aumentar, talvez, a percepção do ambiente e a obter uma resposta um pouco mais plana nos graves ?

Acho que o dia que a minha sala dedicada sair, ela será bem parecida com a sua, só com um pouco mais ampla, o que eu acho que ajudará a implementar absorvedores mais "profundos" para os graves

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Citação Enviado originalmente por DeMorgan Ver Mensagem
    eaoyama,

você fez os seus painéis BAD na mão, com a furadeira ? Mandei fazer em alumínio a peça master cortando em jato de agua, depois na furadeira.

Os outros painéis difusores nas laterais sãos esses aqui ?
    https://www.gearslutz.com/board/stud...-fractals.html

eles mesmos, gostei da resposta deles e são bem funcionais.

Como eu não tenho as medições acústicas e nem físicas do ambiente, eu vou palpitar às cegas:

*Já pensou em aumentar toda a absorção da parede atrás das caixas (parede da frente) ? Talvez isso resolva o problema em 60hz.

O problema na sala esta exatamente no comprimento da sala de 5m e a reflexão da parede traseira estão se cancelando, se absorver os 60Hz na parede frontal não conseguirei resolver o problema, minha ideia era ou de usar os poly pra mudar a reflexão dessa onda na parede traseira ou absorver os 60Hz na parede traseira.

*Se aumentar a absorção da parede da frente e atrás da caixa, e usar um esquema como esse MLS, você não conseguiria aproximar as caixas um pouco da parede da frente e implantar um difusor policilíndrico atrás do ponto de audição ? Isso não ajudaria um pouco em aumentar, talvez, a percepção do ambiente e a obter uma resposta um pouco mais plana nos graves ?

Atualmente escutei diversas salas dedicadas, e para meu gosto pessoal, as caixas afastadas da parede da frente me proporcionam uma maior profundidade e camadas entre os eventos musicais, no meu set atual a imersão auditiva é realmente incrível, com percepção de aproximadamente 150 graus no total.

O fato de se usar poly na parte de tras, me ocasionará problemas principalmente na percepção de determinadas frequências, porque os polis tem problemas de fase e principalmente pelo problema de comb filtering exigindo assim uma distância muito grande entre os difusores e o sweet spot.

Acho que o dia que a minha sala dedicada sair, ela será bem parecida com a sua, só com um pouco mais ampla, o que eu acho que ajudará a implementar absorvedores mais "profundos" para os graves
    Creio que a grande sacada da minha sala foi exatamente em aproveitar o teto com absorvedores de graves nas laterais, como uso teto de gesso e em cima é aberto, o perímetro inteiro da sala tem absorvedores de grave, com isso eliminei dois eixos das axiais, no caso da largura e da altura, porém no comprimento, tive que montar 4 ressonadores de Helmontz sintonizados a 35Hz.

Falo que a sala praticamente nasceu boa.

Antes do tratamento

Tratamento com basstrap de banda larga.

Com ressonador sintonizado a 35Hz.

RT60 aproximadamente 0.35s

Minha meta esta em aumentar sensivelmente esse RT para 0,4s.

Data de Ingresso
    Sep 2014
    Caros Foristas,

Meu terceiro trabalho no tratamento da minha sala de música foi à construção de difusores de Schroeder junto com aplicação de placas do Sonique Wave para tratamento das primeiras reflexões nas paredes laterais.

Para saber onde posicionam nas paredes laterais as primeiras reflexões é um calculo extremamente difícil, brincadeira, tem uma formula interessante para descobrir, mas não me lembro de onde li sobre este assunto, desculpe se não escrevo aqui o nome do autor desta dica, vai precisar de duas pessoas para achar o local da primeira reflexão, primeiro você senta na cadeira central da sala e com uma lanterna ilumina um espelho colocado na parede lateral da sua sala, a segunda pessoa vai levando o espelho para o fundo da sala até o momento que a reflexão da luz da lanterna no espelho ilumina o twiteer da sua caixa, pronto pode colocar o difusor neste local.

Entre vários difusores para o tratamento das primeiras reflexões o que melhor teve resultado em minha sala foi o difusor de Schroeder, ele é muito fácil de ser construído e seu resultado é excepcional, na Madeiras Penedo, aqui em Belo Horizonte você leva um projeto de corte em MDF e eles copiam para um sistema que calcula os cortes e uma maquina corta a placa de MDF em peças, depois você só tem o trabalho de montar seu difusor. O MDF que usei para construir o difusor foi o de 0015mm que ficou nas medidas de 1230x0600x0120mm.

Nas fotos abaixo que não estão muito boas porque foram tiradas com meu celular, (depois pego a Canon réflex digital do meu filho e tiro umas fotos legais de toda a sala e posto aqui), as caixas estão posicionadas a 1,20m da parede do fundo e a 0,70m da parede lateral, na parede lateral coloquei o difusor de Schroeder com medidas de 1230x0600x0120mm a uns 15 cm depois da frente da caixa e atrás dele outro com a metade do comprimento 0615x0600x0120mm e em cima deste um com medidas de 0500x0450x0070mm porem com construção diferente. As medidas da sala são 2,80x3,60x5,80m.

Como minha sala é única e exclusiva para minhas audições não me importo muito com estética e perfumaria dos tratamentos acústicos nela, como vocês poderão conferir nas fotos. Nesta sala tenho liberdade total da esposa para fazer minhas pesquisas, pois tem no apartamento outra sala com um Home Theater da Família.

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

Abs.

Neube.
    Última edição por Neube Braia; 18-09-14 às 14:03.

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Neube,

Pela foto me parece que os absorvedores estão na primeira reflexão. Gosto muito de colocar os qrd exatamente na perpendicular nas laterias as caixas!!!

www.magisaudio.com

Data de Ingresso
    Sep 2014
    Eaoyama,

As caixas ficavam mais perto da parede do fundo e os difusores ficavam exatamente na primeira reflexão, depois que coloquei um tratamento na parede do fundo que vou mostrar logo, tive que ajustar as caixas novamente na sala e nesta posição ficou melhor, com um palco maior em profundidade e altura, hoje a musica toca literalmente fora das caixas, já teve um caso aqui que um amigo depois de tomar umas taças de vinho, levantou da cadeira e colocou o ouvido no tratamento das armadilhas de grave (Bass Trap) atrás das caixas para ver se tinha alguma caixa tocando dentro deles.

Abs.

Neube.

Eu não sou a favor de matar as primeiras reflexões laterais,
    nos sistemas que tenho escutado percebo que a clareza e nitidez é melhor sem elas, o palco figa gigante.
    E existem razões científicas

Última edição por TUTUBARAO; 19-09-14 às 06:33.
    Este mês repararemos um erro e descontaremos 500 reais do seu salário.
    -É que no lugar de ir trabalhar vc está lendo o que escrevo.

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Tudo uma questão de gosto pessoal, já escutei os dois inclusive na minha sala, vou experimentar agora um hibrido.

www.magisaudio.com

Permissões de Envio de Mensagem