Página 29 de 29 PrimeiroPrimeiro ... 19272829
Resultados 281 a 290 de 290

Tópico: Dando nova vida ao Gradiente LAB 75

Radames,

Minha contribuição na melhora sonora do LAB 75, é no lugar do resistor 125, eu trocaria por um IC regulador tipo LM371 para estabilizar a tensão e minimizar o ruído do pré.
    Meça a tensão após o resistor e faça um circuito com o IC para esta tensão nos dois canais.

folha de dados:

http://www.st.com/web/en/resource/te...CD00000455.pdf

Abraços.

* Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Agradecimentos: 0
    Talvez o que você chamasse de grave, era na verdade flutuação da fonte.....cuidado....altofalante que se vê vibrando não é som ..
    O olho percebe menos de 25Hz de vibração e o áudio começa lá pelos 40Hz....

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Pessoal,

As sugestões são bem interessantes, especialmente a do Airton

Sobre os diodos, primeiro eu teria que conseguir uma placa ou algo do gênero para refazer todo o circuito de retificação. Acho que daria mesmo pra pensar em adequar todo os componentes numa mesma superfície, esteticamente ficaria melhor. A questão é que, infelizmente, minha atual qualificação não permite tamanha ousadia

O circuito que o Airton comentou seria mesmo algo interessante. Depois teria que conferir na placa, mas creio que só exista uma trilha que leva alimentação para ambos os canais do pré, isso facilitaria bastante o trabalho. Meu questionamento fica por conta do ruído. Não há risco desse regulador induzir alguns ruídos de chaveamento no circuito do pré? (me perdoe se a pergunta for boba, mas não sei como é o princípio de funcionamento dos CI's reguladores. )

E Márcio, não creio que seja o caso. A pobrezinha da book mal chega a 60hz
    O problema é que qualquer alteração nos graves é muito fácil de ser percebida. As caixas ficam sobre a mesa em que trabalho e sento a menos de 1m de distância delas.
    A ressonância é muito alta dependendo da quantidade de graves presente na música. Aliás, sempre reduzo um pouco as baixas frequências no amplificador para contornar parcialmente esse problema.
    Depois quero ver se encontro uma peça sólida de pedra sabão ou granito de uns 10cm de altura para servir de base e talvez um peso para colocar sobre as books. É possível que assim eu consiga atenuar um pouco a ressonância sem precisar tirar tanto peso dos graves.

Abração!

PS: E fiquei olhando aqui, e me perdoe pelo atrevimento da pergunta, mas seria mais interessante colocar o regulador no R125? Porque o R121?
    Keep "calms" and say: Cacilds!

* Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Melhoraria a distorção harmônica. ..o pré sentiria menos os efeitos do áudio na fonte geral.

Citação Enviado originalmente por Radames Ver Mensagem
    Pessoal,

As sugestões são bem interessantes, especialmente a do Airton

Sobre os diodos, primeiro eu teria que conseguir uma placa ou algo do gênero para refazer todo o circuito de retificação. Acho que daria mesmo pra pensar em adequar todo os componentes numa mesma superfície, esteticamente ficaria melhor. A questão é que, infelizmente, minha atual qualificação não permite tamanha ousadia

O circuito que o Airton comentou seria mesmo algo interessante. Depois teria que conferir na placa, mas creio que só exista uma trilha que leva alimentação para ambos os canais do pré, isso facilitaria bastante o trabalho. Meu questionamento fica por conta do ruído. Não há risco desse regulador induzir alguns ruídos de chaveamento no circuito do pré? (me perdoe se a pergunta for boba, mas não sei como é o princípio de funcionamento dos CI's reguladores. )

E Márcio, não creio que seja o caso. A pobrezinha da book mal chega a 60hz
    O problema é que qualquer alteração nos graves é muito fácil de ser percebida. As caixas ficam sobre a mesa em que trabalho e sento a menos de 1m de distância delas.
    A ressonância é muito alta dependendo da quantidade de graves presente na música. Aliás, sempre reduzo um pouco as baixas frequências no amplificador para contornar parcialmente esse problema.
    Depois quero ver se encontro uma peça sólida de pedra sabão ou granito de uns 10cm de altura para servir de base e talvez um peso para colocar sobre as books. É possível que assim eu consiga atenuar um pouco a ressonância sem precisar tirar tanto peso dos graves.

Abração!

PS: E fiquei olhando aqui, e me perdoe pelo atrevimento da pergunta, mas seria mais interessante colocar o regulador no R125? Porque o R121?
    Radames,

Respostas:

-O resistor que citei é o R125.
    Com o amplificador sem sinal , meça a tensão DC sobre este resistor (R125). Calcule a corrente I= Tensão medida/ valor do resistor.
    Creio que cada pré-amplificador deve ter 2mA de consumo em repouso e o dobro - 4mA na saturação (potencia máxima).
    Para dimensionar o consumo sobre o IC regulador e se necessitará de dissipador ou apenas afixá-lo no chassis do amplificador isolado eletricamente.

-O IC é um circuito para fontes análogas.
    - A função básica é isolar o pré-amplificador da fonte principal e proporcionar uma tensão estável ao pré, mesmo na saturação com a reserva de carga do capacitor ao lado do R125.

Abraço,
    Airton

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Citação Enviado originalmente por Airton Mathias Ver Mensagem
    Radames,

Respostas:

-O resistor que citei é o R125.
    Com o amplificador sem sinal , meça a tensão DC sobre este resistor (R125). Calcule a corrente I= Tensão medida/ valor do resistor.
    Creio que cada pré-amplificador deve ter 2mA de consumo em repouso e o dobro - 4mA na saturação (potencia máxima).
    Para dimensionar o consumo sobre o IC regulador e se necessitará de dissipador ou apenas afixá-lo no chassis do amplificador isolado eletricamente.

-O IC é um circuito para fontes análogas.
    - A função básica é isolar o pré-amplificador da fonte principal e proporcionar uma tensão estável ao pré, mesmo na saturação com a reserva de carga do capacitor ao lado do R125.

Abraço,
    Airton
    Estou mesmo dormindo menos que o recomendado, eu jurava que havia visto 121

Na próxima mexida que eu der no LAB75 farei essa adequação. Realmente tem potencial pra ficar bem interessante.

Se me permite, só mais duas perguntas bestas, tudo bem?
    Haveria algum risco de ocorrer alguma disparidade na impedância entre os circuitos pré/power em decorrência da retirada do resistor?
    Será que na implementação desse regulador seria necessário subir o valor do capacitor C119?

Abração e valeu pela dica

Citação Enviado originalmente por Radames Ver Mensagem
    Estou mesmo dormindo menos que o recomendado, eu jurava que havia visto 121

Na próxima mexida que eu der no LAB75 farei essa adequação. Realmente tem potencial pra ficar bem interessante.

Se me permite, só mais duas perguntas bestas, tudo bem?
    Haveria algum risco de ocorrer alguma disparidade na impedância entre os circuitos pré/power em decorrência da retirada do resistor?
    Será que na implementação desse regulador seria necessário subir o valor do capacitor C119?

Abração e valeu pela dica
    Respostas:

- Não! Estamos na "zona" do DC, (Impedância é na zona do AC) apenas estabilizando e filtrando a "alimentação especial" para o pré trabalhar sem solavancos da saída do estágio de potência.

- Não fará nada de mal. Depende da carga (correntes consumidas pelos prés, será ele que irá armazenar, semelhante uma bateria química).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...ar-capacitores

Folha de dados do LM317
    http://www.uni-kl.de/elektronik-lager/416048

Abraços

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Valeu Airton!

Novo Usuário
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    como identifico nesta placa cada etapa ( pré-fono / pré amplificador / equalização e amplificação?)

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    No diagrama esquemático esta tarefa fica mais fácil. Lá você consegue identificar as entradas e quais componentes interligam os diferentes estágios. Depois é só procurar na identificação presente na placa e correr pro abraço

Permissões de Envio de Mensagem