Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 51

Tópico: Caixas elac

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Gosto muito das caixas da Elac.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Agradecimentos: 9
    Citação Enviado originalmente por Pablo Toledo Ver Mensagem
    Salve a todos. Recuperando este tópico parado desde 2016!

Recém adquiri as novas bookshelf Debut 2.0 DB 5.2 (modelo de entrada da nova família de caixas desenhadas pelo Andrew Jones).

Há tempos eu buscava uma caixa compacta com dutos frontais em função das minhas limitações de espaço. Apesar da melhora que virá do período de burn-in/break-in já estou muito satisfeito com a qualidade destas caixas. Apesar de soar heresia para muitos, eu sou adepto do estéreo "2.1" (uso um sub de 8"/250w com espectro de 35hz - 160hz) já que ouço muitos estilos diferentes de música. Por ora cortei as caixas em 60hz (a especificação diz que elas chegam em 46hz) e, somado ao fato do sub ter amplificação própria, isso trouxe ainda mais abertura e organização aos médios. Tudo muito agradável e coeso embora peça ajustes no volume do sub a depender do que estou ouvindo e da fonte (vinil ou streaming)

Faz uns dias que estou me perguntando se eu não deveria ter sido mais "ousado" e partido logo para a irmã maior (DB 6.2) pois os relatos destacam o caracter mais musical deste modelo.

Abraços
    Olá Pablo,

eu utilizo caixas book pequenas também com sub 8". Recentemente fiz um upgrade que me deixou muito satisfeito. Caso você tenha espaço, compre mais um subwoofer igual ao que você tem e passe a utilizar um sistema 2.2 (com os subs próximos às caixas).

No meu sistema trouxe uma grande diferença. Você pode experimentar com o corte do crossover até mais alto nesse caso, pois com 2 subs, irá reduzir a percepção de localização do sub (antes quando eu utilizava somente 1 sub, achava que não existia essa questão de localização dos graves, mas quando você passa a usar 2 subs, você percebe que é perceptível sim).

A melhora na imagem estéreo foi substancial no meu caso. 2 Subs bem ajustados às caixas é uma nova experiência de audição para sistemas com caixas pequenas. Vale a pena.

Eu só escutei as ELAC em uma feira de áudio em São Paulo e foi uma das caixas que eu mais gostei daquela feira. Muito equilibradas.

Abs,

3. Os seguintes membros agradeceram danielbeim por esta mensagem:

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2020
    Agradecimentos: 3
    Oi Daniel,

Não sabia desta tendência não. No meu radar estava apenas a maior aceitação a sistemas 2.1 ultimamente. Vou procurar saber mais a respeito pois um dos meus planos futuros é fazer um upgrade de subwoofer. Gosto muito de ouvir as linhas de baixo (sobretudo quando se trata de baixo acústico).

Sobre as ELACs, em 2020 saiu a nova série UNI-Fi (2.0) que inclui uma bookshelf de três vias que, segundo os reviews, é um completo redesenho desta série (sobretudo o crossover). Os elogios são rasgados principalmente à bookshelf desta linha (chama-se UB52 e também passou o duto do woofer na dianteira). Tem diversos reviews disponíveis já nas melhores publicações do gênero e Youtube.

Abs,
    Pablo Toledo

5. The Following 2 Users Say Thank You to Pablo Toledo For This Useful Post:

Também uso sistema 2.1 e recomendo.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Oi Daniel,

Não sabia desta tendência não. No meu radar estava apenas a maior aceitação a sistemas 2.1 ultimamente. Vou procurar saber mais a respeito pois um dos meus planos futuros é fazer um upgrade de subwoofer. Gosto muito de ouvir as linhas de baixo (sobretudo quando se trata de baixo acústico).

Sobre as ELACs, em 2020 saiu a nova série UNI-Fi (2.0) que inclui uma bookshelf de três vias que, segundo os reviews, é um completo redesenho desta série (sobretudo o crossover). Os elogios são rasgados principalmente à bookshelf desta linha (chama-se UB52 e também passou o duto do woofer na dianteira). Tem diversos reviews disponíveis já nas melhores publicações do gênero e Youtube.

Abs,
    Olá Pablo,

eu acho que depois que experimentar o sistema com 2 subwoofers, não volta mais para o 2.1. Claro que assimilar 2 subs ao sistema exige um pouco de tempo, experimentações (com frequência de crossover, posicionamento, fase etc), mas uma vez ajustado, é muito bom. Um caminho sem volta em minha opinião.

Uma coisa que eu achei bastante interessante com o uso de 2 subs é que aumentou a percepção da ambiência da gravação. É como se você passasse a escutar melhor o local da gravação. Você passa a perceber melhor o reverb, por exemplo. É um pouco difícil explicar, mas quando escutar, acho que vai entender o que quero dizer. A imagem estéreo fica mais organizada, o posicionamento dos instrumentos melhora e, com isso, na minha experiência, a audição fica muito mais prazerosa.

Enfim, vale a pena a experiência.

Em estúdios profissionais de masterização, por exemplo, quando é utilizado subwoofer, quase sempre são utilizados em sistema 2.2.

Abs,

8. The Following 2 Users Say Thank You to danielbeim For This Useful Post:

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2020
    Daniel, sem querer desvirtuar muito do tópico mas ainda falando do uso de 2 subwoofers, não fica claro pra mim como fazê-lo com os amp stereos/integrados.

Até onde eu saiba (e eu sei muito pouco) apenas os A/V multicanais mais modernos possuem duas saídas para sub. Mesmo os stereo receivers possuem apenas uma saída. Como é a configuração que você tem ai?

Abs,
    Pablo Toledo

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Daniel, sem querer desvirtuar muito do tópico mas ainda falando do uso de 2 subwoofers, não fica claro pra mim como fazê-lo com os amp stereos/integrados.

Até onde eu saiba (e eu sei muito pouco) apenas os A/V multicanais mais modernos possuem duas saídas para sub. Mesmo os stereo receivers possuem apenas uma saída. Como é a configuração que você tem ai?

Abs,
    Pablo, existem algumas maneiras de se fazer isso.
    No meu caso específico, que uso pré amplificador + amplificador, eu utilizo um par de rca splitter (como o da foto) na saída do pré amplificador. Do splitter saio um cabo RCA para o subwoofer e outro para o amplificador.

Nesta forma que utilizo, eu acabo não dividindo o sinal das caixas com o crossover do subwoofer, ou seja, as caixas acabam recebendo o sinal com todas frequências. Fazendo dessa maneira, eu acabei precisando fazer um ajuste fino de volume e corte do sub. Como minhas caixas começam a tocar acima de 70HZ relativamente flat, eu cortei o sub aproximadamente nessa frequência. Na realidade acaba que um pouco de frequências baixas tocam tanto pelas caixas quanto pelo sub, mas ajustando bem os volumes do sub, consegui uma boa integração e essa acabou sendo a melhor opção para mim.

Caso o subwoofer tenha entrada de "hi level", você pode dividir o sinal da saída do amplificador: um vai para as caixas e outro para o sub. Ou ainda, use um cabo saindo das caixas e indo para o "hi level" dos subs. Eu nunca testei dessa maneira.

Espero que a explicação tenha ficado clara.

Abs,
    Última edição por danielbeim; 21-01-21 às 18:17.

11. Os seguintes membros agradeceram danielbeim por esta mensagem:

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2020
    Acho que entendi. Mas me ocorreu uma outra questão. Isto que você faz não rouba potência das caixas (já que que teu amp tem que tocar as caixas + sub) prejudicando os médios/agudos? Aqui estou usando o termo potência em um sentido diferente de sinal.

Abs,
    Pablo Toledo

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Citação Enviado originalmente por danielbeim Ver Mensagem
    Olá Pablo,

eu acho que depois que experimentar o sistema com 2 subwoofers, não volta mais para o 2.1. Claro que assimilar 2 subs ao sistema exige um pouco de tempo, experimentações (com frequência de crossover, posicionamento, fase etc), mas uma vez ajustado, é muito bom. Um caminho sem volta em minha opinião.

Uma coisa que eu achei bastante interessante com o uso de 2 subs é que aumentou a percepção da ambiência da gravação. É como se você passasse a escutar melhor o local da gravação. Você passa a perceber melhor o reverb, por exemplo. É um pouco difícil explicar, mas quando escutar, acho que vai entender o que quero dizer. A imagem estéreo fica mais organizada, o posicionamento dos instrumentos melhora e, com isso, na minha experiência, a audição fica muito mais prazerosa.

Enfim, vale a pena a experiência.

Em estúdios profissionais de masterização, por exemplo, quando é utilizado subwoofer, quase sempre são utilizados em sistema 2.2.

Abs,

Eu usava dois subs no meu HT antigo. Acho que o resultado fica mais natural e o palco mais definido. Dizem que o sub não tem direcionalidade e assim apenas um bastaria, mas eu achava que ficava melhor com os dois.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Acho que entendi. Mas me ocorreu uma outra questão. Isto que você faz não rouba potência das caixas (já que que teu amp tem que tocar as caixas + sub) prejudicando os médios/agudos? Aqui estou usando o termo potência em um sentido diferente de sinal.

Abs,
    Olá Pablo,

no meu caso específico, faço a divisão do sinal no pré amplificador, então não há qualquer perda do amplificador.

Pelo que eu entendo, fazendo a divisão na saída do amplificador ou no cabo da caixa acústica, devido à característica da entrada high level do subwoofer, não há qualquer alteração substancial no amplificador ou no sinal do mesmo para as caixas.
    Obs: estamos falando aqui de subwoofer ativos.

Na realidade, o que dizem é que a integração do sub com as caixas fazendo dessa maneira é até mais fácil, uma vez que você estará utilizando a sonoridade do amplificador tanto para as caixas como para o sub. Eu nunca testei desta maneira. Vou fazer alguns testes....quem sabe fica melhor do que da maneira que eu utilizo hoje.

Assista esses vídeos da PS Audio explicando um pouco essa maneira de ligar os subs:

e

Abs,

15. Os seguintes membros agradeceram danielbeim por esta mensagem:

Permissões de Envio de Mensagem