Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Aquarismo Marinho

Aquarismo Marinho

Alguém gosta desse hobby?
    Última edição por Gilberto; 16-11-14 às 07:09.

Ja tive dois marinhos com corais e tudo. Eu era bem viciado nisso, tinha skimmet, HQI, chiller e tudo mais... O problema é que eu não podia mais viajar....

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Eu cheguei a ter ao mesmo tempo 4 grandes aquários, mas de água doce. Gosto muito do hobbye, mas é como o Leonardo falou, a pessoa fica "presa", complicado viajar. Se deixar aos cuidados de outra pessoa, ao votar de viagem terá uma péssima surpresa.

Grande Abraço.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Eu já tive alguns de água doce também. Era mais fácil de cuidar e encontrar os peixes. Aliás, ainda tenho aqui em casa um aquário de 1,2m x 50cm desmontado e esperando um local adequado para que eu o monte novamente.
    Quando precisava viajar eu usava aqueles alimentadores automáticos, não posso dizer que é a mesma coisa que dosar no olho, mas já fiquei 20 dias fora e o aquário sobreviveu sem maiores problemas.
    Sempre achei o aquários marinhos mais bonitos, mas a mão de obra e o preço exorbitante de dos insumos o deixaram fora de questão.
    Keep "calms" and say: Cacilds!

Aquario Marinho nunca... mas tenho no escritorio um aquário plantando. ótima alternativa para fugir dos preços do aquário marinho...

Gosto muito do hobby de Aquarismo marinho, mas do tipo fish only. O fato de viajar e manter o aquário realmente exige medidas que nem sempre hoje em dia podemos por em prática.
    Mas alimentação, reposição de água evaporada e iluminação podem ser monitorados automaticamente.
    A não ser que façamos viagens além de 15 dias, podemos viabilizar esses cuidados.
    Abraço,
    Gilberto
    Última edição por Gilberto; 16-11-14 às 07:10.

* Membro VIP * Avatar de Nixon
    Data de Ingresso
    May 2015
    "Nixon,
    Você usa que água para reposição? Deionizada ou osmose reversa?
    Algum produto Anti alga?
    Mande por MP pra não atrapalhar o assunto dos nossos hobbies tá?"
    Gilberto,
    Eu utilizo água de R0/DI ( OSMOSE REVERSA E DEIONIZADA ).
    Possuo esse equipamento aqui: http://www.aquacave.com/vertex-purat...o-di-unit.html

A sequência do R.O geralmente é para economizar a resina do DI e as membranas:

1º Refil de filtragem mecânica ( celulose )... aqui fica o barro/areia que vem na água
    2º Refil de carvão ( carvão ativado )... para retirar o cloro e outras químicas da água
    3º Refil de resina ( resina mixta )... retira os íons ( cations e anions de metais por ex da água )

Depois entra nas membranas de RO QUE RETIRAM até SILICATO. SILICATO a maioria das resinas não retira e é dificílimo de ser medido em testes mais comuns.

Vantagens: os dois primeiros refis são BEM MAIS BARATOS que o refil de resina ou as membranas, o que barateia e muito a manutenção ao longo dos anos.

Já troquei o refil de celulose e carvão duas vezes e até hoje não precisei trocar o de resina e nem as membranas.

O deionizador sozinho funciona, mas vai saturar a resina rápido ok.

Eu tenho um consumo semanal da ordem de 50 litros de reposição e mais uns 30 litros de TPA QUINZENAL, então pra mim é inviável só o deionizador.
    .

* Membro VIP * Avatar de Nixon
    Data de Ingresso
    May 2015
    Em FISH ONLY, a produção de matéria orgânica é muito grande o que facilita a ocorrência de algas.

Para diminuir/evitar as algas eu sugiro:

1- Manter a reserva alkalina estável, em pelo menos 2,8meq/l nunca menos que isso!
    2- Manter o Magnésio em pelo menos 1320.
    2a- Manter o calcio entre 380/400.
    3- Skimmer dimensionado corretamente para o volume TOTAL do aqua+sump e circulação de 20x o volume do aqua pelo menos! ( isso é fundamental )
    4- Não sobrealimentar os peixes e ter uma população compatível com o volume do aqua

5- E talvez o mais difícil: manter os parâmetros estáveis e sem variações, para isso é ideal estabilizar os parâmetros e testar a água pelo menos uma vez por semana.

6- Fazer as trocas parciais com água de boa qualidade ( ro/di ) .

Para infestações crônicas de algas é necessário identificar o tipo de alga, pois há vários tratamentos com produtos específicos que evitam comprometer a biologia do aqua em sua totalidade.

abs.
    .

Permissões de Envio de Mensagem