Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 20

Tópico: Tratamento Acústico do Teto

Tratamento Acústico do Teto

Prezados amigos,

acabo de fazer meu cadastro neste forum e estou feliz por ver nomes tão famosos que andam sumidos do htforum (não sei se devia citar o nome, mas não encontrei nenhum indício de que não devesse).

Estou no andamento das obras da minha sala e fui pego por uma preocupação. O teto (gesso acartonado) é colocado neste momento e é agora que devo decidir como fazê-lo.

O que devo buscar no teto? Tratar reflexões primárias ou graves?

Primeiramente tinha decidido fazer um teto para absorção, com tecido ortofônico cobrindo placas de lã de rocha que ficariam fixas nos perfis metálicos que sustentam o gesso acartonado. Isso absorveria as primeiras reflexões.

Então vieram alguns questionamentos. Vi projetos que usaram placas de Cleaneo perfuradas para fazer absorvedores de Helmholtz. Neste caso, o objetivo seria absorver graves mas manter as reflexões primárias.

Fiquei confuso com isso... Não sei até onde o teto é um vilão para reflexões primárias...

Trate as primeiras reflexões. O uso de Helmholtz só é indicado em casos muito específicos, pois ele atua em faixa de frequência muito estreita.

Vini,

Teto de gesso é um grande problema, pois ele tende a vibrar em algumas frequências.
    Já vi casos em que o teto teve que ser desfeito. Em outros casos, passamos um disco de testes e o proprietário não acreditou nas ressonâncias que existiam, com partes do teto vibrando em frequências específicas, e até espuma de poliuretano teve que ser aplicada.
    Se preferir manter este teto, faça uma boa fixação do gesso, e recomendo que faça ainda um revestimento com espuma absorvedora, até para amortecer as vibrações do teto.
    Depois de tudo pronto, passe um disco de testes e observe o comportamento do teto.

Abraço
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Obrigado pelas considerações, Eduardo!

O teto será de gesso acartonado, utilizando perfis metálicos que já garantem uma firmeza maior. Óbvio, mesmo essa estrutura metálica vai vibrar de alguma forma.

Sobre o teto colocarei lã de rocha (ou de vidro) em toda a área, mesmo aquelas que talvez usem a placa de gesso maciça. Isso tem o propósito de reduzir os barulhos do apartamento acima e produzir peso nas chapas de gesso para reduzir sua vibração.

Não tenho alternativa de não fazer forro no teto, já que existe uma quantidade de eletrodutos enorme fixados na laje (por mim mesmo), tanto para iluminação quanto para cabeamento de audio/video/dados (3 seal tube de 1 1/2" - metálicos flexíveis).

A alternativa é escolher o acabamento do teto. Pode ser gesso liso, pode ser gesso Cleaneo (aquele gesso perfurado "aleatoriamente"), pode ser tecido ortofônico (com a lã de rocha por cima fazendo absorção) ou posso até colocar gesso liso agora e, posteriormente, colocar difusor no teto.

O problema é que teto não parece ser unânime:

- Alguns preparam o teto para absorver (caso da lã de rocha revestida por tecido ao invés de placas de gesso).

- Outros preparam o teto para receber difusores (ao invés de absorvedor).

- Já numa sala no outro forum o proprietario preparou o teto para absorver graves (usando Cleaneo junto as paredes com lã de rocha acima delas)

Ou seja, nem sei qual caminho seguir: difusão ou absorção ou, ainda, armadilha de graves... rs

Um pessoal que tem bastante experiência com isso é a Vibrasom: http://www.vibrasom.ind.br/

E forrar com madeira? Fora de cogitação?

Como você está num apartamento, o absorvedor deve ser melhor do que o difusor. O primeiro absorve a energia do som e a transforma em calor. O segundo vai apenas refletir o som, de forma desuniforme, mas mantendo-o ainda "vivo".
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Eu costumo não escrever muito sobre isso porque já tive problemas.
    Qual o tamanho do ambiente?
    Acartonado é melhor que placa de gesso. Se for bem feito não vai gerar ruidos de vibração. Se voce forrar dentro com la de rocha, pode ficar muito interessante em relação aos graves, pois voce pode estar fazendo um basstrap gigante.
    Eu faria absorção nos pontos de primeira reflexão e só.
    Difusores, absorvedores de canto, etc, voce faz depois de acordo com a demanda.

abs

* Membro VIP * Avatar de JIG
    Data de Ingresso
    May 2012
    Meus dois cents de palpite:

No meu apartamento usei aquele teto de placas suspensas (60cm X 60cm), do tipo usado em escritórios, com luminárias embutidas. O teto suspenso fica a + ou - 20cm do teto original de concreto e as placas são de fibra de rocha ou mineral.

Por que fiz deste jeito?

Porque a fibra de rocha tem um ótimo coeficiente de absorção (não é o melhor de todos) e a distância acima do teto falso forma um basstrap de faixa ampla gigante (do tamanho da sala toda).
    A instalação deste teto demorou aprox. 2 horas e foi executado por uma pessoa só (a sala tem 3 x 4 metros).

Espero ter ajudado.
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

Citação Enviado originalmente por Leonardo Ver Mensagem
    Eu costumo não escrever muito sobre isso porque já tive problemas.
    Pois deveria escrever mais, pois sei que você conhece bem desta arte.
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Lã de rocha trata médios/agudos, não?
    Como fazer uma busca eficiente no fórum sobre um tema que você tem interesse: http://www.clubehiend.com.br/forum/s...ll=1#post67474

* Membro VIP * Avatar de JIG
    Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por thereizein Ver Mensagem
    Lã de rocha trata médios/agudos, não?
    Dependendo da espessura das placas, absorve algumas frequências na faixa de agudos podendo chegar até médios. As frequências mais baixas, dependendo da intensidade delas, são amortecidas pelo espaço entre a lã de rocha e a parece ou teto em virtude do comprimento de onda correspondente. Para intensidades maiores de volume nessas frequências mais baixas pode ser necessário dissipá-las em algum tipo de membrana vibratória.
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

Permissões de Envio de Mensagem