Página 1 de 21 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 201

Tópico: Mods em caixas acústicas

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012

Mods em caixas acústicas

Pessoal,

Como não há tópico específico sobre as EMP Tek ou mesmo de mods em caixas acústicas, vou postar aqui mesmo. Se depois o nosso honorável admin achar que deve, pode mudar o post de lugar.

Dizem que curiosidade mata, e concordo. A conta bancária vive sendo esfaqueada em decorrência dela
    Abri a caixa para ver como são as coisas por dentro. Vou dizer que não fiquei decepcionado, especialmente pelo preço. O interior me parece ter uma boa estrutura e, como já discutimos antes, para amortecimento acústico só há manta acrílica colada em todo o interior.
    As únicas coisas que não gostei são os conectores que vão nos falantes. São daqueles de pressão e não possuem qualquer solda. Isso com o tempo vai oxidar e prejudicar a performance da caixa.

O crossover estava dentro do que poderíamos esperar, mas vi uma disparidade em relação a algumas coisas que já li. Falaram numa review da Audioholics que a E5ti utilizava capacitores de polipropileno para o médio e tweeter, não foi isso que encontrei. Sim, para o tweeter é um polipropileno, mas para o médio e woofers foram utilizados eletrolíticos.

Foto do crossover feito pela Audioholics: xover.jpg

Alí tem um capacitor polipropileno de 4.7uf, e mais 3 eletrolíticos de 10, 22 e 47uf cada.
    O lugar é de acesso bem complicado e me parece que a placa fica fixada direto na parede do fundo, isso dificulta ainda mais qualquer tipo de "retrabalho".

Como gosto de manter as coisas simples vou fazer pequenas melhoras pontuais. Aplicar solda nos terminais dos alto-falantes e substituir os capacitores por outros de polipropileno. Vamos ver no que vai dar quando eu mexer...

Abração!
    Última edição por Radames; 23-05-15 às 14:11.
    Keep "calms" and say: Cacilds!

Novo Usuário
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Boa tarde Radames,

Estas caixas são fabricadas pela GX Audio, na China, GuangZhou.
    Pelo custo das caixas vale um mod para dar uma melhorada, mas não espere muito.

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Depende do que você chama de muito
    Acho que se houver uma melhora no detalhamento e foco está excelente para mim.
    Realmente a maioria dos fabricantes não gasta com bons capacitores em caixas de entrada. Acho isso até um pouco estranho pois o custo não é tão alto, e isso para mim, que compro 2 unidades de cada valor.
    Já os indutores achei bons, a bitola do fio me pareceu boa e o enrolamento está certinho, é algo mais compatível com a beleza externa da caixa.

Tenho algumas fotos que tirei do xover para conseguir ler o valor dos capacitores, mas acho melhor não postar aqui e trocar as postagens de lugar. Vai poluir o tópico sem necessidade.

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012

Mods em caixas acústicas

Como não encontrei um tópico específico achei melhor criar este.

A proposta é colocar aqui os mods realizados em caixas acústicas produzidas em série ou DIY, novas ou antigas e o que mais couber nas especificações.

Espaço aberto para sugestões, pitacos, exemplos e experiências

Ótima idéia , principalmente pro pessoal turbinar aquela Vintage .

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Não só vintage, mas também caixas novas que sofreram restrições orçamentárias no projeto para produção em massa

Fotos mais detalhadas do crossover da EMP Tek E5ti. Tem algumas fora de foco, mas as fotos foram tiradas com o celular dentro da caixa, não dá pra fazer milagres . Só assim consegui ver o valor dos capacitores. Seguem:

20150521_133455.jpg20150521_133516.jpg20150521_133553.jpg20150521_133851.jpg20150521_134012.jpg

E uma pergunta que deixo para quem entende. No alto à esquerda da primeira foto, entre o capacitor eletrolítico e o indutor, há um componente branco, aquilo seria o que?
    Um capacitor em bypass ou um resistor?
    Última edição por Radames; 23-05-15 às 19:20.

Sair de caps eletrolíticos para caps de polipropileno etc etc em xovers de cxs acústicas é um acontecimento marcante...

Muito difícil que não se ouça a diferença para melhor.
    Que NÃO é pequena... btw.

é um resistor de alta potência.

abs

Membro Avatar de Radames
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Engraçado... Está numa posição tão estranha que parece que foi improvisado. Por isso pensei no bypass.

Valeu, Leo!

Estranho esse cap amarelo aí que parece estar usando o contato de um parafuso na placa...
    Só de olhar já dá tristeza isso...

Como parece não haver espaço para 1 só placa com todos os novos componentes (que deverão ser maiores) sugiro dividir o xover em 2 placas separadas: uma com a parte dos graves e a outra com médio/tweeter.
    Inclusive p.ex. uma em cima da outra usando-se espaçadores.

[ ]
    R.

Permissões de Envio de Mensagem