Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 19 de 19

Tópico: Eu preciso de um pré???

Citação Enviado originalmente por Cantunes Ver Mensagem
    Olá pessoal, meu sistema é um notebook com JRiver como player ligado ao dac e este ligado direto no amplificador.

O amplificador tem ganho suficiente para ser usado sem o pré e controlo o volume através do mouse sem fio e minha única fonte é o notebook.

O que o pré poderia me trazer de benefício em se tratando de qualidade de áudio?
    Eu já acho que o pré é fundamental, para min é a peça onde devemos tomar mais cuidado em um sistema de áudio.

abç,
    Lorival

* Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Lourival, porque o pré é fundamental?

Eu já testei e montei de tudo aqui, desde sem pré até prés passivos (que na minha opinião são apenas controles de volume), e também sempre preferi um bom pré do que pré nenhum.
    Em todas as minhas experiências, um bom pré (tem que ser bom) sempre se mostrou mais interessante.
    Mesmo porque, na maioria das vezes, não há um casamento adequado de sinais, já que a diferença de níveis para a plena excitação do power é algo complicado.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Citação Enviado originalmente por Cantunes Ver Mensagem
    Olá pessoal, meu sistema é um notebook com JRiver como player ligado ao dac e este ligado direto no amplificador.

O amplificador tem ganho suficiente para ser usado sem o pré e controlo o volume através do mouse sem fio e minha única fonte é o notebook.

O que o pré poderia me trazer de benefício em se tratando de qualidade de áudio?
    Nada. Se o DAC consegue voltagem suficiente para excitar completamente o amplificador sem clipar, não há vantagem no uso de um pré, pelo contrário, só haverá aumento da distorção com o acréscimo de uma peça desnecessária no caminho do áudio.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Desculpe, mas respeitosamente discordo do nobre colega.

Se o DAC fornecer esse nível de tensão na saída, suficiente para atender à especificação de entrada do amplificador, esteja certo de que ele já tem um pré interno, pois nenhum chip consegue fornecer esse nível de sinal nativamente.
    Além disso, se formos imaginar que o nível seria alto suficiente para excitar plenamente um amplificador de potência, teremos um fato estranho, já que um amplificador integrado iria saturar a entrada, o que não é lógico.

Outro ponto é esta questão de "peça" desnecessária no "caminho do áudio".
    Havia um antigo conceito em áudio de quanto menor a quantidade de componentes eletrônicos no "caminho do áudio" melhor. Aquela teoria do "menos é mais".
    Se observarmos que os grandes equipamentos, que estão recebendo as melhores críticas dos reviewers do mundo todo, possuem circuitos bastante complexos, podemos concluir que o problema não é a quantidade de componentes, mas a forma como eles são utilizados num circuito.

Alguém consegue imaginar uma máquina fotográfica digital, um televisor de alta definição 4K ou um simples celular sem milhões de componentes internos (alguns chips possuem tantos componentes quanto nem conseguiríamos imaginar há 10 anos)?
    Os circuitos mais bem elaborados conseguem atingir níveis mais elevados de performance do que aqueles mais simples, que em muitos casos, nem funcionam.

Outro ponto é o tão falado "caminho do áudio".
    Isso não existe. Circuitos eletrônicos transportam somente sinais elétricos, que podem variar de frequência e amplitude de acordo com a aplicação.
    O "sinal de áudio" é na verdade uma variação de um sinal elétrico, e não existe um "caminho" para ele.
    Muitos imaginam que esse sinal trafega de forma linear dentro do equipamento, passeando pelos circuitos do equipamento, mas não é isso o que ocorre. Normalmente ele é utilizado apenas como referência para operar o estágio seguinte, onde o sinal passa a vir da fonte de alimentação.
    Por isso a fonte de alimentação é tão importante, e o mais importante é fazer com que o estágio seguinte espelhe com fidelidade o sinal anterior. Esse é o grande desafio dos projetistas. Desafio este fácil de ser conseguido com o estágio atual da tecnologia.
    A amplificação hoje é o menor de nossos problemas.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

pré

Citação Enviado originalmente por Marcivs Ver Mensagem
    Lourival, porque o pré é fundamental?
    Marcio porque só usando um pré dedicado você consegue excitar o amplificador corretamente, e é ele que dá a assinatura sônica.
    Quando faço uma instalação de áudio tipo igreja,pub etc.. tento usar a mesa x que me da um resultado melhor , quando troco por outro modelo o som cai de qualidade, que até a tiazinha que cuida a igreja nota.
    Quando troco o amplificador não acontece está perda de qualidade tão significativa, se ligo um dispositivo em uma caixa amplificada sem o uso de uma mesa de som o rendimento é inferior .
    Nos equipamentos que tenho, se uso o dac ligado direto no amplificador este não consegue excitar o amplificador direito.
    Tenho um pré valvulado e um amplificador transistorizado para conseguir a assinatura sônica que gosto.
    Essa é minha experiência de instalador com os equipamentos que temos no mercado.

abç,
    Lourival

Precisar não precisa, porém um bom pré faz toda a diferença, um amigo em um teste na casa dele com o meu Electrocompaniet 4.8 vs o pré interno do DSPeaker que ele usa, definiu que "o pré faz a magia acontecer", achei uma definição apropriada pois fidelidade tímbrica, resolução, palco, corpo harmônico, tudo subiu de maneira espantosa, como em nenhum outro elo da eletrônica.

Entretanto um pré ruim pode trazer todo o set pra baixo, neste caso melhor é usar um atenuador que não interfirá no caminho do audio.

* Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Olá Juniorbudel
    Seu amplificador parece com este? Podes fazer uma foto parecida(mesmo lugar) do interior do seu e responder por aqui? Não consigo colocar imagens em MP.

eletrocompanient.jpg

Vou fazer Márcio, parece sim o mesmo amplificador.

Permissões de Envio de Mensagem