Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 52

Tópico: Woofers de celulose ou alumínio?

Woofers de celulose ou alumínio?

Olá a todos,

Pretendo montar uma caixa de 3 vias com 2 woofers, um médio, um tweeter, mas ainda não me decidi pelo tipo de woofer que pretendo adotar.

Celulose ou alumínio?

Li recentemente que woofes em celulose proporcionam um som mais natural e graves mais quentes. É isso mesmo?

Qual a grande diferença entre um e outro? Alguns gêneros musicais soariam melhor em um woofer de alumínio enquanto outros no de papelão?

Particularmente ouço muito jazz e rock e, portanto, estou em busca de graves encorpados.

Seja como for, deve haver diferenças significativas de características entre um e outro, quais seriam?

Vejam bem, não estou perguntando qual dos dois é o melhor, mas quais são as características de timbre de cada um deles para uma experiência sonora EXCLUSIVAMENTE voltada para música - nada de home theater.

O que acham?

Por que celulose? Quais seria o seu diferencial com relação ao alumínio?

* Membro VIP * Avatar de JIG
    Data de Ingresso
    May 2012
    Agradecimentos: 4
    Para qualquer caso de gosto ou gênero musical...Celulose!
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

Ao decidir, não se limite ao cone.

Aproveitando a dica do Sérgio eu complemento...

Se prenda a falantes com baixa distorção e principalmente, por falantes que tenham compatibilidade de parâmetros. Fazer uma caixas de duas vias bem acertada é algo muito difícil. Três vias é mais complicado ainda.

Eu não faria assim na orelhada. Busque a ajuda de um profissional, caso contrário, as chances de gastar muito dinheiro e ficar com resultado bem abaixo do esperado é maior do que possa imaginar.

Complementando;

Colar 6 pedaços de mdf e colocar alguns falantes não é ciência de foguetes. Mas fazer uma caixa acústica de forma correta demanda mais engenharia do que a maioria pode imaginar...

Mandou bem, Guto!

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Citação Enviado originalmente por Audionet01 Ver Mensagem
    Ao decidir, não se limite ao cone.
    Citação Enviado originalmente por Guto Pereira Ver Mensagem
    Mas fazer uma caixa acústica de forma correta demanda mais engenharia do que a maioria pode imaginar...
    Concordo e concordo ...
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Olá a todos,

Em primeiro lugar, obrigado pelas respostas. Em segundo lugar, gostaria de dizer que, sim, estou consciente de que não se monta uma caixa num passe de mágica e que a sobreposição de frequências em uma caixa de três vias é um quebra cabeça nada fácil, al;em de muitos outros fatores.

Na minha adolescência, entre 1981 e 1983, tive a oportunidade de viver a era de ouro da Gradiente e de tantas outras marcas nacionais ou não e, sinceramente, não acho que as caixas atuais que se situam na faixa dos 4000 a 8000 (pelo menos) sejam superiores a outras tantas que eu tive a oportunidade de ouvir naquela época. Isso inclui uma caixa de fundo de quintal que um vizinho meu fez utilizando alto-falantes Novik e tweeters Selenium.

Isso vale para as minhas caixas atuais, Kef k700. A Kef k700 é uma boa caixa, mas de maneira alguma excepcional e está longe de fazer a diferença. Além disso – e este ponto é fundamental – é proporcionalmente muito mais cara do que o melhor que se podia comprar naquela época.

Tenho tamb;em uma Sony SS-S205BS / GX-12 pela qual nunca dei muita coisa, mas que tem uma sonoridade muito mais encorpada que minhas Kefs e outras tantas que já ouvi por aí.

Faz um mês que tive a oportunidade de testar duas caixas da Gradiente na casa de um velho amigo de adolescência. Eram um par de Master (não me lembro do modelo exato) e Concert I – que ficaram cerca de 30 anos sem uso, possivelmente as únicas no Brasil nesse estado. Caixas “semi-novas” portanto. Sinceramente achei ambas superiores à minha Kef de 7000 reais! São caixas que foram projetadas a 30 anos atrás!! Em termos de design um tanto pesadonas, é verdade.

De lá pra cá, muita coisa melhorou e hoje temos caixas no mercado com tecnologias inexistentes naquela época. Mas por preços faraônicos.

Daí minha opção por fazer caixas por conta própria, mesmo sabendo de todas as dificuldades técnicas. O fato é que não estou disposto a pagar R$30.000 para ter caixas do nível que desejo.

No entanto, quero qualidade de áudio de excelência e por experiências anteriores e pelo que tenho visto também atualmente o caminho se dá pela montagem de caixas próprias e se preciso – e vou precisar – contratarei sim um profissional para e ajudar com esse processo.

Não tenho nem um pouco de pressa, por isto estou disposto a adquirir aos poucos os alto e os demais componentes, pois essa é outra vantagem em montar uma caixa: tempo adequado para adquirir o matéria de acordo com a sua disponibilidade financeira.

Baseado em vários projetos que tenho visto por aí - mas descartando o alumínio como material – a ideia seria adquirir:

- 2 woofers SEAS de 8” com impedância de 8 ohms modelo CD22RN4X (frequência entre 20 e 2500htz)
    - 1 médio Scanpeak, possivelmente da linha Illuninator (4 ou 8 ohms, ainda não tenho idéia)
    - 1 tweeter soft ou ring – ainda não decidi. Por ora descarto um Ribbon, que apesar de ter os agudos mais bonitos, na minha opinião, tem um padrão de dispersão muito restrito.

Além de jazz, ouço muito rock. Então além de refinamento sonoro, estou em busca de graves bem encorpados e agudos bem presentes.

Espero que esses conjunto tenha compatibilidade de parâmetros. Se não tiver, defino novamente o que será adquirido, pois como falei, não tenho pressa.

Acho que é isso.

Permissões de Envio de Mensagem