Pessoal,
Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo sumiço. Voltei a estudar no início do ano e tanto meu tempo quanto meus recursos financeiros tornaram-se escassos
Mas sempre que sobra um tempinho gosto de dar uma mexida em algumas coisas no intuito de me aprimorar na eletrônica.
A bola da vez é um Receiver Gradiente S-95 de um vizinho. Ele estava abandonado a pelo menos 8 anos em um cômodo de sua casa em decorrência de um defeito misterioso. Esse amigo comentou comigo que iria vender para a sucata por 50 reais. Até brinquei com ele dizendo que por 50 reais eu ficaria com ele
Disse que valeria a pena restaurar, não é o melhor som do mundo, mas dá uma boa canseira em grande parte desses aparelhos atuais. Então peguei o aparelho e comecei a brincar, isso já faz um mês e meio...
Como meu amigo não sabia se o amplificador sofreu um curto, sobrecarga ou algo do gênero comecei do zero.
De cara encontrei um fusível queimado. Troquei e liguei o aparelho para ver o que aconteceria.
Ao ligar a chave ocorreu um ruído elevado em ambas as caixas e um resistor (r239) começou a brilhar.
Procedi com o óbvio e troquei o resistor. Liguei a chave e foi a mesma coisa...
Depois disso resolvi substituir todos os capacitores, tal qual fiz com o LAB-75, e isso ajudou. Os ruídos diminuíram, mas o resistor ainda teimava em queimar.
Daí procedi com alguns testes, testei transístores de saída, de pré, e descobri que alguns estavam com uma bela fuga. Substituí todos e finalmente o resistor parou de queimar (isso porque a chave de voltagem estava em 220v). Só pra garantir troquei também todos os diodos da ponte retificadora.
Quando liguei novamente o receiver, por uns poucos segundos, fiquei satisfeito. Finalmente saiu som! Mas isso durou uns 5 segundos e o som foi substituído por um ruído constante que me parece fuga de aterramento. Estranho é que o ruído é idêntico em ambos os canais e não sofre qualquer influência quando mexo nos potenciômetros e chaves.
Minha suspeita é de que algum componente no estagio de retificação ou em algum estágio de alimentação anterior ao pré esteja em curto ou com falha. Só que ainda não faço idéia do que seja. Vou testando componente por componente, talvez em algum momento eu encontre...
Alguém tem sugestões de onde olhar?
Abração!