Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Bibliografia e EAD audiófila

Bibliografia e EAD audiófila

Olá,

Como eu estou vansado de ser leigo e não entender p#%*+|*^# nenhuma eu quero comprar livros e fazer cursos em PORTUGUÊS para aprender a me virar.

Então é o seguinte, conto com vocês para reunirmos aqui - talvez um post fixo - índice de referências bibliográficas (separamos português e inglês) de:

Livros impressos,
    E-books,
    Revistas,
    EAD,e,
    Web.

Sendo que as referências web poderão ser mais setorizadas: amplificadores, equalizadoes, história, .....

Aos poucos, com o tempo, faremos um índice de respeito que deve ser atualizado continuamente.

Quero começar com este aqui:

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=746

Sugestões?

* Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Boa idéia. ...tenho me deparado, em alguns debates sobre tecnologia, com a falta de contexto histórico, aí sai cada coisa que é bom nem pensar. Acho que estes textos do mestre Fazano são bem instrutivos, até porque como grande historiador da eletrônica, ele conta a história desta tecnologia no Brasil, também. Importante registro histórico. Enjoy. https://www.google.co.uk/url?sa=t&so...-9h37CNJLaZgvw

* Membro VIP * Avatar de Nixon
    Data de Ingresso
    May 2015
    Agora é reservar pelo menos uma hora por dia pra dar uma estudada...
    .

Pois é, na web não encontrei nada seguro, exceto este:

http://hifiplanet.com.br/blog/ - e foi lá que me indicaram este fórum, então cheguei aqui todo animado.

Estudar é gostoso e motivante, mas quando se tem um material idôneo, ilustrado e didático. Lendo no site citado fiquei decepcionado o meio audiófilo está mais corrompido que as religiões.

Dalton,

Existe muito material confiável, tanto na internet como em publicações impressas (principalmente estrangeiras).
    Infelizmente, a única publicação especializada que tínhamos aqui mantinha fortes laços comerciais com seus anunciantes, além de manter loja própria e de avaliar produtos exclusivos de sua loja, considerados, claro, sempre "revolucionários".

A publicação também não evoluiu. Parou no tempo, e fechou os olhos para os conceitos que surgiram com a própria evolução científica.
    Na ânsia de tentar preservar os seus interesses a qualquer custo, passou a criticar a tudo e a todos, e aí acabou caindo em inúmeras contradições que foram fatais para a sua credibilidade.

Hoje é preciso ter cautela com o que lemos. É preciso, também, afastar a idéia de que a audiofilia é um hobby só para ricos e que é o único que todo o conhecimento científico não serve para nada.
    Para uma publicação que buscava conciliar tantos interesses, e tinha que enaltecer a todo custo a subjetividade de suas avaliações, admitir conceitos básicos de como ouvimos diferente, por exemplo, e como isso afeta a construção de um sistema de som, modifica nossas referências também ao vivo, e coloca em forte dúvida qualquer avaliação subjetiva de um equipamento, imagine os conflitos que ela se viu diante.

Mas a audiofilia evolui como tudo, e não é feita só de cabos e equipamentos. E muitos taboos e "voodoos" que cercavam o hobby eram vistos como algo característico deste tema, foi criado por alguns de forma bastante infelz, mas hoje os consumidores (e o audiófilo é mais um consumidor de tecnologia) estão amadurecendo, muito por conta dessa facilidade ao acesso de informações que a internet nos proporciona.
    O importante é apenas tentar filtrar este conteúdo.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Eduardo, obrigado por seu comentário. Devo dizer que tenho devorado o blog hifiplanet.com.br e com ele amadureci, saí da era da ingenuidade audiófila. Sou uma pessoa que gosta de qualidade nas coisas e no áudio. Decidi que vou comprar o DSpeaker Anti Mode, mas antes preciso de cumprir algumas etapas. Sair da ignorância técnica, entender como se conectam os aparelhos, os modelos, as funções, para depois saber se devo comprar e como usar o DS Anti mode.

Tenho formação técnica na área de exatas, lido com informática básica, lido bem com ideias e conceitos, mas na hora de por a mão na massa, não sei nada! Acabo de comprar o livro esgotado Caixas Acústicas e alto-falantes. Também acabo de imprimir 6 apostilonas da web - prefiro impressas - e vou devorar tudo.

Cansei dos grupos de facebook, a maioria esmagadora entende tanto quanto eu, muitos exibicionistas leigos e os que entendem as vezes realmente sáo ou grossos ou anti didáticos para nos explicar algo. Estou inclusive comprando o material básico para começar a estudar eletrônica. Me resta tempo, paciência, MUITA dedicação e algum dinheiro também para investir nas ferramentas.

Da necessidade e do interesse caí neste grupo e estou contando com a prestimosidade de vocês, pois fatalmente farei perguntas tolas e inocentes, cujos experientes, naturalmente já sabem de cor há muitos anos.

Então, eur econheço minhas limitações e me posto humilde, diante de mim mesmo, para que eu possa aprender.
    Um abraço aos moderadores e parabéns especiais aos mantenedores do espaço.

Tags para este Tópico

Permissões de Envio de Mensagem