Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Álbuns remasterizadas. O que acham?

Álbuns remasterizadas. O que acham?

Bom dia a todos,

Como usuário de streaming (Tidal) venho me deparando, de tempos pra cá, com o lançamento de inúmeros álbuns remasterizados de músicos e bandas diversas - especialmente nas áreas do jazz e rock.

Trata-se de um exame caso a caso? Normalmente trazem benefícios? Apenas uma novidade das gravadoras para satisfazer o mercado? Desvirtuam as gravações originais?

Enfim, não tenho a menor idéia se o assunto é ou não controverso entre os apreciadores e gostaria de saber a opinião dos colegas a respeito desta questão.

O que acham?

** moderadores, não consigo corrigir um erro de concordância no título do tópico, favor corrigir.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Eu acho bem complicado a remasterização de álbuns. Principalmente se não tiver a aprovação do artista.

É claro que existem remasterizações interessantes. Por exemplo, falando em jazz, existe a série de álbuns do engenheiro de som Rudy Van Gelder que remasterizou os álbuns que ele mesmo havia gravado nos anos 50/60. Então, no próprio encarte ele diz que lembra-se da sessão de gravação, o que os músicos buscavam em termos de sonoridade e etc, então ele tinha confiança em remasterizar esses álbuns.

Ao mesmo tempo, hoje em dia existem muitas novas ferramentas de tratamento de áudio que podem ajudar a melhorar gravações antigas com ruído e etc. Nesse sentido, acho interessante uma remasterização. Mas simplesmente pegar as faixas antigas e dar uma nova cara, acredito que somente com a autorização e aprovação do artista. O problema é que muitos artistas já morreram. E aí fica a dúvida: quem aprova a remasterização?

Algumas remasters são bem ruins , geralmente o eng de som aplica compressão nelas . Eu sempre prefiro sem .

Essa também é uma dúvida que tenho. Estou pesquisando sobre a caixa dos Paralamas do Sucesso lançada em 2014 e não estou encontrando informação se vale a pena comprar por causa dessa remasterização. Tenho todos os CDs que comprei durante anos e para mim o som é bom e comprar tudo de novo sem um ganho significativo realmente não vale a pena.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Marcio, eu tentaria ouvir antes de comprar a versão remasterizada.

Algumas remasterizações podem ser melhores, mas em muitos casos muda-se o equilíbrio tonal. Por exemplo, a versão remasterizada fica mais estridente e isso pode não ser do seu gosto.

Já experimentou comparar as duas versões no Tidal?

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Nunca usei o Tidal.
    As versões remasterizadas são melhores, na sua opinião?

Sinceramente, ainda não tenho opinião formada a respeito disso.

Muitas são bem superiores as originais, hoje as técnicas de mixagem e os equipamentos mais modernos conseguem

extrair muito mais informação e é possível aplicar filtros pra retirada de sujeiras oriundas dos masters mal gravados.
    Este mês repararemos um erro e descontaremos 500 reais do seu salário.
    -É que no lugar de ir trabalhar vc está lendo o que escrevo.

Membro Avatar de CristianoLO
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Pois é, existem remasters e remasters, inclusive existem remasters que não são nem diferentes do original, servem só pela promoção do álbum ser relançado com nova capa, em boxes ou edição comemorativa mesmo
    Um álbum q ficou ruim, tecnicamente falando, foi o Thriller 25 anos do Michel Jackson, quem abre as trilhas em um editor de áudio toma sustos rsrsrs
    Na dúvida, não troque! A menos q já perceba que a qualidade do que tem não é das melhores

Permissões de Envio de Mensagem