Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Torres 3 vias para sala

Membro Avatar de CristianoLO
    Data de Ingresso
    Oct 2013

Torres 3 vias para sala

Não é exatamente um DIY, pois mandei confeccionar as caixas, já que não tenho espaço e condições para marcenaria no meu apartamento, mas a parte de projeto e desenvolvimento é minha. Ainda é uma fase de testes, já havia feito uma caixa apenas para testar os graves e outra apenas para testar os médios, agora resolvi juntar tudo em uma única caixa, e fazer o par, para testar em estéreo.

As torres compreendem:
    Tweeter Audax TW025A26
    Woofer B&C 8NW51
    2 Mid bass B&C 8BG51 (a única diferença visual nas fotos é na borda, o NW é ondulada de tecido e o BG é tradicional em borracha)

A parte de crossover é mista, passivo entre woofer e tweeter (6dB/8a, cap ClarityCap MR e indutor Mundorf fio redondo núcleo de ar), ativo entre woofer e mid bass (12dB/8a).

A sensibilidade média estimo em 95dB, dada a sensibilidade unitária de cada driver, e isso foi uma premissa para o projeto, escolher alto-falantes de alta sensibilidade e alta qualidade. A caixa de graves está com algo em torno de 23L livres, sontonizada por volta dos 63Hz, resposta inicia nos 55Hz. Estou utilizando corte passa alta com slope alto pois não quero que a caixa receba subgraves, já que ainda vai entrar um conjunto de subwoofers 12" pra completar as baixas que as torres não alcançam (naturalmente não descem mais que os 55Hz por opção de projeto da caixa, poderia fazer o grave chegar nos 40Hz, mas perdiria articulação e velocidade). A caixa para médios é trapezoidal, por isso não se vê o fundo nas fotos, Qtc 0,35, o volume é o mínimo possível, se não me engano 8L, e o Qtc ficou baixo assim pois o Qts do falante é extremamente baixo também, 0,19.

No momento estou utilizando 4 canais de amplificação, 2 amplificadores automotivos (aproveitei para colocar em teste também), e ainda estou na $dúvida$ sobre como será o setup final, eu gostaria de utilizar os amplificadores plate Hypex AS2. 100, mas sinceramente achei caro (pro meu bolso, não pro que o produto oferece) e por hora gerencio tudo com meu DAC e DSP, o miniDSP 2x4HD, usando como fonte de mídia meu mini computador NUC.

O que eu já sei é que preciso é de uma caixa mais alta, trazer a via de agudosne médios mais para cima, pois ficaram baixas.
    Quanto a soluções de design, ainda estou estudando possibilidades, como as que tb estoi postando.
    Meu maior problema é onde executar, conheço poucos capazes de tornarem uma caixa uma obra de arte e que entendam um pouco de áudio a ponto de não reclamar do motivo de a caixa ter parede dupla ou tripla, ter travamento interno, etc...

Desculpem as fotos fora de ordem, usei o Tapatalk pelo celular para enviar e ele fez essa bagunça.

Em paralelo com esse projeto, vou fazer um par de books, utilizar o mesmo midbass, mas outro tweeter (pode ser visto em uma das fotos). Esse será um projeto para colocar a venda, ou não, se ficar muito bom rsrsrs.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
    CUIDADO! Golpista de equipamentos Hi-End na net! ACESSE O LINK E LEIA MAIS

Não consegue fazer as medições em um espaço aberto pra pegar realmente como está a resposta da caixa no eixo de caixa transdutor?
    Observando os gráficos, posso estar lendo incorretamente, não parece OK.
    Como fazer uma busca eficiente no fórum sobre um tema que você tem interesse: http://www.clubehiend.com.br/forum/s...ll=1#post67474

Data de Ingresso
    Oct 2013
    Essa é a resposta individual de cada transdutor (e duto) medido near field
    Infelizmente é impossível eu conseguir fazer medição em campo aberto

Data de Ingresso
    Oct 2013
    Aliás.... Olhando agora percebi q não tem aí as respostas em frequência. Os gráficos que estão aí são somente as curvas de impedância das caixas de teste, sem e com crossover

Permissões de Envio de Mensagem