Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 12 de 12

Tópico: Bitola para fiação dedicada

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Bem, finalizei a instalação da fase dedicada em meu sistema.

Acabou sendo bastante trabalhoso passar a fiação pois minha sala possui muitas curvas no conduite. Mas no final deu certo.

Foi instalado um disjuntor Siemens e fiação SIL de 4mm direto até as novas tomadas Hubbell.

Liguei o sistema e o primeiro susto: em uma das caixas eu conseguia escutar uma interferência de rádio....na hora bateu um arrependimento de ter feito a troca, pois já briguei bastante com essa interferência em meu apartamento e as coisas estavam sob controle até então. Respirei fundo e fui buscar o culpado, torcendo para que não fosse a nova fiação. Ao olhar a ligação atrás do móvel, vi que os cabos de caixa estavam passando bem próximo do cabo de força ligado no autotransformador. Mudei a configuração da fiação, distanciando os cabos de caixa e ... Silêncio novamente. Alívio.

Coloquei a primeira música para tocar e, para meu desânimo, achei pior do que me lembrava que estava antes. A imagem estéreo estava confusa, os agudos um pouco estridentes. Estava tudo soando estranho. Deixei tocando e fui fazer outras coisas em casa.

Após 30 minutos aproximadamente voltei e, para minha surpresa o som estava bem melhor. Fiquei pensando nas várias discussões que já li sobre amaciamento de cabos. Confesso que sou um pouco desconfiado com essa conversa, mas me parece que foi o que aconteceu. Sentei e comecei a escutar minhas músicas familiares e notei algumas diferenças interessantes. O que senti, resumidamente, foi um maior detalhamento no som, tudo ficou mais parecido com a música ao vivo do que uma reprodução. Pude ouvir melhor detalhes, ambiências, separação dos instrumentos. Pensando agora, me parece que o que ocorreu foi que a fase dedicada trouxe um sinal elétrico mais limpo e com isso um maior silêncio do sistema como um todo, que acarretou nessas melhoras todas.

Resumindo a história, fiquei bastante satisfeito com a instalação da fase dedicada. Mesmo não conseguindo, por motivos práticos, passar o cabeamento sólido, acredito que o aumento da bitola da fiação de 2.5 para 4mm e a fase dedicada já trazem grandes benefícios para a limpeza do som.

Obrigado pelas sugestões no tópico.

Abraços,

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Bem, finalizei a instalação da fase dedicada em meu sistema.

Acabou sendo bastante trabalhoso passar a fiação pois minha sala possui muitas curvas no conduite. Mas no final deu certo.

Foi instalado um disjuntor Siemens e fiação SIL de 4mm direto até as novas tomadas Hubbell.

Liguei o sistema e o primeiro susto: em uma das caixas eu conseguia escutar uma interferência de rádio....na hora bateu um arrependimento de ter feito a troca, pois já briguei bastante com essa interferência em meu apartamento e as coisas estavam sob controle até então. Respirei fundo e fui buscar o culpado, torcendo para que não fosse a nova fiação. Ao olhar a ligação atrás do móvel, vi que os cabos de caixa estavam passando bem próximo do cabo de força ligado no autotransformador. Mudei a configuração da fiação, distanciando os cabos de caixa e ... Silêncio novamente. Alívio.

Coloquei a primeira música para tocar e, para meu desânimo, achei pior do que me lembrava que estava antes. A imagem estéreo estava confusa, os agudos um pouco estridentes. Estava tudo soando estranho. Deixei tocando e fui fazer outras coisas em casa.

Após 30 minutos aproximadamente voltei e, para minha surpresa o som estava bem melhor. Fiquei pensando nas várias discussões que já li sobre amaciamento de cabos. Confesso que sou um pouco desconfiado com essa conversa, mas me parece que foi o que aconteceu. Sentei e comecei a escutar minhas músicas familiares e notei algumas diferenças interessantes. O que senti, resumidamente, foi um maior detalhamento no som, tudo ficou mais parecido com a música ao vivo do que uma reprodução. Pude ouvir melhor detalhes, ambiências, separação dos instrumentos. Pensando agora, me parece que o que ocorreu foi que a fase dedicada trouxe um sinal elétrico mais limpo e com isso um maior silêncio do sistema como um todo, que acarretou nessas melhorias todas.

Resumindo a história, fiquei bastante satisfeito com a instalação da fase dedicada. Mesmo não conseguindo, por motivos práticos, passar o cabeamento sólido, acredito que o aumento da bitola da fiação de 2.5 para 4mm e a fase dedicada já trazem grandes benefícios para a limpeza do som.

Obrigado pelas sugestões no tópico.

Abraços,

Permissões de Envio de Mensagem