Enviado originalmente por
Eduardo
A energia elétrica é o que alimenta os equipamentos. Sem energia, sem som.
O desempenho de um equipamento está diretamente ligado a qualidade da alimentação, e por isso eles usam fontes de alimentação internas com regulagem, filtragem, proteções, etc...
Essas fontes internas recebem uma variação alternada senoidal de alimentação, e a converte em corrente contínua, ou seja, sem variações.
A fonte ideal teria uma saída perfeitamente plana e isenta de qualquer interferência.
Porém, algumas etapas eletrônicas não recebem uma alimentação muito bem tratada. Isso acontece, por exemplo, em etapas de amplificação de potência, onde as correntes de trabalho são mais elevadas e fica difícil oferecer uma regulagem nestes níveis. Etapas de CD players, pré-amplificadores , DACs, etc... possuem as alimentações bem reguladas e mais precisas.
Os filtros também não são perfeitos. Todo filtro funciona como atenuador, ele não bloqueia totalmente a sujeira da rede elétrica.
As variações de rede elétrica também são bastante prejudiciais. No caso citado dos amplificadores de potência são transmitidas aos circuitos.
Mesmo que o equipamento tenha uma fonte bem regulada, quando a tensão da rede se eleva, o excedente será transformado em calor pelos circuitos reguladores. Os equipamentos esquentam mais e passam a funcionar numa condição diferente daquelas quando estão mais frio.
Eu tive um problema com set antigo que eu usava, e que tinha um amplificador integrado da Creek. Ele esquentava muito, e eu achava o som muitas vezes bastante incômodo, com agudos realmente desagradáveis.
Cheguei a medir mais de 140V na minha rede elétrica, sendo que o amplificador deveria funcionar em 110V. Claro que existe uma tolerância de trabalho, mas todo excesso acaba sendo absorvido pela fonte e normalmente transformado em calor.
Quando coloquei um trafo de entrada no meu sistema, reduzindo essa tensão elevada perto dos 110V que o Creek exigia, ele passou a trabalhar morno, e o som ficou bem mais agradável, acabando com aquela fadiga causada pelo incômodo antes sentidos nas altas frequências.
Quando instalei o powerline no meu sistema, foi com o mesmo objetivo de melhorar o desempenho dos equipamentos com uma alimentação mais pura.
Novamente, senti o som melhorar, principalmente o silêncio de fundo do meu sistema. Até achava engraçado quando eu lia na CAVI que um determinado acessório havia reduzido o ruído de fundo dos equipamentos. A cada novo teste o editor conseguia um novo "silêncio sepulcral", mas, eu não tenho qualquer ruído de fundo no meu sistema. Sério. Aumento bem o volume do amplificador e encosto ou ouvidos nos tweeters das caixas, que são mais sensíveis aos ruídos, e não ouço absolutamente nada. Antes era nítido.
Para afastar qualquer subjetivismo, fiz comparações com imagens do meu TV na época, e até publiquei fotos demonstrando a diferença das imagens.
Fiz um grande trabalho com a instalação de uma rede dedicada, filtragem de rede, aterramentos, chaves e fusíveis de qualidade, etc.
Pra mim deu muito resultado.