Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 107

Tópico: Ingressando nos arquivos de áudio de alta resolução

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 48

Ingressando nos arquivos de áudio de alta resolução

Amigos,

Venho protelando o meu ingresso no mundo dos arquivos de áudio há muito tempo, e agora definitivamente cansei de ficar correndo atrás de discos gravados. Dólar e Euro nas alturas, fretes acompanhando estes valores e um serviço de correios ineficiente e sem regras claras estão me motivando nesta nova direção.

O último CD que comprei no eBay no final do ano passado até agora não chegou pra mim. Primeiro os Correios mudaram as regras e exigiram a colocação do CPF junto ao nome do destinatário quando o CD estava em trânsito, ainda naquela velocidade que todos conhecemos. Resultado: o CD retornou para a França e ficou lá para ser reenviado, mas com a pandemia tudo parou. O vendedor me reenviou novamente há dois meses, o CD chegou no Brasil e ficou parado em algum lugar aguardando pagar uma taxa da qual nunca fui comunicado, e voltou novamente para a França. Agora foi enviado novamente, e nem sei mais o que vai acontecer. Cada envio, novo frete em Euros (mais de 100 reais)...

Qual o melhor caminho para um idiota que não conhece nada de arquivos de música entrar nesse mundo?
    O Cambridge 751BD e o M1-DAC ajudam em alguma coisa? Vou ter que comprar outro aparelho?
    Parece que o 751BD lê FLAC. Compensa baixar nesse formado e gravar num disco, num pendrive ou usar um HD já que ele tem saída SATA?
    Eu queria evitar usar um computador. Só em último caso mesmo.

No passado lembro que baixei alguns arquivos e gravei em DVD Audio e ficou muito bom. Não lembro mais como fiz. É uma opção?
    Melhor adquirir um DAC que leia DSD? MQA seria o caminho?

O que vocês sugerem? Eu quero manter a boa qualidade de áudio e tentar usar o que já tenho se for possível.

Só adianto uma coisa... não sei nada sobre isso Meu negócio sempre foi pegar um disquinho e colocar na gavetinha do player.

Agradeço as opiniões.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Aliás, acabei de baixar este álbum em Wave e Flac. Já gravei um CD com os arquivos em Wave.

https://cheskyrecords.bandcamp.com/a...hiliac-sampler
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Olá Eduardo, assim como no analógico para vc entrontrar o melhor resultado no digital é testando várias possibilidades até encontrar a sonoridade que lhe agrade.
    Vc já tem o Cambridge e o M1 para começar suas experiências, outro fator importante é a qualidade do arquivo digital, essa parte é bem crítica pois existem várias"fontes" para adquirir os arquivos digitais e de como vai ouvi-los, no meu caso digitalizei todos os meus CDs, tb adquiro comprando em vários sites disponíveis ou em foruns de compartilhamento de arquivos, ainda compro alguns CDs mas digitalizo assim que recebo para compor a biblioteca.
    Algumas pessoas gostam de consumir arquivos High Resolution (24bit/TR24), DSD e MQA mas nas minhas experiências poucos discos realmente valem a pena, em sua grande maioria esses "formato/resolução" são remasters que ficam bons aos ouvidos mas possuem perdas na dinâmica. Utlizo algumas ferramentas (no notebook) que ajudam a informar a faixa dinâmica do albuns. Utilizo esse site (http://dr.loudness-war.info/) como fonte de pesquisa para encontrar as melhores dinâmicas.
    Outros fator importante é seu transporte + DAC que devem estar alinhados ao que vai ouvir, se vai ouvir DSD/MQA terá que atualizar o conjunto, no meu caso um DAC que lê até 24/192 já me atende muito bem. Hj em dia existem soluções que simplifica tudo isso e ainda possuem streaming como por exemplo o Bluesound Note 2 ou o Cambridge CXN.
    Para chegar no resultado que tenho hj passei por várias etapas de experiências e aprendizagem e aplico como referência para meu gosto pessoal e grau de exigência, então grande lance é pesquisar e testar, sobre usar esses arquivos em um disco é uma possibilidade mas acho q pode comprometer a qualidade do arquivo no processo de gravação.
    Última edição por Rinaldi Moreira; 22-09-20 às 08:03.

4. Os seguintes membros agradeceram Rinaldi Moreira por esta mensagem:

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Se não entendi errado, você segue na direção da utilização de um PC como fonte então?
    Se eu usar um HD conectado ao player da Cambridge, pode ser uma boa alternativa?
    Já li algumas coisas desmerecendo o MQA, que oferece uma boa qualidade mas nada de tão especial em relação a outras opções.
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Agradecimentos: 6
    Isso, Eduardo, MQA não vale a pena... Manteria o foco em arquivos flac.

Se o seu Cambridge funciona como streamer de audio lendo o HD externo, pode ser a solução - pelo menos para iniciar a brincadeira e ir se familiarizando. Já ouvi falarem muitíssimo bem do Cambridge CXN. Aqui eu abandonei PC (junto toda configuração especial para áudio, placa exótica, filtros e mais filtros, cabos, DAC, etc etc) por um Lumin T1, que funciona como streamer de arquivos de audio do NAS e do Tidal. Isso já faz quase 3 anos e estou absolutamente feliz com a solução.

Boa sorte nesse novo mundo. Vale demais o (pequeno) esforço inicial para tudo funcionar.

Marcelo

7. Os seguintes membros agradeceram MSR por esta mensagem:

* Membro VIP * Avatar de Reynaldo
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Agradecimentos: 16
    Eduardo vou passar para vc minha pequena experiência (alguns anos) em áudio digital.

Se vc quiser encurtar caminho usando um micro, o ideal é um MAC e o software Audirvana.
    De preferencia um Mac mini, um cabo USB para seu DAC, e mais nada.
    Se vc não quiser baixar arquivos, e existe muita diferença entre um DSD e um Flac de baixa resolução, claro desde que os dois tenham uma boa gravação, pode usar o Tidal e o Qobuz.
    O Qobuz tem uma qualidade melhor.

Qualquer coisa me de um alo no whatsapp.
    Última edição por Reynaldo; 22-09-20 às 15:29.
    Equipamento sem uma boa mídia, não é nada.

9. Os seguintes membros agradeceram Reynaldo por esta mensagem:

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Agradecimentos: 4
    Citação Enviado originalmente por Reynaldo Ver Mensagem
    Eduardo vou passar para vc minha pequena experiência (alguns anos) em áudio digital.

Se vc quiser encurtar caminho usando um micro, o ideal é um MAC e o software Audirvana.
    Se vc não quiser baixar arquivos, e existe muita diferença entre um DSD e um Flac de baixa resolução, claro desde que os dois tenham uma boa gravação, pode usar o Tidal e o Qobuz.

Se puderem manter a discussão por aqui mesmo, agradeceria pois o assunto também me interessa.
    Parece que o Audirvana é quase unanimidade pelo que tenho lido.
    Hoje uso o iTunes com o bitperfect e streaming do spotify. Mas tenho pensado em mudar do spotify pois não concordo com a política deles de pagamento aos músicos.
    Ao mesmo tempo, tenho lido algumas pessoas na internet reclamando do Tidal em relação à "bugs" do software. Você tem experimentado algum problema com o Tidal?

Entrei aqui no site do Qobuz, mas diz que não está disponível no Brasil ainda. Existe alguma maneira de usá-lo aqui?
    Última edição por danielbeim; 22-09-20 às 16:10.

* Membro VIP * Avatar de Reynaldo
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Agradecimentos: 16
    Citação Enviado originalmente por danielbeim Ver Mensagem
    Se puderem manter a discussão por aqui mesmo, agradeceria pois o assunto também me interessa.
    Parece que o Audirvana é quase unanimidade pelo que tenho lido.
    Hoje uso o iTunes com o bitperfect e streaming do spotify. Mas tenho pensado em mudar do spotify pois não concordo com a política deles de pagamento aos músicos.
    Ao mesmo tempo, tenho lido algumas pessoas na internet reclamando do Tidal em relação à "bugs" do software. Você tem experimentado algum problema com o Tidal?

Entrei aqui no site do Qobuz, mas diz que não está disponível no Brasil ainda. Existe alguma maneira de usá-lo aqui?
    Para se cadastrar no Qobuz vc precisa de uma VPN. Depois de se cadastrar ai não precisa mais, pode usar sua internet normalmente.
    Eu me cadastrei no Qobuz, porem não usei. Tenho o Tidal que também uso muito pouco, dou preferencia aos meus discos SACD que estão no HD.
    Estou me referindo a uma qualidade melhor do Qobuz, por informação de colegas que estão usando.
    Equipamento sem uma boa mídia, não é nada.

12. Os seguintes membros agradeceram Reynaldo por esta mensagem:

Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Agradecimentos: 6
    Sim, Qobuz é um melhor do que o Tidal, mas por uma pequena margem. Em compensação, o acervo do Tidal é bem maior - pelo menos quando testei o Qobuz, há um ano atras.

De fato, tanto o Tidal quanto o Qobuz são inferiores aos bons arquivos em flac e dsd. A grande vantagem é a disponibilidade e facilidade para se conhecer novos albuns e novos artistas. Música brasileira, por exemplo, são poucas opções em arquivos lossless e, assim, o Tidal acaba sendo uma excelente opção. Spotify eu uso também, mas apenas no som ambiente, no carro e na caixinho blutooth...

Eu uso bastante o Tidal, mas procuro sempre ter os arquivos em flac (ou dsd) daqueles albuns que mais aprecio.

Marcelo

14. The Following 3 Users Say Thank You to MSR For This Useful Post:

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Citação Enviado originalmente por Reynaldo Ver Mensagem

Eu queria evitar um micro, tentando aproveitar o que tenho, e evitando ter que fazer configurações etc.
    Não me importo em baixar os arquivos. Mas, para rodar arquivo DSD acho que meu DAC não conseguiria, nem o 751BD. Qualidade Flac é inferior ao DSD?
    Tidal e Qobuz é assinatura? Tem que baixar ou ter equipamento específico? Vou ouvir online, é isso? Eu queria ter o arquivo disponível para quando eu quisesse ouvir.

Se bem que penso que um pc seria mais fácil ver os arquivos...

Como você pode ver, sou um tapado nesse assunto e estou bem perdido, mas já decidi seguir em frente.

Agradeço a ajuda de vocês.
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Permissões de Envio de Mensagem