Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 107

Tópico: posicionamento de difusores

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012

posicionamento de difusores

Ola amigos,
    recentemente vi fotos de uma sala em exposição no tópico salas e fiquei com uma dúvida do que vi: atrás das caixas haviam difusores de madeira.

Ao meu entender, os difusores servem para transformar uma onda sonora que bateria diretamente em uma parede, por exemplo, e voltaria até o ouvinte (reflexão da sala) bagunçando a audição, em várias ondas menores indo para diversas direções da sala, transformando então aquela onda direta em uma ambiência da sala, por assim dizer.

Nesse sentido, compreendo o difusor posicionado atrás do local onde está o ponto de escuta (sweet spot), ou até nos locais de primeiras reflexões (embora mesmo nesses casos, vejo mais absorvedores), mas não compreendi muito bem o sentido de se colocar atrás das caixas. O ideal para se colocar atrás das caixas não seriam absorvedores, para que assim o som viesse o máximo possível somente das caixas de som?

Poderiam me esclarecer, por favor? Estou pensando em fazer um tratamento acústico na minha sala e estou estudando as melhores possibilidades de posicionamento e materiais....

Obrigado.

Abraços,

Daniel

Tenho a mesma dúvida , Daniel . Tanto em fotos de salas , quanto a comentários dos colegas , tenho visto as duas situações como possibilidades .
    Na minha sala , pretendo colocar absorvedores atrás das caixas e nos cantos ( dos dois lados da sala - frente e atrás ) e dispersores no local das primeiras reflexões e atrás do ouvinte .
    No piso , um tapete e no teto um dispersor ( caso sinta a necessidade depois do trampo todo ) .

Membro Avatar de João Vieira
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Segundo o mestre Holbein, só 11% do som que se escuta numa sala são provenientes diretamente das caixas. Portanto, o resto é resultado de reflexões no ambiente de escuta, daí a grande importancia do tratamento acústico.

Eu uso absorvedores laterais nas caixas para as primeiras reflexões, e difusore no teto e no palco, tudo isso orientado por um técnico em som, após calcular com base na minha sala e no posicionamento das caixas e do ouvinte. Foi feito via software e deu erto, quando implantei funcionou.

Muitos preferem difusão no local das primeiras reflexões, tal como o Julio falou, outro exemplo é o Marcelo Hanna.

É um assunto complexo e que, na minha opinião, deveria ser tratado por um profissional.

Bem, estou pesquisando mais a respeito... Pegando umas idéias aqui e acolá... Olhando para as fotos da sala do Mestre Holbein... Estudando um pouco de acústica... Enfim... Quero começar a fazer alguma coisa. Sem muito compromisso com resultado perfeito. Para experimentação mesmo.

Vou apenas de difusor atrás e na frente do palco. Para a lateral, vou de cortina pesada de tecido mesmo. Sem sala dedicada é isso que dá para fazer.

Grande abraço.

Na minha sala dedicada anterior, possuía difusores atras do ponto de audição, absorvedores nas laterais para as 1 reflexoes, atras das caixas eu tinha difusores e absorvedores misturados e 4 paineis de 1m2 no teto, eram refletores angulados jogando o som das caixas por cima da cabeça do ouvinte para os difusores la atras.
    Estes eram o ponto chave da minha salinha pois esses paineis de teto eram pendurados e funcionavam sendo que externamente eram refletores e internamente absorvedores, como eram angulados com o teto limavam os graves e os medio graves fazendo um Q aberto nessas freq, consideradas a lama do audio que embola qualquer sistema, infelizmente nao pude traze-los para a nova moradia.. rsss

Eu gostava muito do meu som dessa forma e aprendi que difusores tendem a aumentar o tamanho da sala e assim melhorar o palco da mesma!
    Estou procurando uma foto da salinha mas acho que perdi todas em um hd que deixou esse mundo...
    Espero ter contribuído...
    Abrs
    Leo

* Membro VIP * Avatar de JIG
    Data de Ingresso
    May 2012
    Leonardo,

Se vc não achar fotos da sua salinha, faça um desenho desses difusores de teto que vc falou acima. Fiquei bastante curioso...
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

João,
    Nao tenho muito talento pra desenhos, heheh, vou tentar achar essas fotos, mas esses refletores de teto sao simples, de um lado liso e reflexivo, do outro que fica virado pra cima tem uma camada de lá de rocha de 50mm que afastado do teto e inclinado trabalha como uma armadilha de graves 1m x 1m, usava quatro desses em minha sala, fui afinando de acordo com a distancia do teto e inclinando de modo a mirar o som das caixas em direção ao difusor traseiro, atras do ouvinte!
    Vou ver se acho as fotos nessa semana e posto, fica bem mais facil de entender!
    Abrs
    Leo

Acho que esta sala com as madeiras é a minha, eu tinha colocado pra testar com as madeiras,mas já as tirei, esses dias eu e o Fibra,testamos colocar o painel absorvedor no palco,no dia eu não notei muita coisa,mas hoje testando com muita calma,ouvindo o cd do Brian Boomberg - Wood, sabe que ficou muito bom,uma definição absurda.

Como pode notar na foto,ainda não está devidamente instalado!
    Mas é isso mesmo,tem que ir testando coisas, até chegar no que queremos.
    Aquelas madeiras,estou pensando em mandar cortar no meio,pois tem 1,00x0,62x6mm de espessura e colocar na parede,nas laterais perto das caixas,vamos ver se ficará bom.

Abs.

André
    "Quanto mais ajeito minha sala,mais prazeroso fica ouvir música nela"

"ITATIBA,cidade onde ainda se respira muito bem e encanta aos olhos pelos lugares maravilhosos escondidos que tem"

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Realmente Andrezão, na minha percepção este painel ficou muito bom neste local, diria até que necessário ou indispensável. Teria que dar um jeitinho de colocá-lo um pouco mais baixo. Seu sistema deu um salto desde a penúltima vez em que estive em sua sala. Por que será ?

Abração, meu amigo.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

* Membro VIP * Avatar de JIG
    Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por Leonardo Felizardo Ver Mensagem
    João,
    Nao tenho muito talento pra desenhos, heheh, vou tentar achar essas fotos, mas esses refletores de teto sao simples, de um lado liso e reflexivo, do outro que fica virado pra cima tem uma camada de lá de rocha de 50mm que afastado do teto e inclinado trabalha como uma armadilha de graves 1m x 1m, usava quatro desses em minha sala, fui afinando de acordo com a distancia do teto e inclinando de modo a mirar o som das caixas em direção ao difusor traseiro, atras do ouvinte!
    Vou ver se acho as fotos nessa semana e posto, fica bem mais facil de entender!
    Abrs
    Leo

Valeu Leonardo!

Já vi algumas fotos de salas e até estudios usando esta técnica que vc usou. Me parece uma ótima maneira para começar as experiências.
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

Permissões de Envio de Mensagem