Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 91011
Resultados 101 a 107 de 107

Tópico: posicionamento de difusores

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Na parede atrás do sofá por enquanto não tem nada. Estava pensando em misturar difusor com absorvedor, mas farei primeiro testes com absorvedores.

Lateralmente, um dos lados é uma parede com uma janela que pega a parede inteira. Vou colocar cortinas (hoje está com persianas de tecido). Do outro lado é aberto. DeMorgan, sua ideia seria colocar um absorvedor na frente da janela para simular o outro lado ser aberto? É isso?

Sobre o problema de audição, eu fiz uma audiometria recentemente e houve uma diferença de pouco menos de 5db entre os ouvidos. O otorrino falou que essa diferença seria, na prática, imperceptível.

Segue algumas fotos de medições que um amigo fez da sala. Eu, pra ser muito sincero, não consegui ler muito bem o que significam. Ele comentou que existe pontos de cancelamento de fase. O que acham?
    Screen Shot 2014-05-15 at 20.12.42.jpgScreen Shot 2014-05-15 at 20.12.45.jpg

por essas medições, não dá para dizer que tenha nada fora do normal pela descrição da sua sala...

Na verdade, tem um excesso ali na região dos 2khz nas duas caixas que pode provocar um certo desconforto em algumas gravações.

Quais são as suas caixas ?

Seria interessante ver um gráfico chamado "envelope time curve" que mostra as reflexões ao longo do tempo.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Esse vale nos 125hz não poderia ser algo problemático? As caixas são kef ls50.

Olha... a resposta em frequência, principalmente, nos graves, tem grande variação na sua sala... mais de 20db...

Mas não é assim que nossos ouvidos percebem essa diferença...

O que eu quis dizer é que as medições me parecem normais para uma sala comum como a sua... tanto os picos como os vales são problemáticos, assim como o tempo de reverberação, a assimetria das reflexões e etc...
    tudo causa problemas, mas a questão é se o som está aceitável...

Pelo que entendi, o problema maior que você descreveu é a formação do palco, e está claro que as medição de resposta em frequência é um pouco diferente entre as duas caixas, mas acho que a assimetria da sala impacta mais nisso do que a própria resposta em frequência medida que, de certa forma, depende do som direto e do refletido (caso contrário não existiria as salas anecoicas)...

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    A sobra de graves eu consegui melhorar com o posicionamento da cadeira do ponto de audição. Se eu ficar no canto da sala, colado na parede, o grave fica muito desequilibrado, mas com a cadeira praticamente no meio da sala, melhorou bastante.

Em relação ao som, está bem agradável. Mas acredito que um tratamento acústico possa trazer benefícios. Começarei tentando melhorar as frequências de graves, com armadilhas de graves. As frequências agudas eu consegui deixar do meu gosto com troca de válvulas do pré. Mas realmente algumas gravações, dependendo da válvula que estava sendo utilizada ficavam um pouco estridente mesmo (talvez devido a esses 2Khz que você comentou).

O palco realmente é o que tem me incomodado mais. Vou tentar tratar a parede de trás do ponto de audição com absorvedores pra ver se melhora.

Obrigado pela ajuda.

Pela sua medição postada eu apostaria que tem alguma alguma dimensão da sala próxima de 1.5 ou 3 metros ( 1.5 mais provável ) pra causar interferência destrutiva próxima de 120Hz , se tiver é nesse "par de paredes" que você deve apostar com o absorvedor. Os picos desproporcionais de grave são corrigíveis com DSP ( equalização) , os vales só com tratamento acústico.
    Última edição por Toledo; 06-06-14 às 14:13.
    "I thought cables didn't matter,
    so I tried running my system
    without them. Huge
    difference! " - HiFi Forum

Membro Avatar de eaoyama
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Nossa quantas páginas, não tive coragem de ler todas, rssss

Acústica realmente é coisa séria, diríamos não existe receita de bolo para tal. Tudo depende do ambiente em que se esta o sistema e oque se pretende atingir.

Daniel

Como Demorgan havia dito, precisa de um gráfico de ETC das caixas separadas para se conseguir avaliar melhor, e também do RT60.
    Tem as dimensões da sala? E os posicionamentos dos falantes e ouvinte?

[]s

Permissões de Envio de Mensagem