Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 107

Tópico: posicionamento de difusores

Citação Enviado originalmente por danielbeim Ver Mensagem
    Ola amigos,
    recentemente vi fotos de uma sala em exposição no tópico salas e fiquei com uma dúvida do que vi: atrás das caixas haviam difusores de madeira.

Ao meu entender, os difusores servem para transformar uma onda sonora que bateria diretamente em uma parede, por exemplo, e voltaria até o ouvinte (reflexão da sala) bagunçando a audição, em várias ondas menores indo para diversas direções da sala, transformando então aquela onda direta em uma ambiência da sala, por assim dizer.

Nesse sentido, compreendo o difusor posicionado atrás do local onde está o ponto de escuta (sweet spot), ou até nos locais de primeiras reflexões (embora mesmo nesses casos, vejo mais absorvedores), mas não compreendi muito bem o sentido de se colocar atrás das caixas. O ideal para se colocar atrás das caixas não seriam absorvedores, para que assim o som viesse o máximo possível somente das caixas de som?

Poderiam me esclarecer, por favor? Estou pensando em fazer um tratamento acústico na minha sala e estou estudando as melhores possibilidades de posicionamento e materiais....

Obrigado.

Abraços,

Daniel

Daniel,

Imagine assim como se o som fosse luz e saisse das caixas a partir do falantes, se vc coloca absorvedores vc mata essa luz e ela para de refletir e se voce coloca difusores voce espalha ainda mais essa luz ficando o ambiente com uma luz menos focada, certo?

Entao, quando colocamos difusores na parade traseira da sala de audição, todo som que sobrou e nao foi absorvido nos absorvedores das 1 reflexoes tendem a ir para esse local e quando voce espalha esse som aumenta o tempo de reverberacao desse som na sala, como se a sala fosse maior do que realmente é.

E tem pessoas que preferem que esse aumento tambem aconteça nas paredes atras das caixas, procurando um palco sonoro mais profundo.

Deu pra entender ou piorou? heheheh

Meu professor no curso de acústica para audição crítica, Omid Burgin, chamava os difusores de prefeitura, fazia uma analogia de quando ele precisou de alvara de funcionamento pra seu novo empreendimento.
    O sujeito vai a uma repartição que o manda a outra, que manda pra outra, que manda voltar na primeira e so depois ele sai da prefeitura bem desanimado, nunca esqueci disso haheheheheh

Os bons difusores sao assim, antes de espalhar o som eles tambem atrasam sua saida hehehehh

Fica uma dica:
    http://www.acoustics.org/smallrooms.pdf

Abrs
    Leo
    Última edição por Leonardo Felizardo; 31-07-12 às 16:22.

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Leonardo, muito interessante a sua analogia.

Abrço.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Fibrão,realmente vc tinha toda razão,o palco ficou espetacular,ouça este cd do Brian Boomberg - Wood em seu sistema,deve ficar esplendido!!

Leonardo,esse painel de teto que fez,deve surtir bons resultados mesmo,o duro é lidar com a lã de rocha,o troço chato,pinicante,rsrs

Abs.

André

"Quanto mais ajeito minha sala,mais prazeroso fica ouvir música nela"

"ITATIBA,cidade onde ainda se respira muito bem e encanta aos olhos pelos lugares maravilhosos escondidos que tem"

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Andrezão, voi escutá-lo, sim !

Ótima dica, e vindo de quem conhece e tem ótimo gosto ... não posso deixar passar !

Abração.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Leonardo,

obrigado pela explicação. Entendi o princípio sim. Mas ainda assim, penso se esses difusores não poderiam de alguma maneira bagunçar um pouco o palco sonoro, afinal você estaria escutando, juntamente com os sons diretos das caixas, sons de 3a, 4a ordens (reflexões) que já se "transformaram" através da sala, difusores, absorvedores etc e além de tudo com um pequeno atraso .....

enfim, acho que tem que testar mesmo com difusores, misturados com absorvedores até atingir o ponto ideal.

Interessante que a pessoa que fez um tratamento acústico do meu home studio de mixagem defendia a ideia de que se colocando um grande absorvedor atrás da parede do sofá onde sento para audição, eu teria a impressão de aumento da sala, já que o som não refletiria das paredes ao meu ouvido e, com o som sendo absorvido, secaria a sala e daria a sensação de um aumento de alguns metros da sala....não sei se realmente ouço esse aumento da sala, mas que com certeza fica com o som mais definido e com melhor separação dos instrumentos, isso é fato na minha sala. Estou inclusive considerando a opção de colocar um grande absorvedor na parede atrás de onde sento ao invés de um difusor (diferente do meu home studio, onde há um grande difusor na parede atrás do sweet spot, misturado com placas absorvedoras).

Bom, vamos aos testes, afinal esse é também a grande diversão do hobby.

Obrigado pelas explicações.

Abraços,

Daniel

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Andrezão estou curtindo a sua dica, aliás eu já havia postado no outro tópico:

Tá demais ! Lindo !

Abração.

Citação Enviado originalmente por danielbeim Ver Mensagem
    Leonardo,

obrigado pela explicação. Entendi o princípio sim. Mas ainda assim, penso se esses difusores não poderiam de alguma maneira bagunçar um pouco o palco sonoro, afinal você estaria escutando, juntamente com os sons diretos das caixas, sons de 3a, 4a ordens (reflexões) que já se "transformaram" através da sala, difusores, absorvedores etc e além de tudo com um pequeno atraso .....

enfim, acho que tem que testar mesmo com difusores, misturados com absorvedores até atingir o ponto ideal.

Interessante que a pessoa que fez um tratamento acústico do meu home studio de mixagem defendia a ideia de que se colocando um grande absorvedor atrás da parede do sofá onde sento para audição, eu teria a impressão de aumento da sala, já que o som não refletiria das paredes ao meu ouvido e, com o som sendo absorvido, secaria a sala e daria a sensação de um aumento de alguns metros da sala....não sei se realmente ouço esse aumento da sala, mas que com certeza fica com o som mais definido e com melhor separação dos instrumentos, isso é fato na minha sala. Estou inclusive considerando a opção de colocar um grande absorvedor na parede atrás de onde sento ao invés de um difusor (diferente do meu home studio, onde há um grande difusor na parede atrás do sweet spot, misturado com placas absorvedoras).

Bom, vamos aos testes, afinal esse é também a grande diversão do hobby.

Obrigado pelas explicações.

Abraços,

Daniel
    Daniel,
    qual a distância da parede traseira para o seu ouvido?

Eu diria que a perda de palco e também de foco é causado principalmente quando você tem um som igual ao som original, chegando fora de fase ao seus ouvidos, que é exatamente o que ocorre com as primeiras reflexões (porém, devido ao efeito Haas, se a parede estiver suficientemente perto de forma que o atraso seja menor que 1ms, nenhuma alteração será percebida).
    No caso do difusor, a idéia é que as reflexões secundárias não sejam iguais à original, de forma a não interferirem na integridade do sinal. Neste caso, no uso do difos, o efeito é aumento de ambiência, podendo até aumentar o palco.

abs
    Leonardo

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Boa noite Leonardo,

em realidade, o sofá está praticamente colado com a parede. Infelizmente minha sala é bem pequena e não tem como deixar o sofá em outra posição. Interessante esse efeito Haas, creio que aconteça na minha sala sim.

Acho que consigo compreender melhor agora sua explicação dos difusores atrás das caixas. Questão de fase do som....como o som é diferente, não haverá cancelamento e, portanto, não irá interferir na integridade do sinal e sim criará uma ambiência....interessante. Vou fazer alguns testes com o difusor que tenho no meu home studio, posicionando-o atrás das caixas, no meio (entre elas - mais ou menos onde normalmente posicionam o contra-baixo e vocais na mixagem?).

Aproveitando sua experiência, você acha que seria interessante colocar um absorvedor atrás do sofá (ou seja, bem atrás de onde estarão meus ouvidos) para secar um pouco a sala? É comum esse tratamento em locais de audição?

Muito obrigado pelas explicações!

Abraços,

Daniel

Daniel,
    Colocar absorvedores atras do ponto de audição para secar a sala? Isso não funciona. Sala seca é uma sala com baixo tempo de reverberação em baixas freqüência e isso nao vai acontecer nesse caso.
    Existe uma matéria num site que gosto muito, Real Traps. Um dos donos dessa empresa é um cara chamado Ethan Winer. Admiro esse cara porque, apesar de ter uma empresa de materiais acústicos para audiofilos e estúdios, ele divulga informações de como tratar sua sala e até mesmo como construir seus próprios equipamentos de acústica.

A matéria original é essa aqui:
    Estratégias de tratamento de paredes traseiras
    http://www.realtraps.com/art_rear_wall.htm

Alguns pontos de destaque dessa matéria (com alguns comentários meus entre parênteses)

Muitas pessoas interessadas em melhorar o som de suas salas de audições estão familiarizadas (não no Brasil, ainda) com duas máximas do tratamento acústico: adicionar bass traps no maior número de cantos do ambiente possível (já fui criticado ao divulgar isso, porém aqui não é uma afirmação minha) e criar uma RFZ no ponto de audição (RFZ = zona livre de reflexões primarias). Em geral, essas duas técnicas são as melhores formas de se começar e na maioria dos casos irão transformar sua sala num grande equipamento de reprodução musical.

Entretanto existem outra técnicas e, tratar a parede de trás, pode ser considerado como a terceira máxima do tratamento acústico.
    Existem dois problemas relacionado à parede traseira:

1 - Excesso de graves
    Por causa dos modos de ressonancia de cada ambiente, o pico da onda de baixa frequência se localiza nas extremidades.

Pra resolver isso: Bass tras na parede de trás.

2 - Reflexão de altas frequencias
    São fáceis de tratar, basta adicionar absorção ou difusão.
    Tratar com difusão é um pouco mais caro e tem um resultado diferente de absorção.
    Difusores são excelentes para tratar todo perímetro do ambiente, exceto os pontos de primeira reflexão (cabe aqui uma ressalva que isso depende da preferência de cada um).
    (já conheci uma sala que tinha alta absorção em todos os pontos de 1a reflexão e difusores QRD no resto do perímetro, resultado fascinance, porém com custo alto, no momento estou usando difusores da Omni na parede de trás que está a 1,5m do ponto de audição e estou gostando muito do resultado).

Algumas fotos da matéria:

Leonardo

Leonardo,

Muito interessante.

Abração
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Permissões de Envio de Mensagem