Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 107

Tópico: posicionamento de difusores

Leonardo,

Deixa ver se entendi... Em linhas gerais, o técnico citado na sua matéria defende 3 pontos iniciais:

1 - Absorvedores laterais para as primeiras reflexões;

2 - Difusores atrás do ouvinte;

3 - Bass Traps nos cantos.

É isso?

Grande abraço.

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Olá Cameta,

esse foi exatamente o tratamento que acharam adequado para a minha sala de mixagem (home estudio). Só que o bass trap é gigantesco. E ao redor do difusor existem placas de absorvedores. Segundo a pessoa que fez o tratamento na minha sala, os difusores trabalham melhor se tiverem ao seu redor alguns absorvedores também (no meu caso, ele cobriu praticamente toda a parede com absorvedores e colocou um difusor bem atrás do sweet spot. E também colocou 2 placas absorvedoras inclinadas para quebrar o paralelismo do teto, bem acima das caixas.

Abs,

Para ser mais exato, os difusores devem ficar nos locais de segunda reflexão e nos locais onde o som chega após ter chegado aos ouvidos. Quanto aos bass traps, a recomendação de ficar nos cantos é uma "regra geral" de aproximação, o ideal é fazer o mapeamento do decaimento dos graves na sala (com o microfone posicionado no sweet spot) para determinar o melhor local, volume e quantidade de bass traps necessários.

Um livro excelente sobre o assunto é este: http://www.amazon.com/Theoretical-Ac...ref=pd_sim_b_3

Citação Enviado originalmente por Leonardo Felizardo Ver Mensagem
    Daniel,

Meu professor no curso de acústica para audição crítica, Omid Burgin, chamava os difusores de prefeitura, fazia uma analogia de quando ele precisou de alvara de funcionamento pra seu novo empreendimento.
    O sujeito vai a uma repartição que o manda a outra, que manda pra outra, que manda voltar na primeira e so depois ele sai da prefeitura bem desanimado, nunca esqueci disso haheheheheh

Os bons difusores sao assim, antes de espalhar o som eles tambem atrasam sua saida hehehehh
    Se houvesse prêmio pra melhor metáfora votava no seu professor!!!!

Citação Enviado originalmente por frost Ver Mensagem
    Para ser mais exato, os difusores devem ficar nos locais de segunda reflexão e nos locais onde o som chega após ter chegado aos ouvidos .
    Tem sentido , mas como saber qual o local da segunda reflexão ?

Re: posicionamento de difusores

Citação Enviado originalmente por JulioCesar Ver Mensagem
    Tem sentido , mas como saber qual o local da segunda reflexão ?
    Para fins de tratamento acústico, pode-se considerar segunda reflexão tudo o que vier atrás da orelha do ouvinte e todas as superfícies que, quando tem um espelho posicionado sobre ela, não mostram ao ouvinte um reflexo da caixa de som.

Já as superfícies que mostram um reflexo parcial ou total da caixa de som são de primeira reflexão.

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Citação Enviado originalmente por frost Ver Mensagem
    Para fins de tratamento acústico, pode-se considerar segunda reflexão tudo o que vier atrás da orelha do ouvinte e todas as superfícies que, quando tem um espelho posicionado sobre ela, não mostram ao ouvinte um reflexo da caixa de som.

Já as superfícies que mostram um reflexo parcial ou total da caixa de som são de primeira reflexão.

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
    uma dúvida que tenho , digo duas:
    Nas primeiras reflexoes, usando absorvedores , nao corremos o risco de matar as formações das ondas ?

algumas ondas precisam de mais de 6 metros para se formar , conta a reflexão tb no tamanho para criar a onda?
    Última edição por TUTUBARAO; 08-10-12 às 13:09.
    Este mês repararemos um erro e descontaremos 500 reais do seu salário.
    -É que no lugar de ir trabalhar vc está lendo o que escrevo.

Grato pela rsposta , Frost !

Em acústica ,não acredito em projeto pronto , infelizmente o mais eficaz é a tentativa e erro , mesmo sabendo que os erros serão maiores que os acertos ...
    O bom senso me leva a acreditar em bass traps nos cantos , difusores nas paredes atrás das caixas e atrás do ouvinte , cortinas nas janelas e um bom tapete no chão , tomando cuidado para não matar a sala .
    Começarei o tratamento acústico de minha sala em breve , tentarei seguir esta linha .
    Um amigo me enviou o projeto de sua sala dedicada , parece a planta do ônibus espacial , complicado e caro demais , tem de dar certo ... Será ?

TUTU,
    não entendi sua dúvida. O que voce quer dizer com formação da onda?

Se uma onda tem que ter a distancia de 6 metros para se formar ,por exemplo, significa que para ouvi-la eu tenho que estar pelo menos a esta distancia para percebe-la

logo determinadas frequências com certos comprimentos, de um piano por exemplo,tem que ter uma determinada distancia da caixa para se formar.

O que eu queria saber é : rebatendo ela consegue a distancia para se formar?

Porque se isso for verdade, ao matar as primeiras reflexões matamos tb algumas frequências.

O comprimento de uma onda sonora varia em média de 1,7 cm (som agudo) até 17m (som grave).
    matando essa reflexão eu teria que estar a dezessete metros da caixa para ouvir o maior grave?

nesse caso uma camera anecoica é uma droga?
    Última edição por TUTUBARAO; 08-10-12 às 15:13.
    Este mês repararemos um erro e descontaremos 500 reais do seu salário.
    -É que no lugar de ir trabalhar vc está lendo o que escrevo.

Permissões de Envio de Mensagem