Página 1 de 92 1231151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 914

Tópico: Diy Audio Design - Minhas divertidas aventuras no DIY Brazuca :)

Diy Audio Design - Minhas divertidas aventuras no DIY Brazuca :)

Amigos,

Estava na dúvida se abria um tópico sobre a minha sala ou se infestava isso aqui de tópicos sobre meus brinquedinhos DIY, acabei concluindo que talvez o mais interessante seria ter um tópico sem muito compromisso para mostrar apenas o que der na telha, que ando fazendo ou simplesmente me divertindo... :)

Sempre fui um cara vidrado em trabalhos artesanais, aos 8 ou 9 anos eu já grudava no meu Pai ou em um Tio para segurar martelos, alicates e ferramentas em geral. Qualquer vacilo deles e eu já estava ao lado em grandes indústrias apenas como visita em trabalhos pesados ligados a serralheria, eletricidade ou obras, ou já estava ensaiando a compra dos primeiro lívros técnicos...

Minha primeira revista sobre caixas acústicas, comprei aos 13 anos... não sei dizer a razão, mas tenho um verdadeiro fascínio apenas por construção de caixas acústicas. Ainda tenho muito a aprender, mas que certamente já me permite ter muitas felicidades com o adorável exercício de projetar, executar e finalmente, escutar na minha sala.

Eles ERAM OS CARAS, e com eles nasceu em mim o mesmo amor de tentar decifrar, desenvolver e acima de tudo, se divertir com tudo que o ato em si representa.

Meu pai, infelizmente anda fazendo obras no campo do Sr., mas meu Tio com sua mega oficina e seu conhecimento incalculável ainda me faz ficar horas ao seu lado e isso é algo imensurável.

Não ligo de usar alto-falante de R$ 10,00 ou R$ 10.000,00 acho que ambos, podem te dar alegrias ou grandes frustrações e olhando dessa simples maneira, não deixam de ser iguais.

Enfim, acredito que a maioria deve me conhecer e quem não conhece, sugiro uma visita ao site abaixo, onde mais do que projetos, deve ter um ideia do que penso sobre a cultura DIY.
    http://www.diyaudio.com.br/

Enfim, vamos que vamos...

Abração,

Renato
    Última edição por Renato; 08-08-12 às 18:08.

É uma pena que muitos de nós não temos à nossa disposição um belo espaço (oficina, sala etc.) onde poderíamos desenvolver uma série de projetos que certamente, se não trouxessem o resultado esperado, certamente trariam muitas horas de diversão.

Eu trabalho próximo à rua Florêncio de Abreu, aqui na capital, considerada o paraíso das parafernálias voltadas ao DIY (ferramentas). Nem imaginam a tortura que é ver essas ferramentas e não poder comprar por falta desse bendito espaço para trabalho.

Se não temos o espaço físico para trabalhar nos projetos DIY, ao menos temos este espaço virtual, que servirá para apreciar as obras de quem é feliz.

Aguardamos seus projetos.

Amigos,

Como falei acima, não me importo muito para o "pedigree" do que cai em minhas mãos, tento apenas tirar o melhor que cada componente pode oferecer e o resto, é apenas uma simples consequência disso...

Acontece que fui "presenteado" com 3 belezuras de grande reputação e valor, inicialmente para brincar com uma torre 3 vias muito especial, mas acabou existindo um certo prazo....

E optei por fazer uma book bem especial, em um gabinete que possivelmente seja um dos mais complexos que eu já tenha feito, apesar da aparência simples. Mas o resultado foi quase 20kg com paredes de 4cm.

O resultado foi algo verdadeiramente marcante, tocando na sala se mostrou única em todos os sentidos. Tem uma resolução absurda, naturalidade e qualidade em toda a apresentação como raramente presenciei em qualquer book, de qualquer marca ou valor...

Da mesma forma que algumas medições objetivas me levaram a um nível de resposta, no mínimo impressionante:

A medição do duto me faz acreditar que está descendo a inacreditáveis 30hz.

Faz de 70hz a 1.200hz variando 1dB e nunca havia visto isso na vida.

De 400hz a 18.000hz variando 2dBs e em 3dBs brinca em todo o range audível.. rsrsrs

Quando imagino que ainda não tem os pedestais que projetei ou a cabeação que já pedi, fico mais animado ainda.

Vamos que vamos...

Abração,

Renato

Para não ficar chato, vou tentar sempre alternar entre caixas e subwoofers :)

Por razões que não vejo como explicar, caiu em minhas mãos um driver da SVS, um conceituado fabricante americano de subwoofers.

A SVS não vende drivers isolados, mas como possuem uma politica de upgrade, esse sobrou em algum lugar e quando dei por mim, estava em Realengo... :)

Gabinete projetado, mãos a obra:

Surra na pintura e acabamento, mas ao final, um monstro muito imponente para socar e derrubar qualquer parede:

To be continued.. :)
    Última edição por Renato; 08-08-12 às 17:55.

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 0
    Renatão, simplesmente ESPETACULAR !

Abração.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Moderadora Avatar de ccaks
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Agradecimentos: 0
    Renato, adoro seus posts! Já visitei o site várias vezes e espero poder ouvir estas belezuras no DIY Fest :applause:
    Be civil to each other. It's only a bloody stereo!

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Renato,

Você sabe que sou outro apaixonado por DIY.
    O fato de você criar esse tópico, já é por si só um motivo de orgulho para toda a comunidade DIY deste Clube.

Só quem cria e monta seus próprios projetos conhece a verdadeira dimensão do áudio de qualidade, ou hi-end, como se popularizou.

Lembro que quando jovem (há uns dois ou três anos... ), meus amigos sentiam-se orgulhosos em comprar roupas de marca ou toca-fitas para seus carros. Eu, ficava feliz de voltar para casa com uma ferramenta nova, desde uma simples régua de alumínio, até uma tico-tico profissional da Makita. Ferramentas sempre foi outra de minhas paixões (ainda bem que esse tipo de equipamento não recebeu rótulo de hi-end também... ), e ainda hoje possuo desde equipamentos eletrônicos de todo o tipo, até serras de bancada, tupias, plainas, compressor de pintura e uma infinidade de outras pequenas ferramentas, numa oficina que construí exclusivamente para elas, e é um canto especial de minha casa.
    Recentemente, de lá nasceram as minhas caixas atuais, minha estante toda em tubos quadrados de PRFV e muitos outros projetos. Desde pequeno já me divertia com a construção de caixas também (ah... os projetos da Bravox...), amplificadores valvulados, rádios, transceptores (a saudosa Eletrônica Popular... a Saber Eletrônica, a Antenna e outras) e muita coisa de marcenaria. Meu pai me deu o impulso inicial para isso, quando eu ainda era uma criança, ao me ensinar a construir um caminhãozinho de madeira a partir de um bloco de caibro. Depois disso nunca mais parei.
    Vou acompanhar com muito carinho os seus projetos, pois sei exatamente o que eles significam para você, e o que aprendeu com eles.

Você poderia colocar o link de seu site já na sua assinatura, pois vale a pena conhecê-lo, e o seu site é outra grande obra como são os seus maravilhosos projetos.

Fiquei bastante curioso em relação ao sub. Particularmente, nunca fui fã dos subs da SVS, que me parecem ter um grave exagerado e um pouco falso. Sempre tive na minha idéia que faltava um bom gabinete para controlar aqueles graves descontrolados, e fico aqui bastante curioso com o resultado que você obteve, pois acho que você foi na direção certa para corrigir isso, e não lhe falta conhecimento e competência para fazer um trabalho bem feito, digno de elogios.

Parabéns pela iniciativa.

Um forte abraço,
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

O Renato é daquelas pessoas que me orgulho (muito) de conhecer. Sua simplicidade destoa de tamanho conhecimento. Bom poder ver suas obras por aqui. Não espalhe, mas o DIY daqui está meio fraquinho, rs.

Quem sabe me animo e posto aqui também a fabricação das Baubo na CNC e a reconstrução do DAD Frankestein (subwoofer reciclado)...Afinal, ambos são obras suas!
    Um Abraço,
    Marcello.

- Ainda acho a qualidade da música mais importante que a qualidade do audio. Espero evoluir nisso um dia! -

Cameta,

Tudo bem? A propósito, qual seu nome?

Na minha forma peculiar de encarar o áudio, o "todo" é formado por um triangulo muito bem definido e é difícil falar qual dos 3 lados eventualmente possa ter mais peso.

- Marcenaria e tudo que isso envolve, técnicas de trabalho a uso de ferramentas elétricas, pintura e etc. Isso é uma cachaça e das melhores, quero um dia me aposentar e fazer brinquedos para meus netos, mesmo aos 120 anos.. rs
    - Projetar, estudar, ler tudo sobre o tema. Ou seja, adoro a parte teórica e o conhecimento agregado. A prática só reforça de uma forma avassaladora o conhecimento.
    - E por ultimo, sentar no sofá e escutar;

Qualquer desses "lados" só me interessa caso se completem entre si, é fato. Depois que casei, meu filho ficou um pouco maior eu pude finalmente me dedicar com mais intensidade aos desafios que sempre tive em mente. Não sei se sou bem sucedido, mas me sinto bem em ter feito e de ter sempre novos desafios, que é o que importa.

Fibra,

Meu nobre amigo, muito obrigado mesmo!!!!

Claudinha,

Que legal te ver aqui, vou corre atrás para fazer o DIY FEST o mais rápido, é um barato um encontro só de Professores Pardais... hehehe

Marcelão,

Você é um amigo do peito, fica complicado até acreditar. hehehehe

Eduardo,

Pode parecer loucura, mas sempre vejo na prática do DIY um peso muito maior que o próprio produto como resultado... acho magnífico o ato de não se contentar e simplesmente FAZER! Valeu mesmo pelas palavras!!!

Quanto ao subwoofer, serei muito politico por conta de uma série de variáveis no meio, o alto-falante em si é muito bom, mas em alto-falantes certos compromissos não podem existir sem efeitos colaterais, simples assim. Para piorar o amplificador que geralmente o empurra (agora a SVS mudou e não deve ser a toa) era o Bash, um amplificador simplesmente maravilhoso pelo que custa e oferece, mas com performance muito limitada quando comparado a verdadeiros dragões dedicados para empurrar subwoofers. E ele precisava de mão de ferro para ser domado, o Bash não tem como fazer isso com esse tipo de alto-falante. Eu usei de 500W, o original era de 320W o que me faz acreditar em quanto era limitado frente ao que poderia render.

Para piorar, fiz esse subwoofer em conjunto com um outro, 100% nacional, com 2 alto-falantes de 12" e um amplificador dedicado para subwoofers do J.Y.

Meu amigo, esse amplificador é simplesmente o que de mais assustador e espetacular eu já pude ouvir para reprodução de graves, quase 20kg dedicados em uma construção soberba. Quando montei esse outro e escutei, não havia sequer como comparar, o 100% nacional estava em outro patamar, resposta de transientes, extensão, musicalidade e porrada...aliás, uma patada sem tamanho mas com controle absurdo. O SVS era bom, mas o DAD CAL estava não uns degraus acima, estava um andar inteiro de diferença... rsrsr

Como falei desse outro, segue umas fotinhas.. rs

Vamos que vamos...

Abração,

Renato

Ambos os amplificadores:

Permissões de Envio de Mensagem