Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 79

Tópico: Faça seu Próprio Cabo de Força

Membro Avatar de barriguinha
    Data de Ingresso
    May 2011
    Agradecimentos: 0

Re: Faça seu Próprio Cabo de Força

Full,eu fiz toda à elétrica da minha sala,totalmente dedica,a fiação que vem do relógio 25mm entra nos disjuntores que vai pra sala de audição com cabos Pirelli 6mm rígidos,e fiz um jumper nesta mesma fiação de 25mm antes dos disjuntores da sala e vai para outros disjuntores que vai pra casa toda.Não fiz aterramento algum,pois aquí só tem concreto,e só daria pra fazer como o Eduardo fez na sala dele,mas está tudo ok,sem ruído algum,até o momento.

"Quanto mais ajeito minha sala,mais prazeroso fica ouvir música nela"

"ITATIBA,cidade onde ainda se respira muito bem e encanta aos olhos pelos lugares maravilhosos escondidos que tem"

Membro
    Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por FullRangeMan Ver Mensagem
    COMPLEMENTANDO>
    Pessoal: esqueci um detalhe do meu cabo de força c/ speaker cable, q segue abaixo:
    8) Eu preferí speaker cables porque eles tem somente 2 pólos(tbm pela alta qualidade do metal), devido residir em apto c/aterramento coletivo, se é q tem aterramento, então eu uso aterramento fantasma no terceiro pino, na ponta do amp (entrada no amp).
    Aterramento fantasma é um pedaço de fio rígido de 70cm, solto em direção oposta ao cabo.

Nunca use aterramento feito por terceiros, Nunca use aterramento coletivo de prédio de apartamentos, e mais ainda de prédios comerciais.
    Se você fizer um aterramento em uma casa, com uma barra de cobre usual de 3metros e 15mm enterrada no chão, a resistência do aterramento deve ficar boa(abaixo de 4 ohms) por uns 2 a 4 anos, no máximo, a não ser q/ resida em região seca, como Brasilia atc...
    Aterramento c/ resistência alta é inutil, então por isso uso o aterramento fantasma.
    Rapaz, gsotei da ideia, porém não entendi esse "fio rígido de 70cm, solto em direção oposta ao cabo". Poderia explicar melhor ou, como dizem, desenhar? :)

Valeu! :tu:

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Esses tutoriais são fantásticos, e garanto que esses cabos, além de mais baratos, não perdem nada para muitos cabos "famosos" que têm por aí.
    Já pude comprovar isso pessoalmente, e o resultado é assustador.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Caro Jõao Otavio,
    É apenas um fio solto direcionado para longe do cabo principal, deu uma transparência melhor aqui, minha rede elétrica é muito suja, talvez em outro sistema com energia elétrica de maior qualidade não cause efeito.
    Não pode ser muito longo para não causar efeito antena, já que o uso do espectro RF é intenso com tantas estações de rádio, celular e potentes fornos de micro-ondas.
    Abração
    Última edição por FullRangeMan; 09-05-12 às 19:04.
    > Nunca vá a um psiquiatra, adote um gato ou cachorro de rua. Na rua eles vivem apenas dois anos em média.

João Otávio:
    Aqui tem um tutorial sobre aterramento tradicional:
    http://sound.westhost.com/earthing.htm

Se desejar um outro aterramento artificial, tem este com pedras Turmalina, muito mais caro($450).
    http://www.acoustic-revive.com/engli.../rgc24_01.html
    Existem outros tipos de aterramento, mas não encontro o Link.

Teste do aterramento turmalina pelo site SixMoons:
    http://www.6moons.com/audioreviews/a...ve/ground.html

Estes aterramentos alternativos acima, não são para proteção de tensão de linha 127/220V, curto-circuitos e relâmpagos, mas para limpeza do ruído de fundo dos equips etc.
    Última edição por FullRangeMan; 09-05-12 às 23:02.
    > Nunca vá a um psiquiatra, adote um gato ou cachorro de rua. Na rua eles vivem apenas dois anos em média.

Membro
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Sobre conectores vão algumas sugestões:

-Yarbo, que dizem ser alemão fabricado na China...
    - IeGo, não são tão baratos, mas muito bons.
    - Acrolink, considerado uma marca High End, tem preço razoável
    Essas marcas podem ser encontradas no ebay ou hiendking.com

Caso queira montar um cabo mais simples, a melhor opção de condutor é o Belden. Yarbo e Neotech também tem algumas boas opções, custando mais. E por falar em Neotech, essa empresa fornece cabos e condutores para muitas marcas em regime OEM
    Se for para gastar, o cabo Furutech alpha é o preferido entre os diyers, custando em torno de 150U$/m. Junte conectores FI25 a US$180/par, sleves, filro ferrite, termoretrátil e será possível montar uma versão DIY do Furutech REF III com 1,8m, um cabo excelente, que custa 1500,00US$, por menos de 1/3 desse valor...

O assunto aqui é cabo de força DIY e não custos, logo não entro no mérito se vale ou ou não. Porém é fácil perceber as discrepâncias.

Membro
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Caro colegas,muito interessante os cabos e projetos postados. Confesso que fiquei muito curioso em saber o resultado destes power cord em meu sistema.

Algum dos colegas se habilita enviar para uma avaliação em meu sistema sem compromisso?

Abs Cesar Miranda

Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    REATIVANDO O TÓPICO, ESQUECIDO NO ANO PASSADO

Citação Enviado originalmente por FullRangeMan Ver Mensagem
    Receita p/3 metros, c/os conectores de sua preferência ou na minha preferência(soldados internamente no amp)>
    Ingredientes:
    1) Três metros de Van den Hul CS122 ou QED Silver Anniversary:
    http://www.qed.co.uk/175/gb/product/...nniversary.htm
    ou outro cabo de sua escolha, os dois acima são híbridos prata/cobre e de baixo preço.
    Se quiser arrebentar a boca do balão, use o QED Genesis, 16.6mm de diametro e 35 libras o metro linear.
    http://www.qed.co.uk/171/gb/product/speaker_cables/genesis.htm

2) Separe os condutores.

3) Trance os condutores 70 vezes e amarre as pontas p não desfiar.

4) Enrrole os condutores c fita de alumínio sem cola ou c/cola, 3M de preferência, em toda a extensão do cabo.

5) Entube c/espagueti retrátil, ou tubo malha, ou melhor ainda, espagueti de alta tensão q tem bom acabamento por fora e por dentro é lanado.

6) Convide os amigos e diga: Fiz Eu Mesmo!

7) Esqueça cabos de força de Mil dólares ou mais...
    Citação Enviado originalmente por fibra Ver Mensagem
    Power Cable Plasti 4mm² by FIBRA (STEP BY STEP):

1) cabo plastichumbo de 4mm² de comprimento mínimo de 2 metros (quanto mais comprido, melhor). Especificações: http://www.nambei.com.br/prod_9.asp ;

2) uso plugs Furutech Hi Performance de cobre puro (sem qq outra liga metálica que altere o som) => códigos FI-11 (IEC/fêmea) e FI-11M (macho), Cuprum (**):

2.1)

2.2) custa US$ 37,75 cada, no site da VHAUDIO: http://www.vhaudio.com/connectors-ac.html

3) usar solda com 4% a 5% de prata (Cardas ou WBT), porém usando aquela nossa conhecida solda Best de tubo o resultado é praticamente o mesmo;

4) enrolar os 2 metros do plasti em um cabo de vassoura da forma que fique uma mola de uns 25 cm (isso irá ajudar no manuseio geral);

5) descascar as pontas do plasti cerca 1,5 cm;

6) com uma lixa d'água ou outra bem fina lixar as pontas do plasti para remover a camada de vernis;

7) desmontar os plugs para iniciar o processo;

8) tem uma parte dos plugs que vc tem que cortar com uma faquinha (são três pininhos no plástico - vc vai ver), isso para vc poder parafusar com maior área de contato e depois soldar o cabo nas partes do plug;

9) feito isso, com um alicate de bico (ponta) vc faz um anel nas pontas dos cabos (de forma que esse anel envolverá o parafuso das partes dos plugs) - melhoria da área de contato cobre/cobre;

10) feito isso, vc, antes de parafusar as pontas, dê um belo jato de WD40 em todas as partes de cobre (tanto do plug qto as pontas do cabo);

11) tire as partes de cobre dos plugs e desaparafuse totalmente para encaixar os anéis formados pelas pontas dos cabos;

12) prenda as pontas dos cabos e arroche bem forte mesmo os parafusos;

13) importante: certifique-se que que os plugs macho e femea estão corretos no que tange às posições de fase/neutro;

14) feito isso (contato com contato, cobre do plug com o cobre do plasti) resta vc totalizar a área de contato do cabo com o plug, ou seja faça uma rigorosa solda;

15) no plug femea vc aperta a parte que encaixará no aparelho (conexões), isso é para a conexão ficar BEM firme mesmo;

16) bom estou bypassando a parte de perfumaria, caso vc queira colocar um termo retrátil ou uma malha no cabo e etc (eu não uso);

17) feche os plugs (parte trabalhosa);

18) antes de usar o cabo dê jatos de WD40 nas partes que entrarão em contato com o equipo (conexões);

19) agora basta vc esticar a mola cf a necessidade de comprimento do cabo;

20) instalado, o cabo deve ficar suspenso no ar, sem contato com o piso ou com parede, isso evitará captar indutância (muito presente nas lajes dos edifícios residenciais onde passa corrente elétrica - isso é importante tb no caso do cabo de cx !);

21) para power mais parrudos vc pode montar o cabo usando duas molas, ou seja, ficará 8mm² para a fase e 8mm² para o neutro.

Enfim, a grosso modo, é isso. Só pondo a mão na massa para ir percebendo os detalhes e macetes da manufatura. Após o terceiro ou quarto cabo montado pega-se a manha.

FOTOS do cabo [modelo duplo com 8mm² para cada pólo e modelo simples com 4mm² para cada pólo]

Informações complementares:

1) o plastichumbo que uso é o " CABO CHUMBO SIL 2 X 4,00 mm² BWF 750V NBR 8661", assim está escrito no cabo. No início eu utilizava o cabo da marca REYPLAS (ótimo tb), mas nunca mais encontrei para comprar. Uma ocasião acabei comprando de um amigo um pedaço de 4 metros de um plastchumbo de 4mm² que era de outra marca, não me lembro qual, que era ligeiramente inferior às marcas que cito aqui. Inferior, digo, na construção, parecia ter dielétricos inferiores e o cabo era mais duro, audivelmente falando a diferença era ligeiramente inferior mesmo;

2) a espiral que faço com os cabos não influi em nada, digo, nada audível. É interessante esta topologia em forma de espiral (mola) porque vc usa os cabos suspensos no ar, sem contato com o solo. Isso dá diferença audível qdo se trata principalmente do cabo de caixa [uso um cabo híbrido de caixa que leva o plastichumbo de 4mm² e outro cabo de uso aeronáutico], pois dispensa a necessidade de usar elevadores de cabos. Principalmente para quem reside em prédio de apartamentos, há muita indutância no piso da sala (onde há passagens elétricas) e ao usar os cabos sem contato com piso e parede não há contaminação alguma dessa indutância;

3) para cabo de caixa indico o cabo de bitola de 4mm² mesmo. Já comparei com cabo plastichumbo de 2,5 mm² e este último tem um desempenho inferior, bem audível até;

4) solda de prata: vc mesmo faz. Não vai encontrar com facilidade em sua cidade eletrônicas que dispõem desta solda com prata. Eu uso a solda Cardas, com prata e sem chumbo. Compre um bom ferro de solda e vá praticando. Depois de alguns cabos vc pega o jeito. É fácil. No cabo de força, para fazer a solda, há um complicador nos plugs importados: não há acesso/espaço para vc soldar. Então vc tem que desmontar o plug [corte 3 pininhos pretos de plástico] de modo a trazer os contatos para fora a fim de conseguir fazer as soldas. O resultado com solda é superior ao resultado sem solda, já testei. Já para cabo de caixa é mais fácil: depois de vc arrochar o parafuso do plug banana vc completa com solda a fim de aumentar a árera de contato cabo/plug;

5) eu manufaturei e uso o cabo de força com o plastichumbo de 4mm² em TODOS os equipamentos do sistema, seja HTPC, plasma, pre, powers e etc. TODOS tiveram ganhos BEM perceptíveis.

Onde encontrar:

O plastichumbo é fabricado pela antiga Elétrica Danúbio, atual SIL. Portanto, basta entrar em qualquer loja que trabalhe com SIL e fazer a festa.
    http://www.sil.com.br/?id=400&id_men..._principal=370

Abraço do FIBRA.

Excelentes posts, parabens aos Amigos que expuseram suas experiencias.

Bom, sou um DIYer um pouco relapso, pois algumas vezes fico horas a fio montando meus cabos e outras nem ligo para eles.....rsrsrsrsrsrsrs..... Mas mesmo assim esta vertente do DIY me atrai bastante.

A exposição do Amigo Full Range, foi muito interessante, pois usou cabos que não tem uso direcionado para cabos de força, vou experimentar com alguns metros de Qed que tenho aqui e depois testar.

Bom, o cabo no nosso conhecido Amigo Fibra, eu já conhecia e não sabia que a SIL era a antiga Elétrica Danúbio. Conheço o Nelson Volyk da SIL por tel há algum tempo, quando soube da qualidade dos cabos da SIL por um amigo do outro fórum (Robert), e que por tudo que pesquisei, das muitas informações, conclui que a SIL não deixa nada a dever a Prysmian (Pirelli), pois o cobre vem da mesma mina no Chile e são trefilados em equipamentos quase que idênticos, e sendo assim a SIL ganha disparada em preço.

Abaixo um link com vídeos do Nelson Volyk, explicando sobre os cabos SIL.

http://www.youtube.com/user/SILFioseCabos?feature=watch

Bom, tenho um comentário a fazer sobre os conectores da Furutech que o Amigo Fibra sugeriu, na verdade, os contatos não são de cobre puro, são de latão de excelente qualidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lat%C3%A3o) e revestidos com uma generosa camada de cobre vermelho com um produto que evita a oxidação (isto me foi passado por um fornecedor de plugs OEM e ODM), alias, a maioria dos contatos de conectores pelo que sei são de latão revestidos por metais nobres e a "onda" de um tempo para cá são os revestidos com Platina, Ródio, Ligas de cobre com Berílio e outros metais pouco usados até um tempo atrás, quando víamos somente os revestidos em ouro ou prata, mas que ainda continuam sendo amplamente usados.

Uma sugestão sobre plugs, não se prendam a determinadas marcas, muitas delas são fabricadas ODM pelo mesmo fornecedor, o mais importante é verificar a construção e a qualidade do material empregado nos contatos, no corpo e na capa, não se prendam ao acabamento bonito para pagar mais caro, estes acabamentos servem para tornar o cabo mais atraente, logicamente a beleza faz parte nos nossos setups, e muitos amigos gostam, mas não é o mais importante.

Sobre o aterramento, eu fui aconselhado por um amigo a usar hastes cobreadas de alta camada (http://www.proluz.com.br/produtos/50...tipo-gcwr.html) de pelo menos 2,5m, dentro de caixas de inspeção, com gel para aterramento e coberta com brita 0, fios de cobre nú para ligação entre as hastes, conectores revestidos de cobre e solda exotérmica.

ABS

Cláudio
    Última edição por KANAHA; 23-04-13 às 11:23.

Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Depois postarei fotos de alguns cabos de força que já montei.

E também da elétrica da obra de minha casa, que já está virando obra de igreja......rsrsrsrsrsrsrs....em casa de ferreiro, o espeto é de pau....fazer o que, não é verdade......

ABS

Cláudio
    Última edição por KANAHA; 23-04-13 às 11:27.

Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Cláudio

Podem ser usadas as armaduras de aço (ferragens) do concreto armado (nas vigas, colunas, fundações principalmente) para vc conectar o aterramento da sua casa.
    Com certeza essas armaduras fazem contato elétrico ao terra muito superior ao das hastes de aterramento (que se deterioram com o tempo exigindo substituição).

Este procedimento de interconexão vem sendo usado com sucesso, discuta com o seu engenheiro eletricista.

E lembrando sempre que antigamente recomendava-se ligar o terra da instalação aos tubos de aço de distribuição de água para bom desempenho: o sistema conectado as armaduras de aço é muito superior no quesito amplo contato elétrico com a terra/solo.

[ ]
    R.

Permissões de Envio de Mensagem