Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 49

Tópico: Ajuda com problema de interferência

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012

Ajuda com problema de interferência

Bom dia colegas do áudio,

eu tenho um problema no meu apartamento que não consigo resolver. E gostaria da ajuda de vocês.

é possível ouvir nas caixas de som do meu sistema a estação de rádio Gazeta FM aqui de São Paulo. Às vezes mais baixo, outras a ponto de atrapalhar a audição mesmo do ponto de escuta. Primeiramente estava utilizando cabos de caixa bem simples, desses que se compra em qualquer loja de construção. Achei que eram eles os culpados da interferência. Desde então já troquei algumas vezes de cabos, utilizei Acoustic Research que aparentemente apresentam uma boa proteção contra interferência, depois passei para Blue Jeans com terminação com fio descascado nos amplis e caixas, que piorou um pouco. Depois coloquei plugs nos cabos e melhorou um pouco a interferência, mas não resolveu e hoje estou utilizando os cabos DNM, que embora possuem uma sonoridade que muito me agrada, ainda assim ouço a maldita interferência.

Infelizmente, por falta de espaço, preciso utilizar a televisão no mesmo local do som. Ela está chumbada na parede e ligada por hdmi na net e dvd. Uso 2 tomadas (mas provenientes da mesma fiação, ligadas em paralela. Uma com uma régua onde ligo TV, DVD e NET e a outra com condicionador para o sistema de som).

Uso um condicionador de energia Belkin PF30 onde ligo todos meus equipamentos de áudio. Ele está ligado com tomada aterrada (embora já tentei sem a tomada estar aterrada e a interferência também aparece). Utilizo um toca disco (fio terra ligado no pré amplificador), um cd player, um pré-amplificador valvulado Croft e um power híbrido também da Croft. Minhas caixas são bookshelf Kef Q300.

Se alguém puder ajudar com alguma sugestão, ou experiências próprias, agradeço imensamente. Estou ficando maluco ao ouvir um locutor falando no meio das músicas.

Agradeço imensamente.

Abraços,

Daniel

Daniel,
    você já conseguiu identificar quem está captando essa RFI?
    O primeiro passo é identificar isso. Provavelmente, algum cabo RCA entrando no amplificador.
    Você tem certeza que a RFI está entrando pelo cabo da caixa?

abs
    Leonardo

Eu sugeriria:
    -ligue o CD player direto ao amplificador, não precisa tocar nada.
    -desligue todas as as fontes de sinal do preamp, uma após a outra e veja se qq delas elimina o problema
    -desligue qq cabo de sinal de TV, internet etc etc do sistema
    -desligue o TD mas deixe o CD player ligado

Não tem outro jeito: vc terá que fazer por tentativas e erros, todas as combinações (e descombinações...) possíveis.

Houve aqui em BH um preamp Convergent Audio que pegava rádio...
    Foi feito de tudo que é possível para eliminar o problema mas nada deu resultado, quando muito uma atenuação da interferencia.
    O projetista do Convergent absolutamente NÃO enviava o circuito eletronico do aparelho para consultas... um fdm esse cara

Resultado; o aparelho foi vendido e seu novo dono (se der a sorte de estar em região de baixa RFI...) talvez consiga ouvir um tico de música.

Esse preamp Croft: particularmente não gosto da montagem do circuito dele e não me surpreenderia se ele fosse o culpado pelo problema.

Em que pese a qualidade do áudio deste aparelho (que não conheço e acredito ser excelente) a julgar pelos depoimentos dos seus donos que nos merecem toda credibilidade.

[ ]
    R.

Daniel, quem sabe RCA stoopers pra "matar" as entradas do pré que não estão sendo usadas?

Não seria uma sugestão válida, meu caro Ricardo?

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Leonardo,

eu não tenho certeza se é um problema dos cabos das caixas. Eu imaginei que fosse pois com trocas desses cabos, houve uma atenuação em alguns casos, mas nunca consegui resolver o problema 100%.

Caso for o cabo RCA , será que aqueles núcleos de ferrite que se coloca ao redor do cabo pode vir a ajudar?

VTR, vou fazer esses testes. Caso seja o preamp, será que existe alguma coisa que se poderia fazer para tentar resolver este problema? Algum tipo de blindagem ou algo do tipo??

Obrigado pela ajuda.

Abraços,

Daniel

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Mario, no momento todas entradas do pré estão sendo utilizadas: phono com o toca disco e 3 line com cd player, Tv a cabo e Dvd player. Mas não me importaria em absoluto em desligar a TV a cabo e DVD player e colocar esses RCA stoopers, que não conheço (vou pesquisar) se isso ajudar no problema.

Daniel,
    ligue tudo de forma que o rádio apareça.
    Vá tirando os RCAs ou qualquer outro cabo (menos os das caixas, claro) um a um, de todas as entradas do amplificador até o rádio parar.
    Nos avise aqui

Leonardo

Esse é o mundo dos cabos e equipamentos "hi-end" que no final não conseguem nem isolar esse tipo de interferência.
    Depois os fabricantes pedem milhares de dólares em cabos dizendo que são imunes a este tipo de coisa.
    Lamentável !!!

Cabos de ligação do amplificador para as caixas, a própria fiação interna das caixas, e o divisor de frequências com suas bobinas são verdadeiras "antenas" para captação de RFI.
    Nas caixas que construí tomei o cuidado de blindar tudo, mas essa interferência não deveria ser assim tão forte. Tão audível até ser percebida do ponto de escuta.
    Ela pode estar sendo induzida em outras partes do sistema. A orientação dada pelo VTR é bastante objetiva, e pode ajudar. Mas, como ele mesmo disse, não existe uma regra simples para isso, são tentativas até descobrir a causa.

Como é feito este aterramento que você mencionou? Tente ligar só o amplificador nesta tomada aterrada.
    Sua janela é de alumínio, ferro, ou de madeira? Se for metálica, para efeito de teste, tente usá-la como terra. Parece estranho, mas já vi isso funcionar. O próprio Martins teve problemas semelhantes com o módulos valvulados dele. Ele sofreu muito com esse problema.

O primeiro passo é identificar exatamente a origem desta captação.
    Você teria outro amplificador ou um receiver de HT que pudesse testar no lugar do Croft?

Seria enteressante ligar só o amplificador nesta tomada aterrada. Se os demais equipamentos tiverem o pino de terra no plug, pode ocorrer "loop de terra", onde o sinal de um equipamento que deveria ir direto para o terra pode circular pelos demais equipamentos.

Abraços
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Eduardo, o aterramento na tomada é, infelizmente, o que foi possível fazer no meu apartamento, ou seja, simplesmente o fio terra da tomada ligado no terra que desce o prédio todo. Liguei somente uma tomada aterrada e a outra sem o terra, justamente para fazer esses testes, pois já ouvi muita gente dizer que nesses aterramentos de prédio, pode dar muita interferência pelo próprio terra. Como moro no 12º andar, não tem como descer uma barra até o chão, como já vi alguns comentarem ser eficiente.

Vou fazer esse teste ligando somente o amplificador na tomada aterrada. Os demais equipamentos deixarei ligados no condicionador e ligarei na tomada sem o terra. Mas penso eu, fazendo isso, eu estaria deixando somente o amplificador aterrado e os demais equipamentos sem aterramento, correto? ou o aterramento é feito através do RCA que liga o preamplificador ao amplificador??

Tenho um receiver HK stereo. Ele está emprestado. Vou pegar de volta para fazer os testes. Vou também utilizá-lo como pré, ligado ao amplificador Croft. Acho que assim consigo determinar se é o pré-amplificador ( o que seria uma grande pena, pois gosto bastante da sonoridade desse pre ampli).

Bom, vou aos testes....Mantenho-os informado.

Muito obrigado por enquanto.

Abraços,

Daniel

Citação Enviado originalmente por danielbeim Ver Mensagem
    Vou fazer esse teste ligando somente o amplificador na tomada aterrada.
    Daniel,

Ligue só o amplificador e as caixas. Mais nada, nem nas entradas RCA dele.
    Assim já vamos eliminando as possibilidades.

Mas, não acho que vai precisar se desfazer do amplificador. Não se pode perder um Croft assim tão fácil...

Abraços
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Permissões de Envio de Mensagem