Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 49

Tópico: Ajuda com problema de interferência

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Farei isso sim, Eduardo. Vou começar os testes ainda hoje.

Obrigado.

Abraço,

Daniel

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Obrigado pelas dicas, Claudia. Farei os testes....

Abraços,

Daniel

Pessoal:

O que eu quero dizer é: claro que a interferencia está entrando por um cabo... todo cabo capta isso, queiramos ou não.
    Antenas imprevisíveis, imponderáveis.

Agora: essa interferencia (RFI), ao entrar nos circuitos será demodulada e no caso em questão, vai ser amplificada pelo circuito e virará som tb, indesejável para o propósito da audição.

Existem componentes nos circuitos que impedem a entrada disso nos componentes de amplificação e assim ela não é amplificada.

Há toda uma boa e estabelecida prática de aplicação destes componentes nos circuitos de áudio, justamente para esses propósitos e se, depois de feitos todos os testes "passivos", o problema persistir o que se pede e se sugere é que o projetista seja contactado para opinar e eventualmente enviar o circuito do aparelho envolvido para análises.

Eu não afirmei categoricamente que seja o preamp (ou amp) o culpado pela ocorrencia: longe disso.
    O que saliento é que há um histórico de ocorrencia desse problema em aparelhos similares, justamente aqueles que lidam com sinais pequenos e usam de médios/altos fatores de amplificação/ganho.

Existe um complicado panorama de impedancias, reatancias, indutancias etc envolvido nessas questões que precisa ser levado em consideração na solução destes galhos.
    Há um caso de amplificador pela internet onde a interferencia era captada pelo cabo de caixa, entrava pelo circuito e interagia com o elo de realimentação negativa deixando o dono e os técnicos malucos...
    Um bom lugar para se colocar aqueles ferrites bipartidos é justamente em cada cabo de cx., bem coladinho ao amplificador... eu uso assim faz um tempão, experimentem tb e usem sempre, pelo sim e pelo não.

[ ]s
    R.

desde que mudei para o meu atual apartamento (3 meses atrás) passei a ter esse problema com rfi. é uma cobertura em um local alto da cidade e cheio de antenas de transmissão por perto. porém aqui é só no phono que ocorre esse problema.

já troquei cabos, posição no rack e até o local do rack, mas ele continua lá, o que sugere que o problema seja com o pre de phono, um yaqin ms-12b

devo fazer um teste com outro esses dias para ter certeza

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Comecei com os testes na guerra contra a interferência de RFI. Mas honestamente, para mim, os testes foram mais confusos do que esclarecedores. Infelizmente não tive muito tempo ontem, então fiz somente alguns poucos testes:
    1-) deixei a ligação elétrica como estava, ou seja, com o condicionador ligado em tomada aterrada. Desliguei o cabo de conexão entre pré e amplificador. Liguei o amplificador e a interferência praticamente sumiu.
    2-) re-liguei o cabo de conexão entre o pré e o amplificador. Desliguei um a um as ligações de line e phono do pré. A interferência continuava lá.
    3-) troquei o cabo de força do amplificador (usei um comum, desses de informática mesmo, que é inclusive o tipo que estou usando hoje nos equipamentos) e o liguei na tomada aterrada. Com o pré desligado, liguei o amplificador e......a interferência voltou!
    4-) liguei o condicionador na tomada sem aterramento e coloquei um ferrite no cabo de força do power. A interferência ainda está lá, mas em um volume mais baixo.
    5-) cansei dos testes e fui ouvir alguns discos (troquei recentemente a válvula de linha para uma Telefunken). Conclusão: eu realmente gosto muito do som desses equipamentos, rsrsrs.

Conclusões (não definitivas) que cheguei:
    - utilizar a tomada aterrada do prédio piora a interferência.
    - quando ligo o pré, a interferência piora, mas mesmo com ele desligado há interferência somente com o amplificador ligado
    - diferentes cabos de força causam diferentes níveis de interferência

Perguntas:
    - a interferência poderia estar sendo causado pelo cabo de força? Será que se eu usar um cabo de força melhor dos que eu utilizo hoje, pode vir a melhorar? Enrolar a ponta do cabo em um toroide de ferrite poderia ajudar? Alguém já teve esse tipo de experiência com interferência devido ao cabo de força?
    - deixar o condicionador ligado na tomada sem terra pode vir a ser um perigo em caso de alguma descarga ou descontrole elétrico?

Bom, por enquanto foi isso....mais testes são necessários. Mas a conclusão final foi que é realmente uma chateação morar perto de antena de rádio!

Como eu já escreví: claro que a interferencia está sendo captada por um condutor e dependendo do tipo deste, em maior ou menor intensidade.
    Por condutor entenda-se tb um pedaço/trecho de minúscula trilha de solda em placas de circuito ou seja: qq trecho de metal que conduza corrente/sinais de áudio.

Não se pode de forma alguma apontar o dedo para este cabo de força que vc trocou pois antes dele continuam existindo outros cabos...

Volto a tentar explicar: os sinais de rádio são captados e conduzidos para sabe Deus onde e nesse local incerto são DEMODULADOS e viram áudio.

Um caso para a UTI da eletronica: uma boa bancada de testes.

Daniel,

O pré-amplificador é um componente mais sensível que o amplificador de potência. É natural que ele seja mais suscetível à interferência.
    E no seu caso, o amplificador de potência sozinho ligado às caixas também apresentaram algum problema, menor, mas estava lá, pelo que entendi, apesar de você dizer "praticamente sumiu". Ou some, ou "praticamente" fico sem entender...

Isso não me parece defeito de equipamento, mas características inerentes aos circuitos eletrônicos. Alguns mais suscetíveis outros não.
    Equipamentos valvulados normalmente são mais sensíveis à esse tipo de interferência.

O fato de trocar o cabo não significa que o melhor cabo da praça será a solução para o problema. Pelo contrário, já vi cabos caros mais sensíveis à captação de interferência do que outros mais baratos, lembrando que alguns cabos industriais são produzidos especificamente com esta proteção, cabos blindados até com folhas de alumínio, e custam uma fração do preço de um caro hi-end.

Não acho que o ferrite vá resolver este problema. Pelo menos nunca vi um resultado com sucesso.
    O condicionador desempenha melhor o seu papel aterrado, mas se não estiver, não acredito que isso vá ajudar ou atrapalhar. Em termos de controle de oscilação não muda nada, e em relação à proteção de descargas, afirmo sempre que o único método realmente confiável e ter uma chave geral para desligar a energia do equipamento.

Veja esta chave abaixo montada na parte de cima da estrutura das preteleiras:

É conhecida como "chave de chuveiro". Uso esta solução para interromper o sinal da antena da Sky.
    Quando o equipamento está fora de uso, desligo tudo, força, antena, terra, etc.
    A única proteção confiável para descargas elétricas é essa.
    Claro que o filtro ajuda quando você não percebe que começou a chover e um raio cai em sua rede, mas não é 100% garantido.

Quanto mais curtos os cabos, menos chances você tem de captar interferências. Isso seria importante no seu caso.

Acho que um bom aterramento ajudaria muito, mas já sabemos que isso não será possível.
    Eu partiria para um teste com cabos mais curtos. Como é para teste, pode ser até aquele cabinho safado que vem com o DVD, mas teria que encurtá-lo para um comprimento estritamente necessário para interligar um equipamento ao outro, mais nada.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Bom dia Eduardo,
    obrigado pela ajuda. Eu imaginei que fosse o cabo de força o culpado devido ao fato de a interferência continuar no amplificador mesmo com os RCA de interconexão pré-power desligados.

Nos testes que você menciona no seu post seria então com os RCA mais curtos? Eu estava pensando em começar pelo cabo de força. Bom, vou tentar encontrar alguns RCA mais curtos.

Em relação ao cabo de força com papel alumínio em volta, como deve ser feito? Somente enrolar o papel alumínio? ou é preciso tomar algum cuidado especial?

Obrigado.

Abraço,

Daniel

Daniel,

É essa dúvida que eu tinha.
    Só o amplificador e as caixas, com o pré desligado e sem nenhum cabo RCA, o problema continua?

Você pode começar pelo cabo de força. Novamente, quanto mais curto melhor.

Acredito que enrolar o papel alumínio até perto do conector, para evitar algum acidente ao terem contato com algum terminal.
    Eu ainda tentaria "aterrar" esse papel num dos parafusos da tampa do amplificador.

Eu acho que tem que ser assim, por etapas, do fim para o começo, eliminando uma a uma das causas.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2012
    Eduardo,

quando deixei somente o amplificador e as caixas, sem conexões com o pré, a interferência reduziu (o volume), mas ainda existia sim. E quando (também com o pré desconectado do amplificador) eu troquei o cabo de força do ampli (por um de impressora mesmo) e liguei na tomada aterrada, aumentou.

Vou começar então pelo cabo de força.

Vou postando os resultados....

Obrigado novamente.

Abraço,

Permissões de Envio de Mensagem