Página 1 de 12 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 113

Tópico: Clube da Sala Pequena

Clube da Sala Pequena

Pessoal: Tinha feito vários posts sob este título no HTF, como minha sala é de apenas 12M² e pode haver mais colegas q tem sala pequena, estou postando este tópico aqui novamente.
    V está achando graça? Também achei mesmo sendo vítima deste prob !!
    Este é um prob permanente e realmente desagradável p ouvir-se música, mas infelizmente é a situação da maioria dos audiófilos e melômanos no mundo moderno.
    Claro, se v tem amplos resursos financeiros ou imóveis como herança de família pode dar-se ao luxo de ter uma sala de bom tamanho p ouvir sua música preferida!
    Então como gosto de resolver os prob empíricamente, sob medida, sem recorrer a produtos manufaturados, corretivos padronizados ou empresas q visam lucro, resolvi criar este clube p nos ajudarmos a resolver os prob de acústica, mobília, racks, plataformas etc de salas pequenas ou se isto não for possível apenas contar histórias e xingar os construtores destas gaiolas financiadas.

Tive q comprar este apto p sair do aluguel, mas como é comum ele tem a sala pequena, o anterior q eu alugava mesmo sendo de um dormitório tinha a sala bem maior porque era antigo. Esta é a primeira dica, apto c sala grande é apto antigo, fiação antiga pode ser trocada, sua sala não!
    Então como é a sua sala??
    Gustavo

Dicas Utéis p Comprar Apartamento Audiófilo!!
    Diletos Amigos:
    Pensando em ajudar todos q possam saír deste Clube(eu mesmo quero sair), pensei em algumas dicas úteis p quem vai trocar
    de residência e quer uma sala melhor q a anterior.
    Algumas Dicas Utéis p Comprar Apartamento Audiófilo:
    1ª Apto c sala grande é apto antigo, fiação velha pode ser trocada, sua sala não!

2ª Apto bem feito e c paredes grossas é apto muito antigo, anterior a anos 70, mas pode precisar de reforma.

3ª Acústica boa é Regra de Ouro(Golden Ratio= Altura 1,00 x Largura 1.618 x Comprimento 2,618) também conhecida como caixa de sapato,
    e também são as dimensões da Arca da Aliança q Moisés construiu por ordem do Senhor Deus como relata a Bíblia, aqui as ressonâncias são
    menores q em outras proporções de sala. Sala quadrada, em L ou estreita/comprida é horrível p ouvir música, gera muito eco e o palco sonoro
    é prejudicado. Uma sala de audição da B&W em Steyning-UK(Steyning Research Establishment) usa o tamanho Golden Ratio clássico 3m x 5m x 8m.

4ª Energia elétrica boa é 220Volts, custa o mesmo preço por KW/Hora da 127Volts e tem muito mais tensão e corrente.

5ª Energia elétrica menos ruim é em prédio q tenha transformador próprio, o q é o usual hoje em dia. Se v comprar uma casa seu transformador será de pouca potência e coletivo, na rua em postes c centenas de usuários residenciais e comerciais como oficinas, soldadores, serralherias, marcenarias etc e sua voltagem será muito pior porque estará à merce da indiferença da concessionária elétrica etc...

6ª O nível de ruido da sala determina o quão bom vai ser o resultado final da audição.

7ª Fiação boa é fiação grossa(AWG10 ou maior) em fio rígido, fio de malha torcida não serve p fiação predial como sabemos.

8ª Pisos de parquet, madeira, lajota e paredes nuas criam uma sala 'viva', carpete e tapetes criam uma sala mais abafada.
    Cortinas pesadas são ótimas p diminuir o ruído exterior e sua esposa vai gostar.

9ª Minha cidade é muito húmida e em aptos térreo e 1ºandar tem mais humidade q andar alto, podendo mofar alguns discos etc, mas se v tem um valvulado o prob está resolvido.

10ª Uma solução radical p acabar com a Sala Pequena q avalio à muitos anos, é comprar ou alugar uma sala comercial em um edifício pequeno. Também acaba c o prob dos vizinhos. Entretando é necessário falar c o Síndico sobre horários, fim de semana, ler o regimento, a convenção do condomínio e é claro dar uma olhada no transformador do edifício. E v ainda fica livre do impertinente Fator Esposa.
    Atenciosamente
    > Nunca vá a um psiquiatra, adote um gato ou cachorro de rua. Na rua eles vivem apenas dois anos em média.

Re: Clube da Sala Pequena

No site da Cardas descobri o projeto de sala mais perfeita q já vi até hoje, e gostaria de informar a voces, trata-se do projeto Golden Trapagon como visto no site do George Cardas, então os q visitaram este site talvez já a conheçam.
    As proporções informadas no site estão em pés, então nesta 1ª imagem transferi p o sistema métrico.

Na 2ª imagem abaixo ve-se um desenho com as medidas de área útil em centímetros, área em m² e volume em m³

Como percebe-se nos desenhos a parte da frente da sala onde coloca-se os sonofletores, é menor; por causa desta diferença de tamanho o site diz q tem um efeito maravilhoso no decaimento espectral das notas musicais.
    caso os desenhos acima sejam pequenos tente os links abaixo:
    1- http://<b><a href="http://img341.ima...pa.jpg</a></b>

2- http://img693.imageshack.us/img693/4...m31mar2010.jpg
    Então foi bom não ter ganhado na MegaSena antes, senão teria construido a sala errada.
    Abraços, Gustavo

Imagina q o site da Cardas dizia q a sala Golden Trapagon funciona como um instrumento musical(violão) as paredes laterais tem efeito de cordas e a parede de fundo tem o efeito da ponte do violão, onde as cordas são amarradas, deve ser maravilhoso mesmo.

Eu acho q quem tem sala pequena é o audiophilo q mais sofre, e deseja mais ter uma sala grande, do que ter um grande equipamento.
    Sala pequena restringe muito as possibilidades.
    Pelo menos estamos livre do eco,
    Gustavo
    Adaptando sua sala pequena p/ Golden Trapagon.
    Devido a sala ser pequena somente o teto pode ser adaptado, o procedimento é simples, apenas um rebaixamento linear do teto, da seguinte forma:
    >> Mais baixo na parte onde ficam os sonofletores e mais alto no outro extremo da sala.
    Para uma idéia mais clara, veja o post 133 na página 9 deste tópico.

>> Fórmula: altura da sala/1,26 = altura inicial, exemplo: se a altura da sala é 2,80M/1,26 = 2,22M,
    Então no lado dos sonofletores o teto começará com uma altura de 222cm e no final da sala o teto terá a altura normal de 280cm.

Este teto falso pode ser feito de madeira ou material absorvente dentre os vários q existem no mercado, entretando o espaço vazio entre o teto falso e o antigo teto da sala não pode ficar vago para evitar eco ou ressonâncias, devendo-se colocar um absorvente acústico como lã de vidro(é material tóxico), manta de algodão, poliester ou cobertores e roupas velhas...
    O novo teto ficaria assim(em vermelho).

Abaixo imagem de um teatro com o teto inclinado em rampa p comparação.

> Nunca vá a um psiquiatra, adote um gato ou cachorro de rua. Na rua eles vivem apenas dois anos em média.

Re: Clube da Sala Pequena

Muito interessante e bem ilustrado.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Gustavo, excelente tópico que vc criou. Algumas dicas são bem interessantes. Vou acompanhar de perto. Obrigado. Abraço
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Não tem botãozinho de agradecimento ou ainda não está habilitado para mim? Parabéns ao FullRangeMan que postou esse material. Muito interessante.

Claudionor,

Não está habilitado ainda. Vamos analisar a sua solicitação.

Robinson

Tem como se montar uma boa sala de som, acusticamente, com as dimensões perto de um quadrado?
    Salas: 3,80 x 3,50 e 2,85 de altura e/ou 5,20 x 4,90 x 2,90 de altura.
    Agradeço as orientações que puderem fornecer.
    Abraços!

Oi Felipe,
    A sala é fechada? Tem limitações estéticas ou você pode brincar a vontade nela?

É fechada(na verdade uma porta, lógico e duas janelas que podem ser mexidas) e pode ser dedicada a somente estéreo.
    Obrigado pela atenção.
    Aguardo pelas orientações.
    Abraços!

Eu já tive sala pequena e quadrada.
    Escolhendo as caixas certas e fazendo um bom tratamento nas paredes, o resultado pode ser muito bom.
    Nada sofisticado, eu usava uma cortina falsa atrás dos equipamentos/caixas com as paredes revestidas por espuma grossa.
    Sinceramente? Acho mais fácil resolver os problemas de uma sala pequena do que de uma grande.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Permissões de Envio de Mensagem