Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 113

Tópico: Clube da Sala Pequena

* Membro VIP * Avatar de JIG
    Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por Leonardo Ver Mensagem
    E sobre o tempo de reverberação dos graves, como vocês fazem para ajustar?

abs
    Leonardo
    Tem um post do Eduardo em outro tópico que conta um caso bem pitoresco que aconteceu com ele: Ele conta que melhorou os graves da sala simplesmente abrindo a janela. Isto é o verdadeiro espírito audiófilo.

Leonardo,

Acho que se vc medir o quanto precisa de correção, poderia usar bass traps sintonizados, mas é só um pitaco...
    Última edição por JIG; 05-07-12 às 10:54.
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

"Realidade" e ilusão.

Das minhas leituras psicanalíticas apreendi que a realidade é percebida por nós humanos a meio-caminho; isto é, de nossa parte emitimos catéxias exploratórias que se vão encontrar com a “energia” oriunda dos objetos, e tal se faz a meio-caminho. Portanto, a percepção exterior é sempre pessoal e peculiar, a depender da estrutura emocional de cada um de nós.

E a percepção musical não foge a regra.

Eis, pois, o meu drama: se eu em Fortaleza não tinha nem podia vir a ter sala tão grande nem tão proporcional quanto as salas do Rio (50 m²) e Floripa (36 m²), o jeito era tentar por meio de truques e macetes iludir meu lado racional do cérebro, o hemisfério esquerdo responsável pela minha “realidade”. (A propósito, segundo o ensinamento de James Watson: “O que você vê não é o que está lá realmente; é o que o seu cérebro acredita estar lá.” Os humanos somos mutantes..., pois!).

Ora, nas salas (grande, Rio, e proporcional, Floripa) usei quase sempre a reprodução biauriculada, ou biaural como dizemos nós audiófilos. Por que, então, não utilizar na pequeníssima “gesso-filled” a técnica 4.1? que acrescenta ao som doméstico a ilusão de volume? Em salas (grandes e proporcionais) o som circulante biaural nunca ocupa o espaço todo desses ambientes; quando muito, só a metade! Já o som quadrafônico ocupa a sala toda (ou passa essa ilusão).

A maneira de aferir tal ocupação parcial ou plena é por via do som especial das palmas das gravações ao vivo; se o som das palmas replicado pelos “apparatus” encher sua salinha, aí terá nascido o som quadradimensioal.

Esse teste ao lado de outros testes com aplausos manifestados em ambientes com formato de arena (palmas em 360°) permitem ajustar a intensidade do som frontal e traseiro em grau ótimo compatível com o conforto pessoal de cada um de nós.

E, ao passar o som dos ruídos ambientes para o som musical, a reprodução ganha vida e forte verosimilhança; ... ou a ilusão de verosimilhança.

Que importa que esse macete seja uma “santa” metirinha... importa que seja santa!

Data de Ingresso
    May 2012
    Mestre Holbein,

Conte-nos como está, atualmente, seu sistema de som em se tratando das caixas traseiras, delay, etc...
    Abraço,

João

A humanidade está perdendo seus gênios! Aristóteles faleceu, Newton já era, Einstein morreu e eu não estou me sentindo bem.

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Eu estou acomanhando os excelentes comentários deste tópico. Minha sala dedicada também é pequena, proximo de 12m².
    Abraços
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por fibra Ver Mensagem
    Eu estou acomanhando os excelentes comentários deste tópico. Minha sala dedicada também é pequena, proximo de 12m².
    Abraços
    Fibra,

A minha sala também tem aproximadamente 12m² e por isso seu post me chamou a atenção: Existe um artigo do Dennis que fala sobre sintonia e acústica de sala pequena e no exemplo que ele dá, no artigo, ele usa exatamente uma sala de 12m².
    Abraço,

João

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    João, é isso mesmo, eu li há muito tempo.
    Obrigado.
    Abração.
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Membro Avatar de João Vieira
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Por aqui 14m2. 3,05mx4,60m, altura de 2,75m.

Data de Ingresso
    May 2012
    Citação Enviado originalmente por João Vieira Ver Mensagem
    Por aqui 14m2. 3,05mx4,60m, altura de 2,75m.
    Xará,

A altura é a mesma que o artigo do Dennis menciona e também a mesma daqui da minha sala. Acho que é um dos padrões de altura de apartamentos. No meu caso a sala é 3 X 4 mts.
    Abraço,

João

Alguém poderia colocar o link com o artigo do Dennis?
    Agradeço!

Data de Ingresso
    May 2012
    Felipe,

Mp procê...
    Abraço,

João

Permissões de Envio de Mensagem