Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 30

Tópico: Como Medir a Resposta em Frequencia da Sala

Como Medir a Resposta em Frequencia da Sala

Olá Amigos,

Já li várias vezes que a acústica da sala é tão ou mais importante do que a eletrônica aplicada. Assim, gostaria da indicação de alguma forma caseira de medir e eliminar/reforçar as freqüências que prejudicam/ajudam a acústica da sala.

Grande Abraço,

Ronaldo

Re: Como Medir a Resposta em Frequencia da Sala

Olá Ronaldo,

Veja que interessante, sempre achei a acústica um problema sério em minha sala, por conta das baixas frequências. Na maior parte das vezes, os graves ficavam "soltos" demais na sala.
    Eu sempre usei aqueles tarugos de espuma nos dutos das caixas (B&W CDM 7NT) justamente para atenuar um pouco os graves. Depois que comecei a testar várias caixas que tive acesso em minha sala, notei que os graves continuavam extensos, porém, mais controlados em uma ou outra caixa.
    Depois que construí minhas novas caixas, notei que eles melhoraram bastante. Estão bem extensos mas não sobrando como antes, "secos" como costuma dizer o Jorge.
    Inclusive, foi do próprio Jorge Knirsch uma idéia que usei para controlar os graves que sobravam da 7NT, e digo que foi uma experiência bem curiosa. Certa vez, na casa do Jorge, ele me mostrou algumas aberturas que fez em duas paredes, se não me engano, com o objetivo de diminuirem a pressão sonora dos graves dentro da sala (acho que era isso). Claro que deve existir todo um cálculo envolvido nisso, mas, um dia em casa ouvindo um CD com aqueles graves exagerados e sem controle, percebi que eles melhoraram quando abri um pequeno vão na janela na sala. Foi algo muito interessante, e tomei o hábito de abrir um pouco a janela sempre que ia escutar música.

Minha sala possui um tratamento com placas absorvedoras de espuma (o Jorge prefere a lã de vidro), somente na metade frontal da sala, em toda ela (paredes laterais, de fundo e teto). Da metade para trás a sala não possui tratamento. É um conceito chamado, se não me engano, "half dead - half live", algo como metade "morta" (absorvedora) e metade "viva" (refletiva). Depois dessa providência a minha sala ganhou nova vida, mudou muito, e gostei bastante do resultado.

Bem, isto é só o início... o assunto é bastante longo e complexo.

Abraço

Eduardo
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Caros,

Não cheguei a me aprofundar com medidores, mas a minha percepção do que estava me agradando.
    Lembro-me quando a sala dedicada estava em construção era impossivel de se conversar dentro dela de tanta ressonancia.
    Após o termino da obra, daí fui colocando cortina(numa parede inteira), painel frontal de madeira, tela, moveis, tapete, quadro acusticos, e voila.... está do meu agrado.
    Para evitar os muitos graves do submonster, abro a porta... pronto.
    Equipamento estereo valvulado sem tweeter. Já tive o mesmo ligado, mas atualmente está sem.

Abraços,
    Januário

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011

Xará, já que sua dúvida é sobre "como medir" e não "como controlar" vou dar os meus $ 0.02, pois penso que são dúvidas distintas porém ambas com desenvolvimentos muito extensos. Naturalmente, são assuntos interligados.

Para medir a curva de freqüências de minha sala eu uso um software freeware chamado REW v 5.0 [Room EQ Wizard].

Você se registra e baixa ele gratuitamente através do link: http://www.hometheatershack.com/roomeq/

O uso deste sw é muito fácil, diria intuitivo. Basta vc ir se familiarizando com ele e logo o domina.

Vc somente irá precisar de um microfone para ligar no seu PC [ou notebook], o qual fará as captações dos "ruidos" gerados pelo REW a fim de formar o gráfico de freqüências de sua sala. Este microfone deve abranger todo o range de freqüências audíveis, ou seja de 20Hz a 20kHz. Tem um pessoal que usa um microfone de lapela que é vendido no ME a preço baixo, funciona bem.

Somente depois de levantar a curva de freqüências de sua sala [sala + áudio produzido pelo seu sistema] é que você deverá trabalhar o tratamento acústico da mesma. Há muita gente que faz tratamento acústico da sala isoladamente, o que é um erro na minha opinião. Nestes casos, vai dar problema lá na frente qdo a pessoa ligar o próprio sistema, inclusive pode até fazer a pessoa ter que trocar vários ítens do sistema]. Por isso, sou adepto aos tratamentos acústicos específicos que consideram [englobam] a sala e os equipamentos. Os resultados [ajustes da sala] serão melhores. Não sei se me fiz entender.

Abrçs
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Fibra,

Excelente dica!!! A precisão é boa?
    Eu comprei um aparellho que também liga no micro, pela entrada USB, e que faz essa análise: http://www.acousticfrontiers.com/XTZ-Room-Analyzer.html
    Se eu soubesse dessa antes, teria economizado um pouco meu suado dinheirinho...

Abraço,

Eduardo
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Data de Ingresso
    Apr 2011

Eduardo, a precisão é boa sim. Contudo, se a pessoa utilizar um microfone inapropriado o resultado não será tão bom. Esse aparelho que vc comprou faz o mesmo papel, só que já vem com um microfone adequado. Muito interessante também.

Abrçs
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Fibra,

Pesquisei um pouco sobre este assunto, e realmente o programa que você recomendou é bastante interessante.
    Minha dúvida é: cada microfone possui uma diferente curva de resposta de frequência, e isso pode modificar as leituras. O programa compensa isso, se ajusta ou temos que utilizar microfones recomendados?

Abraço

Eduardo
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Data de Ingresso
    Apr 2011

Eduardo, perfeita sua observação. No programa vc faz a calibração do microfone e da placa de áudio do PC antes de rodar o procedimentos de medição. Faz muito tempo que medi minha sala e lembro que havia um espaço onde eu indicava para leitura o arquivo do ajuste do microfone. No momento estou sem microfone [usei um emprestado na ocasião], mas fiz a compra de um novo que deve estar para chegar [da China].
    Como a gente sempre está alterando alguma coisinha no sistema é interessante refazer a medição de tempos em tempos para ver se não houve algum desvio significativo na curva da sala.

Abrçs

Há algum tempo adquiri um microfone ECM 8000 da Behringer para este propósito e medição de falantes. Tenho uma sala que acusticamente me satisfaz, mas estou me mudando para uma maior e aí vem o problema muito viva, teto de gesso baixo que me deixa bastante apreensivo com o resultado. Vou experimentar o software na sala atual e ver o que ela possui de bom.
    Valeu a dica!
    abraço

Eu também uso o REW para ajustar o equalizador do meu sub SVS e eventualmente medir a resposta da minha sala.

Uso um microfone ECM8000 em conjunto com um pré-valvulado de microfone também da Behringer.

O REW faz e memoriza tanto a calibração para este microfone, como também para a placa de audio do computador, no meu caso uma Sound Blaster externa.

Quisera eu ter mais conhecimento técnico para poder usufruir o REW na sua totalidade, por absoluta falta de tempo, e um pouco de paciência, eu não estudo mais a fundo este software fantástico.
    Abraços,
    Ronaldo Cocuroci
    Audiófilo é uma pessoa que teve a chance de ser normal, mas não quis. :)

Permissões de Envio de Mensagem