Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 30

Tópico: Como Medir a Resposta em Frequencia da Sala

Re: Como Medir a Resposta em Frequencia da Sala

Pessoal,
    eu comprei um aparato completo para fazer medição acústica, mas acabei engavetando tudo.
    É um assunto muito interessante e bastante divertido, porém, na maioria das vezes a solução dos problemas é igual para todos os casos.
    Eu cheguei a conclusão que se seguirmos a receita de bolo abaixo, não tem como errar no tratamento acústico, o que vai eliminar a necessidade de fazer medições na sua sala.
    - A sala tem que ser dedicada (se não for dedicada, o impacto visual confronta com o visual ideal para um ambiente social).
    - Aplicar os bass traps apenas no cantos duplos e triplos da sala. Lembrando que uma sala tem 12 cantos duplos e 4 cantos triplos.
    - Usar o material correto para bass trap. Eu uso la de rocha com mínimo de 10 cm de espessura. Não use menos que isso, não funciona.
    - Quantos mais cantos forem tratados, mais linear será a resposta em frequência (incluindo medios e graves).
    - Fazer um tratamento de primeira reflexão das ondas. No chão (tapete), teto, lateral e parede do fundo (pode ser colcando na parede frontal se a caixa não for muito direcional).
    - O material para o tratamentos das primeiras reflexões não precisa ser muito grosso, mas tem que ser correto. Por exemplo, la de rocha ou fibra de vidro.
    - Deixe o restante sem tratamento nenhum, para preservar a ambiência.

Com isso, a sala fica seca. Não fica morta.

Veja um exemplo como fiz aqui:

abs
    Leo

Leonardo,

Bastante interessante sua "receita". Tirando o tratamento dos cantos, foi mais ou menos isso que eu fiz.
    Pela citação abaixo, imagino que você também não seja muito adepto à utilização de espumas acústicas, como as fabricadas pela Vibrasom, por exemplo. (abaixo)
    Utilizei essa solução pelo preço bastante acessível na época (não sei como está hoje).

Abraço,

Eduardo

Citação Enviado originalmente por Leonardo
    - O material para o tratamentos das primeiras reflexões não precisa ser muito grosso, mas tem que ser correto. Por exemplo, la de rocha ou fibra de vidro.
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Essas espumas próprias da vibrasom e sonex são boas sim, eu uso aqui para primeira reflexão da parede de trás.
    Mesmo, assim que acho que fazer os absorvedores ainda é um pouco mais barato.
    Veja esse aqui que eu fiz:

Se quiser tenho um tutorial completo que coloquei em um forum gringo.

abs
    Leo

Olá pessoal,

Estive viajando e só hoje estou lendo as dicas. Agradeço muito a todos e vou estudar tudo o que dito aqui com muito carinho. Mas como a minha sala não é dedicada, muita coisa a patrôa não vai deixar eu instalar. Estou planejando mudar para Santos e penso procurar um apartamento de forma a ter uma sala dedicada. Isolada dos quartos e de vizinhos de parede para evitar confusão.

Fibra, vou baixar esse programa e tentar usar um microfone Shure de boa qualidade que tenho aqui.

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.

Grande Abraço,

Ronaldo

Leonardo,

Parabéns!!! Ficou muito bom. Vi a foto antes de ler o texto, e confesso que imaginei ser um produto comercial.

Falando sobre sala dedicada, me recordo que há uns 8 anos eu compartilhava uma sala menor de casa para visita e audição estéreo.
    Um dia, comprei aquelas placas de espuma que se usa em colchões, tipo caixa de ovo, e coloquei na parede de trás do meu sistema. O resultado ficou maravilhoso, mas minha esposa não achou isso
    Tentando achar uma solução para harmonizar as placas com uma sala "bonitinha", eu não pensei duas vezes, e coloquei um trilho com uma cortina em toda a parede atrás do equipamento, um pouco afastada da parede, escondendo assim as espumas e fazendo parecer que existia uma janela naquela parede. Acreditam que disfarçou muito bem?
    Ficou bem aceitável, e a paz voltou a reinar em casa...

Abraços

Eduardo
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

* Membro VIP *
    Data de Ingresso
    May 2011

Grande dica deste Software. Tenho o mesmo Microfone e o Pré da Behringer. Com o ARTA e o ETF nunca consegui medir nada....embora acho que eles sejam específicos para os conponentes e não para a sala....Obrigado.

O microfone que tenho aqui é um Shure Dynamic Cardioid Microphone 8800, será que serve?

* Membro VIP * Avatar de fibra
    Data de Ingresso
    Apr 2011

Xará, acredito que sirva. Teste aí e depois, se possível, nos dê um feed-back. Abrção
    █ AMD FX-8350 @ 4.7GHz █ Thermaltake Water 3.0 Performer █ Gigabyte 990FXA-UD3 Rev. 4.0 █ Corsair AX860 Full Modular 80 Plus Platinum █ Kingston HyperX Fury Blue 1866MHz HX318C10F/8 (1 x 8GB) @ 2099MHz [CL9,11,10,30,42] █ 3 x Samsung 840 EVO 120GB SSD em RAID0 █ AMD Radeon HD3870 core@900MHz mem@1250MHz █ Corsair Carbide Air Series 540 █ NZTX's Sentry Mesh Fan Controller

Achei interessante esse site de um conceituado profissional na area de acustica.
    Quem sabe possa ser de alguma ajuda para os mais aficcionados.

http://www.bobhodas.com/index.php

Abraços
    Januario

Muito interessante.
    Como você achou isso? Pesquisando?

Abração

Eduardo
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Permissões de Envio de Mensagem