Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 120

Tópico: Preciso de dicas sobre soldas

  1. #11
    Membro Avatar de Lorival
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Em frente
    Mensagens
    337
    Agradecimentos: 0
    Tutu tem conectores e cabos que são ruins de soldar as vezes em cabos coaxiais você pode usar um conector de cripar e adaptadores para rca, coloca foto caso você não consiga que ajudamos aqui .

    abç,
    lorival

  2. #12
    Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Mensagens
    1,936
    Agradecimentos: 0
    Se a solda que estiver usando não tiver fluxo, é só comprar uma boa pasta de soldar, mergulhar a ponta a ser soldada na pasta e depois passar a solda. Não esqueça de usar um bom ferro de soldar e sempre limpar a ponta em uma espuma própria para limpeza.

    O que o Roger falou sobre a gordura, é correto, use sempre luva de latex fino para evitar que a gordura e o suor das mãos e dos dedos passem para o local a ser soldado.

    Eu prefiro fluxo em pasta, para mim é mais fácil pelo menos na soldagem de cabos, pois é só enfiar as pontas já torcidas no pote de pasta. Para soldagem de cabos de caixas em terminações banana e spade, depois de soldar eu passo um pouco de pasta térmica com prata, que é o mesmo processo usado na montagem dos cabos da Audioquest.

    A solda que uso é a Cardas Trieutetic que já vem com um fluxo muito bom, as minhas Oyaide, Furutech e WBT acabaram, tenho outras mais comuns, Western Electric, Kester e Worthington todas com prata que costumo usar o fluxo em pasta.

    Esta é a pasta que eu uso, mas existem muitas outras, até específicas para vários tipos de soldagens.

    HTB1PjwkHpXXXXavXFXXq6xXFXXX7.jpg

  3. #13
    Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Aqui mesmo...
    Mensagens
    6,136
    Agradecimentos: 52
    Tutú,

    Que solda você usou? Existe solda sem fluxo interno, mesmo em fio, usada em hidráulica.
    Como o Cláudio comentou, a solda sem fluxo não vai "pegar" fácil. Compre outra com fluxo interno, mas não use fluxo em pasta.

    Não se preocupe com soldas caras, de marca, com prata, ouro, diamante e óleo de tubarão na formulação. Isso é exagero. Muitos fabricantes dizem que usam estas soldas apenas para valorizar o produto, mas acredite, eles nem usam.
    A solda Best é boa, conforme comentou o Lorival, e atende muito bem.
    Ela já vem com fluxo interno, e não é necessário usar fluxo adicional. Aliás, evite este fluxo avulso. Conforme o Márcio comentou, ele é altamente corrosivo e com o tempo prejudica o contato da solda e causa danos à periferia.
    Retire qualquer oxidação do fio, isso sim atrapalha muito a soldagem. Alguns fios de cabos coaxiais são feitos de alumínio e até aço galvanizado !!! Eles não pegam solda.
    A gordura não é preocupante, pois o calor da soldagem queima qualquer gordura e não prejudica a solda.

    Soldagem é procedimento que exige cuidados. Como o Márcio comentou, a solda não deve derreter a partir da ponta do ferro de solda, mas das partes a serem soldadas, que devem ser previamente aquecidas.
    Vou ver se consigo fazer um desenho ou mesmo filmar uma soldagem para exemplo, mas vou tentar explicar.
    Ao soldar, encoste a ponta do ferro (que deve ter uma potência adequada para cada soldagem), na pontas dos fios e aqueça-os. Depois encoste a ponta da solda atrás dos fios no lado oposto à ponta do soldador. A solda deve aquecer, derreter e começar a "correr" pelos fios através de um efeito de capilaridade. Se isso não acontecer (algumas vezes a potência do soldador é baixa), você pode dar um toque com a ponta da solda na ponta do soldador apenas para iniciar a fusão da solda, e imediatamente correr com ela pelo fio.
    A solda deve ficar bem espalhada e brilhante. Se ficar muito acumulada e sem brilho, retire a solda e refaça o processo.

    Eu nunca recomendo "mergulhar" fios em fluxo, pois ele acaba sendo inevitavelmente utilizado em excesso e fica nos componentes provocando danos com o tempo. O fluxo contido no fio de solda é suficiente para uma boa soldagem, e normalmente de melhor qualidade que o fluxo pronto.
    Depois da soldagem não deve restar fluxo. Limpe-o com álcool.

    A pasta térmica com prata é também inútil, apenas para agregar valor ao produto. Não faz o menor sentido utilizá-la.
    Pasta térmica é utilizada para transferir calor entre componentes, por exemplo entre um transistor e o dissipador de calor, um NTC e um transistor ou dissipador de calor, etc...
    Numa soldagem de conectores ela não tem qualquer função.

    E não se esqueça, o soldador deve ter potência adequada à soldagem. A maioria dos soldadores são muito fracos. A soldagem é uma operação de poucos segundos. É encostar, derreter a solda e espalhá-la, sem demora.
    Se precisar refazê-la, espere um pouco para os terminais dos componentes esfriarem um pouco.
    Existem presilhas que são colocadas nos terminais para evitar que o calor se espalhe além do ponto de soldagem. Até pinças cirúrgicas funcionam bem para isso.
    Em conectores essa precaução é muito importante. Por exemplo, conectores banana devem ter o calor irradiado antes de chegar à ponta.

    Soldagem precisa de um pouco de prática, só isso. Logo você pega o jeito.

    Abração
    Eduardo

    ____________________________________________

    Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

    www.hifiplanet.com.br

  4. #14
    Não recomendo luvas de látex. Qualquer proximidade ou contato causará queimaduras feias.

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
    Como fazer uma busca eficiente no fórum sobre um tema que você tem interesse: http://www.clubehiend.com.br/forum/s...ll=1#post67474

  5. #15
    * Membro VIP * Avatar de TUTUBARAO
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Mensagens
    2,603
    Agradecimentos: 0
    Soldagem é procedimento que exige cuidados. Como o Márcio comentou, a solda não deve derreter a partir da ponta do ferro de solda, mas das partes a serem soldadas, que devem ser previamente aquecidas.
    Vou ver se consigo fazer um desenho ou mesmo filmar uma soldagem para exemplo, mas vou tentar explicar.
    Ao soldar, encoste a ponta do ferro (que deve ter uma potência adequada para cada soldagem), na pontas dos fios e aqueça-os. Depois encoste a ponta da solda atrás dos fios no lado oposto à ponta do soldador. A solda deve aquecer, derreter e começar a "correr" pelos fios através de um efeito de capilaridade. Se isso não acontecer (algumas vezes a potência do soldador é baixa), você pode dar um toque com a ponta da solda na ponta do soldador apenas para iniciar a fusão da solda, e imediatamente correr com ela pelo fio.
    A solda deve ficar bem espalhada e brilhante. Se ficar muito acumulada e sem brilho, retire a solda e refaça o processo.


    Comprei a pasta,mas não soldei ainda.

    O fio tb não ajudava.... O cabo é o MIL spec, passei álcool Isopropílico para limpar,

    mas a solda batia nele e escorria para mesa. Acabei com o tubinho todo. kkkkk

    Ps: Vou ter que comprar tb aquelas lupas para prender na mesa, pois minha visão de perto tá braba.
    Este mês repararemos um erro e descontaremos 500 reais do seu salário.
    -É que no lugar de ir trabalhar vc está lendo o que escrevo.

  6. #16
    * Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Nova Petropolis
    Mensagens
    902
    Agradecimentos: 0
    Solda importada com bismuto....CREDO...este negócio é cancerígeno...o primeiro mundo sempre usando o terceiro mundo como lixeira......luvas de latex? que é isto? A vida é um evento tão simples..........as dicas do Eduardo são bem pertinentes......há tanta preocupação com produtos especiais e procedimentos cirúrgicos e os caras enfiam as peças em fluxo corrosivo.......pasta térmica com prata.......mas quanta bobagem.......pegue uma placa de circuito impresso antiga e faça um treino lá....se a mesma não estiver oxidada, fica fácil pegar o maçete do ferro esquentar o cobre que esquenta e derrete a solda....e pronto....é só isto.....ou manda o cabo aqui que eu soldo com solda de churrasqueiro!

  7. #17
    Acho que esse tutorial esclarece bem como soldar fios em conectores e terminais.



    Espero que ajude.
    Blind Test in Deaf Mind is Senseless...

  8. #18
    Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Mensagens
    1,936
    Agradecimentos: 0
    Márcio, sei que é um grande conhecedor de todos os assuntos em todas as áreas existentes, suas colocações sempre foram de grande valia para todos aqui, mas fiquei extremamente preocupado, o bismuto é realmente cancerígeno????? Estranho, porque a Anvisa ainda permite que as indústrias de cosméticos usem bismuto em seus produtos ... será que querem contaminar as mulheres e os metrosexuais.

    Gostaria muito de que você falasse sobre este assunto, pois é preocupante para todos, já que o bismuto é usado inclusive na industria farmacêutica, e minha esposa tem uma empresa na área de cosmética, estética e saúde, e seria bom alertá-la sobre este assunto, inclusive pedirei a ela que entre em contato com a associação brasileira de cosmetologia para indagar sobre o bismuto e também no próximo congresso de cosmetologia tirar dúvidas sobre o uso do bismuto em muitos produtos cosméticos.

    Quanto ao uso de luvas, acredito que cada um se adapte melhor a um tipo de proteção, eu gosto de usar luvas de latex, pois já tive muitas bolhas nos dedos para esticar sleeves e moldar termocontráteis 3:1 e 4:1, além de suar um pouco nas mãos quando faço algum esforço e o suor atrapalha bastante, talvez outras pessoas se adaptem a luva de couro por exemplo ou não usem nada para proteção das mãos, vai de cada um escolher o que melhor se adapte.

    Quanto a pasta com prata, a Audioquest entre outras usa em todas as conexões sejam elas aparafusadas, soldadas ou crimpadas, e pelo pouco que sei sobre o procedimento usado, serve para colar, proteger e aumentar a condutividade. Será que uma gigante do setor, talvez a maior fábrica de cabos para A/V atualmente, esteja há anos jogando dinheiro fora, usando um produto relativamente caro que não tem função alguma? Talvez fosse interessante entrar em contato com eles, com certeza teria explicações para todas as suas dúvidas e afirmações.

    Fico também pensando no chumbo que ainda existe em muitas soldas brasileiras, até na Best 189 MSX (rótulo azul) além claro do bismuto. Será que o chumbo desprendido pelo vapor na hora da soldagem também não causa males a saúde se absorvido pelo corpo através dos pulmões? Gostaria muito de saber a respeito, pois não uso máscara de proteção. Lembrando que a solda que uso, a Cardas Trieutetic não contém chumbo.

    Ah, já ia me esquecendo, e já que parece não estar atualizado com alguns produtos, muitas resinas de fluxo, inclusive a da Cardas não são corrosivas, até a Best tem um modelo específico para eletrônica, que não é corrosivo, acredito que generalizou sobre o produto.

  9. #19
    * Membro VIP * Avatar de TUTUBARAO
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Mensagens
    2,603
    Agradecimentos: 0
    Valeu Guto!
    Este mês repararemos um erro e descontaremos 500 reais do seu salário.
    -É que no lugar de ir trabalhar vc está lendo o que escrevo.

  10. #20
    * Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Nova Petropolis
    Mensagens
    902
    Agradecimentos: 0
    Perfeito...este fluxo liquido é utilizado na industria que monta placas de SMD...pode-se usar um pouquinho, mas sempre que possível, evitar. Mas ve-se claramente ali, que o calor da peça derrete a solda e não o ferro de solda.......E O CIDADÃO NÂO USA LUVAS ! Genial o como não fazer!
    Parabéns! este é da área.......

Permissões de Envio de Mensagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •