Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 120

Tópico: Preciso de dicas sobre soldas

* Membro VIP * Avatar de Marcivs
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Agradecimentos: 0
    Vou investigar! Mas estes materiais, bismuto, polonio, chumbo, que ficam perto dos elementos radioativos na tabela periódica, não são muito santos......

Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Citação Enviado originalmente por Marcivs Ver Mensagem
    Vou investigar! Mas estes materiais, bismuto, polonio, chumbo, que ficam perto dos elementos radioativos na tabela periódica, não são muito santos......
    Ficarei aguardando ......

Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Será que a Cardas Audio, um fabricante tão sério, induz a erro quem compra seus cabos a metro, suas soldas e suas resinas de fluxo para fazer montagens? Se for já devia ter sido processada há muito tempo, pois seus cabos irão ficar corroídos com o uso da pasta de fluxo.

O que mais me impressionou foi o macaco esfregando o gato .....

Data de Ingresso
    Jun 2015
    Escrevi para meu primo que mora na França e que, como eu, é autodidata em vários assuntos e ele levantou o seguinte sobre o Bismuto:

"Un des dangers de bismuth est qu'il peut être inhalée, ingérée ou absorbé par la peau. L'exposition la plus courante de bismuth se produit lorsque vous travaillez à proximité de ce point. Par exemple, un plombier peut être exposé à l'inhalation de fumées de soudage (pas bien). L'utilisation de médicaments ou de produits cosmétiques contenant du bismuth est également un risque d'exposition.
    Bien que beaucoup de gens vous diront que le bismuth est pas toxique en petites quantités, une exposition suffisante peut provoquer des nausées, des maux de tête, la diarrhée et la douleur. Selon le Département de physiologie à l'Université de Tübingen en Allemagne, l'anémie est un autre effet négatif possible de l'exposition au bismuth et la prudence est conseillée lors de la prise des médicaments contenant du bismuth. En outre, cest métaux est connus pour réduire le métabolisme des spermatozoïdes et de contribuer à l'infertilité chez les hommes.
    L'utilisation croissante des nano-particules est à l'origine de nombreuses controverses quant à sa sécurité. La petite taille de ces nanoparticules a soulevé de nouvelles inquiétudes quant à la facilité avec laquelle ils sont absorbés et la toxicité qui peuvent peser sur notre santé. Le Centre de technologie Nanoscience à l'Université de Texas centrale avertit que les nanoparticules de bismuth sont plus toxiques que d'autres composés de bismuth.

Il est également important de noter que les enfants qui passent la varicelle devraient éviter les maux d'estomac contenant le salicylate de bismuth, car il peut provoquer le syndrome de Reye."
    From:
    La santé et les métaux"

O Google tradutor diz mais ou menos o seguinte em portugues:
    Um perigo de bismuto é que ele pode ser inalado, ingerido ou absorvido através da pele. A exposição mais comum ao bismuto ocorre quando se trabalha perto desse ponto. Por exemplo, um encanador pode ser exposto a inalação de fumos de soldagem (não é bom). A utilização de fármacos ou cosméticos que contenham bismuto é também um risco de exposição.
    Embora muitas pessoas digam que o bismuto não é tóxico em pequenas quantidades, a exposição pode causar náusea, dor de cabeça, diarréia e dor. De acordo com o Departamento de Fisiologia da Universidade de Tübingen, na Alemanha, anemia é outro possível efeito negativo da exposição ao bismuto e recomenda-se cautela quando se toma medicamentos contendo bismuto. Além disso, este metal é conhecido por reduzir o metabolismo do esperma e contribuir para a infertilidade em homens.
    O crescente uso de nanopartículas está causando muita controvérsia sobre a sua segurança. O pequeno tamanho dessas nanopartículas tem levantado novas preocupações sobre a facilidade com que eles são absorvidos e como sua toxicidade que podem influenciar a nossa saúde. O Centro de Tecnologia em Nanociência da Universidade de Central do Texas adverte que as nanopartículas de bismuto são mais tóxicas do que outros compostos de bismuto.

É também importante notar que as crianças que passam varicela deve evitar perturbações no estômago contendo subsalicilato de bismuto, porque pode causar síndrome de Reye.
    From:
    Saúde e metais

Este texto não é o único nem definitivo sobre o tema, mas dá o que pensar, principalmente sobre a fertilidade.

Membro Avatar de Lorival
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Vejo o trabalho de soldagem de duas formas quando você trabalha no segmento e cobra por isso o cliente vai querer um serviço limpo, imagina você chegar com um cabo bom e o cara descascar o cabo e torcer com a mão suada e suja, o estanho na caixa de ferramenta empoeirada um ferro de solda sujo, quanto você pagaria por este serviço?

abç,
    Lorival

Administrador Avatar de Eduardo
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Agradecimentos: 52
    Márcio,

Bem pertinentes o seu comentário. Importante lembrar que essas histórias de "substâncias seguras" são muito perigosas.
    Eu trabalhei numa empresa que fabricava tubos e conexões em PVC, mas havia a divisão de telhas de amianto.
    Na minha época (ah...vá... não sou tão velho assim...) eles mudaram o nome de telhas de cimento amianto para telhas de fibro cimento. Perguntei para uma engenheira química qual era a diferença entre os dois produtos, já que eu não tinha percebido qualquer mudança no processo de fabricação ou nas características visuais e mecânicas do produto.
    Ela me respondeu que na verdade não havia diferença alguma, mas que o amianto estava sendo muito questionado pelos seus danos à saúde, e que o nome "fibrocimento" cairia melhor naquele momento.
    O mercado absorveu a idéia de que o fibrocimento era uma evolução do produto anterior, e que não continha mais amianto. Total engano !
    Não quero iniciar aqui uma discussão sobre material de construção porque não é o objetivo deste tópico, mas podemos ver como o mercado muitas vezes manipula a informação e confunde o consumidor leigo.

O bismuto é sim prejudicial à saúde, e precisamos tomar cuidado quando dizemos que "a indústria de cosmético usa", "o conceituado fabricante disso e daquilo deve saber o que faz ao utilizá-lo", etc...
    Na verdade, se você ler a composição de muitos produtos de beleza, e principalmente alimentos, e conhecer o que está ali descrito, ficará apavorado com o bombardeio de substâncias nocivas que consumimos. Porque será que testam estes produtos de beleza em pobres cães inocentes que definham nas experiências? Tenho nojo desta indústria de cosméticos. Matam e fazem sofrer animais inocentes, prejudicam a saúde humana, e tudo isso para a construção da "falsa beleza" feita com tintas, pastas e pó.

O fato de uma empresa conhecida utilizar algo não significa que aquilo é saudável para nós, mas provavelmente para a saúde financeira dela...
    Vejam bem que não estou aqui condenando o empresário, também sou um, e existem empresários que fabricam produtos bem interessantes. Conheço muitas cervejas sem conservantes e outras químicas, feitas só com maltes puros... e isso me dá uma idéia para hoje à noite
    Sobre isso, vejam o comentário do Terapeuta Antonio Carlos Lopes:

A intoxicação crônica por metais pesados tem origem na revolução industrial e torna-se cada vez mais difundida no meio da raça humana com a exploração crescente desses minerais e o uso cada vez mais disseminado no meio social, seja na atmosfera, na água, no solo, nos alimentos, etc. Assim surgiram outros contaminantes, como o berílio, o bismuto, o bário, o bromo e o titânio. Por exemplo, o bismuto está presente nos medicamentos, cosméticos. Ou seja, tudo que é perolizado. É interessante saber que aproximadamente 30% de bismuto produzido no mundo são utilizados na indústria farmacêutica.
    Resumindo: podemos dizer que quase todo o ser humano, após os seus 40 anos de idade, pouco ou bastante tem no seu organismo a presença de metais pesados e geralmente em nível tóxico.

Outra questão é sobre a solda sem chumbo. Em mais uma tentativa de produzir algo "ecologicamente correto", inventaram a solda sem chumbo. Curiosamente, as forças militares americanas, a Nasa, os fabricantes de equipamentos médicos e de alta precisão e confiabilidade rejeitaram a solda sem chumbo. Apesar dos danos que o chumbo provoca à saúde, a solda sem chumbo é pouco confiável e apresenta uma série de problemas, que são responsáveis até por danos nos circuitos eletrônicos e muitas falhas em muitos equipamentos eletrônicos.
    Infelizmente, a solda com chumbo ainda é mais confiável. A apesar das bobagens que a indústria tenta enfiar no mercado (ainda mais o audiófilo...), a solda com chumbo é superior às soldas de estanho puro, estanho-zinco e até estanho-prata-cobre, sendo mais confiável e durável.
    Eu tenho um longo tratado sobre soldas, metais de contato e muitas outras bobagens que o mercado audiófilo (com exceções) valoriza em seus produtos apenas para tentar diferenciá-lo e torná-lo mais caro. Faz tempo que estou para publicar isso no HFP, mas em função da eterna falta de tempo...

Quanto ao uso de luvas, acho que todo o EPI é válido. Eu trabalhei com eletrônica por muitos anos, e no meu entender a luva de latex não é a mais adequada pera eletrônica. Aliás, tenho restrições com esse tipo de luva em muitas aplicações.
    Depois que a minha esposa desenvolveu uma irritação séria provocada pelo uso de luvas de latex, proibi seu uso em casa e na empresa. Mas, é melhor que nada, porém é bom tomar muito cuidado principalmente com soldagens.

Cláudio, quanto à pasta com prata, acho que há um engano aqui, ou o fabricante está mais uma vez supervalorizando algo que não corresponde à verdade. A pasta térmica tem a função de favorecer a troca de calor entre duas superfícies, e não aumentar o contato elétrico, ou proteger soldas ou contatos mecânicos.
    Isso de aumentar o condutividade, ou de melhorar a condução térmica de um conector, é pura bobagem. Não há aquecimento neste ponto que deva ser dissipado, e se houver, pode jogar o cabo e o conector no lixo, pois já eram, independente de ter 1 kilo de pasta na conexão. No máximo eles usam silicone ou vaselina para diminuir a oxidação, o que pode ser útil em crimpagem, mas inútil em soldagem. E sobre a característica de "colar"... sem comentários... colar o que? que absurdo !!!

Sobre os "fluxos não corrosivos", também chamados de fluxo resinoso, eles apresentam uma eficiência muito baixa, e são recomendados em casos bem específicos. Como não proporcionam uma decapagem com a mesma eficiência do fluxo "ácido", é mais recomendado em fios já estanhados, ou seja, perdendo o objetivo proposto aqui em nosso caso. Este fluxo não é adequado para montagem de conectores, pois é de baixa eficiência.

Como eu já disse acima, soldagem é muito mais técnica, e toda essa perfumaria que a indústria tanto valoriza tem muitas vezes o papel de dar mais "status" ao produto do que proporcionar um ganho real de fato.
    Na época em que fiz avaliações de cabos, conectores e fusíveis "hi-end" me deparei com algumas coisas de apavorar. Contatos especiais de Ródio com "kriptonita" (ligas de todo tipo...), filamento de fusíveis de prata soldado com estanho comum, revestimento de ouro que oxida, banhos de espessura tão fina que ficam quase transparentes, etc... tudo para dar mais "requinte" ao produto, e logicamente aumentar o seu preço.

Porque complicam coisas tão simples?
    Eduardo

Audiofilia: Retroceder Nunca, Render-se Jamais

www.hifiplanet.com.br

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Esse vídeo da Cardas é cômico. O sujeito não sabe soldar.
    Ele soldou a ponta do fio encostado na mesa, a solda não alcançou o outro lado, e dá para ver isso claramente. Além disso, veja a dificuldade dele tentando soldar da forma como eu mencionei, deixando o estanho derreter no fio e não na ponta do soldador, ele não consegue, porque o fio está em contato com a mesa que funciona como um dissipador de calor.
    Uma das piores soldagens que eu já vi. Vou fazer uma para mostrar a diferença, e sem fluxo.
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Data de Ingresso
    Apr 2011
    Citação Enviado originalmente por Lorival Ver Mensagem
    Vejo o trabalho de soldagem de duas formas quando você trabalha no segmento e cobra por isso o cliente vai querer um serviço limpo, imagina você chegar com um cabo bom e o cara descascar o cabo e torcer com a mão suada e suja, o estanho na caixa de ferramenta empoeirada um ferro de solda sujo, quanto você pagaria por este serviço?

abç,
    Lorival
    Lorival,

Com certeza tem que existir algum cuidado, principalmente quando o cliente paga e está vendo o serviço ...
    Eduardo

www.hifiplanet.com.br

Data de Ingresso
    Jun 2015
    Atenção, não façam isto em casa: Não deixem o macaco lavar o gato nem tentem soldar como este descoordenado.....esta Cardas pode ser boa de marketing, mas tecnicamente? Será que um fio destes faz algum resultado frente a um cabo de abatjour?

Desabilitado
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Pelos fatos que vocês apresentaram estou chegando a conclusão que tudo está errado, nem sei o que nós ainda estamos fazemos neste planeta .... Acho que o melhor a fazer seria ir para o Tibet e viver como um monge, ou será que isto também poderá ser prejudicial a saúde ....

Permissões de Envio de Mensagem